Conselhos de Empresas Familiares

Prepare-se para atuar com Conselhos Consultivos ou de Administração em Empresas Familiares.

Estratégia e Geração de Valor na Saúde Suplementar/ Conselhos de Empresas Familiares
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 74 horas

Empresas familiares são predominantes mundialmente. Resultados de diversas pesquisas apontam essas empresas como mais valiosas do que as empresas não familiares, chegando a um terço das organizações listadas na Fortune 500.

Especificamente no Brasil, segundo dados do Sebrae e do IBGE (2018), as empresas familiares geram 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; empregam 75% da força de trabalho; representam 90% dos empreendimentos no Brasil.

Ou seja, pode-se dizer que os negócios familiares são “a” força motriz da economia brasileira. Eles se destacam no mercado quando estão preparados para lidar com a profissionalização de sua gestão e quando têm instrumentos de Governança sólidos, como conselhos de administração.

O curso visa preparar conselheiros familiares e independentes para atuar em Conselhos de Empresas Familiares, e ao mesmo tempo preparar Negócios Familiares para atuar com Conselhos Consultivos ou de Administração.

Investimento

Valor integral R$ 15.500,00

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 13.950,00

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 11.625,00

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Por que fazer o curso?

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (1)

Preparar conselheiros familiares e independentes para atuar em Conselhos de Empresas Familiares;

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (1)

Preparar Negócios Familiares para atuar com Conselhos Consultivos ou de Administração;

Private Equity & Venture Capital (3)

Conectar potenciais Conselheiros e Famílias Empresárias.

O que você precisa saber

Perfil

Membros de Famílias empresárias ou Executivos que desejam atuar em Conselhos de Administração ou Consultivos de Empresas familiares; Famílias empresárias que gostariam de montar um Conselho de Administração ou Conselho Consultivo.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior completa. Recomendável compreensão de textos na língua inglesa.

O que você vai aprender

Módulo 1: Estruturas de Governança e Conselhos de Administração

  • Parte A: Empresas Familares: Visão Geral de Governança
    • Importância da Governança nos negócios, e em especial nas Empresas Familiares;
    • Principais estruturas de Governança (Modelo das 4 salas);
    • Principais processos e ferramentas de apoio a Governança.
  • Parte B: Conselhos de Administração: Objetivos, características e tipos
    • Tipos de Conselho (Consultivo, Deliberativo, etc);
    • Níveis de Engajamento dos Conselhos ao longo do ciclo de vida das Empresas Familiares (ex: Controlador vs. Provocador);
    • Quais os objetivos? Qual o melhor modelo / tipo / nível de engajamento.
  • Parte C: Membros do Conselho: papéis, perfis e competências
    • Papel dos Conselheiros familiares vs. Conselheiros não familiares;
    • Perfil e competências desejadas dos Conselheiros;
    • Papel do Presidente e Vice presidente do Conselho.
  • Parte D: Conselho Fiscal e Comitês
    • Objetivos e características do Conselho fiscal;
    • Objetivos, papel e funcionamento dos Comitês.
  • Parte E: Como estruturar o Conselho de Administração
    • 9 passos necessários para estruturar o Conselho.

Módulo 2: Aspectos Jurídicos dos Conselhos de Administração

  • Parte A: Obrigações legais do Conselho de Administração
    • Papel legal do Conselho de Administração;
    • Diferenças entre empresas S.A. vs. outras;
    • Obrigações dos Administradores;
    • Riscos individuais dos Conselheiros e medidas de proteção.
  • Parte B: Documentos Jurídicos que suportam o Conselho de Administração
    • O Conselho de Administração e o Acordo de Acionistas;
    • O Conselho de Administração e o Estatuto Social;
    • Regimento do Conselho de Administração.
  • Parte C: Estruturas Legais e o Conselho de Administração
    • Conselhos de empresas vs. Conselhos de Holdings;
    • Empresas com minoritários.

