Compras Estratégicas: Planejamento, Seleção e Gestão de Fornecedores
Identifique oportunidades de ganhos para a organização em que atua por meio da implementação de um processo estratégico de compras.


Modalidade Live Learning

A gestão adequada da rotina de compras é tão importante quanto o desenvolvimento da área de vendas para o crescimento de uma empresa. Para garantir o sucesso deste setor, integrando-o de fato à realidade da organização, é necessário que o executivo que atue com compras se valha de métodos estruturados para análise de oportunidades, tomada de decisão e acompanhamento da execução.
No curso, são abordadas etapas estratégicas do processo de compras, com foco na compreensão da importância desta área. Debatem-se a escolha e o desenvolvimento de fornecedores, a construção de relacionamentos colaborativos, a interação entre profissionais do setor e se analisam casos para que os participantes identifiquem como oportunidades de ganho e desenvolvam habilidades em planejamento, seleção, gestão de fornecedores e construção de relacionamentos de valor.
O programa é voltado para executivos, gestores e profissionais envolvidos com o processo de compras em organizações de manufatura e serviços, públicas ou privadas.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 4.254,88
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 3.829,39
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 3.191,16
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?

Entender o papel e a importância da área de compras na busca por um melhor desempenho da organização;

Conhecer as etapas do processo de strategic sourcing e aplicar as ferramentas mais adequadas ao contexto dos negócios;

Associar os conceitos de strategic sourcing às práticas diferenciadas de gestão de compras;

Elaborar intervenções para melhoria dos processos de seleção e gestão de fornecedores.
O que você precisa saber
Perfil
Executivos, gestores e profissionais envolvidos com o processo de compras em organizações de manufatura e serviços, públicas ou privadas.
Pré-requisitos
É necessário ter formação superior completa e experiência nas áreas de compras/suprimentos e de supply chain. O domínio do idioma inglês não é obrigatório, mas é recomendável para o aproveitamento de alguns materiais de leitura.
O que você vai aprender
Posicionamento Estratégico
- Importância estratégica da área de Compras;
- Evolução da função de Compras.
Processo e ferramentas
- Etapas do Strategic Sourcing;
- Matriz Kraljic;
- Tomada de decisão;
- Ferramentas de aplicação
Seleção de fornecedores
- Contratos: modelos de contratação, gestão de riscos e de relacionamentos.
Gestão de Fornecedores
- Oportunidades de colaboração e implementação de processos ganha-ganha.
Boas práticas de estratégia de compras
- Interações com profissionais de mercado.
Projeto aplicado
O Projeto Aplicado tem por finalidade um registro de boas práticas de estratégia de compras nos diversos setores econômicos.
Sua estrutura básica consiste em (i) descrição da boa prática e do contexto em que ela ocorre, (ii) principais dilemas relativos à sua implantação, (iii) ganhos obtidos e oportunidades de melhoria, e (iv) sugestão de um framework para aplicação em outros negócios.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Fabio Viard de Campos da Silva Tescari
Doutor e mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, especialista em Administração pela ESPM e pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. Tem cerca de 20 anos de experiência executiva na indústria química, e atualmente é sócio-diretor da Orizontex Consultoria e Desenvolvimento Gerencial, atuando como consultor de empresas e instrutor de treinamentos de educação executiva. Desde 2010, ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu em escolas de negócios de primeira linha.

Fabio Viard de Campos da Silva Tescari
Doutor e mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, especialista em Administração pela ESPM e pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. Tem cerca de 20 anos de experiência executiva na indústria química, e atualmente é sócio-diretor da Orizontex Consultoria e Desenvolvimento Gerencial, atuando como consultor de empresas e instrutor de treinamentos de educação executiva. Desde 2010, ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu em escolas de negócios de primeira linha.

Maurício de Mauro
Mestre e Doutorando em Administração de Empresas pela FGV-EAESP – Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade. É Especialista em Administração pelo INSPER e Químico Industrial pela E.S.Q. Oswaldo Cruz. Possui mais de 35 anos de experiência profissional corporativa. Gestor em Áreas de Operações (Qualidade, Produção, Logística, S.C.M e Planejamento) e Ex-diretor de Planejamento e Logística da Copersucar S.A.. Atualmente, é Consultor, professor e palestrante nas áreas de Gestão de Operações, Logística Internacional e Planejamento Estratégico.

Maurício de Mauro
Mestre e Doutorando em Administração de Empresas pela FGV-EAESP – Linha de Pesquisa: Gestão de Operações e Sustentabilidade. É Especialista em Administração pelo INSPER e Químico Industrial pela E.S.Q. Oswaldo Cruz. Possui mais de 35 anos de experiência profissional corporativa. Gestor em Áreas de Operações (Qualidade, Produção, Logística, S.C.M e Planejamento) e Ex-diretor de Planejamento e Logística da Copersucar S.A.. Atualmente, é Consultor, professor e palestrante nas áreas de Gestão de Operações, Logística Internacional e Planejamento Estratégico.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Estratégia e Negócios, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.