Conselhos de Empresas Familiares

Prepare-se para atuar com Conselhos Consultivos ou de Administração em Empresas Familiares.

Conselhos de Empresas Familiares
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 68 horas

Empresas familiares são predominantes mundialmente. Resultados de diversas pesquisas apontam essas empresas como mais valiosas do que as empresas não familiares, chegando a um terço das organizações listadas na Fortune 500.

Especificamente no Brasil, segundo dados do Sebrae e do IBGE (2018), as empresas familiares geram 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; empregam 75% da força de trabalho; representam 90% dos empreendimentos no Brasil.

Ou seja, pode-se dizer que os negócios familiares são “a” força motriz da economia brasileira. Eles se destacam no mercado quando estão preparados para lidar com a profissionalização de sua gestão e quando têm instrumentos de Governança sólidos, como conselhos de administração.

O curso visa preparar conselheiros familiares e independentes para atuar em Conselhos de Empresas Familiares, e ao mesmo tempo preparar Negócios Familiares para atuar com Conselhos Consultivos ou de Administração.

Investimento

Valor integral R$ 15.500,00

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 13.950,00

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 11.625,00

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Por que fazer o curso?

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (1)

Preparar conselheiros familiares e independentes para atuar em Conselhos de Empresas Familiares;

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (1)

Preparar Negócios Familiares para atuar com Conselhos Consultivos ou de Administração;

Private Equity & Venture Capital (3)

Conectar potenciais Conselheiros e Famílias Empresárias.

O que você precisa saber

Perfil

Membros de Famílias empresárias ou Executivos que desejam atuar em Conselhos de Administração ou Consultivos de Empresas familiares; Famílias empresárias que gostariam de montar um Conselho de Administração ou Conselho Consultivo.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior completa. Recomendável compreensão de textos na língua inglesa.

O que você vai aprender

MÓDULO 1:

  • Parte A: Empresas Familares: Visão Geral de Governança
    • Importância da Governança nos negócios, e em especial nas Empresas Familiares​;
    • Principais estruturas de Governança (Modelo das 4 salas)​;
    • Principais processos e ferramentas de apoio a Governança.
  • Parte B: Conselhos de Administração: Objetivos, características e tipos​
    • Tipos de Conselho (Consultivo, Deliberativo, etc)​;
    • Níveis de Engajamento dos Conselhos ao longo do ciclo de vida das Empresas Familiares (ex: Controlador vs. Provocador)​;
    • Quais os objetivos? Qual o melhor modelo / tipo / nível de engajamento.
  • Parte C: Conselho Fiscal e Comitês​
    • Objetivos e características do Conselho fiscal;
    • Objetivos, papel e funcionamento dos Comitês.

MÓDULO 2:

  • Parte A: Obrigações legais do Conselho de Administração​
    • Papel legal do Conselho de Administração​;
    • Diferenças entre empresas S.A. vs. outras​;
    • Obrigações dos Administradores​;
    • Riscos individuais dos Conselheiros e medidas de proteção.
  • Parte B: Documentos Jurídicos que suportam o Conselho de Administração​
    • O Conselho de Administração e o Acordo de Acionistas​;
    • O Conselho de Administração e o Estatuto Social​;
    • Regimento do Conselho de Administração.
  • Parte C: Estruturas Legais e o Conselho de Administração
    • Conselhos de empresas vs. Conselhos de Holdings​;
    • Empresas com minoritários.

