Gestão da Mobilidade Urbana e os Impactos da Pandemia

Construa uma visão sistêmica dos modelos de mobilidade urbana e crie soluções inovadoras, consistentes e alinhadas com os desafios das cidades brasileiras.

Gestão da Mobilidade Urbana e os Impactos da Pandemia
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Modalidade Live Learning

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Live Learning

Icone Relógio Carga horária: 30 horas

A gestão da mobilidade urbana ganhou uma dimensão ainda maior nos últimos anos, com mudanças no comportamento das pessoas quanto a viagens, ocupação dos espaços dentro e fora das cidades, além de questões de mudança climática e a pressão da sociedade por soluções sustentáveis para estes desafios.

Pensando nas demandas atuais de logística urbana, o curso auxilia gestores públicos e privados na compreensão e concepção de soluções inovadoras para os problemas que as grandes cidades enfrentam atualmente. O foco estará no planejamento e na gestão da mobilidade urbana em cidades brasileiras, considerando especialmente os novos desafios trazidos no pós-pandemia, e quatro pilares: planejamento e gestão do transporte, tecnologia e novos modos, contexto de pandemia e crise climática, e planejamento urbano e mobilidade.

O programa é destinado a um público amplo, recebendo pessoas com interesse geral na área: desde profissionais do setor privado, do mercado financeiro e técnicos do setor público a profissionais de organizações não governamentais, lideranças de movimentos sociais e estudantes de graduação e pós-graduação.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 2.644,14

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 2.379,72

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 2.247,51

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Por que fazer o curso?

Fusões e Aquisições (1)

Explicar a lógica e os desafios do planejamento e da gestão dos sistemas de mobilidade urbana;

Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais (1)

Discutir como novas tecnologias e formas emergentes de mobilidade podem maximizar a eficiência dos sistemas de mobilidade e neutralizar suas externalidades negativas;

Planejamento e Produtividade em Vendas B2B (2)

Analisar como o contexto contemporâneo de pandemia e mudanças climáticas impactam os sistemas de mobilidade e sua gestão;

Gestão de Compliance (3)

Relacionar o planejamento urbano com os sistemas de mobilidade como indutor de cidades mais inclusivas, sustentáveis e seguras.

O que você precisa saber

Perfil

Profissionais do setor privado interessados em conhecer o planejamento e os diversos aspectos do setor de mobilidade; profissionais do mercado financeiro envolvidos na estruturação de projetos de mobilidade urbana; técnicos do setor público que trabalham na gestão de sistemas de mobilidade; profissionais de organizações não governamentais dedicados aos temas urbanos e de mobilidade; lideranças de movimentos sociais urbanos interessados em atuar na temática; estudantes de graduação e pós-graduação interessados em se aprofundar em temas de mobilidade urbana.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior completa.

O que você vai aprender

Planejamento e Gestão de Transporte

  • Conceitos relacionados; a relação com a cidade e o tecido urbano; as implicações econômicas e sociais;
  • Os diferentes modos de transporte;
  • Conceito de acessibilidade;
  • Pesquisa origem/destino;
  • Funções da demanda;
  • O impacto da pandemia na demanda dos sistemas de mobilidade.

Economia do Transporte

  • O financiamento dos sistemas de transporte público;
  • Externalidades positivas e negativas;
  • Custos tangíveis e intangíveis;
  • A crise da demanda causada pela pandemia.

Mobilidades e Segurança Viária

  • Os modos ativos de mobilidade e sua inserção no sistema urbano;
  • Nova Mobilidade: conceito, inserção e integração;
  • Segurança Viária e a Visão Zero de Mortes no Trânsito.

Dados e Tecnologias Emergentes em Mobilidade

  • O uso de dados para políticas mobilidade;
  • Dados abertos e seus usos; tipos de dados gerados pelos sistemas de transporte;
  • Mobility as a Service (MAS) e mobilidade sob demanda;
  • Aplicativos para usuários, sistemas de controle e dados em tempo real.

Transporte e Sustentabilidade

  • Eficiência dos modos de transporte;
  • Impacto do transporte na crise climática;
  • Alternativas tecnológicas;
  • Barreiras.

Carga Urbana

  • Os desafios logísticos para a cidade;
  • A regulação da carga urbana;
  • O uso do meio-fio;
  • O impacto da pandemia no setor;
  • Logística urbana e uso do solo.

Planejamento Urbano Orientado à Acessibilidade

  • Cidade Compacta, Conectada e Coordenada;
  • Soluções de mobilidade e planejamento urbano;
  • Urbanismo Tático;
  • Ruas Completas;
  • Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS).

