Estratégias Baseadas em Valor para o Sistema de Saúde

Transforme a cultura organizacional nas corporações de saúde públicas e privadas, implementando os conceitos de saúde baseada em valor no contexto do sistema de saúde brasileiro

Capa do Curso Jornada de Empreendedorismo e Inovação/ Market Surveillance: Oficina de Casos e Melhores Práticas no Mercado de Capitais / Compliance e Governança no Setor Público / Estratégias Baseadas em Valor para o Sistema de Saúde / Owners, Presidents and Top Management Program
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 24 horas
Icone fogete Início das aulas: 16/09/2024
Relogio Icon Fim das aulas: 18/09/2024
Relogio Icon Matrículas até: 16/09/2024

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Os Sistema de saúde no mundo estão há décadas enfrentando desafios financeiros, tecnológicos e assistenciais que colocam em risco a vida da população, por não conseguir acessar na hora e local certo centros de saúde. Em 2010, nos Estados Unidos e a partir da Escola de Negócios de Harvard, um novo modelo para estruturar sistemas de saúde – Value-based health Care (VBHC)- começou a ser disseminado pelo mundo com o propósito de melhorar resultados de saúde sem continuamente incrementar custos ao sistema e centrar o processo de cuidado nas reais necessidades de saúde de cada indivíduo. Passado mais de uma década da proposição conceitual, há exemplos de sucesso e não sucesso de modelos de negócio e assistência em saúde que se transformaram por completo no mundo e, no Brasil, as implementações com início meio e fim ainda são incipientes. Ao mesmo tempo, os problemas financeiros e de proporcionar acesso a tecnologias no mercado da saúde brasileiro têm se intensificado com mais força após a pandemia da COVID-19.

Esse curso proporcionará discussões aplicadas, baseadas em casos reais de implementação, de como podemos transformar o sistema de saúde no Brasil, no anglo público ou privado de todos os stakeholders envolvidos (paciente, indústria, hospitais, fontes pagadoras).

O programa se destina a executivos, líderes, gestores, consultores e pesquisadores que trabalham para o desenvolvimento contínuo de um sistema de saúde mais eficiente, sustentável e que proporcione maior acesso a tecnologias com responsabilidade financeira.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 6.250,00

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 5.625,00

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 4.687,50

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

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Segunda a Quarta-feira das 09h00 às 18h00

Por que fazer o curso?

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (1)

Proposta educacional:
O Insper adota a metodologia de aprendizado centrada no aluno. Isso significa que os estudantes são os protagonistas do processo educacional, com participação ativa em aulas dinâmicas;

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (2)

Infraestrutura de primeira linha:
O Insper oferece uma infraestrutura de alta qualidade para apoiar o aprendizado dos seus alunos, incluindo a Biblioteca Telles, laboratórios e centros de pesquisa;

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (1)

Networking: Os alunos do Insper contam com diversas oportunidades de interação com outros alunos, ex-alunos e professores em eventos exclusivos. A Comunidade Alumni do Insper é formada por quase 32 mil integrantes, que permanecem conectados para compartilhar conhecimento e experiências ao longo dos anos.

O que você precisa saber

Perfil

Executivos, médicos e outros profissionais de saúde em posição de liderança, gestores de organizações público e privadas e empreendedores, que atuam no mercado da saúde.

Pré-requisitos

Necessária formação superior completa. Recomendável a compreensão da língua inglesa, principalmente, para a leitura de textos. Preferencialmente que atue em posição de liderança e gestão estratégia de organizações de saúde ou no sistema de saúde pública.

O que você vai aprender

Por que transformar os sistemas de saúde?

  • Por que repensar sistemas de saúde?
  • O conceito de valor em saúde como uma estratégia para responder aos problemas enfrentados pelos sistemas de saúde;
  • A adoção de linhas de cuidado para o desenvolvimento de unidades integradas de cuidado;
  • Casos nacionais de integração de cuidado em andamento.

A cultura da medição no contexto de valor em saúde

  • A medição de desfechos: CROMs, PROMs e PREMs;
  • Capacidade tecnológica para medir desfechos em saúde: soluções e exemplos no mundo e no Brasil;
  • Medição de custos com o método TDABC;
  • Casos nacionais e como geraram impacto e mudança para organizações e sistemas.

