Estratégia e Geração de Valor na Saúde Suplementar

Compreenda aspectos práticos da conformidade dos serviços e da gestão estratégica e econômico-financeira das operadoras de planos de saúde.

Estratégia e Geração de Valor na Saúde Suplementar/ Conselhos de Empresas Familiares
Course Format Icon

Modalidade Presencial

Course Format Icon

Presencial

Icone Relógio Carga horária: 32 horas

Os planos de saúde respondem por um dos setores mais importantes da economia, com gastos privados com saúde representando uma parcela do PIB que ainda tende a crescer conforme o envelhecimento populacional e a incorporação de novas tecnologias nos tratamentos aconteçam.

Gestores nesse setor precisam compreender bem a regulação e as formas para que empresas se adaptem aos parâmetros regulatórios e à dinâmica do mercado. O curso é norteado por um framework de análise da estratégia baseado em quatro pilares: regulação setorial; gestão estratégica dos diferentes modelos de negócio; proposta de valor dos serviços de saúde prestados; e incorporação de novas tecnologias no contexto da saúde 4.0.

O programa é voltado para executivos, gerentes e demais profissionais que atuam no setor e que buscam ascensão em suas carreiras, além de profissionais interessados em trabalhar no setor com operadoras de planos de saúde, com prestadores (hospitais, médicos, clínicas, laboratórios) ou com a indústria de medicamentos e equipamentos de saúde.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 8.163,72

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 7.347,35

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.122,79

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Por que fazer o curso?

Produtividade e Gestão de Custos (1)

Reconhecer a contribuição da regulação para o estágio atual do mercado de saúde e debater as principais tendências setoriais;

Tributações de Fusões e Aquisições (2)

Identificar serviços em conformidade com a regulação e soluções alinhadas ao conceito de valor em saúde;

Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais (1)

Analisar criticamente a incorporação de tecnologias no setor de saúde;

Design Thinking (2)

Aplicar ferramentas de gestão para elaborar um plano estratégico e um sistema de medição de desempenho em uma organização de saúde.

O que você precisa saber

Perfil

Executivos, gerentes e demais profissionais que atuam no setor e que buscam ascensão em suas carreiras, além de profissionais interessados em trabalhar no setor com operadoras de planos de saúde, com prestadores (hospitais, médicos, clínicas, laboratórios) ou com a indústria de medicamentos e equipamentos de saúde.

Pré-requisitos

Necessária formação superior completa.

O que você vai aprender

Regulação, Portfólio de Serviços e Valor em Saúde 

  • Contexto da regulação assistencial e de estrutura de serviços 
  • Compliance com a regulação assistencial 
  • Desenho de planos de saúde baseados em valor 
  • Mercado privado de saúde e sua entrega de valor 
  • Contexto da regulação econômica setorial 
  • Saúde baseada em valor: conceitos, indicadores e cases 
  • Tendências setoriais e adaptação estratégica 

Saúde 4.0 

  • Contexto da regulação de novos produtos para a saúde 
  • Análise crítica das tecnologias em saúde para entrega de valor 
  • Avaliação e incorporação de novas tecnologias em saúde 

Gestão Baseada em Evidências 

  • Estratégia e desempenho das organizações 
  • O processo de gestão da estratégia: da formulação à execução 
  • Caso prático: seleção de indicadores estratégicos 
  • Administração estratégica na saúde suplementar

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Vanessa Teich

Vanessa Teich

Engenheira de produção (UFRJ), com pós-graduação em economia da saúde e mestrado em avaliações econômicas em saúde (Universidade de York, Inglaterra). Consultora na área de avaliações de tecnologias em saúde com 12 anos de experiência na condução de estudos para precificação e reembolso de novas tecnologias em saúde no Brasil.

Vanessa Teich

Vanessa Teich

Engenheira de produção (UFRJ), com pós-graduação em economia da saúde e mestrado em avaliações econômicas em saúde (Universidade de York, Inglaterra). Consultora na área de avaliações de tecnologias em saúde com 12 anos de experiência na condução de estudos para precificação e reembolso de novas tecnologias em saúde no Brasil.

X
Leandro Fonseca

Leandro Fonseca

Economista (UFRJ), com pós-graduação em Finanças Corporativas (IAG-PUC/RJ) e mestrado em regulação (LSE – London School of Economics and Political Science). Diretor-Presidente Substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde maio/2017, e Diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, desde dezembro/2016. Servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2004.

Leandro Fonseca

Leandro Fonseca

Economista (UFRJ), com pós-graduação em Finanças Corporativas (IAG-PUC/RJ) e mestrado em regulação (LSE – London School of Economics and Political Science). Diretor-Presidente Substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde maio/2017, e Diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, desde dezembro/2016. Servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2004.

X
Samir Martins

Samir Martins

Graduado em Direito (UERJ), Especialista em Direito Público (FGV) e Mestre em Direito (UGF). Professor contratado ad hoc dos cursos de especialização em Gestão de Seguros e Resseguro e Gestão Jurídica do Seguro da FUNENSEG e do curso de especialização em Saúde Suplementar da UCP. Foi professor substituto da Faculdade de Direito da UERJ

Samir Martins

Samir Martins

Graduado em Direito (UERJ), Especialista em Direito Público (FGV) e Mestre em Direito (UGF). Professor contratado ad hoc dos cursos de especialização em Gestão de Seguros e Resseguro e Gestão Jurídica do Seguro da FUNENSEG e do curso de especialização em Saúde Suplementar da UCP. Foi professor substituto da Faculdade de Direito da UERJ

X
David Kallas

David Kallas

Atua desde 1994 com estratégia, avaliação de desempenho e processos de gestão em empresas de grande, médio e pequeno porte (inclusive start ups) no Brasil e América Latina. É sócio da KC&D e professor no Insper desde 2005. É Vice-Presidente da Anefac – Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, sendo o responsável pela VP de Administração e pela Diretoria de Estratégia e Inovação. É doutor em estratégia pela pela FGV – EAESP, mestre em Política de Negócios e Economia de Empresas pela FEA-USP e graduado em administração pela Universidade de São Paulo, com extensão universitária na Universidade de Estocolmo, Suécia. Possui artigos publicados em diversos periódicos e eventos acadêmicos nacionais e internacionais, é co-organizador do livro Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras (Ed. Campus, 2005) e autor de capítulo no livro MBA Executivo (Saraiva, 2008).

David Kallas

David Kallas

Atua desde 1994 com estratégia, avaliação de desempenho e processos de gestão em empresas de grande, médio e pequeno porte (inclusive start ups) no Brasil e América Latina. É sócio da KC&D e professor no Insper desde 2005. É Vice-Presidente da Anefac – Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, sendo o responsável pela VP de Administração e pela Diretoria de Estratégia e Inovação. É doutor em estratégia pela pela FGV – EAESP, mestre em Política de Negócios e Economia de Empresas pela FEA-USP e graduado em administração pela Universidade de São Paulo, com extensão universitária na Universidade de Estocolmo, Suécia. Possui artigos publicados em diversos periódicos e eventos acadêmicos nacionais e internacionais, é co-organizador do livro Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras (Ed. Campus, 2005) e autor de capítulo no livro MBA Executivo (Saraiva, 2008).

X

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.