Módulo 3: Estratégia, Inovação e Risco

  • Parte A: Estratégia e Inovação
    • Diferenciando a estratégia dos acionistas vs. estratégia dos negócios;
    • Como o Conselho pode apoiar a definição dos objetivos e aspirações dos acionistas;
    • Papel do Conselho na definição da Estratégia do Negócio;
    • Como o Conselho acompanha e ajusta a implementação da Estratégia.
  • Parte B: Imperativo de Inovação – ADAPT
    • ESG e disrupção digital;
    • Ambição da inovação e agenda estratégica;
    • Conselho e Inovação.
  • Parte C: Gestão de Riscos
    • Conceitos gerais sobre Gestão de Risco;
    • Papel do Conselho na Gestão de Risco dos negócios familiares;
    • Mapa de Riscos e outras ferramentas.
  • Parte D: Monitoramento de Desempenho
    • Como representar os acionistas e a família no monitoramento de performance do negócio;
    • Indicadores chave para o acompanhamento de performance;
    • Como manter os acionistas informados, na profundidade adequada.

Módulo 4: Gestão de Pessoas, Liderança e Sucessão

  • Parte A: Gestão de Pessoas
    • Papel do Conselho na Gestão de Pessoas dos negócios familiares;
    • Principais ferramentas do Conselho na Gestão de Pessoas.
  • Parte B: Liderança e Desenvolvimento
    • Como apoiar o desenvolvimento do CEO e diretores, sejam eles profissionais da família ou de mercado;
    • Como tratar os possíveis diferentes chapéus dos familiares na governança e no negócio;
    • Como promover o desenvolvimento do próprio Conselho.
  • Parte C: Sucessão
    • Desafios da sucessão geracional nas Empresas Familiares;
    • Melhores práticas para promover uma sucessão geracional efetiva e harmônica;
    • Como o Conselho pode apoiar na sucessão.

Módulo 5: Dinâmica do Conselho: Colaboração e Conflitos

  • Parte A: Conflitos em Empresas Familiares: Causas e Soluções
    • Por que há conflito nas empresas familiares;
    • Zona ideal do Conflito;
    • Quais ferramentas sistemas existem para levar à “zona ideal” do Conflito.
  • Parte B: Mediando Conflitos
    • Como os conselheiros podem ajudam na mediação de Conflitos na Empresa Familiar;
    • Ferramentas e Técnicas de Mediação que podem ser usadas por Conselheiros e Familiares;
  • Parte C: Dinâmica colaborativa nos Conselhos
    • Características de dinâmicas produtivas no Conselho de Administração;
    • Papel do Presidente e dos membros para gerar colaboração;
    • Avaliação, aprendizado e adaptação;
    • Barreiras na avaliação e desenvolvimento de Conselhos.

Módulo 6: Colocando em prática: Primeiros Passos

  • Para os Conselheiros
    • Como transicionar do papel executivo para o papel de Conselheiro;
    • Que tipo de perfil de empresa familiar faz mais sentido para você;
    • Networking e outros passos necessários para tornar-se um Conselheiro familiar;
    • Passos imediatos para atuar como Conselheiro.
  • Para as Famílias
    • Qual o perfil de Conselheiro mais adequado para a sua empresa familiar;
    • Como selecionar os melhores conselheiros para a sua Governança;

Passos imediatos para montar um Conselho de Administração / Consultivo

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Aline Porto

Aline Porto

Aline Porto é a Coordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do INSPER, e sócia da Banyan Global, uma das líderes mundiais em consultoria em negócios familiares. Também foi sócia do Monitor Group por 12 anos, onde liderou a criação e desenvolvimento da área de empresas familiares no Brasil. Foi diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna e consultora da Accenture. Aline formou-se em Engenharia de Produção pela UFSCAR e tem um MBA pelo INSEAD da França.

Aline Porto

Aline Porto

Aline Porto é a Coordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do INSPER, e sócia da Banyan Global, uma das líderes mundiais em consultoria em negócios familiares. Também foi sócia do Monitor Group por 12 anos, onde liderou a criação e desenvolvimento da área de empresas familiares no Brasil. Foi diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna e consultora da Accenture. Aline formou-se em Engenharia de Produção pela UFSCAR e tem um MBA pelo INSEAD da França.