MÓDULO 3:

  • Parte A: Estratégia e Inovação​
    • Diferenciando a estratégia dos acionistas vs. estratégia dos negócios​;
    • Como o Conselho pode apoiar a definição dos objetivos e aspirações dos acionistas​;
    • Papel do Conselho na definição da Estratégia do Negócio​;
    • Como o Conselho acompanha e ajusta a implementação da Estratégia.
  • Parte B: Imperativo de Inovação – ADAPT
    • ESG e disrupção digital​;
    • Ambição da inovação e agenda estratégica​;
    • Conselho e Inovação.
  • Parte C: Gestão de Riscos
    • Conceitos gerais sobre Gestão de Risco​;
    • Papel do Conselho na Gestão de Risco dos negócios familiares​;
    • Mapa de Riscos e outras ferramentas.
  • Parte D: Monitoramento de Desempenho​
    • Como representar os acionistas e a família no monitoramento de performance do negócio​;
    • Indicadores chave para o acompanhamento de performance​;
    • Como manter os acionistas informados, na profundidade adequada.
  • Parte E: Family Offices​
    • O que são e para que servem os Family offices;
    • Tipos de Family Office e suas indicações​;
    • A relação entre o Conselho de Administração e o Family Office.

MÓDULO 4:

  • Parte A: Gestão de Pessoas
    • Papel do Conselho na Gestão de Pessoas dos negócios familiares​
    • Principais ferramentas do Conselho na Gestão de Pessoas.
  • Parte B: Sucessão
    • Desafios da sucessão geracional nas Empresas Familiares​;
    • Melhores práticas para promover uma sucessão geracional efetiva e harmônica​;
    • Como o Conselho pode apoiar na sucessão.

MÓDULO 5:

  • Parte A: Conflitos em Empresas Familiares: Causas e Soluções
    • Por que há conflito nas empresas familiares​;
    • Zona ideal do Conflito​;
    • Quais ferramentas sistemas existem para levar à “zona ideal” do Conflito.
  • Parte B: Mediando Conflitos
    • Como os conselheiros podem ajudam na mediação de Conflitos na Empresa Familiar​;
    • Ferramentas e Técnicas de Mediação que podem ser usadas por Conselheiros e Familiares.
  • Parte C: Dinâmica colaborativa nos Conselhos
    • Características de dinâmicas produtivas no Conselho de Administração​;
    • Papel do Presidente e dos membros para gerar colaboração​;
    • Avaliação, aprendizado e adaptação​;
    • Barreiras na avaliação e desenvolvimento de Conselhos.

MÓDULO 6:

  • Para os Conselheiros (sessão em paralelo):
    • Quais as competências necessárias para um conselheiro/ Como transicionar do papel executivo para o papel de Conselheiro​;
    • Que tipo de perfil de empresa familiar faz mais sentido para você​;
    • Networking e outros passos necessários para tornar-se um Conselheiro familiar​;
    • Passos imediatos para atuar como Conselheiro.
  • Para as Famílias (sessão em paralelo):
    • Como estruturar o Conselho de Administração​;
    • 9 passos necessários para estruturar o Conselho/ Qual o perfil de Conselheiro mais adequado para a sua empresa familiar​;
    • Como selecionar os melhores conselheiros para a sua Governança​;
    • Passos imediatos para montar um Conselho de Administração / Consultivo.
  • Liderança e Desenvolvimento​
    • Painel com Conselheiros de Empresas Familiares – 2h – Oportunidades e Desafios das 9h às 11h);
    • Sessão coletiva de discussão dos aprendizados das mentorias​;
    • Compartilhamento do Plano de Ação de cada Empresa Familiar.

Passos imediatos para montar um Conselho de Administração / Consultivo

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Aline Porto

Aline Porto

Aline Porto é a Coordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do INSPER, e sócia da Banyan Global, uma das líderes mundiais em consultoria em negócios familiares. Também foi sócia do Monitor Group por 12 anos, onde liderou a criação e desenvolvimento da área de empresas familiares no Brasil. Foi diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna e consultora da Accenture. Aline formou-se em Engenharia de Produção pela UFSCAR e tem um MBA pelo INSEAD da França.

Aline Porto

Aline Porto

Aline Porto é a Coordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do INSPER, e sócia da Banyan Global, uma das líderes mundiais em consultoria em negócios familiares. Também foi sócia do Monitor Group por 12 anos, onde liderou a criação e desenvolvimento da área de empresas familiares no Brasil. Foi diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna e consultora da Accenture. Aline formou-se em Engenharia de Produção pela UFSCAR e tem um MBA pelo INSEAD da França.

