Fusões e Aquisições

Gere valor para a empresa de forma acelerada e sustentável por meio do uso estratégico das transações de fusões e aquisições.

Fusões e Aquisições
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 42 horas
Icone fogete Início das aulas: 18/03/2024
Relogio Icon Fim das aulas: 22/03/2024
Relogio Icon Matrículas até: 18/03/2024

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

A partir do desenho da estratégia uma alternativa para superar as dificuldades do crescimento orgânico são as transações de fusões e aquisições e através delas empresas podem encontrar um caminho para criação de valor de forma acelerada e sustentável. Muito do sucesso destas transações é creditado ao bom desenho da estratégia e à atuação dos executivos envolvidos nos complexos processos de decisão e integração. Surpreendentemente, muitas fusões e aquisições não têm êxito na criação de valor para a companhia resultante, seja por problemas de estratégia, integração, preço elevado, complexidade, falta de planejamento, contingências, entre outros.

O nosso curso aborda de forma prática os fatores de sucesso desta ferramenta estratégica, seu planejamento, execução e formas de gerenciar o processo de integração das companhias compradas ou fundidas. Serão também apresentadas as principais características das transações, seu processo de condução e as mais usuais formas de determinação do valor de ativos, negociação, formalização e pagamento.

Investimento

Valor integral R$ 11.590,71

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 10.431,64

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 8.693,03

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

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Segunda a Quinta-Feira das 09h00 às 18h30

Relogio Icon

Sexta-Feira das 09h00 às 18h00

Por que fazer o curso?

Fusões e Aquisições (1)

Entender os principais conceitos, teorias e fatores de sucesso de uma transação de fusões e aquisições;

Fusões e Aquisições (2)

Compreender componentes que podem interferir na estratégia, execução e integração das companhias compradas ou fundidas;

Tributações de Fusões e Aquisições (3)

Identificar os principais aspectos e fases de execução de uma transação, além das principais ferramentas que irão apoiar os executivos na tomada de decisões e elaboração de estratégias em operações desta natureza.

O que você precisa saber

Perfil

O curso se destina a investidores, profissionais de finanças, empresários, executivos de companhias ou bancos, gestores de fundos de investimento, advogados, consultores e analistas de investimentos que, de alguma forma, estão ou estarão envolvidos em transações de fusões e aquisições e têm interesse em conhecer, com profundidade o mercado, seu processo de execução e os seus principais fatores de sucesso.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior completa.

O que você vai aprender

Introdução

Um dos dilemas, dos executivos, é o de como acelerar o crescimento de suas empresas. Uma das formas eficazes é via fusões e aquisições, em contrapartida ao crescimento orgânico, porém todo crescimento acelerado traz mais riscos e incertezas. As fusões e aquisições têm sido utilizadas de forma cada vez mais frequente, trazendo ganhos excepcionais e rápidos, mas por questões estratégicas e de execução, algumas vezes não trazem o resultado desejado. Inicialmente, serão apresentados os fatores motivadores de uma operação de fusão e aquisição, bem como seu processo de planejamento e execução.

O curso apresenta overview de fusões e aquisições, abordando:

  • Estratégia como ponto de partida;
  • Motivações, razões, vantagens e desvantagens das transações;
  • Criação de valor em fusões e aquisições;
  • Dados do mercado, no Brasil e no Mundo;
  • Histórico das transações mais relevantes;
  • Características das transações: valor, preço, prazo de conclusão, riscos e benefícios;
  • Players do mercado;
  • Participantes e agentes em uma transação – papel e interação dos advisors;
  • Por que tantas transações falham e fatores críticos de sucesso de uma transação.