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Ana Resende

Ana Resende

Ana Resende é professora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper, com mais de 30 anos de excelência profissional, atuando em empresas de consultoria, estratégia, agro, e mineração. Além de professora do Insper, Ana é Diretora da BanyanGlobal, e Conselheira de Administração da Smartbreeder, empresa de tecnologia do agro. Engenheira, pós-graduada em Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos, MBA pelo INSEAD na França, Ana é consultora e palestrante em gestão de empresas familiares nos temas de governança, sucessão, acordos societários e desenvolvimento da próxima geração

Ana Resende

Ana Resende

Ana Resende é professora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper, com mais de 30 anos de excelência profissional, atuando em empresas de consultoria, estratégia, agro, e mineração. Além de professora do Insper, Ana é Diretora da BanyanGlobal, e Conselheira de Administração da Smartbreeder, empresa de tecnologia do agro. Engenheira, pós-graduada em Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos, MBA pelo INSEAD na França, Ana é consultora e palestrante em gestão de empresas familiares nos temas de governança, sucessão, acordos societários e desenvolvimento da próxima geração

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Prof. Amedeo Papa

Amedeo Papa

Sócio fundador da Pracis, responsável pelas operações da empresa no Brasil. +25 anos de experiência como diretor, negociador, consultor e conselheiro de empresas. Coordenador de cursos para formação de sucessores para entidades de classe como ABRAS e ABRACAF. Mediador listado nas principais câmaras de comércio atuantes no Brasil, e membro do conselho consultivo do CAM-CCBC. Administrador de empresas pela FGV-SP, advogado pela PUC-SP, e MBA pela SDA Bocconi, Itália.

Prof. Amedeo Papa

Amedeo Papa

Sócio fundador da Pracis, responsável pelas operações da empresa no Brasil. +25 anos de experiência como diretor, negociador, consultor e conselheiro de empresas. Coordenador de cursos para formação de sucessores para entidades de classe como ABRAS e ABRACAF. Mediador listado nas principais câmaras de comércio atuantes no Brasil, e membro do conselho consultivo do CAM-CCBC. Administrador de empresas pela FGV-SP, advogado pela PUC-SP, e MBA pela SDA Bocconi, Itália.

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Prof. Fátima Zorzato

Fátima Zorzato

Fátima Zorzato fundou em 2015, a INWI Consulting, empresa especializada em executive search & assessment focada em projetos para CEOs, Conselho de Administração e Top Management. Constituiu sua base profissional como executiva no setor de eletrônica profissional, eletrônica de consumo e telecomunicações, e em 1992, criou sua boutique de executive search. Em 1997, a boutique foi adquirida pela Russell Reynolds Associates e Fátima tornou-se sócia fundadora do Escritório Brasil, onde trabalhou por mais de 17 anos. Durante esse período, conduziu diversos projetos de busca de CEOs, Presidentes, Gerentes Gerais, e Diretores Funcionais no Brasil e América Latina e também conduziu pesquisas internacionais para clientes globais. Fátima é membro do CEA- Comitê de Avaliação Externa do Insper, membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, mentora da Endeavor Brasil e conselheira do programa Winning Women Brazil. É psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica-SP e tem especialização pela Fundação Getúlio Vargas-SP, além de programas de desenvolvimento no Brasil e exterior.

Prof. Fátima Zorzato

Fátima Zorzato

Fátima Zorzato fundou em 2015, a INWI Consulting, empresa especializada em executive search & assessment focada em projetos para CEOs, Conselho de Administração e Top Management. Constituiu sua base profissional como executiva no setor de eletrônica profissional, eletrônica de consumo e telecomunicações, e em 1992, criou sua boutique de executive search. Em 1997, a boutique foi adquirida pela Russell Reynolds Associates e Fátima tornou-se sócia fundadora do Escritório Brasil, onde trabalhou por mais de 17 anos. Durante esse período, conduziu diversos projetos de busca de CEOs, Presidentes, Gerentes Gerais, e Diretores Funcionais no Brasil e América Latina e também conduziu pesquisas internacionais para clientes globais. Fátima é membro do CEA- Comitê de Avaliação Externa do Insper, membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, mentora da Endeavor Brasil e conselheira do programa Winning Women Brazil. É psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica-SP e tem especialização pela Fundação Getúlio Vargas-SP, além de programas de desenvolvimento no Brasil e exterior.

