« Ir para cursos

Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios – São Paulo

Aprenda como enfrentar a complexa e crescente questão da moradia nos grandes centros urbanos

O atual déficit habitacional brasileiro está distribuído em três categorias: habitações precárias, coabitações e ônus excessivo com aluguel. Para o enfrentamento desse problema, existem diversos mecanismos nas diferentes esferas de governo. O Estatuto da Cidade é o principal marco regulatório nacional para a atuação em políticas urbanas, definindo parâmetros, instrumentos e exigências mínimas. Já a lei 11.124/2005 estabelece as diretrizes gerais para a implantação de Habitação de Interesse Social, criando um fundo específico para o seu financiamento e modelos de governança. Outros mecanismos importantes nessa frente passam pelo Programa Minha Casa Minha Vida, assim como a lei da regularização fundiária, que tem instrumentos dependentes de regulamentação a nível municipal.

Vale destacar que a questão habitacional se intensifica nos grandes centros urbanos, sobretudo pelos adensamentos periféricos, pelas dinâmicas e interesses dos variados atores urbanos, pela demanda pelo uso de espaços nas regiões de maior infraestrutura e oferta de empregos e pela sobreposição dos diferentes aparatos de governo. Portanto, aprofundar-se sobre esse cenário e encontrar soluções deve ser uma prioridade dos governantes brasileiros.

Proposta do Curso:

A proposta do curso é oferecer uma formação ampla e prática sobre as políticas habitacionais, com ênfase no estudo histórico, no déficit habitacional e nas soluções inovadoras aplicadas ao setor. Além disso, o curso também abordará o papel do mercado imobiliário, das políticas de regularização fundiária e as inovações tecnológicas e socioambientais aplicadas à habitação de interesse social – contando, inclusive com discussões contemporâneas sobre soluções baseadas na natureza aplicadas a bairros de interesse social, inteligência artificial e algoritmos aplicados à regulação urbana.

Combinando teoria – ministrada por convidados atuante em esferas pública, privada e terceiro setor – e prática – proporcionando uma vivência concreta de diferentes realidades – o curso está estruturado em três principais eixos:

  • “Habitações no Centro”, que explora os diferentes modelos de moradia de regiões centrais. As visitas técnicas irão contar com uma PPP de Habitação, bem como exemplos de locação incentivada/social na região da Praça da República e entornos de empreendimentos voltados a famílias de baixa renda na Vila Buarque.
  • “Programas habitacionais”, que se concentra nas políticas de Habitação de Interesse Social (HIS). Serão visitados: Empreendimentos de Interesse Social (EHISs), Programa Casa Paulista, Empreendimento/Complexo Baleia Verde e Programa de Segurança Habitacional, em Bertioga.
  • “Ocupações”, que aborda o modelo de moradia baseado em sua ocupação formal ou informal e nos diferentes mecanismos de ocupação e posse da terra. Possui como visitas temáticas: Ocupação Nove de Julho, favelas da Linha 9-Esmeralda e palafitas da Baixada Santista.

Ao final, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em um projeto prático, analisando casos reais e propondo soluções inovadoras para os desafios habitacionais enfrentados pelas cidades.

Apoio:

econ - Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios - São Paulo
PlanoPlano azul - Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios - São Paulo
Cury Construtora - Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios - São Paulo
cyrela logo 2 - Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios - São Paulo
Secovi - Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios - São Paulo
abrainc logo - Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios - São Paulo
imagem 10 - Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios - São Paulo

Presencial

Sem turmas abertas no momento

Carga horária: 60 horas

Novas turmas em breve.

Calendário do Curso

A definir

Os horários podem sofrer alterações por conta dos deslocamentos.

Por que fazer o curso?

Negociação Razão e Emoção (2)

Compreender o funcionamento e a articulação das diferentes políticas de habitação a nível municipal, estadual e federal;

Gestão Estratégica do Departamento Jurídico (2)

Identificar os distintos programas habitacionais em relação à gestão (pública, privada ou de movimentos sociais), ao contexto territorial, aos modelos de financiamento e às tipologias, apontando seus resultados;

Gestão Estratégica do Departamento Jurídico (1)

Localizar os modelos formais e informais de habitação através do contato direto com diferentes contextos no Estado de São Paulo.

O que você precisa saber

Perfil

  • Profissionais do setor privado interessados em conhecer o planejamento e os diversos aspectos do setor de habitação e moradia;
  • Profissionais do mercado financeiro envolvidos na estruturação de projetos habitacionais;
  • Técnicos do setor público que trabalham na gestão de moradia e habitação;
  • Profissionais de organizações não governamentais dedicados aos temas urbanos e de habitação e moradia;
  • Lideranças de movimentos sociais urbanos interessadas em atuar na temática;
  • Alunos de graduação e pós-graduação dispostos a se aprofundar no assunto.

Pré-requisitos

É necessária experiência prévia na temática específica do curso, além de disponibilidade de tempo para participar das aulas e atividades.

O que você vai aprender

Histórico da ocupação urbana – Formação das cidades e o déficit habitacional

Ocupações informais – Precarização da moradia e favelização das cidades

Programa Nacional de Habitação – Desafio do enfrentamento do déficit habitacional

Moradias urbanas – Contrastes e convergências

Mercado imobiliário – Produção em escala econômica

Regularização fundiária – Reorganizar o tecido urbano

Inovações – “Soluções baseadas na natureza”, “Inteligência artificial e novos métodos construtivos aplicados à Habitação de Interesse Social” e “Regularização fundiária como instrumento de inserção socioambiental de famílias vulnerabilizadas”

Projeto aplicado – Políticas de habitação e a cidade

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Bolsa de Estudos

prog bolsas - Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios - São Paulo

Alinhado às diretrizes do Insper, que incentiva a pluralidade em sala de aula, o Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper está empenhado em promover a diversidade e a inclusão em seus cursos (a exemplo do que faz em seu dia a dia de pesquisa, publicações, eventos etc.; trata-se, na realidade, de um princípio norteador). Para viabilizar esse objetivo, o Laboratório atua junto a apoiadores para o oferecimento de bolsas, inclusive integrais. Elas são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil alvo e possibilidade de aplicação e impacto do conhecimento aprendido em classe pelo bolsista. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsa – Você a encontrará no formulário de inscrição.


Data limite para pedidos de bolsa: 05/06/2025

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Cidades passam pela etapa da entrevista anterior à aprovação.

Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios

Presencial

Sem turmas abertas no momento

Carga horária: 60 horas

Novas turmas em breve.