Gestão da Mobilidade Urbana: Financiamento do Transporte Público
Como usar a economia do transporte para recuperar a qualidade e a demanda no transporte público
Modalidade Presencial
*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.
A mobilidade urbana é um elemento essencial para garantir a qualidade de vida nas cidades. A consolidação dos municípios como centros aglutinadores do desenvolvimento econômico e social faz crescer os desafios para garantir que as pessoas e os bens tenham fluxos eficientes, sustentáveis e seguros, assegurando a inclusão social. O transporte público é o principal meio de locomoção, responsável por garantir eficiência do fluxo de pessoas. Considerando a sua importância, é crucial compreender os mecanismos que viabilizam os investimentos para a ampliação da infraestrutura e dos serviços públicos, bem como a complexa dinâmica do financiamento do seu custeio.
A redução do número de passageiros no transporte público – segundo o Anuário da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), o total de usuários de passageiros nos ônibus caiu 44% nos últimos dez anos – provoca uma crescente diminuição da capacidade do sistema em gerar receitas tarifárias e, ao mesmo tempo, determina a urgência de incrementos significativos no volume de subsídios concedidos. O surgimento de modos concorrentes e a pandemia, bem como a redução da qualidade dos serviços prestados, exigem a reavaliação dos modelos de contratação e seu financiamento (tanto de investimentos, como de custeio).
Ou seja, temos uma situação complexa na qual, de um lado, vemos a queda da demanda, e de outro, a resposta com corte de custos e a diminuição da qualidade, que vem levando a perdas adicionais de demanda. É preciso interromper esse ciclo, buscando soluções criativas para o incremento dos investimentos que levem ao aumento da qualidade, com a consequente elevação da atratividade e da demanda.
PROPOSTA DO CURSO:
O curso está estruturado para percorrer os desafios descritos acima. Tendo como base a experiência concreta do corpo docente, o aluno irá compreender a crise em que vive o setor, desde as suas origens. A partir desse diagnóstico, conhecerá as soluções que têm sido construídas e estão disponíveis para a superação do problema. No decorrer das aulas, o estudante aprenderá sobre a essencialidade do uso de dados e tecnologias para qualificar os processos de tomada de decisão, chegando assim a um amplo panorama da economia de transporte e das possibilidades da utilização de novas fontes de financiamento.
Com ênfase em modelos de financiamento de transportes inteligentes, sustentáveis e inclusivos, o curso introduz conceitos, práticas e políticas dentro de uma abordagem integrada. Trata ainda da necessidade de fortalecer tecnologias sociais e explorar inovações de ponta. Por fim, propõe uma análise crítica dos conceitos existentes e apresenta estratégias para um futuro mais adaptado às questões atuais enfrentadas no financiamento do transporte público.
O curso é voltado para gestores públicos, profissionais do setor privado, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias, visando a concepção de soluções inovadoras adaptadas a diversos contextos urbanos. Esses aspectos representam desafios significativos para o setor público, uma vez que o arranjo de novos modelos de financiamento passa a ser urgente. Atores privados também são chamados a romper os paradigmas existentes. Bancos e fundos de financiamento têm a oportunidade de participar de novos negócios e operadores privados precisam se preparar para as novas formas de contratação e remuneração.
As atividades do curso são organizadas em aulas expositivas dialogadas, debates e estudos de caso, abrangendo diferentes realidades urbanas brasileiras e internacionais, incluindo cidades de diferentes portes e características. Ao final, o aluno estará apto a enfrentar os desafios do financiamento do transporte público e contribuir para a criação de soluções eficazes e sustentáveis.
Investimento
Valor integral R$ 2.970,00
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 2.673,00
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 2.227,50
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Calendário do curso
Quinta e Sexta-feira das 09h00 às 18h00
Sábado das 09h00 às 13h00
Por que fazer o curso?
Compreender o conceito e a relevância do financiamento do investimento e do custeio do transporte público, destacando sua importância para a garantia da eficiência e sustentabilidade dos sistemas de transporte urbano;
Identificar as potenciais fontes de financiamento, compreendendo o impacto e as barreiras para a sua utilização, a partir de reflexões teóricas e casos práticos;
Utilizar de forma estratégica dados e tecnologias emergentes que aprimorem a capacidade do planejamento da oferta de serviços e do atendimento da demanda, melhorando a percepção de valor do serviço e contribuindo para o incremento de sua atratividade;
Analisar as diferentes possibilidades de financiamento utilizando modelos de operações estruturadas, concessões e parcerias, além dos desafios, tanto para o setor público, quanto para o setor privado.
