Negócios Imobiliários: Cidade, Mercado e Dados
Sem turmas abertas no momento
Avise-me Inscreva-se para receber notificações de novas turmas.Aprenda a transformar risco climático em ação estratégica para fortalecer a resiliência urbana e ampliar o acesso a financiamentos.
A mudança climática já não é um risco futuro: ela afeta as cidades brasileiras no presente. Enchentes, deslizamentos, ondas de calor e colapsos em infraestrutura colocam em xeque a capacidade de adaptação urbana. A resposta exige um novo tipo de liderança, que esteja preparada para articular conhecimento técnico, ação territorial e inteligência financeira.
O curso “Cidade +2oC: estratégias e financiamento para a adaptação climática” busca contribuir para a superação desse desafio. Ele conecta dados e projetos, financiamento e gestão pública, reunindo especialistas, formuladores, gestores públicos e privados e lideranças comunitárias em experiências reais de adaptação urbana no Brasil.
O programa tem como objetivo capacitar profissionais a assumirem o protagonismo na agenda de adaptação de baixo carbono das cidades brasileiras, promovendo a integração entre mapeamento de riscos, planejamento urbano, governança e financiamento. Além disso, relaciona esses aspectos às normas IFRS S1 – Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade e IFRS S2 – Divulgações Relacionadas ao Clima, estabelecidas recentemente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Por meio de aulas expositivas, discussões sobre casos reais, atividades de estruturação de projetos e trocas de conhecimentos, a formação oferece uma abordagem diferenciada que combina teoria e prática.
Presencial
Sem turmas abertas no momento
Carga horária: 24 horas
Novas turmas em breve.
A definir

Mapear riscos climáticos em áreas urbanas e construir indicadores relevantes para a formulação de estratégias intersetoriais;

Integrar a dimensão do risco climático aos instrumentos de planejamento urbano, políticas setoriais e concessões públicas;

Aprender a traduzir riscos climáticos urbanos em riscos financeiros materiais, alinhados às exigências de investidores, reguladores e financiadores, com as normas IFRS S1 e S2 (CVM);

Analisar experiências concretas de adaptação em curso no país, extraindo aprendizados aplicáveis a diferentes contextos;

Estruturar projetos de adaptação climática com qualidade técnica, alinhados a marcos nacionais e internacionais;

Compreender a lógica do financiamento climático e as exigências técnicas e institucionais para projetos financiáveis;

Identificar oportunidades de financiamento público, privado, filantrópico e blended disponíveis no Brasil.
Esse curso é destinado a arquitetos, urbanistas, engenheiros, consultores de políticas públicas, desenvolvedores imobiliários, empreendedores em negócios de impacto urbano, investidores e gestores de fundos de infraestrutura e ESG, gestores públicos de diferentes níveis (federal, estadual e municipal) das áreas de planejamento, finanças, urbanismo, habitação, defesa civil, infraestrutura e meio ambiente, membros de organizações da sociedade civil com atuação em território e profissionais de empresas públicas ou concessionárias de serviços urbanos.
O curso é destinado a um público amplo, com destaque para profissionais das seguintes áreas:
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
*O Corpo docente pode sofrer alterações até o início do curso.

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas do portfólio de Cidades , e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.
Clique no botão “Inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.
Data limite para pedidos de bolsa: A definir
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Cidades passam pela etapa da entrevista anterior à aprovação.

Presencial
Sem turmas abertas no momento
Carga horária: 24 horas
Novas turmas em breve.