Análise de Dados em Marketing e Vendas: Python e ChatGPT na Prática

Prepare-se para enfrentar os desafios do mundo dos dados e tomar decisões estratégicas com confiança

Análise de Dados em Marketing e Vendas: Python e ChatGPT na Prática
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 30 horas
Icone fogete Início das aulas: 22/10/2024
Relogio Icon Fim das aulas: 25/10/2024
Relogio Icon Matrículas até: 22/10/2024

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Com o avanço das tecnologias e o aumento do volume de dados disponíveis, tornou-se essencial que os profissionais das áreas comerciais sejam capazes de interpretar e analisar esses dados para obter insights acionáveis de forma responsável. Muitas empresas possuem uma grande quantidade de dados, mas enfrentam desafios na interpretação e utilização efetiva.

Este curso foi criado em resposta à crescente necessidade das empresas de utilizar dados e inteligência artificial de forma estratégica para manter a competitividade no mercado e atender à demanda por formação especializada em análise de dados no contexto comercial. Capacita os profissionais a utilizarem dados para melhorar a tomada de decisões, identificar oportunidades de mercado, otimizar campanhas de marketing e aprimorar o desempenho das equipes de vendas.

Ao utilizar tecnologia de IA Generativa, como o ChatGPT, os participantes têm uma vantagem significativa, permitindo automatizar processos analíticos e gerar insights com maior rapidez e precisão, potencializando a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Este curso é voltado para um público diversificado de profissionais que desejam aprimorar suas habilidades em análise de dados e inteligência artificial aplicada ao contexto comercial.

Gestores de Vendas:

Melhorar estratégias, identificar tendências de mercado e otimizar o desempenho de suas equipes usando ferramentas de inteligência artificial generativa.

Analistas de Inteligência Comercial:

Aplicar técnicas avançadas de análise de dados para gerar insights valiosos e apoiar decisões estratégicas.

Profissionais de Trade Marketing (Coordenadores e Gestores):

Avaliar a eficácia de campanhas promocionais, entender o comportamento do consumidor e melhorar a alocação de recursos.

Profissionais de Marketing e Comunicação:

Medir o impacto das campanhas, entender melhor o público-alvo e otimizar a comunicação com base em dados.

Gestores de Projetos:

Gerenciar projetos com base em dados, melhorar a alocação de recursos e garantir a entrega de resultados mensuráveis.

Investimento

Valor integral R$ 7.457,00

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 6.711,30

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 5.592,75

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

Relogio Icon

Terça a Quinta-feira das 09h00 às 18h00

Relogio Icon

Sexta-feira das 09h00 às 16h00

Por que fazer o curso?

Gestão das Águas no Contexto das Mudanças Climáticas (7)

Abordagem Prática e Ferramentas:
Oferecer uma abordagem prática e aplicada, utilizando ferramentas como Python e ChatGPT;

Tributações de Fusões e Aquisições (2)

Integração da Análise de Dados:
Proporcionar aos profissionais o conhecimento e as habilidades necessárias para integrar a análise de dados em suas rotinas diárias;

Private Equity & Venture Capital (2)

Atendimento à Demanda do Mercado:
O curso surge em resposta à crescente necessidade das empresas de usar dados e inteligência artificial estrategicamente para manter a competitividade.
Com o aumento do volume de dados disponíveis, é essencial que os profissionais interpretem e analisem esses dados de forma responsável;

Investimentos no Mercado Imobiliário (1)

Preenchendo a Lacuna na Formação:
Muitas empresas possuem dados abundantes, mas enfrentam desafios na interpretação e uso efetivo dessas informações.
O curso visa preencher essa lacuna, capacitando profissionais a tomar decisões melhores, identificar oportunidades de mercado e otimizar campanhas de marketing;

Reestruturação de Empresas (4)

Vantagem com Tecnologia de IA Generativa:
Utilizando tecnologia de IA Generativa, como o ChatGPT, pessoas com conhecimento básico em ciência de dados e programação serão capazes de gerar análises intensivas e ágeis.
Automatizando processos analíticos e gerando insights com rapidez e precisão, sempre com os devidos cuidados relacionados ao uso da IA Generativa.

O que você precisa saber

Perfil

Profissionais com experiência nas áreas de vendas, inteligência comercial, trade marketing, marketing e comunicação, ou gestão de projetos que desejam integrar a análise de dados ao seu dia a dia, melhorando a tomada de decisões com base nos insights extraídos a partir dos dados.

Pré-requisitos

Ter familiaridade com conceitos de negócios e uma compreensão sólida de KPIs, métricas de desempenho e estratégias comerciais.

