Estratégias de Negociação Empresa-Governo
Desenvolva estratégias para negociações complexas com o poder público
Modalidade Presencial
*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.
Nosso curso Estratégias de Negociação Empresa-Governo apresenta as principais técnicas e ferramentas que o profissional de relações governamentais necessitam para aprimorar sua atuação e promover estratégias bem sucedidas de negociação com o poder público e suas instabilidades, permitindo ganhos para empresas, governo e a sociedade.
Em um ambiente de troca de experiências, o curso irá inspirá-lo a aprimorar sua atuação em relações governamentais, a partir da compreensão do contexto institucional brasileiro e do desenvolvimento de ferramentas de relacionamento com o poder público. Serão discutidos o funcionamento dos Poderes no Brasil, técnicas de negociação e estratégias de relações públicas e atuação no ambiente digital.
EM PARCERIA COM:
Ex-alunos do curso de curta duração Relações Governamentais têm 20% de desconto para matrículas. Ao fazer sua inscrição, no campo informações adicionais do formulário, conte-nos que você faz parte do público que tem esse benefício exclusivo.
Associados da Abrig – Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais e Irelgov – Instituto de Relações Governamentais, possuem 15% de desconto no valor total do curso. Este desconto não é cumulativo com outras modalidades de desconto.
Investimento
Valor integral R$ 5.622,22
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 5.060,00
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 4.216,67
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Calendário do curso
Quarta e Quinta-feira das 08h30 às 18h00
Por que fazer o curso?
Analise o cenário institucional brasileiro e a atuação de seus atores principais na conjuntura;
Desenvolva estratégias para negociações complexas com o poder público;
Defina os propósitos e oportunidades do relacionamento entre empresas e governos.
O que você precisa saber
Perfil
Profissionais de relações governamentais de empresas, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos com experiência no tema e que queiram aprofundar seus conhecimentos.
Pré-requisitos
Desejável formação superior completa.
Recomendável experiência acima de 05 anos na área de relações governamentais.
O que você vai aprender
“Framework para Relgov”
Stakeholders, parcerias e alianças
Estratégias e técnicas de negociação
Impacto do Governo nas estratégias das empresas
Atuando no Poder Executivo
Atuando no Poder Legislativo
Crises Políticas
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
Milton Seligman
Engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, em 1974, especialista em tecnologia da informação. Trabalhou em empresas do setor elétrico e em empresas de informática. No setor público, ocupou os cargos de Assessor para Assuntos Legislativos do Ministério da Agricultura em 1985 e Chefe de Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia em 1988. Foi Secretário Executivo e Ministro da Justiça entre 1995 e 1997, Presidente do Incra entre 1997 e 1998, Secretário Executivo do Programa Comunidade Solidária em 1999 e Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 1999 e 2000. Foi dirigente de ONGs por duas vezes. Entre os anos 1991 e 1993, foi Diretor de Projetos da organização não-governamental Inter Press Service (IPS), uma agência internacional de notícias com sede em Roma, Itália. Posteriormente, em 1994, foi Secretário Geral da ONG Ágora – Associação de Combate à Fome. Entre 2001 e 2014, foi Diretor de Relações Corporativas e Comunicação da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), uma empresa que faz parte do grupo Anheuser-Busch InBev. Foi Presidente do Sindicerv entre 2002 e 2008.
Milton Seligman
Engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, em 1974, especialista em tecnologia da informação. Trabalhou em empresas do setor elétrico e em empresas de informática. No setor público, ocupou os cargos de Assessor para Assuntos Legislativos do Ministério da Agricultura em 1985 e Chefe de Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia em 1988. Foi Secretário Executivo e Ministro da Justiça entre 1995 e 1997, Presidente do Incra entre 1997 e 1998, Secretário Executivo do Programa Comunidade Solidária em 1999 e Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 1999 e 2000. Foi dirigente de ONGs por duas vezes. Entre os anos 1991 e 1993, foi Diretor de Projetos da organização não-governamental Inter Press Service (IPS), uma agência internacional de notícias com sede em Roma, Itália. Posteriormente, em 1994, foi Secretário Geral da ONG Ágora – Associação de Combate à Fome. Entre 2001 e 2014, foi Diretor de Relações Corporativas e Comunicação da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), uma empresa que faz parte do grupo Anheuser-Busch InBev. Foi Presidente do Sindicerv entre 2002 e 2008.
Carlos Alberto F. de Melo
Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Por meio de uma análise conjuntural isenta e reflexão dsapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil. Colaborador de vários veículos de comunicação, é também colunista do UOL onde alimenta um Blog com análises a respeito da política brasileira (carlosmelo.blogosfera.uol.com.br). Pesquisador de temas como eleições, partidos, conflito político e liderança política, Melo é integrante da equipe dos Centro de Políticas Públicas, Centro de Liderança e Inovação, todos do Insper. É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper. Coordenador da Trilha de Humanidade e membro do Conselho Acadêmico da Instituição. Como professor de Liderança Política, Multiculturalismo, História do Poder atua também em programas de Educação Executiva. Diversas vezes paraninfo ou homenageado por turmas de formandos, na graduação, inúmeras vezes foi finalista do Prêmio Chafi Haddad – melhor professor do ano –, conquistando-o em duas edições; é Senior Teaching Fellow do Insper e embaixador Alumni. Entre diversos artigos e capítulos de livros, é autor do livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito).
