CTO (Chief Technology Officer)
Exerça o papel estratégico de CTO, incorporando à agenda do comitê executivo o debate sobre tecnologias emergentes e inovação.


Modalidade Presencial

Presencial

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.
As organizações identificam cada vez mais o valor da transformação digital, conduzindo as estratégias na área de tecnologia a um patamar de relevância cada vez maior.
O curso tem como proposta discutir os desafios e dilemas que um CTO enfrenta para desempenhar seu papel estratégico nas organizações, independentemente do tamanho e setor, balanceando embasamento teórico com discussões de casos reais e sessões com convidados.
O curso é destinado a CTOs, VPs e profissionais seniores de tecnologia com exposição ou atuação no comitê executivo de suas empresas.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 22.999,00
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 20.699,10
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 17.249,25
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Calendário do curso
Módulo 1: 03 a 06 de Julho Segunda a Quinta-feira, das 09h00 às 18h00
Módulo 2: 31 de Julho a 03 de Agosto Segunda a Quinta-feira, das 09h00 às 18h00
Por que fazer o curso?

Participar de discussões com outros profissionais de C-Level: CMOs (Chief Marketing Officers), CFOs (Chief Financial Officers) e CHROs (Chief Human Resources Officers);

Atuar de forma estratégica para a sustentabilidade do negócio, definindo e implementando metodologias ágeis, além de ferramentas de desempenho e de gestão de crise;

Desenvolver habilidades necessárias para o exercício da liderança no comitê executivo por meio da interação com seus pares, CEO, board e demais stakeholders externos.
O que você precisa saber
Perfil
CTOs, VPs e profissionais seniores de tecnologia com exposição ou atuação no comitê executivo de suas empresas.
Pré-requisitos
- Ter formação superior;
- Profissionais promovidos ao papel de CTO ou gestores com potencial para atingir a posição em menos de 3 anos;
- É necessária a compreensão da língua inglesa principalmente para textos.
O que você vai aprender
1. Digital CTO Role
A modern approach – evolução do papel do CTO em diversas setores e tamanhos de organizações; suas principais preocupações e dilemas; e as diferenças e semelhanças nas nomenclaturas de C-Levels — CIO, CTO, CSO, etc. – na área de tecnologia;
2. CTO Agenda
Agenda do CTO: acompanhamento de projetos; controle de despesas; gestão de problemas, fomento à inovação; colocando estas disciplinas para funcionar de forma equilibrada com robustez e agilidade;
3. Managing Tech Teams
Visão ampla de gestão de times técnicos: diferentes perfis de profissionais, motivações, incentivos e modelos de remuneração; como lidar com equipes trabalhando remotamente e com contratos de terceirização;
4. IT Financial Management
Visão estratégica de OPEX/CAPEX — IT as a Firm; entender os detalhes e opcionalidades que envolvem orçamentação, acompanhamento e charge-back;
5. Technology Sourcing
Framework para decisões Make-or-Buy — o que se deve fazer internamente, e o que terceirizar – e melhores práticas de Vendor Management, Contract Management (contratos de longo prazo com SLAs) e Strategic Sourcing com a filosofia Ágil;
6. CyberSec Management
Segurança da informação abrange tanto processos, desde o controle de acesso à gestão de incidentes, como de tecnologia como networking, técnicas de hacking, AI, entre outras. A Gestão de Crises também é muito importante para o CTO;
7. Project Portfolio and Performance Management
Identificação e gestão de um portfólio de projetos com modelos ágeis — sem perder accountability mas preservando flexibilidade.
Performance Management aplicada a funções de tecnologia — modelos performance/ effort/ reward, incluindo a construção de OKR combinando todas as disciplinas do curso;
8. Designing Digital Organizations
Aplicação de modelo ágil no desenho organizacional, respeitando as idiossincrasias culturais das organizações, além de estruturar claramente as regras de gestão de pessoas e performance tendo tecnologia no centro da transformação; debate de casos de sucesso em diferentes setores;
9. Technology Architecture
arquitetura corporativa em um ambiente de frequente mudanças e atualização tecnológica e, as “must-win battles” de um CTO para manter sua consistência — tecnologias emergentes como Cloud Computing e Data Analytics interferem nas decisões de arquitetura. Modelos de governança para gestão da arquitetura;
10. Innovation Management
Inovação em tecnologia, de produtos e de processos; gestão de pipeline; estruturas de inovação e níveis de efetividade. Corporate Venture liderada pelo CTO;
11. Emerging Technologies
Avaliação do impacto de tecnologias nas organizações – p.ex, Cloud Computing, Data Analytics, Artificial Intelligence, Blockchain e IoT na visão do CTO — e como absorvê-las em um ambiente que tem que conviver com legados e pressão de custos;
12. Soft Skills do CTO
Trânsito político na organização e abordagens de influência; Autoconhecimento: desafios individuais (fortalezas e áreas de riscos); Negociação e gestão de conflitos; O diálogo organizacional: a comunicação com os diferentes stakeholders;
Projeto Aplicado
Os participantes deverão escolher entre dois casos de empresas brasileiras reais com problemas/dilemas da função de CTO para explorarem as dimensões trabalhadas no programa e propor uma solução ou plano.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Gustavo Roxo
Formado em Engenharia Elétrica pela Poli-USP com MBA pelo MIT Sloan. Possui larga experiência na indústria financeira, tendo trabalhado por 20 anos nas instituições ABN AMRO, Santander e BTG Pactual. Sempre em posições de Liderança em Tecnologia, Operações e Inovação. Também, atuou como sócio das consultorias estratégicas Booz&Co e McKinsey. Foi diretor de Tecnologia da Febraban e professor assistente na Poli-USP por 6 anos. Tem grande interesse pelo ecossistema de start-ups e modelos de empreendedorismo, sendo investidor de empresas inovadoras em diversos segmentos de mercado.