O que você precisa saber
Perfil
Este curso é indicado para profissionais da área de mobilidade urbana que buscam implementar soluções eficientes para a superação da crise do financiamento no transporte público. Ao integrar teoria e prática com uma abordagem focada em inovação e sustentabilidade, o curso prepara você para enfrentar os complexos desafios do financiamento do transporte urbano, impulsionando o desenvolvimento de soluções eficazes e resilientes para as cidades do futuro.
O curso é destinado a um público com interesse geral na área de mobilidade urbana, com ênfase no financiamento de transportes. Por exemplo:
- Profissionais do setor privado envolvidos em projetos de mobilidade urbana;
- Profissionais do mercado financeiro envolvidos na estruturação de projetos de mobilidade urbana, técnicos vinculados ao tema das finanças públicas;.
- Técnicos do setor público que trabalham na gestão de sistemas de mobilidade;
- Profissionais de organizações não governamentais dedicados a essa área;
- Lideranças de movimentos sociais urbanos interessados em atuar no campo da mobilidade;
- Estudantes empenhados em se aprofundar nas questões relativas ao setor.
Não perca a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, e de se posicionar como um líder na transformação da mobilidade urbana. Inscreva-se agora e contribua para um futuro mais eficiente, sustentável e inclusivo nas cidades.
Pré-requisitos
Não há exigência de conhecimentos prévios, mas é importante ter experiência nos sistemas de transporte e/ou tempo de dedicação de estudo e realização das atividades práticas assíncronas.
O que você vai aprender
Introdução ao financiamento do transporte
Financiamento dos investimentos: introdução às demandas de investimento e estruturação de projetos
Modelos de financiamento da operação
Estudo de caso sobre a desigualdade na economia do transporte
Regulação do financiamento do transporte e governança
Impacto das tecnologias e inovação no financiamento e gestão de projetos de transporte
Sustentabilidade, ética e responsabilidade social no financiamento de transporte
Estudo de caso: análise e discussão de casos de sucesso e fracasso
Análise econômica de projetos de transporte público
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática. Para esse curso temos docentes convidados em confirmação, atualizações em breve.
Sérgio Avelleda
Advogado com MBA em gestão executiva pelo Insper. Foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, quando a cidade aderiu ao Visão Zero, programa de redução para zero de mortes no trânsito. Foi presidente do Metrô de São Paulo e presidente da CPTM, diretor Global de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington e, Membro do Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT). É Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia. Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP e articulista da Revista Ferroviária e de outras publicações especializadas.
Sérgio Avelleda
Advogado com MBA em gestão executiva pelo Insper. Foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, quando a cidade aderiu ao Visão Zero, programa de redução para zero de mortes no trânsito. Foi presidente do Metrô de São Paulo e presidente da CPTM, diretor Global de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington e, Membro do Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT). É Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia. Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP e articulista da Revista Ferroviária e de outras publicações especializadas.
Helena Coelho
Coordenadora do Núcleo de Mobilidade Urbana e Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper. Laboratório em que foi pesquisadora dos núcleos de Mobilidade Urbana e Habitação e Real Estate (nov/23 – jul/24). Doutora e Mestra pela UFMG, advogada e consultora em Direito Urbanístico, Ambiental e Mobilidade Urbana.
Helena Coelho
Coordenadora do Núcleo de Mobilidade Urbana e Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper. Laboratório em que foi pesquisadora dos núcleos de Mobilidade Urbana e Habitação e Real Estate (nov/23 – jul/24). Doutora e Mestra pela UFMG, advogada e consultora em Direito Urbanístico, Ambiental e Mobilidade Urbana.