Carlos Alberto F. de Melo
Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Por meio de uma análise conjuntural isenta e reflexão dsapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil. Colaborador de vários veículos de comunicação, é também colunista do UOL onde alimenta um Blog com análises a respeito da política brasileira (carlosmelo.blogosfera.uol.com.br). Pesquisador de temas como eleições, partidos, conflito político e liderança política, Melo é integrante da equipe dos Centro de Políticas Públicas, Centro de Liderança e Inovação, todos do Insper. É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper. Coordenador da Trilha de Humanidade e membro do Conselho Acadêmico da Instituição. Como professor de Liderança Política, Multiculturalismo, História do Poder atua também em programas de Educação Executiva. Diversas vezes paraninfo ou homenageado por turmas de formandos, na graduação, inúmeras vezes foi finalista do Prêmio Chafi Haddad – melhor professor do ano –, conquistando-o em duas edições; é Senior Teaching Fellow do Insper e embaixador Alumni. Entre diversos artigos e capítulos de livros, é autor do livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito).
Ana Paula Rodrigues Diniz
Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP com sanduíche na Universidade de Aston, Reino Unido. Mestre e Bacharel em Administração pela UFMG. Foi Lecturer e Post-Doctoral Research Assistant na Escola de Business da Universidade de Essex, Reino Unido. Antes disso, foi coordenadora da unidade São Paulo da Consultoria Nexo Investimento Social e Analista na Superintendência de Empreendedores Públicos do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais. Atuou também com pesquisadora em projeto sobre Gênero e Políticas Públicas na FGV e em estudos sobre gênero e trabalho no Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS-UFMG). Ana Diniz se dedica à análise de iniciativas públicas e privadas para combater desigualdades interseccionais e promover a inclusão no mercado de trabalho. Interessa-se pelos temas gênero, classe e raça; perspectivas feministas e interseccionais; políticas de inclusão e gestão da diversidade; (ir)responsabilidade social corporativa; análise crítica das organizações; políticas públicas de gênero e para as mulheres; políticas de trabalho e emprego; e análise de políticas públicas. No Insper, leciona disciplinas sobre globalização, sustentabilidade e gestão em ambientes interculturais e diversos.
Ana Paula Rodrigues Diniz
Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP com sanduíche na Universidade de Aston, Reino Unido. Mestre e Bacharel em Administração pela UFMG. Foi Lecturer e Post-Doctoral Research Assistant na Escola de Business da Universidade de Essex, Reino Unido. Antes disso, foi coordenadora da unidade São Paulo da Consultoria Nexo Investimento Social e Analista na Superintendência de Empreendedores Públicos do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais. Atuou também com pesquisadora em projeto sobre Gênero e Políticas Públicas na FGV e em estudos sobre gênero e trabalho no Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS-UFMG). Ana Diniz se dedica à análise de iniciativas públicas e privadas para combater desigualdades interseccionais e promover a inclusão no mercado de trabalho. Interessa-se pelos temas gênero, classe e raça; perspectivas feministas e interseccionais; políticas de inclusão e gestão da diversidade; (ir)responsabilidade social corporativa; análise crítica das organizações; políticas públicas de gênero e para as mulheres; políticas de trabalho e emprego; e análise de políticas públicas. No Insper, leciona disciplinas sobre globalização, sustentabilidade e gestão em ambientes interculturais e diversos.
Carlos Afonso Caldeira Filho
Carlos Caldeira tem M.B.A. pela New York University e é Doutor em Estratégia Empresarial pela EAESP/FGV. Carlos tem grande experiência em consultoria e advisory, tendo atuado como Managing Director da prática de Customer Experience da Ipsos Brasil e consultor em Estratégia na Booz, Allen & Hamilton. Carlos também tem experiência executiva como Diretor de Planejamento da VoxAge, Trabalhou em grandes empresas como Citibank, Ford, ABN Amro e Mastercard. Atualmente é sócio da KC&D, consultoria de gestão empresarial com foco em soluções simples e na medida das necessidades dos clientes. Professor de educação executiva e pesquisador com foco em Estratégia Empresarial, Customer Experience e Atuação Política Corporativa. Co-autor dos capítulos sobre Execução e Gestão da Estratégica no livro Administração Estratégica (2019, Atlas) e do livro Gestão da Experiência do Cliente na Prática (Alta Books 2021).