Estratégia

Pela sua própria natureza e pela amplitude de seu impacto na estrutura das organizações, as transações de fusões e aquisições são, primeiramente, um capítulo da Estratégia Corporativa. Considerando que o grande motor de toda transação de fusão e aquisição é a geração de valor para o acionista, o curso traz a Análise de Porter, visando construir um instrumento simples, porém eficaz, que norteie a geração de valor. O estudo de alguns casos emblemáticos e de erros estratégicos cometidos ajuda a entender as dificuldades implícitas na estratégia de fusões e aquisições, bem como a necessidade de interpretar os sinais do mercado e seu ceti-cismo. Na sequência são analisados temas e termos usualmente praticados em transações de fusões e aquisições, abordando-se também alguns exemplos   de estratégias adotadas como as de takeover e as de defesa em tentativas hostis de aquisição, entre outras.

Fusões & Aquisições: análise de Estratégia Corporativa:

  • Estratégia Corporativa versus Estratégia Competitiva;
  • A Análise de Porter: quem ganha e quem perde em fusões e aquisições?
  • Por que é tão difícil criar valor nas transações de fusões e aquisições, do ponto de vista da estratégia corporativa?
  • Ceticismo do mercado;
  • A correta leitura dos “Sinais”.

Alguns dos temas abordados sobre M&A:

  • Estratégias de takeover;
  • Friendly takeover;
  • Tender offer;
  • Proxy fight;
  • Estratégias de defesa anti-takeover;
  • Mudanças na estrutura de capital e alterações estatutárias;
  • Poison pills;
  • Litigation;
  • Defesa Pac-Man;
  • Golden parachutes.

Avaliação de Empresas (Valuation)

Um dos fatores críticos de sucesso de uma transação de fusões e aquisições é relacionado à avaliação das empresas envolvidas (Valuation). Uma avaliação consistente de valor das companhias, bem como das sinergias a serem obtidas, é de extrema importância para que a transação realmente gere valor para os acionistas. O tema é abordado no curso com destaque para:

  • Análise de múltiplos e Fluxo Descontado de Caixa no seu uso na “gramática negocial”;
  • Identificação e avaliação de sinergias;
  • Aplicação com estudos de casos baseados em transações reais;
  • Valor do controle, valor dos intangíveis, valor das contingências.

Aspectos Jurídicos

As operações de combinação de negócios, notadamente as fusões e aquisições, demandam uma detalhada análise jurídica independentemente de suas características, setor ou complexidade.  Envolvendo empresas familiares, companhias abertas, atividades reguladas pelo Estado ou mesmo operações transfronteiriças, é fundamental uma adequada visão jurídica em cada etapa do processo.

O apoio do profissional do Direito faz-se imprescindível desde a uma mera compra de um ativo até um complexo processo de reorganização em um grupo societário, minimizando os riscos jurídicos e potencializando as chances de sucesso da operação como um todo. Questões como sigilo, exclusividade, documentação e demais instrumentos a serem formalizados, processo de auditoria (due diligence), relacionamento com assessores, questões anticoncorrenciais e tributárias, providências junto a órgãos públicos e aspectos relacionados a direitos e responsabilidades de cada profissional envolvido devem ser muito bem analisados e tratados juridicamente.

Trataremos dos seguintes temas com os alunos:

  • A montagem do time jurídico para o projeto;
  • A escolha pela contratação dos assessores e principais aspectos jurídicos;
  • A fase negocial:  NDA, due dilligence e principais documentos e preocupações;
  • Peculiaridades: empresas familiares, companhias abertas, setores regulados e operações crossborder;
  • Signing x closing;
  • As principais estruturas:  contratuais, colaborativas e societárias (holding e operações societárias);
  • Aspectos de governança corporativa;
  • Impasses e soluções de controvérsias;
  • PMI jurídico:  aspectos tributários, concorrenciais, contratuais e burocráticos.

