Business Partner em Recursos Humanos

Exerça papel ativo nas organizações em que atua, apoiando as áreas de negócio no atendimento das suas principais demandas estratégicas de pessoas.

Business Partner em Recursos Humanos
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 24 horas
Icone fogete Início das aulas: 03/06/2024
Relogio Icon Fim das aulas: 05/06/2024
Relogio Icon Matrículas até: 03/06/2024

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

A função do Business Partner em Recursos Humanos distingue-se das demais ligadas a recursos humanos pelo foco na orientação das lideranças em relação a decisões críticas de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional.

Um dos principais desafios, amplamente debatido no curso, é a compreensão das diretrizes e necessidades de desenvolvimento do negócio na área de gestão de pessoas. Outro foco é o desenvolvimento de uma postura propositiva e ativa do Business Partner.

O objetivo é que o executivo estabeleça a correlação entre estratégia de negócios e estratégia de pessoas, identificando os principais elementos para a definição da estratégia de pessoas e das ações de intervenções que garantam a proposta de valor da organização.

O curso é voltado para profissionais da área de recursos humanos que ocupam a posição de Business Partner ou que estão em transição para assumir esta função.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 8.055,60

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 7.250,04

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.041,70

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

Relogio Icon

Segunda a Quarta-feira das 09h00 às 18h00

Por que fazer o curso?

Negociação Razão e Emoção (4)

Reconhecer o papel do Business Partner como articulador chave, junto aos gestores de negócio, da definição da Estratégia de Gestão de Pessoas;

Business Partner em Recursos Humanos (2)

Entender como diferentes modelos e estratégias de negócio impactam a Estratégia de Pessoas;

Business Partner em Recursos Humanos (3)

Reconhecer como o Analytics e o design organizacional podem contribuir nas decisões da Estratégia de Pessoase do negócio;

Business Partner em Recursos Humanos (4)

Compreender e exercitar as principais competências requeridas na atualidade para a área de RH e para o papel de Business Partner (impulsionar a colaboração, acelerar o negócio, desenvolver capacitação; simplificar a complexidade, mobilizar a informação *);
(*) Referência: THE NEW HRCS 8 COMPETENCY MODEL 2021. (Michigan Ross and The RBL Group)

Business Partner em Recursos Humanos (5)

Discutir e vivenciar os desafios e dilemas do exercício desse papel, aprimorando a postura e o posicionamento do BP como um Trusted Advisor.

O que você precisa saber

Perfil

Gestores, especialistas e analistas sêniores da área de recursos humanos que ocupam a posição de Business Partner ou que estão em transição para esta função.

Atenção: nosso entendimento da posição de BUSINESS PARTNER de RH, tal qual o próprio nome indica, é que se trata de uma posição estratégica, para contribuir com gestores na definição das premissas que apoiam a estruturação das demandas de capital humano que respondem à necessidade estratégica do negócio. Esse é um entendimento importante para sua decisão de se juntar a nós nesse programa!

Pré-requisitos

Formação superior e estar atuando como Business Partner de RH (coordenador, gerente ou analista) ou em vias de assumir a posição de imediato (como o programa se propõe a discutir os dilemas do exercício dessa posição, é fundamental que os participantes tenham um mínimo de vivência ou conhecimento dela). Além disso, para leitura prévia de material a ser enviado antecipadamente, será necessária disponibilidade de um tempo não superior a 2 horas. ATENÇÃO: a leitura prévia do material é FUNDAMENTAL para a dinâmica das sessões.

O que você vai aprender

A construção do programa parte do princípio de que o BP exerce uma função de alta relevância na condução da estratégia de pessoas, e essa atuação estratégica implica: 1) o reconhecimento do seu papel e 2) o pleno entendimento do modelo de negócio e de como desdobrá-lo numa estratégia de pessoas que apoie gestores na condução do negócio.

Os conteúdos foram desenhados e são conduzidos de maneira conectada, de forma que as conclusões de um módulo conduzem obrigatoriamente à introdução do módulo seguinte, de maneira a promover uma visão mais holística da atuação do BP.

1. Cenários organizacionais contemporâneos e os desafios da agenda da área de RH.

2. O Business Partner: seu papel na aceleração do negócio e no desenvolvimento da capacitação organizacional

  • Compreensão de como se organizam diferentes modelos de negócio e seu impacto nas Estratégias de Pessoas;
  • Identificação dos elementos que sustentam o modelo de negócio da empresa do participante e seus possíveis desdobramentos na Estratégia de Pessoas;
  • Reconhecimento das tendências atuais para definição de Estratégias de Pessoas e como apoiar gestores nessa definição.

