Business Partner em Recursos Humanos
Exerça papel ativo nas organizações em que atua, apoiando as áreas de negócio no atendimento das suas principais demandas estratégicas de pessoas.


Modalidade Presencial

Em breve nova turma.
A função do Business Partner em Recursos Humanos distingue-se das demais ligadas a recursos humanos pelo foco na orientação das lideranças em relação a decisões críticas de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional.
Um dos principais desafios, amplamente debatido no curso, é a compreensão das diretrizes e necessidades de desenvolvimento do negócio na área de gestão de pessoas. Outro foco é o desenvolvimento de uma postura propositiva e ativa do Business Partner.
O objetivo é que o executivo estabeleça a correlação entre estratégia de negócios e estratégia de pessoas, identificando os principais elementos para a definição da estratégia de pessoas e das ações de intervenções que garantam a proposta de valor da organização.
O curso é voltado para profissionais da área de recursos humanos que ocupam a posição de Business Partner ou que estão em transição para assumir esta função.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 7.004,87
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 6.304,38
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 5.253,65
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?

Entender os processos de Gestão de Pessoas como mobilizadores da cultura e facilitadores da estratégia organizacional;

Reconhecer as diferentes dimensões do papel do Business Partner como articulador chave no endereçamento de ações de gestão de pessoas e na sustentação da cultura e da estratégia organizacionais;

Identificar as ações de articulação estratégica e política para atuação do Business Partner;

Compreender as principais tendências e forças que determinam as estratégias de pessoas;

Selecionar e aplicar métodos de planejamento de pessoal, envolvendo aspectos qualitativos (perfis) e quantitativos (headcount);