Integração

A criação e captura efetiva de valor é um dos maiores desafios em atividades relacionadas a fusões e aqui- sições. O processo de integração (PMI – Post Merger Integration) é fundamental para que este valor possa, efetivamente, ser capturado, mas sua execução é complexa e multifacetada. Neste contexto, são abordados os seguintes tópicos relacionados ao tema de PMI:

  • Condições para a determinação do grau de integração do PMI;
  • Qual é e a importância de um processo de PMI;
  • Os principais desafios em um processo de PMI;
  • Dimensões relevantes para o desenho de um processo de PMI;
  • Visão geral do processo e determinantes de sua estruturação;
  • Lições aprendidas.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

André Antunes Soares de Camargo

André Antunes S. de Camargo

23 anos de experiência em advocacia empresarial com foco em direito societário, governança corporativa e M&A atendendo clientes nacionais e estrangeiros. Pós-doutorado (como guest professor) na Universidade de St. Gallen, Suíça, nas áreas de governança corporativa e empreendedorismo. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. LL.M. em Direito Societário e Contratual pela Universidade da Califórnia, EUA. Pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional/SP. É professor em diversas instituições pelo país nas áreas de direito empresarial, governança corporativa, M&A e ética empresarial. Professor visitante da Universidade de St. Gallen, Suíça (2008, 2011, 2016 e 2018). Membro do Comitê Editorial da Revista de Direito Societário e Valores Mobiliários (Ed. Almedina Brasil). Atua junto ao IBGC desde 2009 em diversas frentes, atualmente como membro do CAC-Conduta e da Comissão Jurídica e ministrando palestras e aulas nos cursos oferecidos pela instituição. Presidente do IBRADEMP e cocoordenador da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais. Autor de diversos artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Autor dos livros “Transações entre partes relacionadas: um desafio regulatório complexo e multidisciplinar”, atualmente em 4ª edição (2019) e “Aspectos jurídicos do ambiente empresarial brasileiro” (2018), ambos pela Editora Almedina Brasil e “Regulação internacional da governança corporativa e do compliance” (2021), da Ed. Thomson Reuters. Possui reconhecimentos pelos guias jurídicos Latin Lawyer 250 e Análise Advocacia 500. Top Ranked no Chambers Brazil 2022 como prática ESG (Banda 1) e vendedor do Leaders League Awards (Brazil´s Legal Summit) na categoria ESG em 2022. Coordenou o Insper Direito por 16 anos (2002 a 2018). Foi sócio de TozziniFreire Advogados entre 2018 e 2023 na área Corporate/M&A, liderando a área de governança corporativa.

André Antunes Soares de Camargo

André Antunes S. de Camargo

23 anos de experiência em advocacia empresarial com foco em direito societário, governança corporativa e M&A atendendo clientes nacionais e estrangeiros. Pós-doutorado (como guest professor) na Universidade de St. Gallen, Suíça, nas áreas de governança corporativa e empreendedorismo. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. LL.M. em Direito Societário e Contratual pela Universidade da Califórnia, EUA. Pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional/SP. É professor em diversas instituições pelo país nas áreas de direito empresarial, governança corporativa, M&A e ética empresarial. Professor visitante da Universidade de St. Gallen, Suíça (2008, 2011, 2016 e 2018). Membro do Comitê Editorial da Revista de Direito Societário e Valores Mobiliários (Ed. Almedina Brasil). Atua junto ao IBGC desde 2009 em diversas frentes, atualmente como membro do CAC-Conduta e da Comissão Jurídica e ministrando palestras e aulas nos cursos oferecidos pela instituição. Presidente do IBRADEMP e cocoordenador da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais. Autor de diversos artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Autor dos livros “Transações entre partes relacionadas: um desafio regulatório complexo e multidisciplinar”, atualmente em 4ª edição (2019) e “Aspectos jurídicos do ambiente empresarial brasileiro” (2018), ambos pela Editora Almedina Brasil e “Regulação internacional da governança corporativa e do compliance” (2021), da Ed. Thomson Reuters. Possui reconhecimentos pelos guias jurídicos Latin Lawyer 250 e Análise Advocacia 500. Top Ranked no Chambers Brazil 2022 como prática ESG (Banda 1) e vendedor do Leaders League Awards (Brazil´s Legal Summit) na categoria ESG em 2022. Coordenou o Insper Direito por 16 anos (2002 a 2018). Foi sócio de TozziniFreire Advogados entre 2018 e 2023 na área Corporate/M&A, liderando a área de governança corporativa.