André Isper Barnabé
Advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação. Atualmente, está como Secretário Executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, pasta responsável pela estruturação e implementação de projetos no âmbito dos programas estaduais de PPP e Desestatização. Também atua como Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), entidade responsável pela fiscalização das concessões e PPPs do sistema metroferroviário paulista. Foi Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2022), Assessor-chefe na Empresa de Planejamento e Logística – EPL (2019-2022) e Superintendente de Regulação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP (2017-2019). Começou sua carreira como Estagiário e, posteriormente, Advogado Associado na Queiroz, Maluf Advogados (2013-2017). Possui Mestrado em Direito do Estado pela FDUSP (2023), Especialização em Direito Econômico pela FGV Direito SP (2016) e Graduação em Direito pela PUCSP (2014).
André Isper Barnabé
Advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação. Atualmente, está como Secretário Executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, pasta responsável pela estruturação e implementação de projetos no âmbito dos programas estaduais de PPP e Desestatização. Também atua como Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), entidade responsável pela fiscalização das concessões e PPPs do sistema metroferroviário paulista. Foi Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (2022), Assessor-chefe na Empresa de Planejamento e Logística – EPL (2019-2022) e Superintendente de Regulação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP (2017-2019). Começou sua carreira como Estagiário e, posteriormente, Advogado Associado na Queiroz, Maluf Advogados (2013-2017). Possui Mestrado em Direito do Estado pela FDUSP (2023), Especialização em Direito Econômico pela FGV Direito SP (2016) e Graduação em Direito pela PUCSP (2014).
Cleverson Aroeira
Colaborador do BNDES há 20 anos, faz parte da equipe responsável pela realização do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana. Já atuou como Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias, onde liderou a modelagem de concessões de saneamento básico, portos, rodovias, iluminação pública e mobilidade urbana. Foi gestor do Departamento de Transportes e Logística, responsável pelas operações de project finance e financiamento de longo prazo para concessões rodoviárias, aeroportuárias e ferroviárias, além de terminais portuários. Entre 2011 e 2012, foi Secretário-Executivo de Aviação Civil, quando iniciou o programa de concessões aeroportuárias do governo federal. É graduado em Direito e possui MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ.
Cleverson Aroeira
Colaborador do BNDES há 20 anos, faz parte da equipe responsável pela realização do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana. Já atuou como Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias, onde liderou a modelagem de concessões de saneamento básico, portos, rodovias, iluminação pública e mobilidade urbana. Foi gestor do Departamento de Transportes e Logística, responsável pelas operações de project finance e financiamento de longo prazo para concessões rodoviárias, aeroportuárias e ferroviárias, além de terminais portuários. Entre 2011 e 2012, foi Secretário-Executivo de Aviação Civil, quando iniciou o programa de concessões aeroportuárias do governo federal. É graduado em Direito e possui MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ.
Flávio Chevis
CEO, Addax Assessoria Econômica e Financeira, é formado em Economia pela Universidade de São Paulo – USP no Brasil, tendo iniciado uma carreira em Planejamento de Transportes e Infraestrutura em 2001 depois de quase 10 anos trabalhando com Análise Financeira em instituições industriais e fundos de investimento. Aprimorou seu expertise em Transporte por meio de um mestrado em Engenharia de Transportes na POLI-USP. Fundador da ADDAX Assessoria Econômica e Financeira, com sede em São Paulo, Empresa de Consultoria em Infraestrutura, envolvendo anteprojetos, estudos de mercado, Modelagem de Concessões e PPP, Estudos de Viabilidade, como a PPP da Linha 6, a PPP do TIC Campinas, entre outros. Em 2024, a ADDAX foi classificada pelo 3º ano consecutivo entre as 100 mais influentes Empresas de mobilidade no Brasil. Flávio Chevis é vice-presidente do Comitê de Economia de Transportes da UITP, associação privada sediada em Bruxelas que reúne mais de 1900 fornecedores, operadores e autoridades de transporte pelo mundo. Como membro da UITP, recebeu o UITP AWARD 2017 de Financiamento Inteligente e Modelos de Negócios inovadores para a “PPP da Baixada Santista – ÔNIBUS e VLT”, em conjunto com a EMTU/SP.