Identificar indicadores estratégicos de desempenho de RH e pessoas.
O que você precisa saber
Perfil
Gestores, especialistas e analistas sêniores da área de recursos humanos que ocupam a posição de Business Partner ou que estão em transição para esta função.
IMPORTANTE: nosso entendimento da posição de Business Partner, tal qual o próprio nome indica, é que se trata de uma posição estratégica para contribuir com gestores na definição das premissas que apoiam a estruturação das demandas de capital humano que respondem à estratégia do negócio.
Pré-requisitos
É necessário ter formação superior e estar atuando como Business Partner ou em vias de assumir a posição de imediato.
O que você vai aprender
A construção do programa em três módulos parte do princípio de que o BP exerce uma função de alta relevância na condução da estratégia do negócio, e essa atuação estratégica implica: claro reconhecimento do seu papel (módulo 1); pleno entendimento do modelo do negócio e de como desdobrá-lo numa estratégia de pessoas que apoie os gestores (módulo 2); e capacidade de intervir no desenho organizacional de forma a facilitar a implementação da estratégia das áreas (módulo 3). Os 3 módulos do foram desenhados e são conduzidos de maneira conectada, de forma que as conclusões de um módulo conduzem obrigatoriamente à introdução do módulo seguinte, de maneira a promover uma visão mais holística da atuação do BP.
1. PAPEL, POSICIONAMENTO E POSTURA
Objetivos do módulo
- Estimular o pleno entendimento dos desafios desta função;
- Desenvolver a capacidade de decodificar a estratégia do negócio e intervir na cultura organizacional;
- Ajudar o profissional a assumir uma postura de influência nas decisões de gestão estratégica de pessoas.
Conteúdo do módulo
- Elementos do contexto organizacional: como se estrutura o modelo de negócios;
- O que define e as alavancas de gestão da cultura organizacional;
- A lógica do modelo de BP no contexto do modelo de negócios e da cultura da organização;
- Competências chave definidas nas discussões mais recentes sobre a atuação da área de RH como um todo e do BP (advindas dos estudos de Dave Ulrich de 2016/2017);
- Práticas para exercício dessas competências;
- Desafios e dilemas do exercício do BP no contexto da área de RH e junto ao negócio: vivenciar, reconhecer e discutir; Exercício da influência e da habilidade política;
- Oportunidades de aprimoramento da postura e posicionamento profissional do BP;
- Plano de Autodesenvolvimento.
Metodologia do módulo
Este módulo:
- Estimula a reflexão a partir a apresentação de modelos conceituais;
- Promove o compartilhamento de experiências pela dinâmica de troca de vivências nos grupos (que se alternam em várias oportunidades) e com os professores;
- Estimula o aprofundamento de autoconhecimento a partir de assessments de temas discutidos (influência e habilidades políticas);
- Evidências de aspectos práticos do papel a partir da experiência de self case analysis (metodologia do programa).
2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PESSOAS
Objetivos do módulo
Levar o profissional a:
- Identificar as ações de articulação estratégica e política para atuação da área;
- Compreender as principais tendências e forças que determinam as estratégias de pessoas;
- Identificar os elementos fundamentais para a definição da estratégia de pessoas.
Conteúdo do Módulo
- Decodificação da estratégia / Modelo de negócios em elementos de gestão estratégica de pessoas;
- Tendências, perspectivas e desafios que impactam o momento atual e o futuro da gestão estratégica de pessoas: o mundo VUCA, o mundo digital, rupturas sociais e demográficas;
- Desdobramento da estratégia do negócio na definição da relação demanda X oferta de capital humano;
- Identificação das fontes e qualificação da oferta de capital humano para a estratégia do negócio (opções internas X externa);
- Definição e desafios de implementação de uma Employee Value Proposition que apoie a estratégia do negócio (EVP): elementos chave;
- Identificação das lógicas de indicadores estratégicos.
Metodologia do Módulo
Este módulo:
- Estimula a reflexão a partir a apresentação de modelos conceituais;
- Promove o compartilhamento de experiências pela dinâmica de troca de vivências nos grupos (que se alternam em várias oportunidades) e com os professores;
- Promove o exercício real de definição das bases de um planejamento estratégico de pessoas na realidade de cada aluno.
3. ARQUITETURA ORGANIZACIONAL
Objetivos do Módulo
- Levar o participante a compreender o papel do BP no redesenho da organização;
- Ajudar o BP a interpretar as demandas de redesenho na sua organização / área de apoios;
- Oferecer alternativas para intervenção do BP no redesenho organizacional.
Conteúdo do Módulo
- Conceito de Arquitetura Organizacional;
- Elementos de desenho da arquitetura organizacional;
- Diferentes modelos de desenho da arquitetura organizacional;
- Análise crítica das diferentes opções de modelo organizacional;
- Identificação das possíveis demandas de revisão do modelo organizacional da área a que o BP atende e de alternativas para apoiar a reflexão e decisão do gestor.
Metodologia do Módulo
Este módulo:
- Estimula a reflexão a partir a apresentação de modelos conceituais;
- Promove o compartilhamento de experiências pela dinâmica de troca de vivências nos grupos (que se alternam em várias oportunidades) e com os professores;
- Promove o exercício real de identificação das demandas e alternativas de apoio ao gestor no redesenho de sua área em função de demandas futuras da estratégia do negócio.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Luis Felipe Cortoni
Formado em Psicologia. Trabalhou no Departamento de Desenvolvimento Gerencial da Mercedes Benz do Brasil em 1981. A partir de 1984 foi gerente de RH na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Em 1986 iniciou seus trabalhos de consultoria em empresas estatatais e privadas. Especialista em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho – Instituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas – FMUSP, ex-professor universitário nas cadeiras de psicologia educacional, sociologia, e sociologia da educação, e ex docente de pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, Colombia, Costa Rica e El Salvador) e da África (Moçambique). É autor de vários artigos publicados na imprensa e colaborador do livro “Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição”. Tem atuado nas áreas de comportamento humano na empresa, alinhamento de grupos, desenvolvimento de líderes, desenvolvimento organizacional, change management / people change, pesquisa/diagnóstico em organizações, saúde mental na empresa. É sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e do Ateliê de Pesquisa Organizacional.