Projeto Aplicado

O Projeto Aplicado consistirá na sistematização e análise propositiva de estudos de casos reais, em que o aluno buscará explorar as principais questões e atores envolvidos na problemática, expor a complexidade do caso, identificar as dificuldades para solucionar o problema, e propor soluções inovadoras, aliando os conhecimentos trabalhados em aula. As experiências a serem estudadas serão propostas pelos professores convidados, mas os alunos também poderão propor casos segundo seus interesses. Os alunos trabalharão preferencialmente em dupla. A partir do Projeto Aplicado, espera-se que o aluno tenha uma visão integrada e ampliada dos problemas de mobilidade urbana e as complexidades envolvidas em solucioná-los.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Pedro Somma

Pedro Somma

Pedro Somma é Chief Strategy Officer da MaaS Global, startup pioneira em MaaS no mundo. Ele assumiu a posição após a compra da Quicko pela startup finlandesa, onde estava desde 2018, nos últimos dois anos como CEO. Anteriormente, liderou a área de Operações e Relações Governamentais da 99 e serviu como Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de São Paulo, onde desenvolveu políticas públicas voltadas à geração de trabalho, emprego e renda. Pedro também é professor de Estratégia na Link School of Business.

Pedro Somma

Pedro Somma

Pedro Somma é Chief Strategy Officer da MaaS Global, startup pioneira em MaaS no mundo. Ele assumiu a posição após a compra da Quicko pela startup finlandesa, onde estava desde 2018, nos últimos dois anos como CEO. Anteriormente, liderou a área de Operações e Relações Governamentais da 99 e serviu como Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de São Paulo, onde desenvolveu políticas públicas voltadas à geração de trabalho, emprego e renda. Pedro também é professor de Estratégia na Link School of Business.

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Maria Inês Garcia Lippe

Maria Inês Garcia Lippe

Especialista em transportes atuando como consultora com foco em modelagem de demanda e estudos de viabilidade para uso do solo e planos de mobilidade/transporte, e atua como Consultor do Banco Mundial desde 2010, agora como Lead Transport Specialist.

Maria Inês Garcia Lippe

Maria Inês Garcia Lippe

Especialista em transportes atuando como consultora com foco em modelagem de demanda e estudos de viabilidade para uso do solo e planos de mobilidade/transporte, e atua como Consultor do Banco Mundial desde 2010, agora como Lead Transport Specialist.

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Carolina Cominotti

Carolina Cominotti

Carolina “Lilla” Cominotti é arquiteta-urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). É mestre em Espaços Públicos e Abordagens de Projeto pelo Instituto de Urbanismo de Paris (2013), onde se especializou na humanização das cidades através da mobilidade ativa. Atuou na Prefeitura de Paris, desenvolvendo um plano diretor para requalificação do Canal Saint Martin (2013). Foi uma das fundadoras da Cidadeapé – Associação Pela Mobilidade a Pé em SP (2015). Atuou como assessora técnica em urbanismo e mobilidade ativa no gabinete da Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo (2017-2019), liderando importantes projetos como o Plano de Segurança Viária. Possui o certificado de Líder Global em Segurança Viária pela Universidade Johns Hopkins (2017). É Diretora de Parcerias e Relações Institucionais da Autonomy

Carolina Cominotti

Carolina Cominotti

Carolina “Lilla” Cominotti é arquiteta-urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). É mestre em Espaços Públicos e Abordagens de Projeto pelo Instituto de Urbanismo de Paris (2013), onde se especializou na humanização das cidades através da mobilidade ativa. Atuou na Prefeitura de Paris, desenvolvendo um plano diretor para requalificação do Canal Saint Martin (2013). Foi uma das fundadoras da Cidadeapé – Associação Pela Mobilidade a Pé em SP (2015). Atuou como assessora técnica em urbanismo e mobilidade ativa no gabinete da Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo (2017-2019), liderando importantes projetos como o Plano de Segurança Viária. Possui o certificado de Líder Global em Segurança Viária pela Universidade Johns Hopkins (2017). É Diretora de Parcerias e Relações Institucionais da Autonomy

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Adriano Borges Costa

Adriano Borges Costa

Doutor em Política Pública pela FGV. Pesquisador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

Adriano Borges Costa

Adriano Borges Costa

Doutor em Política Pública pela FGV. Pesquisador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

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Maína Celidonio

Maína Celidonio

Maína Celidonio é doutora em Economia na PUC-Rio e Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Formada em Economia pela PUC-Rio, tem mestrado em Economia com ênfase em Estudos do Trabalho e Políticas Sociais. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto Pereira Passos e analista em Avaliação de Impacto para Gerência de Projetos do Itaú Unibanco.