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Luiz Vieira

Luiz Vieira

PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Foi Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company) e líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos, MPA e cursos de Educação Executiva.

Luiz Vieira

Luiz Vieira

PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Foi Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company) e líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos, MPA e cursos de Educação Executiva.

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Eduardo Luzio

Eduardo Luzio

Economista pela FEA-USP, PhD em Economia e Mestre em Finanças e Economia pela University of Illinois at Urbana – Champaign. Foi consultor do Banco Mundial, em Washington, DC. Trabalha em M&A, reestruturação financeira, avaliação de empresas e Project Finance desde 1995. Participou em mais de 25 transações bem sucedidas nestas áreas. Atuou no Unibanco, Ernst & Young, Genesis Projetos & Concessões, Luzio Strategic Consulting. Sócio fundador da Gero Consultoria Econômico Financeira. Professor Economia Financeira e Organização Industrial da FEA-USP. Possui publicações acadêmicas no Brasil e nos Estados Unidos, dentre estes os recentes “Fusões & Aquisições em Ato” (Editora Cengage Learning, 2015) e “Finanças Corporativas: Teoria & Prática” (Editora Cengage Learning, 2015. 2a. Edição). Professor de Avaliação de Empresas, Project Finance, Finanças Corporativas em MBAs na FIPE-USP, FIA-USP, POLI-USP, FGV-SP.

Eduardo Luzio

Eduardo Luzio

Economista pela FEA-USP, PhD em Economia e Mestre em Finanças e Economia pela University of Illinois at Urbana – Champaign. Foi consultor do Banco Mundial, em Washington, DC. Trabalha em M&A, reestruturação financeira, avaliação de empresas e Project Finance desde 1995. Participou em mais de 25 transações bem sucedidas nestas áreas. Atuou no Unibanco, Ernst & Young, Genesis Projetos & Concessões, Luzio Strategic Consulting. Sócio fundador da Gero Consultoria Econômico Financeira. Professor Economia Financeira e Organização Industrial da FEA-USP. Possui publicações acadêmicas no Brasil e nos Estados Unidos, dentre estes os recentes “Fusões & Aquisições em Ato” (Editora Cengage Learning, 2015) e “Finanças Corporativas: Teoria & Prática” (Editora Cengage Learning, 2015. 2a. Edição). Professor de Avaliação de Empresas, Project Finance, Finanças Corporativas em MBAs na FIPE-USP, FIA-USP, POLI-USP, FGV-SP.

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Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

Traçou uma trajetória profissional como executivo de empresas e instituições financeiras e como empreendedor. Hoje é sócio da Doxa Partners que atua em processos de melhoria operacional em empresas e assessoria financeira. Entre 2008 e 2012 foi sócio fundador da FRAM Capital Asset Management na área de private equity. Anteriormente atuou no Banco Santander como diretor executivo em Investment Banking, diretor da área de tarifas e conta e corrente e diretor de produtos em previdência privada. Foi associate partner da McKinsey & Company onde atuou entre 1995 e 2003. Trabalhou na Procter & Gamble no início dos anos 90. Guilherme é mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

Traçou uma trajetória profissional como executivo de empresas e instituições financeiras e como empreendedor. Hoje é sócio da Doxa Partners que atua em processos de melhoria operacional em empresas e assessoria financeira. Entre 2008 e 2012 foi sócio fundador da FRAM Capital Asset Management na área de private equity. Anteriormente atuou no Banco Santander como diretor executivo em Investment Banking, diretor da área de tarifas e conta e corrente e diretor de produtos em previdência privada. Foi associate partner da McKinsey & Company onde atuou entre 1995 e 2003. Trabalhou na Procter & Gamble no início dos anos 90. Guilherme é mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

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Matrícula Digital

Programas específicos da área de Estratégia e Negócios, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.