Luis Felipe Cortoni
Formado em Psicologia. Trabalhou no Departamento de Desenvolvimento Gerencial da Mercedes Benz do Brasil em 1981. A partir de 1984 foi gerente de RH na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Em 1986 iniciou seus trabalhos de consultoria em empresas estatatais e privadas. Especialista em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho – Instituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas – FMUSP, ex-professor universitário nas cadeiras de psicologia educacional, sociologia, e sociologia da educação, e ex docente de pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, Colombia, Costa Rica e El Salvador) e da África (Moçambique). É autor de vários artigos publicados na imprensa e colaborador do livro “Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição”. Tem atuado nas áreas de comportamento humano na empresa, alinhamento de grupos, desenvolvimento de líderes, desenvolvimento organizacional, change management / people change, pesquisa/diagnóstico em organizações, saúde mental na empresa. É sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e do Ateliê de Pesquisa Organizacional.

Elton Moraes
É Doutor em Psicologia com imersão em analytics na Judge Business School – University of Cambridge – UK, Mestre e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, além de Psicólogo. Com experiência prática e acadêmica, é professor em programas de Liderança do INSPER, FGV e da Fundação Dom Cabral. Possui livros e artigos publicados, além de larga experiência no mercado atuando como executivo de grandes consultorias como a Mercer, Korn Ferry, Hay Group, Magalu, Sotreq CAT e Grupo Algar. Foi considerado o terceiro maior HR influencer do Brasil em 2020. Experiência ampla nas empresas em desenhos de compensação (fixo e variável), treinamento e desenvolvimento de liderança top e middle, modelo de competências, assessment e analytics (com foco em indicadores do negócio e de pessoas), além de projetos de pesquisa de engajamento e clima organizacional.

Elton Moraes
É Doutor em Psicologia com imersão em analytics na Judge Business School – University of Cambridge – UK, Mestre e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, além de Psicólogo. Com experiência prática e acadêmica, é professor em programas de Liderança do INSPER, FGV e da Fundação Dom Cabral. Possui livros e artigos publicados, além de larga experiência no mercado atuando como executivo de grandes consultorias como a Mercer, Korn Ferry, Hay Group, Magalu, Sotreq CAT e Grupo Algar. Foi considerado o terceiro maior HR influencer do Brasil em 2020. Experiência ampla nas empresas em desenhos de compensação (fixo e variável), treinamento e desenvolvimento de liderança top e middle, modelo de competências, assessment e analytics (com foco em indicadores do negócio e de pessoas), além de projetos de pesquisa de engajamento e clima organizacional.

Leni Hidalgo Nunes
Psicóloga pela USP com pós graduação em Marketing, MBA Executivo Internacional no Brasil, Mestrado em Administração de Empresas concluído no Brasil e Doutorado na França. Possui carreira em Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas industriais e também de serviços, tendo atuado no Brasil, América Latina e Europa (França, onde residiu). Seu foco nos últimos anos tem sido a área de Desenvolvimento (especialmente de executivos) e os processos de transformação organizacional. Foi Gerente Geral de Desenvolvimento Corporativo da Votorantim Industrial, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, com a responsabilidade pela coordenação do modelo corporativo de Desenvolvimento de Lideranças. Experiência em diversas universidades brasileiras, lecionando para Pós-Graduação e Educação Executiva. É líder dos cursos de Liderança na Educação Executiva Insper.

Leni Hidalgo Nunes
Psicóloga pela USP com pós graduação em Marketing, MBA Executivo Internacional no Brasil, Mestrado em Administração de Empresas concluído no Brasil e Doutorado na França. Possui carreira em Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas industriais e também de serviços, tendo atuado no Brasil, América Latina e Europa (França, onde residiu). Seu foco nos últimos anos tem sido a área de Desenvolvimento (especialmente de executivos) e os processos de transformação organizacional. Foi Gerente Geral de Desenvolvimento Corporativo da Votorantim Industrial, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, com a responsabilidade pela coordenação do modelo corporativo de Desenvolvimento de Lideranças. Experiência em diversas universidades brasileiras, lecionando para Pós-Graduação e Educação Executiva. É líder dos cursos de Liderança na Educação Executiva Insper.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.