Sistema de Governança: Jornada para a Governança Consciente

Compreenda as decisões fundamentais para a criação de uma agenda de governança que crie e preserve valor nas empresas.

Sistema de Governança: Jornada para a Governança Consciente
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 24 horas

O conceito de jornada para a governança consciente consiste na evolução da governança para um sistema no qual os agentes (acionistas, conselheiros e executivos) interagem sob diferentes perspectivas, pensando de forma crítica o seu funcionamento.

No curso, os participantes compreenderão as decisões chave para a criação de uma agenda de governança para preservar valor nas empresas. Serão debatidos desafios críticos e relevantes para que os executivos enfrentem um mundo dinâmico e incerto, que os obriga a ir além de regras e melhores práticas pré-estabelecidas e a conhecer as principais tendências e inovações que afetam o ambiente empresarial.

O programa é destinado a profissionais que atuam com sistemas de governança e que buscam o aperfeiçoamento profissional e a otimização nessa área.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 8.499,00

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 7.649,10

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.374,25

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Por que fazer o curso?

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (2)

Compreender, praticar e avaliar o sistema de governança — processos de funcionamento rede de relacionamentos e stakeholders e dinâmica dos três níveis de tomada de decisão;

Investimentos no Mercado Imobiliário (4)

Conhecer a jornada de evolução da governança, avaliando sua aplicação em diferentes tipos e arranjos empresariais;

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (3)

Desenvolver habilidades de como agir nos três níveis por meio de casos e situações;

Inovação Estratégica (2)

Desenvolver competências na agenda de preservação e criação de valor;

Gestão Financeira Empresarial (2)

Participar de simulação de reunião de conselho, discussão de casos nacionais e internacionais e painéis com participantes externos. 

O que você precisa saber

Perfil

Profissionais que atuam com sistemas de governança e que buscam o aperfeiçoamento profissional e a otimização nessa área.

Pré-requisitos

Formação superior completa. Também é necessário ser acionista (empresário, investidor ou herdeiro), membro de conselho (consultivo ou deliberativo) ou executivo que interaja (ou esteja prestes a interagir) com o sistema de governança da empresa.

O que você vai aprender

Sistema de Governança e o Ambiente de Negócios:

  • Objetivos e restrições das organizações no novo ambiente de negócios;
  • Evolução das organizações e a relevância da governança corporativa;
  • Pensamento sistêmico aplicado à governança – papéis, responsabilidades e interdependências entre agentes para atingir os objetivos das organizações.

Tipos e Mecanismos de Governança Corporativa

  • Estrutura de governança segundo tipos, estágios do ciclo de vida, estrutura de capital e localização/cultura das organizações;
  • Conflitos de interesse entre stakeholders e mecanismos de governança.

Duas Dimensões da Governança – Sobre o que Agir?

  • Temas na agenda de governança (estratégicos, regulamentares e cíclicos);
  • Alinhamento da agenda de governança com o funcionamento das organizações – identificação de oportunidades, riscos e avaliação de resultados.

Agenda de Preservação e Criação de Valor Ciclo de Valor nas Organizações

  • Definição, criação, captura e sustentabilidade;
  • Agenda ESG — da responsabilidade social corporativa ao valor compartilhado.

Duas Dimensões da Governança – Como Agir?

  • Tomada de decisão e o poder coletivo nas reuniões;
  • Influência da cultura das organizações no processo de discussão e tomada de decisão.

Pensamento Crítico – o nível mais profundo do Sistema

  • Modelos mentais e os vieses na tomada de decisão individual e coletiva;
  • Escolas do pensamento crítico – como eliminar vieses na decisão – e os mecanismos de governança;
  • Evitando vieses em reuniões de conselho.

Jornada de Governança – até onde quero chegar?

  • Desenho da Jornada de Governança – do compliance à revisão consciente e adaptação da governança em função do contexto e da organização;
  • Estágios iniciais de governança – startups, empresas familiares.

Desafios de Governança no Mundo Atual Incertezas e Complexidades – do mundo VUCA para BANI

  • Tendências de governança corporativa.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Luiz Vieira

Luiz Vieira

PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Foi Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company) e líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos, MPA e cursos de Educação Executiva.

Luiz Vieira

Luiz Vieira

PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Foi Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company) e líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos, MPA e cursos de Educação Executiva.

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Carlos Eduardo Lessa Brandão

Carlos Eduardo Lessa Brandão

Consultor, professor de educação executiva e conselheiro de empresas de capital fechado e aberto e de entidades ligadas a negócios e sustentabilidade no Brasil e no exterior. Foi diretor executivo e CFO em empresas de diversos portes e em corporate ventures nos setores de construção, telecomunicações, serviços financeiros e de tecnologia da informação e comunicação. Engenheiro civil (UFRJ), MSc em planejamento energético (COPPE/UFRJ), DSc em história e filosofia da ciência (HCTE/UFRJ) e MBA executivo em finanças (IBMEC-RJ). Tem especialização em governança pela Universidade de Chicago, IMD e Harvard. É administrador de recursos de terceiros pela CVM e conselheiro de administração certificado pelo IBGC (CCIe).

Carlos Eduardo Lessa Brandão

Carlos Eduardo Lessa Brandão

Consultor, professor de educação executiva e conselheiro de empresas de capital fechado e aberto e de entidades ligadas a negócios e sustentabilidade no Brasil e no exterior. Foi diretor executivo e CFO em empresas de diversos portes e em corporate ventures nos setores de construção, telecomunicações, serviços financeiros e de tecnologia da informação e comunicação. Engenheiro civil (UFRJ), MSc em planejamento energético (COPPE/UFRJ), DSc em história e filosofia da ciência (HCTE/UFRJ) e MBA executivo em finanças (IBMEC-RJ). Tem especialização em governança pela Universidade de Chicago, IMD e Harvard. É administrador de recursos de terceiros pela CVM e conselheiro de administração certificado pelo IBGC (CCIe).

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.