Maína Celidonio

Maína Celidonio

Maína Celidonio é doutora em Economia na PUC-Rio e Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Formada em Economia pela PUC-Rio, tem mestrado em Economia com ênfase em Estudos do Trabalho e Políticas Sociais. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto Pereira Passos e analista em Avaliação de Impacto para Gerência de Projetos do Itaú Unibanco.

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Carlos Leite

Carlos Leite

Urbanista com Mestrado e Doutorado pela FAU-USP e Pós-doutorado pela Polytechnic University of California, onde foi professor visitante. É coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper; Professor na FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie; pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados – USP (Grupo Espaços Urbanos e Saúde). É autor dos livros “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” e “Social Urbanism in Latin America. Cases and Instruments of Planning, Land Policy and Financing the City Transformation with Social Inclusion” (Springer Nature, 2019). É Diretor de Stuchi & Leite Projetos, com consultorias em desenvolvimento urbano: BID, CAF, UNESCO e instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Foi Diretor da SP-Urbanismo, PMSP, em 2017. Sua área de pesquisa principal é urbanismo social e instrumentos urbanos inovadores.

Carlos Leite

Carlos Leite

Urbanista com Mestrado e Doutorado pela FAU-USP e Pós-doutorado pela Polytechnic University of California, onde foi professor visitante. É coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper; Professor na FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie; pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados – USP (Grupo Espaços Urbanos e Saúde). É autor dos livros “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” e “Social Urbanism in Latin America. Cases and Instruments of Planning, Land Policy and Financing the City Transformation with Social Inclusion” (Springer Nature, 2019). É Diretor de Stuchi & Leite Projetos, com consultorias em desenvolvimento urbano: BID, CAF, UNESCO e instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Foi Diretor da SP-Urbanismo, PMSP, em 2017. Sua área de pesquisa principal é urbanismo social e instrumentos urbanos inovadores.

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Sergio Avelleda

Sergio Avelleda

Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Também foi Presidente do Metrô de São Paulo e da CPTM. É Senior Advisor em mobilidade urbana da WRI – World Resources Institute e Membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. É advogado e tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

Sergio Avelleda

Sergio Avelleda

Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Também foi Presidente do Metrô de São Paulo e da CPTM. É Senior Advisor em mobilidade urbana da WRI – World Resources Institute e Membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. É advogado e tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

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Clarisse Cunha Linke

Clarisse Cunha Linke

Clarisse Cunha Linke é Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Ela se juntou ao ITDP Brasil em 2012 e atua como Diretora Executiva do escritório no Brasil. Ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Durante o período de 2006-2011, ela fez parte do corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namíbia (BEN Namíbia), onde foi uma das responsáveis pela expansão das atividades da organização, se tornando a maior rede de distribuição debicicletas integrada à implementação de empreendimentos sociais na África sub-Saariana. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia” pelo trabalho realizado na Namíbia com mulheres. Desde 2014 é professora na pós-graduação no Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (LARES) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 2017-2019, foi parte do Conselho de Diretores da Rede de Transporte de Baixo Carbono (SLoCaT). Clarisse faz parte do Conselho do Futuro da Mobilidade do Fórum Econômico Mundial desde 2018. Em 2019, foi reconhecida como “Remarkable Women in Transport” pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (TUMI).

Clarisse Cunha Linke

Clarisse Cunha Linke

Clarisse Cunha Linke é Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Ela se juntou ao ITDP Brasil em 2012 e atua como Diretora Executiva do escritório no Brasil. Ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Durante o período de 2006-2011, ela fez parte do corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namíbia (BEN Namíbia), onde foi uma das responsáveis pela expansão das atividades da organização, se tornando a maior rede de distribuição debicicletas integrada à implementação de empreendimentos sociais na África sub-Saariana. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia” pelo trabalho realizado na Namíbia com mulheres. Desde 2014 é professora na pós-graduação no Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (LARES) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 2017-2019, foi parte do Conselho de Diretores da Rede de Transporte de Baixo Carbono (SLoCaT). Clarisse faz parte do Conselho do Futuro da Mobilidade do Fórum Econômico Mundial desde 2018. Em 2019, foi reconhecida como “Remarkable Women in Transport” pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (TUMI).

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.