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Ana Resende

Ana Resende

Ana Resende é professora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper, com mais de 30 anos de excelência profissional, atuando em empresas de consultoria, estratégia, agro, e mineração. Além de professora do Insper, Ana é Diretora da BanyanGlobal, e Conselheira de Administração da Smartbreeder, empresa de tecnologia do agro. Engenheira, pós-graduada em Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos, MBA pelo INSEAD na França, Ana é consultora e palestrante em gestão de empresas familiares nos temas de governança, sucessão, acordos societários e desenvolvimento da próxima geração

Ana Resende

Ana Resende

Ana Resende é professora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper, com mais de 30 anos de excelência profissional, atuando em empresas de consultoria, estratégia, agro, e mineração. Além de professora do Insper, Ana é Diretora da BanyanGlobal, e Conselheira de Administração da Smartbreeder, empresa de tecnologia do agro. Engenheira, pós-graduada em Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos, MBA pelo INSEAD na França, Ana é consultora e palestrante em gestão de empresas familiares nos temas de governança, sucessão, acordos societários e desenvolvimento da próxima geração

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Prof. Amedeo Papa

Amedeo Papa

Sócio fundador da Pracis, responsável pelas operações da empresa no Brasil. +25 anos de experiência como diretor, negociador, consultor e conselheiro de empresas. Coordenador de cursos para formação de sucessores para entidades de classe como ABRAS e ABRACAF. Mediador listado nas principais câmaras de comércio atuantes no Brasil, e membro do conselho consultivo do CAM-CCBC. Administrador de empresas pela FGV-SP, advogado pela PUC-SP, e MBA pela SDA Bocconi, Itália.

Prof. Amedeo Papa

Amedeo Papa

Sócio fundador da Pracis, responsável pelas operações da empresa no Brasil. +25 anos de experiência como diretor, negociador, consultor e conselheiro de empresas. Coordenador de cursos para formação de sucessores para entidades de classe como ABRAS e ABRACAF. Mediador listado nas principais câmaras de comércio atuantes no Brasil, e membro do conselho consultivo do CAM-CCBC. Administrador de empresas pela FGV-SP, advogado pela PUC-SP, e MBA pela SDA Bocconi, Itália.

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Prof. Fátima Zorzato

Fátima Zorzato

Fátima Zorzato fundou em 2015, a INWI Consulting, empresa especializada em executive search & assessment focada em projetos para CEOs, Conselho de Administração e Top Management. Constituiu sua base profissional como executiva no setor de eletrônica profissional, eletrônica de consumo e telecomunicações, e em 1992, criou sua boutique de executive search. Em 1997, a boutique foi adquirida pela Russell Reynolds Associates e Fátima tornou-se sócia fundadora do Escritório Brasil, onde trabalhou por mais de 17 anos. Durante esse período, conduziu diversos projetos de busca de CEOs, Presidentes, Gerentes Gerais, e Diretores Funcionais no Brasil e América Latina e também conduziu pesquisas internacionais para clientes globais. Fátima é membro do CEA- Comitê de Avaliação Externa do Insper, membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, mentora da Endeavor Brasil e conselheira do programa Winning Women Brazil. É psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica-SP e tem especialização pela Fundação Getúlio Vargas-SP, além de programas de desenvolvimento no Brasil e exterior.

Prof. Fátima Zorzato

Fátima Zorzato

Fátima Zorzato fundou em 2015, a INWI Consulting, empresa especializada em executive search & assessment focada em projetos para CEOs, Conselho de Administração e Top Management. Constituiu sua base profissional como executiva no setor de eletrônica profissional, eletrônica de consumo e telecomunicações, e em 1992, criou sua boutique de executive search. Em 1997, a boutique foi adquirida pela Russell Reynolds Associates e Fátima tornou-se sócia fundadora do Escritório Brasil, onde trabalhou por mais de 17 anos. Durante esse período, conduziu diversos projetos de busca de CEOs, Presidentes, Gerentes Gerais, e Diretores Funcionais no Brasil e América Latina e também conduziu pesquisas internacionais para clientes globais. Fátima é membro do CEA- Comitê de Avaliação Externa do Insper, membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, mentora da Endeavor Brasil e conselheira do programa Winning Women Brazil. É psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica-SP e tem especialização pela Fundação Getúlio Vargas-SP, além de programas de desenvolvimento no Brasil e exterior.