Estar disposto a aprender programação básica e ter curiosidade natural sobre tecnologias avançadas, como inteligência artificial generativa.

Possuir acesso a um computador portátil para realizar as práticas.

O programa fornecerá acesso a uma licença do ChatGPT Plus.

O que você vai aprender

Compreender o uso, vantagens e limitações da inteligência artificial generativa

Compreender conceitos de engenharia de prompts a partir de casos reais

Utilizar ferramentas como Python e ChatGPT para análise de dados

Transformar dados em insights para melhorar decisões comerciais com auxílio da inteligência artificial generativa

Aplicar tecnologias de inteligência artificial generativa para aumentar a produtividade

Implementar o pensamento analítico na rotina de trabalho

Aplicar os conceitos trabalhados em casos reais

Capacitar-se para participar da transformação digital em suas áreas de atuação

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Prof. Danny Pimentel Claro

Danny Claro

No Insper desde 2004, é professor titular da cadeira de Marketing e leciona nos cursos de graduação, mestrado, doutorado, MBA e educação executiva. Desde julho de 2016 é líder do Núcleo de Marketing Analítico do Insper. Em 2022, assumiu como Membro do Comitê Acadêmico do Insper e do Colegiado de Programas Stricto Sensu. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper entre agosto de 2010 e julho de 2013 e coordenador do Centro de Estudos em Negócios entre janeiro de 2007 e maio de 2010. Foi professor visitante Fulbright/CAPES na Thunderbird School of Global Management entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. Foi membro das comissões de avaliação de programas e novos programas da CAPES (2012-2014) e líder de tema de Marketing de Relacionamento da divisão de marketing da ANPAD (2013-2018) e membro do Comitê Científico da ANPAD (2019-21). Lançado no Coursera em janeiro de 2016, seu curso sobre Introdução ao Marketing Analítico atingiu mais de 45 mil learners e é avaliado com 4.7 estrelas (Jun/22). Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos com empresas como Allston Brew, BASF, Bayer Pharma, Boticário, Bunge, Cargill, CESAR, Enext, Itaú, Cosan, Monsanto, Nufarm, Netafim, Prime Clean, Santander, TAM, Tigre. E também realizou treinamentos para empresas como J&J, Pepsi, Abril, Roche, Bradesco, Ford, Gerdau, Santander, CPFL, ABRASCE, Toyota. Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1998) e Ph.D. em Business Administration pela Wageningen University And Research Center (2004). Seguiu cursos de pós-graduação em Business e Marketing Management na Universidade de Wisconsin, Texas A&M, Harvard Business School e Kellogg School of Business. Realiza pesquisas nas áreas de marketing analítico, marketing de relacionamento em ambiente B2B e redes de vendas. É pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2). Possui também envolvimento com pesquisas na área de comportamento do consumidor e redes sociais. Seus trabalhos aparecem em periódicos Acadêmicos de grande prestígio como o Journal of Marketing, Journal of the Academy of Marketing Science, Journal of Retailing, International Journal of Research in Marketing, Journal of Retailing, European Journal of Marketing, Psychology & Marketing, Journal of Management Studies, Industrial Marketing Management, Journal of Supply Chain Management entre outros. Recebeu vários prêmios de pesquisa em eventos internacionais incluindo o melhor artigo no track de vendas no evento da AMA (American Marketing Association). Foi premiado também com melhor artigo no EnANPAD e recebeu três Prêmios George Stigler.