3. O Business Partner: seu posicionamento no negócio como elemento que impulsiona a colaboração

  • Entendimento do papel do BP junto a gestores: identificação do posicionamento do BP na articulação interna;
  • Como fortalecer a capacidade de influência no contexto dessa articulação.

4. O Business Partner que mobiliza a informação

  • Entendimento dos fundamentos de Analytics como base para mobilizar informação;
  • Identificação de exemplos práticos de People Analytics sendo utilizadas em diversas empresas e setores: ganhos, riscos, “armadilhas”;
  • Análise das condições de seu negócio para uso de People Analytics na estruturação de tomada de decisões estratégicas sobre pessoas.

5. O Business Partner que redesenha a organização

  • Identificação de elementos básicos para o redesenho de um negócio com visitas a um melhor arranjo de trabalhos: fluxo, autonomia, responsabilidade e decisão.

6. Um roteiro para BPs apoiarem gestores

  • Conclusão das discussões de cada um dos temas, os participantes construirão um roteiro para suas conversas com gestores, a fim de ajudá-los a melhor definir a estratégia de pessoas para suas áreas.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Prof. Luis Felipe Cortoni

Luis Felipe Cortoni

Psicólogo, 37 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e equipes. Iniciou sua carreira em RH na Mercedes Benz do Brasil, e foi gerente de RH na Cia. Engenharia de Tráfego. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, El Salvador, Costa Rica e Colombia) e da África (Moçambique). Ex professor universitário nas cadeiras de sociologia e sociologia da educação. Ex professor na pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Professor do Insper SP na área da Educação Executiva. Consultor convidado em programas de capacitação da HSM. Professor convidado no MBA do Coppead da UFRJ Especialização em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro fundador da Ariele Brasil (associação de psicosocioanálise) Colaborador dos livros: – Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição. Atlas 2010, 2ªed. – Leio, logo existo. Editora CLA 2022, SP. Autor de vários artigos publicados na imprensa. Sócio diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, do Ateliê de Pesquisa Organizacional e da COMSENSO Saúde Mental no Trabalho.

Prof. Luis Felipe Cortoni

Luis Felipe Cortoni

Psicólogo, 37 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e equipes. Iniciou sua carreira em RH na Mercedes Benz do Brasil, e foi gerente de RH na Cia. Engenharia de Tráfego. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, El Salvador, Costa Rica e Colombia) e da África (Moçambique). Ex professor universitário nas cadeiras de sociologia e sociologia da educação. Ex professor na pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Professor do Insper SP na área da Educação Executiva. Consultor convidado em programas de capacitação da HSM. Professor convidado no MBA do Coppead da UFRJ Especialização em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro fundador da Ariele Brasil (associação de psicosocioanálise) Colaborador dos livros: – Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição. Atlas 2010, 2ªed. – Leio, logo existo. Editora CLA 2022, SP. Autor de vários artigos publicados na imprensa. Sócio diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, do Ateliê de Pesquisa Organizacional e da COMSENSO Saúde Mental no Trabalho.

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Elton Moraes

Elton Moraes

É Doutor em Psicologia com imersão em analytics na Judge Business School – University of Cambridge – UK, Mestre e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, além de Psicólogo. ​ Com experiência prática e acadêmica, é professor em programas de Liderança do INSPER, FGV e da Fundação Dom Cabral. Possui livros e artigos publicados, além de larga experiência no mercado atuando como executivo de grandes consultorias como a Mercer, Korn Ferry, Hay Group, Magalu, Sotreq CAT e Grupo Algar. Foi considerado o terceiro maior HR influencer do Brasil em 2020. ​ Experiência ampla nas empresas em desenhos de compensação (fixo e variável), treinamento e desenvolvimento de liderança top e middle, modelo de competências, assessment e analytics (com foco em indicadores do negócio e de pessoas), além de projetos de pesquisa de engajamento e clima organizacional.

Elton Moraes

Elton Moraes

É Doutor em Psicologia com imersão em analytics na Judge Business School – University of Cambridge – UK, Mestre e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, além de Psicólogo. ​ Com experiência prática e acadêmica, é professor em programas de Liderança do INSPER, FGV e da Fundação Dom Cabral. Possui livros e artigos publicados, além de larga experiência no mercado atuando como executivo de grandes consultorias como a Mercer, Korn Ferry, Hay Group, Magalu, Sotreq CAT e Grupo Algar. Foi considerado o terceiro maior HR influencer do Brasil em 2020. ​ Experiência ampla nas empresas em desenhos de compensação (fixo e variável), treinamento e desenvolvimento de liderança top e middle, modelo de competências, assessment e analytics (com foco em indicadores do negócio e de pessoas), além de projetos de pesquisa de engajamento e clima organizacional.

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Liderança e Pessoas, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.