Incorporação de tecnologias, estratégias de acesso e remuneração baseadas em valor

  • Do fee-for-service aos novos modelos de remuneração baseados em valor;
  • Casos Internacionais e Nacionais em andamento;
  • O processo de incorporação de tecnologias no Brasil na Conitec;
  • O processo de incorporação de tecnologias no Brasil na ANS;
  • Perspectivas de melhoria no processo e adoção dos conceitos de valor para avaliações de incorporação, sustentabilidade e desincorporação de tecnologias no sistema.

Incorporação de tecnologias, estratégias de acesso e remuneração baseadas em valor

  • O processo de judicialização no Brasil e seu impacto ao sistema;
  • A adoção de acordos de compartilhamento de risco e o impacto que podem causar à redução da judicialização.

Uso de dados de vida real e capacidade tecnológica em iniciativas de valor em saúde

  • Uso de dados de vida real e capacidade tecnológica em iniciativas de valor em saúde;
  • Exemplos de soluções de base tecnológica para medição de custos e desfechos.

Aula magna final: Como podemos acelerar a implementação de modelos de gestão baseados em valor no Brasil?

  • Fechamento do curso com espaço para discussão e desdobramento dos projetos de cada integrante.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Prof. Ana Paula Beck da Silva Etges

Ana Etges

Ana é apaixonada por inspirar pessoas a apliarem conhecimento científico e colaborarem com o estabelecimento de sistemas de saúde mais eficientes. Além de ser Professora do MBA de Gestão Estratégica em Saúde do Insper, Ana é sócia fundadora da PEV Consultoria em Saúde, atua como Pesquisadora Sênior no Instituto Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS-CNPq) e na Dream Big Health (EUA), como Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS e Professora Associada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Em todas as suas afiliações, Ana já realizou dezenas de projetos de pesquisa e consultoria em custos e gestão estratégica de saúde no Brasil, Portugal e nos EUA. Nessas inciativas, ela está continuamente pesquisando e trabalhando para melhorar a eficiência dos sistemas de saúde. Ana é Engenheira de Produção pela PUCRS, mestre e doutora em engenheira de produção pela UFRGS, em colaboração com Stanford Medicine, concluiu seu estágio de pós-doutorado em Epidemiologia na UFRGS, em colaboração com o Brigham Women’s Hospital, frequentou o VBHC Seminary na Harvard Business School (2021) e finalizou o curso de pós graduação Effective Writing Certification Program na Harvard Medical School em 2023. Nos últimos cinco anos, publicou 85 artigos científicos em revistas indexadas, tendo índice ‘h’ 17.

Prof. Ana Paula Beck da Silva Etges

Ana Etges

Ana é apaixonada por inspirar pessoas a apliarem conhecimento científico e colaborarem com o estabelecimento de sistemas de saúde mais eficientes. Além de ser Professora do MBA de Gestão Estratégica em Saúde do Insper, Ana é sócia fundadora da PEV Consultoria em Saúde, atua como Pesquisadora Sênior no Instituto Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS-CNPq) e na Dream Big Health (EUA), como Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS e Professora Associada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Em todas as suas afiliações, Ana já realizou dezenas de projetos de pesquisa e consultoria em custos e gestão estratégica de saúde no Brasil, Portugal e nos EUA. Nessas inciativas, ela está continuamente pesquisando e trabalhando para melhorar a eficiência dos sistemas de saúde. Ana é Engenheira de Produção pela PUCRS, mestre e doutora em engenheira de produção pela UFRGS, em colaboração com Stanford Medicine, concluiu seu estágio de pós-doutorado em Epidemiologia na UFRGS, em colaboração com o Brigham Women’s Hospital, frequentou o VBHC Seminary na Harvard Business School (2021) e finalizou o curso de pós graduação Effective Writing Certification Program na Harvard Medical School em 2023. Nos últimos cinco anos, publicou 85 artigos científicos em revistas indexadas, tendo índice ‘h’ 17.