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Prof. Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

Traçou uma trajetória profissional como executivo de empresas e instituições financeiras e como empreendedor. Hoje é sócio da Doxa Partners que atua em processos de melhoria operacional em empresas e assessoria financeira. Entre 2008 e 2012 foi sócio fundador da FRAM Capital Asset Management na área de private equity. Anteriormente atuou no Banco Santander como diretor executivo em Investment Banking, diretor da área de tarifas e conta e corrente e diretor de produtos em previdência privada. Foi associate partner da McKinsey & Company onde atuou entre 1995 e 2003. Trabalhou na Procter & Gamble no início dos anos 90. Guilherme é mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Prof. Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

Traçou uma trajetória profissional como executivo de empresas e instituições financeiras e como empreendedor. Hoje é sócio da Doxa Partners que atua em processos de melhoria operacional em empresas e assessoria financeira. Entre 2008 e 2012 foi sócio fundador da FRAM Capital Asset Management na área de private equity. Anteriormente atuou no Banco Santander como diretor executivo em Investment Banking, diretor da área de tarifas e conta e corrente e diretor de produtos em previdência privada. Foi associate partner da McKinsey & Company onde atuou entre 1995 e 2003. Trabalhou na Procter & Gamble no início dos anos 90. Guilherme é mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

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Rodrigo Amantea

Rodrigo Amantea

Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Desenvolve pesquisas na área de inovação, intraempreendedorismo, desenho organizacional e marcas. Possui vasta experiência na gestão e inovação de produtos, serviços e marcas, em empresas de tecnologia e serviços de grande porte. Desde 2011 é Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper.

Rodrigo Amantea

Rodrigo Amantea

Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Desenvolve pesquisas na área de inovação, intraempreendedorismo, desenho organizacional e marcas. Possui vasta experiência na gestão e inovação de produtos, serviços e marcas, em empresas de tecnologia e serviços de grande porte. Desde 2011 é Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper.

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Wilson Luiz Matar

Wilson Matar

Executivo da área de Controladoria, Finanças e Riscos, com sólida trajetória profissional em instituições financeiras Banco Itaú, Unibanco, Banco Santander e Brasilprev nas posições de CFO e CRO. Participou em Comitês e Conselhos Técnicos e em Fóruns de Entidades de Mercado como Febraban, CNSeg e Susep. Membro de Conselhos Deliberativos, Fiscal e Comitê de Auditoria em Fundações de Previdência Fechada. Engenheiro Civil pela Poli USP e Administrador de Empresas pela FEA USP. Pós graduações em Banking pela Wharton School – Philadelphia – USA e em Riscos pelo Instituto de Empresas – Madrid – Espanha.

Wilson Luiz Matar

Wilson Matar

Executivo da área de Controladoria, Finanças e Riscos, com sólida trajetória profissional em instituições financeiras Banco Itaú, Unibanco, Banco Santander e Brasilprev nas posições de CFO e CRO. Participou em Comitês e Conselhos Técnicos e em Fóruns de Entidades de Mercado como Febraban, CNSeg e Susep. Membro de Conselhos Deliberativos, Fiscal e Comitê de Auditoria em Fundações de Previdência Fechada. Engenheiro Civil pela Poli USP e Administrador de Empresas pela FEA USP. Pós graduações em Banking pela Wharton School – Philadelphia – USA e em Riscos pelo Instituto de Empresas – Madrid – Espanha.

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Processo Seletivo

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Matrícula Digital

Programas específicos da área de Empresas Familiares, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.