Carlos Afonso Caldeira Filho
Carlos Caldeira tem M.B.A. pela New York University e é Doutor em Estratégia Empresarial pela EAESP/FGV. Carlos tem grande experiência em consultoria e advisory, tendo atuado como Managing Director da prática de Customer Experience da Ipsos Brasil e consultor em Estratégia na Booz, Allen & Hamilton. Carlos também tem experiência executiva como Diretor de Planejamento da VoxAge, Trabalhou em grandes empresas como Citibank, Ford, ABN Amro e Mastercard. Atualmente é sócio da KC&D, consultoria de gestão empresarial com foco em soluções simples e na medida das necessidades dos clientes. Professor de educação executiva e pesquisador com foco em Estratégia Empresarial, Customer Experience e Atuação Política Corporativa. Co-autor dos capítulos sobre Execução e Gestão da Estratégica no livro Administração Estratégica (2019, Atlas) e do livro Gestão da Experiência do Cliente na Prática (Alta Books 2021).
Sonia Regina Lota
Pós Graduada em Psicologia do Trabalho pela FGV. Certificada como facilitadora pela DDI – Development Dimensions Intenational – Learning Systems no Processo de Maximizing Performance e trainer na metodologia “The Human Element” pela Marcondes Consultores, sob licença da Will Schutz Associates. Sócia Diretora da Honda & Gentil Consultoria e Desenvolvimento de Pessoas. Consultora nos processos de gestão de performance, planejamento de desenvolvimento de competências e suporte de objetivos organizacionais. Psicóloga, exerceu diversas funções na área de RH, Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção. Trabalhou em empresas nacionais e multinacionais, dentre as quais se destacam a Coca-Cola, Itaú- Unibanco, BCN, Hotéis Othon. Desenho e direção de eventos motivacionais para grandes plateias. Condução de treinamentos e palestras com os seguintes temas como: Negociação e Gestão de Conflitos,O Líder e a Geração Y, Gestão de Mudanças, Foco no Resultado, Preparação para o 3 ato – O que fazer quando a aposentadoria se aproxima?, Gestão por Influência, Líder do Quê?, Técnicas de Apresentação, Formação de Multiplicadores Coautora do livro Segunda-Feira Feliz (Editora Riddel). Professora da Fia e Dom Cabral.
Sonia Regina Lota
Pós Graduada em Psicologia do Trabalho pela FGV. Certificada como facilitadora pela DDI – Development Dimensions Intenational – Learning Systems no Processo de Maximizing Performance e trainer na metodologia “The Human Element” pela Marcondes Consultores, sob licença da Will Schutz Associates. Sócia Diretora da Honda & Gentil Consultoria e Desenvolvimento de Pessoas. Consultora nos processos de gestão de performance, planejamento de desenvolvimento de competências e suporte de objetivos organizacionais. Psicóloga, exerceu diversas funções na área de RH, Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção. Trabalhou em empresas nacionais e multinacionais, dentre as quais se destacam a Coca-Cola, Itaú- Unibanco, BCN, Hotéis Othon. Desenho e direção de eventos motivacionais para grandes plateias. Condução de treinamentos e palestras com os seguintes temas como: Negociação e Gestão de Conflitos,O Líder e a Geração Y, Gestão de Mudanças, Foco no Resultado, Preparação para o 3 ato – O que fazer quando a aposentadoria se aproxima?, Gestão por Influência, Líder do Quê?, Técnicas de Apresentação, Formação de Multiplicadores Coautora do livro Segunda-Feira Feliz (Editora Riddel). Professora da Fia e Dom Cabral.
Ivo Corrêa
É advogado, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard. Desde 2016 é Diretor de Regulação da Uber para a América Latina. Foi Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (2011-2015) e Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da Google no Brasil (2008-2010). Antes disso, ocupou cargos de direção e assessoramento no Ministério da Justiça, no Senado Federal, na Prefeitura de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo. Foi membro do Conselho de Administração da Empresa de Planejamento e Logística (2013-2015), do Conselho Deliberativo da Agência Brasileiro de Desenvolvimento Industrial (2011-2013), do Conselho Gestor da Internet no Brasil (2011-2013) e secretário-executivo do Conselho Nacional de Biossegurança (2011-2015). Foi fellow no Berkman Klein Center for Internet & Society e no Ash Center for Innovation & Democratic Governance, ambos da Universidade de Harvard.
Ivo Corrêa
É advogado, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard. Desde 2016 é Diretor de Regulação da Uber para a América Latina. Foi Subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (2011-2015) e Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da Google no Brasil (2008-2010). Antes disso, ocupou cargos de direção e assessoramento no Ministério da Justiça, no Senado Federal, na Prefeitura de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo. Foi membro do Conselho de Administração da Empresa de Planejamento e Logística (2013-2015), do Conselho Deliberativo da Agência Brasileiro de Desenvolvimento Industrial (2011-2013), do Conselho Gestor da Internet no Brasil (2011-2013) e secretário-executivo do Conselho Nacional de Biossegurança (2011-2015). Foi fellow no Berkman Klein Center for Internet & Society e no Ash Center for Innovation & Democratic Governance, ambos da Universidade de Harvard.
Bolsa de Estudos
O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para uma candidata poderá implicar em uma redução de concessão a uma outra. A parcimônia permitirá que mais candidatas possam usufruir dessa possibilidade.
Clique no botão “Inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.
Data limite para pedidos de bolsa: 02/11/2024
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Gestão e Políticas Públicas, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.