Flávio Chevis
CEO, Addax Assessoria Econômica e Financeira, é formado em Economia pela Universidade de São Paulo – USP no Brasil, tendo iniciado uma carreira em Planejamento de Transportes e Infraestrutura em 2001 depois de quase 10 anos trabalhando com Análise Financeira em instituições industriais e fundos de investimento. Aprimorou seu expertise em Transporte por meio de um mestrado em Engenharia de Transportes na POLI-USP. Fundador da ADDAX Assessoria Econômica e Financeira, com sede em São Paulo, Empresa de Consultoria em Infraestrutura, envolvendo anteprojetos, estudos de mercado, Modelagem de Concessões e PPP, Estudos de Viabilidade, como a PPP da Linha 6, a PPP do TIC Campinas, entre outros. Em 2024, a ADDAX foi classificada pelo 3º ano consecutivo entre as 100 mais influentes Empresas de mobilidade no Brasil. Flávio Chevis é vice-presidente do Comitê de Economia de Transportes da UITP, associação privada sediada em Bruxelas que reúne mais de 1900 fornecedores, operadores e autoridades de transporte pelo mundo. Como membro da UITP, recebeu o UITP AWARD 2017 de Financiamento Inteligente e Modelos de Negócios inovadores para a “PPP da Baixada Santista – ÔNIBUS e VLT”, em conjunto com a EMTU/SP.
Francisco A. N. Christovam
Engenheiro civil, pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em engenharia civil, pela Villanova University e especialização em administração industrial, pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Ao longo de mais de 45 anos, já exerceu vários cargos de direção em órgãos públicos e empresas privadas, tendo atuado como consultor no desenvolvimento de políticas públicas, planejamento estratégico e modelos de gestão. Atualmente, é diretor executivo (CEO) da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP e da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, bem como diretor da Confederação Nacional do Transporte – CNT.
Francisco A. N. Christovam
Engenheiro civil, pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em engenharia civil, pela Villanova University e especialização em administração industrial, pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Ao longo de mais de 45 anos, já exerceu vários cargos de direção em órgãos públicos e empresas privadas, tendo atuado como consultor no desenvolvimento de políticas públicas, planejamento estratégico e modelos de gestão. Atualmente, é diretor executivo (CEO) da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP e da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, bem como diretor da Confederação Nacional do Transporte – CNT.
Leandro Fariello
Atualmente CSO (Chief Strategy Officer) da Tembici, após ter sido CFO de 2020 a 2024. Anteriormente, atuou também com estratégias de negócios e finanças em empresas como Braskem, Suzano, Rhodia e Estáter. O executivo é graduado em engenharia civil pela USP (Universidade de São Paulo) com especialização em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Qualidade pela TÜV NORD e MBA na FGV (Fundação Getúlio Vargas). É também co-fundador da Poli Angels e investidor anjo em startups.
Leandro Fariello
Atualmente CSO (Chief Strategy Officer) da Tembici, após ter sido CFO de 2020 a 2024. Anteriormente, atuou também com estratégias de negócios e finanças em empresas como Braskem, Suzano, Rhodia e Estáter. O executivo é graduado em engenharia civil pela USP (Universidade de São Paulo) com especialização em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Qualidade pela TÜV NORD e MBA na FGV (Fundação Getúlio Vargas). É também co-fundador da Poli Angels e investidor anjo em startups.
Luis Felipe Vidal Arellano
Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Análise Econômica pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE/USP. MBA em Gestão de Finanças Públicas pela Fundação Dom Cabral – FDC. MBA em Investimentos e Private Banking pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – Ibmec/SP. Bacharel em Direito, Ciências Contábeis e Matemática. Secretário de Fazenda do Município de São Paulo, exerceu entre fevereiro de 2018 e julho de 2023 a função de Secretário Adjunto na Secretaria Municipal de Fazenda de São Paulo e entre 2014 e 2018 a função de Subsecretário do Tesouro da Cidade de São Paulo. Procurador de carreira do Município de São Paulo, Luis Felipe ocupa também a posição de Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Prodam S/A e de Diretor Parlamentar da Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais – Abrasf.
Luis Felipe Vidal Arellano
Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Análise Econômica pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE/USP. MBA em Gestão de Finanças Públicas pela Fundação Dom Cabral – FDC. MBA em Investimentos e Private Banking pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – Ibmec/SP. Bacharel em Direito, Ciências Contábeis e Matemática. Secretário de Fazenda do Município de São Paulo, exerceu entre fevereiro de 2018 e julho de 2023 a função de Secretário Adjunto na Secretaria Municipal de Fazenda de São Paulo e entre 2014 e 2018 a função de Subsecretário do Tesouro da Cidade de São Paulo. Procurador de carreira do Município de São Paulo, Luis Felipe ocupa também a posição de Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Prodam S/A e de Diretor Parlamentar da Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais – Abrasf.