Prof. Danny Pimentel Claro

Danny Claro

No Insper desde 2004, é professor titular da cadeira de Marketing e leciona nos cursos de graduação, mestrado, doutorado, MBA e educação executiva. Desde julho de 2016 é líder do Núcleo de Marketing Analítico do Insper. Em 2022, assumiu como Membro do Comitê Acadêmico do Insper e do Colegiado de Programas Stricto Sensu. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper entre agosto de 2010 e julho de 2013 e coordenador do Centro de Estudos em Negócios entre janeiro de 2007 e maio de 2010. Foi professor visitante Fulbright/CAPES na Thunderbird School of Global Management entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. Foi membro das comissões de avaliação de programas e novos programas da CAPES (2012-2014) e líder de tema de Marketing de Relacionamento da divisão de marketing da ANPAD (2013-2018) e membro do Comitê Científico da ANPAD (2019-21). Lançado no Coursera em janeiro de 2016, seu curso sobre Introdução ao Marketing Analítico atingiu mais de 45 mil learners e é avaliado com 4.7 estrelas (Jun/22). Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos com empresas como Allston Brew, BASF, Bayer Pharma, Boticário, Bunge, Cargill, CESAR, Enext, Itaú, Cosan, Monsanto, Nufarm, Netafim, Prime Clean, Santander, TAM, Tigre. E também realizou treinamentos para empresas como J&J, Pepsi, Abril, Roche, Bradesco, Ford, Gerdau, Santander, CPFL, ABRASCE, Toyota. Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1998) e Ph.D. em Business Administration pela Wageningen University And Research Center (2004). Seguiu cursos de pós-graduação em Business e Marketing Management na Universidade de Wisconsin, Texas A&M, Harvard Business School e Kellogg School of Business. Realiza pesquisas nas áreas de marketing analítico, marketing de relacionamento em ambiente B2B e redes de vendas. É pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2). Possui também envolvimento com pesquisas na área de comportamento do consumidor e redes sociais. Seus trabalhos aparecem em periódicos Acadêmicos de grande prestígio como o Journal of Marketing, Journal of the Academy of Marketing Science, Journal of Retailing, International Journal of Research in Marketing, Journal of Retailing, European Journal of Marketing, Psychology & Marketing, Journal of Management Studies, Industrial Marketing Management, Journal of Supply Chain Management entre outros. Recebeu vários prêmios de pesquisa em eventos internacionais incluindo o melhor artigo no track de vendas no evento da AMA (American Marketing Association). Foi premiado também com melhor artigo no EnANPAD e recebeu três Prêmios George Stigler.

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Prof. Julio Trecenti

Julio Trecenti

Doutor em Estatística pelo IME-USP. Professor no Insper. Pós Doutorando na Unifesp, campus Osasco. Diretor-Técnico da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ).Trabalha com raspagem de dados, arrumação de dados, inteligência artificial, processamento de linguagem natural, visualização de dados e dashboards.

Prof. Julio Trecenti

Julio Trecenti

Doutor em Estatística pelo IME-USP. Professor no Insper. Pós Doutorando na Unifesp, campus Osasco. Diretor-Técnico da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ).Trabalha com raspagem de dados, arrumação de dados, inteligência artificial, processamento de linguagem natural, visualização de dados e dashboards.

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Prof. Rodrigo Akira

Rodrigo Akira

Com vasta experiência em transformação digital no setor financeiro, o professor lidera iniciativas de automação e análise avançada de dados na Suzano S.A., uma das maiores empresas de papel e celulose do mundo. Ao longo de sua carreira, ele atuou em empresas globais como Campari Group, Leão Alimentos e Bebidas, Reckitt Benckiser e Unilever, desenvolvendo estratégias inovadoras que resultaram em economias significativas e aumento da eficiência operacional.
Sua formação acadêmica inclui um Mestrado em Administração e um MBA Executivo pelo Insper, onde foi premiado pela sua dissertação sobre “Gestão de Vendas e Desempenho: Insights da última década”. Entre os principais resultados de sua trajetória, destacam-se a otimização de investimentos, que gerou economias de R$ 20 milhões na Reckitt Benckiser, e o desenvolvimento de novos modelos de distribuição, responsáveis por 30% das receitas da Campari.
Com uma abordagem prática e orientada a resultados, ele aplica ferramentas modernas de automação e análise de dados para maximizar a performance e apoiar decisões estratégicas nas organizações onde atua.

Prof. Rodrigo Akira

Rodrigo Akira

Com vasta experiência em transformação digital no setor financeiro, o professor lidera iniciativas de automação e análise avançada de dados na Suzano S.A., uma das maiores empresas de papel e celulose do mundo. Ao longo de sua carreira, ele atuou em empresas globais como Campari Group, Leão Alimentos e Bebidas, Reckitt Benckiser e Unilever, desenvolvendo estratégias inovadoras que resultaram em economias significativas e aumento da eficiência operacional.
Sua formação acadêmica inclui um Mestrado em Administração e um MBA Executivo pelo Insper, onde foi premiado pela sua dissertação sobre “Gestão de Vendas e Desempenho: Insights da última década”. Entre os principais resultados de sua trajetória, destacam-se a otimização de investimentos, que gerou economias de R$ 20 milhões na Reckitt Benckiser, e o desenvolvimento de novos modelos de distribuição, responsáveis por 30% das receitas da Campari.
Com uma abordagem prática e orientada a resultados, ele aplica ferramentas modernas de automação e análise de dados para maximizar a performance e apoiar decisões estratégicas nas organizações onde atua.

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Marketing e vendas, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.