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Prof. Isabela Brandão Furtado

Isabela Brandão

Professora no Insper, atua em pesquisas e avaliações de impacto em temas relacionados à economia da saúde. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), Mestrado Acadêmico em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2013) e Doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2018). Anteriormente, trabalhou como coordenadora de campo para a Unidade de Avaliação de Impacto do Banco Mundial (DIME), participando do desenho e implementação de diversas avaliações de impacto nas áreas da saúde, desenvolvimento rural e educação.

Prof. Isabela Brandão Furtado

Isabela Brandão

Professora no Insper, atua em pesquisas e avaliações de impacto em temas relacionados à economia da saúde. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), Mestrado Acadêmico em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2013) e Doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2018). Anteriormente, trabalhou como coordenadora de campo para a Unidade de Avaliação de Impacto do Banco Mundial (DIME), participando do desenho e implementação de diversas avaliações de impacto nas áreas da saúde, desenvolvimento rural e educação.

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Prof. Paulo Furquim de Azevedo

Paulo Furquim

É Professor Titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia do Insper. É graduado em Administração Pública, pela FGV e é Mestre e Doutor em Economia pela FEA-USP. Foi Visiting Professor no MIT e Visiting Scholar na University of California at Berkeley. Foi também Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de 2006 a 2009, tendo atuado em inúmeros casos relacionados a cooperativas médicas e de fusões nos setores de hospitais, administradoras de benefícios e empresas farmacêuticas. É autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre os seguintes temas: concorrência, regulação, e organização dos mercados e da firma, com diversas aplicações à cadeia de saúde suplementar. Atualmente coordena pesquisas do Insper, voltadas ao aumento da eficiência da cadeia de saúde suplementar e judicialização da saúde.

Prof. Paulo Furquim de Azevedo

Paulo Furquim

É Professor Titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia do Insper. É graduado em Administração Pública, pela FGV e é Mestre e Doutor em Economia pela FEA-USP. Foi Visiting Professor no MIT e Visiting Scholar na University of California at Berkeley. Foi também Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de 2006 a 2009, tendo atuado em inúmeros casos relacionados a cooperativas médicas e de fusões nos setores de hospitais, administradoras de benefícios e empresas farmacêuticas. É autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre os seguintes temas: concorrência, regulação, e organização dos mercados e da firma, com diversas aplicações à cadeia de saúde suplementar. Atualmente coordena pesquisas do Insper, voltadas ao aumento da eficiência da cadeia de saúde suplementar e judicialização da saúde.

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Prof. Carisi Anne Polanczyk

Carisi Anne Polanczyk, MD, ScD, ESC Fellow<br>

Carisi é Professora Associada de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisadora sênior da Agência Nacional do Brasil (CNPq), chefe do serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento e médica e preceptora no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Carisi também atua como coordenador do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS/CNPq) e cofundadora da PEV Consultoria em Saúde, onde realiza projetos com embasamento científico para aumentar eficiência e valor para o sistema de saúde. Além disso, Carisi é membro das Sociedades Brasileira e Gaúcha de Cardiologia. Carisi é Médica Cardiologista pela UFRGS, com mestrado e doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela mesma instituição e em colaboração com a Harvard Medical School e, mais recentemente, frequentou o VBHC Seminary na Harvard Business School. Nos últimos cinco anos, publicou 83 artigos científicos em revistas indexadas, tendo índice ‘h’ 43.

Prof. Carisi Anne Polanczyk

Carisi Anne Polanczyk, MD, ScD, ESC Fellow<br>

Carisi é Professora Associada de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisadora sênior da Agência Nacional do Brasil (CNPq), chefe do serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento e médica e preceptora no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Carisi também atua como coordenador do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS/CNPq) e cofundadora da PEV Consultoria em Saúde, onde realiza projetos com embasamento científico para aumentar eficiência e valor para o sistema de saúde. Além disso, Carisi é membro das Sociedades Brasileira e Gaúcha de Cardiologia. Carisi é Médica Cardiologista pela UFRGS, com mestrado e doutorado em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela mesma instituição e em colaboração com a Harvard Medical School e, mais recentemente, frequentou o VBHC Seminary na Harvard Business School. Nos últimos cinco anos, publicou 83 artigos científicos em revistas indexadas, tendo índice ‘h’ 43.

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Saúde, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.