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Prof. Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

Traçou uma trajetória profissional como executivo de empresas e instituições financeiras e como empreendedor. Hoje é sócio da Doxa Partners que atua em processos de melhoria operacional em empresas e assessoria financeira. Entre 2008 e 2012 foi sócio fundador da FRAM Capital Asset Management na área de private equity. Anteriormente atuou no Banco Santander como diretor executivo em Investment Banking, diretor da área de tarifas e conta e corrente e diretor de produtos em previdência privada. Foi associate partner da McKinsey & Company onde atuou entre 1995 e 2003. Trabalhou na Procter & Gamble no início dos anos 90. Guilherme é mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Prof. Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

Traçou uma trajetória profissional como executivo de empresas e instituições financeiras e como empreendedor. Hoje é sócio da Doxa Partners que atua em processos de melhoria operacional em empresas e assessoria financeira. Entre 2008 e 2012 foi sócio fundador da FRAM Capital Asset Management na área de private equity. Anteriormente atuou no Banco Santander como diretor executivo em Investment Banking, diretor da área de tarifas e conta e corrente e diretor de produtos em previdência privada. Foi associate partner da McKinsey & Company onde atuou entre 1995 e 2003. Trabalhou na Procter & Gamble no início dos anos 90. Guilherme é mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

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Prof. Leni Hidalgo

Leni Hidalgo

Psicóloga pela USP com pós graduação em Marketing, MBA Executivo Internacional no Brasil, Mestrado em Administração de Empresas concluído no Brasil e Doutorado na França. Possui carreira em Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas industriais e também de serviços, tendo atuado no Brasil, América Latina e Europa (França, onde residiu). Seu foco nos últimos anos tem sido a área de Desenvolvimento (especialmente de executivos) e os processos de transformação organizacional. Foi Gerente Geral de Desenvolvimento Corporativo da Votorantim Industrial, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, com a responsabilidade pela coordenação do modelo corporativo de Desenvolvimento de Lideranças. Experiência em diversas universidades brasileiras, lecionando para Pós-Graduação e Educação Executiva. É líder dos cursos de Liderança na Educação Executiva Insper.

Prof. Leni Hidalgo

Leni Hidalgo

Psicóloga pela USP com pós graduação em Marketing, MBA Executivo Internacional no Brasil, Mestrado em Administração de Empresas concluído no Brasil e Doutorado na França. Possui carreira em Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas industriais e também de serviços, tendo atuado no Brasil, América Latina e Europa (França, onde residiu). Seu foco nos últimos anos tem sido a área de Desenvolvimento (especialmente de executivos) e os processos de transformação organizacional. Foi Gerente Geral de Desenvolvimento Corporativo da Votorantim Industrial, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, com a responsabilidade pela coordenação do modelo corporativo de Desenvolvimento de Lideranças. Experiência em diversas universidades brasileiras, lecionando para Pós-Graduação e Educação Executiva. É líder dos cursos de Liderança na Educação Executiva Insper.

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Prof. Roberta Prado

Roberta Nioac Prado

Roberta Nioac Prado é graduada em Direito pelo Mackenzie, Doutora em Direito pela USP. Sócia fundadora da Legar Governança, Estratégia e Gestão – Legar G&G, Coordenadora do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares (2009/2022 FGV Direito SP – a partir de 2002 – Insper). Membra do Conselho de Administração da IBGC – 2012/2014 e participou de vários comitês (Conduta, Empresas Fechadas, Editorial). Autora e Coordenadora de diversos livros e artigos acadêmicos.

Prof. Roberta Prado

Roberta Nioac Prado

Roberta Nioac Prado é graduada em Direito pelo Mackenzie, Doutora em Direito pela USP. Sócia fundadora da Legar Governança, Estratégia e Gestão – Legar G&G, Coordenadora do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares (2009/2022 FGV Direito SP – a partir de 2002 – Insper). Membra do Conselho de Administração da IBGC – 2012/2014 e participou de vários comitês (Conduta, Empresas Fechadas, Editorial). Autora e Coordenadora de diversos livros e artigos acadêmicos.

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Rodrigo Amantea

Rodrigo Amantea

Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Desenvolve pesquisas na área de inovação, intraempreendedorismo, desenho organizacional e marcas. Possui vasta experiência na gestão e inovação de produtos, serviços e marcas, em empresas de tecnologia e serviços de grande porte. Desde 2011 é Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper.

Rodrigo Amantea

Rodrigo Amantea

Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Desenvolve pesquisas na área de inovação, intraempreendedorismo, desenho organizacional e marcas. Possui vasta experiência na gestão e inovação de produtos, serviços e marcas, em empresas de tecnologia e serviços de grande porte. Desde 2011 é Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper.

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

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Análise do seu perfil

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Aprovação

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Matrícula Digital

Programas específicos da área de Empresas Familiares, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.