Maína Celidonio
Doutora em Economia na PUC-Rio, Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro e Coordenadora de Pesquisa do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper. Formada em Economia pela PUC-Rio, tem mestrado em Economia com ênfase em Estudos do Trabalho e Políticas Sociais. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto Pereira Passos e analista em Avaliação de Impacto para Gerência de Projetos do Itaú Unibanco.
Maína Celidonio
Doutora em Economia na PUC-Rio, Secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro e Coordenadora de Pesquisa do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper. Formada em Economia pela PUC-Rio, tem mestrado em Economia com ênfase em Estudos do Trabalho e Políticas Sociais. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto Pereira Passos e analista em Avaliação de Impacto para Gerência de Projetos do Itaú Unibanco.
Marcela da Silva Costa
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, doutora em Planejamento e Operação de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Em seu Doutorado, propôs o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável – IMUS, ferramenta para avaliação e monitoramento de planos e ações para melhoria das condições de mobilidade em municípios de pequeno, médio e grande porte. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Culturas de Mobilidade em Megacidades Mundiais pelo Institute for Mobilyt Reserach (IFMO, BMW Group) e Technische Universität München (TUM-DE). Marcela atua há 19 anos na iniciativa privada, desenvolvendo estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira para projetos urbanos, concessões de rodovias e mobilidade urbana.
Marcela da Silva Costa
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, doutora em Planejamento e Operação de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Em seu Doutorado, propôs o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável – IMUS, ferramenta para avaliação e monitoramento de planos e ações para melhoria das condições de mobilidade em municípios de pequeno, médio e grande porte. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Culturas de Mobilidade em Megacidades Mundiais pelo Institute for Mobilyt Reserach (IFMO, BMW Group) e Technische Universität München (TUM-DE). Marcela atua há 19 anos na iniciativa privada, desenvolvendo estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira para projetos urbanos, concessões de rodovias e mobilidade urbana.
Roberto Speicys
CEO e cofundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Sorbonne Université e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha na área de cidades inteligentes há 10 anos desenvolvendo soluções de análise de dados de mobilidade, que fornecem informações fundamentais para suportar a tomada de decisão baseada em evidências, tanto do cidadão quanto do governo. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), do comitê executivo da UITP (Union Internationale des Transports Publics) para o biênio 2023-2025 e fellow da Royal Society of Engineering (UK). Entre suas áreas de interesse estão a proteção da privacidade no contexto das cidades inteligentes, e a criação de plataformas de integração e análise de dados que impactem positivamente a vida dos cidadãos.
Roberto Speicys
CEO e cofundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Sorbonne Université e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha na área de cidades inteligentes há 10 anos desenvolvendo soluções de análise de dados de mobilidade, que fornecem informações fundamentais para suportar a tomada de decisão baseada em evidências, tanto do cidadão quanto do governo. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), do comitê executivo da UITP (Union Internationale des Transports Publics) para o biênio 2023-2025 e fellow da Royal Society of Engineering (UK). Entre suas áreas de interesse estão a proteção da privacidade no contexto das cidades inteligentes, e a criação de plataformas de integração e análise de dados que impactem positivamente a vida dos cidadãos.
Bolsa de Estudos
Alinhado às diretrizes do Insper, que incentiva a pluralidade em sala de aula, o Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper está empenhado em promover a diversidade e a inclusão em seus cursos (a exemplo do que faz em seu dia a dia de pesquisa, publicações, eventos etc.; trata-se, na realidade, de um princípio norteador). Para viabilizar esse objetivo, o Laboratório atua junto a apoiadores para o oferecimento de bolsas, inclusive integrais. Elas são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil alvo e possibilidade de aplicação e impacto do conhecimento aprendido em classe pelo bolsista. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsa – Você a encontrará no formulário de inscrição.
Data limite para pedidos de bolsa: 18/10/2024
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Cidades, passam pela etapa da entrevista análise a aprovação.