Gustavo Roxo
Formado em Engenharia Elétrica pela Poli-USP com MBA pelo MIT Sloan. Possui larga experiência na indústria financeira, tendo trabalhado por 20 anos nas instituições ABN AMRO, Santander e BTG Pactual. Sempre em posições de Liderança em Tecnologia, Operações e Inovação. Também, atuou como sócio das consultorias estratégicas Booz&Co e McKinsey. Foi diretor de Tecnologia da Febraban e professor assistente na Poli-USP por 6 anos. Tem grande interesse pelo ecossistema de start-ups e modelos de empreendedorismo, sendo investidor de empresas inovadoras em diversos segmentos de mercado.

Luzia Sarno
Executiva de TI com experiência em diferentes mercados, setores e culturas tais como Rhodia, BMW, Banco ABN AMRO Real/Santander, Copersucar e Grupo Fleury, além de mentora e investidora anjo de startups. Advisory Board Member na FGV, VP da Associação MCIO Mulheres, é bacharela em Estatística pelo IME/USP, com MBA Exec Internacional pela FEA/USP, Pós MBA em Inovação pela Inova Business School, Program Entrepreneurship for Finance/Economy por European Center for Continuing Education, PDE – Partnership of business development pela Fundação Dom Cabral, Business in the Digital World pela Fundação Getúlio Vargas e Conselheira pelo IBGC.

Luzia Sarno
Executiva de TI com experiência em diferentes mercados, setores e culturas tais como Rhodia, BMW, Banco ABN AMRO Real/Santander, Copersucar e Grupo Fleury, além de mentora e investidora anjo de startups. Advisory Board Member na FGV, VP da Associação MCIO Mulheres, é bacharela em Estatística pelo IME/USP, com MBA Exec Internacional pela FEA/USP, Pós MBA em Inovação pela Inova Business School, Program Entrepreneurship for Finance/Economy por European Center for Continuing Education, PDE – Partnership of business development pela Fundação Dom Cabral, Business in the Digital World pela Fundação Getúlio Vargas e Conselheira pelo IBGC.

Luiz Vieira
MBA in Finance from Insper. He is a graduate of the Owners/President Management (OPM) of Harvard Business School (HBS). Member of the Investment Committee of the General Motors do Brasil Foundation, member of the Anbima Asset Management Committee and member of the Society of Trust and Estate Practitioners. Has 30 years of experience in the Financial Market, in various functions, with a 15-year experience in the Family Market, being one of the pioneers of this segment in Brazil. He coordinated the beginning of one of the first Family Offices in Brazil, managing and developing the the segment of education and governance of Family and Business. In 2008, it expanded the same project to other families through Berkana Patrimônio as the Single Family Office of some Families.

Luiz Vieira
MBA in Finance from Insper. He is a graduate of the Owners/President Management (OPM) of Harvard Business School (HBS). Member of the Investment Committee of the General Motors do Brasil Foundation, member of the Anbima Asset Management Committee and member of the Society of Trust and Estate Practitioners. Has 30 years of experience in the Financial Market, in various functions, with a 15-year experience in the Family Market, being one of the pioneers of this segment in Brazil. He coordinated the beginning of one of the first Family Offices in Brazil, managing and developing the the segment of education and governance of Family and Business. In 2008, it expanded the same project to other families through Berkana Patrimônio as the Single Family Office of some Families.

André Filipe de Moraes Batista
Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação e mestrado em ciência da computação com ênfase em inteligência artificial. Mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e computação de alto desempenho. Atua também como cientista de dados na área da Saúde; realizou pós-doutorado em Data Science aplicado à Saúde na Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com parcerias internacionais, em destaque com a Universidade de Harvard.

André Filipe de Moraes Batista
Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação e mestrado em ciência da computação com ênfase em inteligência artificial. Mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e computação de alto desempenho. Atua também como cientista de dados na área da Saúde; realizou pós-doutorado em Data Science aplicado à Saúde na Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com parcerias internacionais, em destaque com a Universidade de Harvard.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.