Liderança e Gestão de Pessoas
Desenvolva-se como líder para uma gestão estratégica de pessoas e viabilize o sucesso da organização de forma sustentável.


Modalidade Presencial

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.
O significado de líder no mundo corporativo atual passa não só pela noção de uma pessoa capaz de guiar outras em tarefas e projetos, mas também pela ideia de um profissional capaz de tomar decisões, direcionar equipes e compreender contextos. No limite, este indivíduo é quem viabiliza o sucesso da organização de forma sustentável.
No curso, os executivos debatem tópicos fundamentais para a atuação consciente do líder como gestor de pessoas, mesclando conhecimentos, reflexões e exercícios em prol de uma educação completa dedicada à liderança. O participante também desenvolve repertório em cultura organizacional, estratégias de gestão de pessoas e desenvolvimento de líderes, além de management skills como gestão de conflitos, feedback e motivação.
O programa é voltado para todo tipo de profissional que almeje ou já esteja em posição de liderança, tendo lidado com gestão de pessoas por, no mínimo, três anos.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 9.518,88
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 8.566,99
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 7.139,16
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Calendário do curso
Segunda a Quinta-feira das 09h00 às 18h00
Sexta-Feira 09h00 às 13h00
Por que fazer o curso?

Compreender como as características e a cultura do seu negócio influenciam no modelo de gestão de pessoas;

Identificar alguns processos críticos de gestão de pessoas e a forma de gerenciá-los;

Entender seu perfil e as oportunidades de melhoria na sua atuação como gestor de pessoas;

Aprofundar seu autoconhecimento e construir seu plano de desenvolvimento como líder;

Usar ferramentas de gestão de pessoas como por exemplo, comunicação e feedback.
O que você precisa saber
Perfil
Profissionais que almejam ou já estejam em posição de liderança, tendo lidado com gestão de pessoas por, no mínimo, três anos.
Pré-requisitos
É necessário ter formação superior completa. Recomendável compreensão de textos na língua inglesa.
O que você vai aprender
Pessoas no Contexto Organizacional
As características do Modelo de Negócio assim como a cultura organizacional influenciam o modelo de gestão de pessoas. A liderança estratégica de pessoas só é efetiva se tiver sido definida com base nesses dois pilares. Diferentes modelos de negócio assim como diferentes culturas organizacionais resultam em necessidades distintas para o modelo de gestão de pessoas. Neste módulo, são abordados:
- Entendimento da Cultura Organizacional;
- Drivers na construção do Modelo de negócio;
- Direcionadores para alguns processos críticos de Gestão de Pessoas.
A Estratégia de Gestão de Pessoas
O entendimento dos diferentes processos de gestão de pessoas e suas especificidades permite um melhor alinhamento com o modelo do negócio e a cultura organizacional. Esse alinhamento é que vai garantir a efetividade da estratégia. Neste módulo, são abordados:
- Processos de Gestão de Pessoas;
- Metodologias e ferramentas para executar a estratégia de Gestão de Pessoas;
- Planejamento e Captação: a escolha da pessoa “certa” para a posição “certa”;
- Desenvolvimento: os diferentes caminhos para a evolução;
- Gestão de Desempenho: os desafios da definição e os aspectos críticos no momento da avaliação.
Habilidades Gerenciais
O líder como gestor de pessoas impulsiona as equipes para a ação. Neste escopo serão trabalhadas habilidades de gestão de equipes que favoreçam esse papel. Neste módulo são abordados:
- Desenvolvimento de Equipes;
- Gestão de conflitos;
- Comunicação;
- Feedback;
- Motivação.
Desenvolvimento do Líder fundamentado no autoconhecimento
O líder tem possibilidades de atuação e impacto na organização que vão além da sustentação do desempenho. Para exercer essas possibilidades é necessário que conheça a si mesmo, identifique seus pontos de fortes e fracos, e aqueles que precisam ser desenvolvidos. E que partindo desta reflexão, construa um plano de desenvolvimento individual. Neste módulo são abordados:
- A importância do autoconhecimento na formação de líderes;
- Construção do Plano de Desenvolvimento Individual.
Assessment 360º Center for Creative Leadership (opcional e não incluso no valor do curso)
Nesse módulo, você tem a opção de adquirir o assessment 360º do Center for Creative Leadership*. Essa ferramenta permite que você seja avaliado por seus subordinados, pares e superiores, proporcionando um olhar aberto e sincero sobre as necessidades de desenvolvimento e pontos fortes. O feedback vindo de múltiplas perspectivas é um elemento enriquecedor neste processo de desenvolvimento. Ele também permite aos indivíduos verem onde suas habilidades correspondem ou não com os comportamentos valorizados pela organização.
Como resultado, o desenvolvimento individual pode ser alinhado com a estratégia da organização. Pontos fortes podem se tornar fraquezas ou tornarem-se menos importantes no futuro e defeitos podem de repente fazer a diferença. Para os alunos que adquirirem a ferramenta, haverá uma sessão de 1h30 com um facilitador, após o fim do curso, ajudará a entender os seus resultados.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Maria Elisa Moreira
Mestre em Criatividade e inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursou Ética no Ambiente de Trabalho na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e Gestão por Competências pela FIA. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado. Extensão em Psicologia Econômica pela PUC-SP. Psicóloga pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras. Professora na FAAP, AfferoLab, Sustentare e no INSPER. Certificada nas ferramentas Birkman®, Firo-B®, TKI®, TMP® e MBTI®. Atua com treinamento e desenvolvimento de pessoas em projetos ligados à formação de equipes e lideranças. É autora do livro “Liderar não é preciso: um guia prático para o dia-a-dia dos líderes”.

Maria Elisa Moreira
Mestre em Criatividade e inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursou Ética no Ambiente de Trabalho na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e Gestão por Competências pela FIA. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado. Extensão em Psicologia Econômica pela PUC-SP. Psicóloga pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras. Professora na FAAP, AfferoLab, Sustentare e no INSPER. Certificada nas ferramentas Birkman®, Firo-B®, TKI®, TMP® e MBTI®. Atua com treinamento e desenvolvimento de pessoas em projetos ligados à formação de equipes e lideranças. É autora do livro “Liderar não é preciso: um guia prático para o dia-a-dia dos líderes”.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.