Gestão da Mobilidade Urbana: Financiamento do Transporte Público
Sem turmas abertas no momento
Avise-me Inscreva-se para receber notificações de novas turmas.Venha conhecer como as tecnologias, pessoas e processos estão moldando o cenário urbano e impulsionando a inovação para criar cidades mais eficientes, conectadas, seguras, inclusivas e sustentáveis
O crescente papel das novas tecnologias no cotidiano de bilhões de pessoas é um dos marcos da vida contemporânea. Com mais da metade da população do planeta morando em cidades, é natural que as atenções se voltem para elas nesta chamada “Era Digital”. Assim, a adoção de soluções baseadas em tecnologia e dados vem mudando a forma como enfrentamos os desafios urbanos – da gestão de recursos naturais à oferta de serviços básicos, transportes, segurança e habitação.
A perspectiva da implementação de cidades inteligentes surgiu como uma promessa poucas décadas atrás e, ao longo dos anos, de fato, se tornou uma possibilidade concreta para se ir além das abordagens tradicionais de planejamento urbano e gestão de municípios. No entanto, a jornada rumo às “soluções inteligentes” carrega obstáculos que precisam ser superados. À medida que as cidades coletam uma quantidade extraordinária de dados, utilizá-los para melhorar os serviços e a tomada de decisões cria também a necessidade de se abordarem questões de cibersegurança e de proteção da privacidade dos cidadãos. Além disso, garantir que o uso de novas tecnologias e meios de transformação digital representem ganhos de qualidade de vida urbana para todos os segmentos da população, especialmente os grupos vulnerabilizados, está longe de ser tarefa simples.
A execução eficaz de soluções inteligentes em uma escala urbana é algo que requer coordenação e colaboração interdisciplinar. Aspectos de governança, regulação, planejamento e participação cidadã são determinantes para o êxito das iniciativas. A integração de sistemas e a cooperação entre diferentes departamentos governamentais e setores da sociedade são cruciais para o sucesso da transformação digital das cidades. O presente curso explora esses desafios, apontando caminhos e tendências das mudanças em direção a um futuro urbano mais inteligente, seguro e sustentável.
Presencial
Sem turmas abertas no momento
Carga horária:24 horas
Novas turmas em breve.
A definir
Compreenda o conceito de cidades inteligentes como ferramenta para garantir o desenvolvimento urbano sustentável;
Reconheça como o uso do Big Data e de tecnologias inovadoras constitui uma valiosa ferramenta no aprimoramento da estruturação de projetos urbanos;
Identifique políticas públicas voltadas para a inovação urbana, a transformação digital e os principais elementos do ecossistema das cidades inteligentes;
Relacione a perspectiva de cidades inteligentes em áreas temáticas como mobilidade urbana, segurança pública e mudanças climáticas a partir de casos reais.
O curso é destinado a um público amplo, com interesse geral na intersecção entre tecnologia, desenvolvimento urbano e cidades inteligentes, a saber:
Profissionais e gestores dos setores público, privado, acadêmico e ONGs envolvidos na estruturação de projetos urbanos;
Arquitetos, urbanistas, engenheiros, entre outros que buscam a sinergia entre o planejamento urbano, a tecnologia, a inovação e pessoas;
Profissionais da área de tecnologia que buscam conhecer visões sistêmicas de projetos estruturantes nas cidades;
Lideranças de movimentos sociais com propósito de atuar no campo da tecnologia, de cidades e de serviços;
Alunos e ex-alunos de cursos de pós-graduação, MBA, que buscam uma atualização nas questões relativas ao setor.
Não há requisitos para este curso.
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
Em classe, o aluno vai adquirir uma compreensão estratégica das soluções que estão por trás de projetos bem-sucedidos de cidades inteligentes. Para tanto, o curso apresenta os conceitos, os contextos, as políticas e as conquistas tecnológicas que norteiam a elaboração de programas de cidades inteligentes – e mostra como as soluções baseadas em dados podem responder a algumas das questões urbanas mais urgentes, propiciando o surgimento de ambientes eficientes e acessíveis para todos os cidadãos.
No decorrer de seus três dias, o curso, de caráter intensivo, explora a interseção entre tecnologia, transformação digital e dados no contexto dos maiores desafios urbanos a partir de eixos temáticos como mobilidade urbana, segurança pública e mudanças climáticas. Ao final, os participantes serão capazes de identificar políticas públicas, soluções tecnológicas e boas práticas que, quando consideradas com outras variáveis podem minimizar as externalidades negativas e maximizar sinergias de maneira preditiva e no planejamento de futuro mais equitativos e sustentáveis.
O ambiente de aprendizado proposto explora dois componentes fundamentais das cidades inteligentes: 1) Os elementos que constituem o ecossistema smart para cidades inteligentes no Brasil, como aspectos legais, técnicos, de inovação e de governança; e 2) As especificidades setoriais baseadas em soluções e estudos de caso reais nos campos da mobilidade urbana, segurança pública e mudanças climáticas. Esses elementos serão trabalhados para auxiliar gestores e profissionais que atuam nos municípios a reconhecerem a importância da adoção de tecnologias e da tomada de decisão baseada em dados para a solução dos desafios urbanos deste século e para melhoria na prestação de serviços públicos.
O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas do portfólio de Cidades, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.
Clique no botão “Inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.
Data limite para pedidos de bolsa: 05/04/2024
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Cidades, passam pela etapa da análise anterior a aprovação.
Presencial
Sem turmas abertas no momento
Carga horária:24 horas
Novas turmas em breve.