« Ir para cursos

Dados, Ativismo e Desenvolvimento Urbano

Produção e uso de dados como potência de transformação da cidade

Os dados são a base do mundo atual. Vivemos uma era em que o processamento de grandes volumes de informação orienta decisões, ações e relações em todos os setores. Esse fenômeno, conhecido como dataficação da vida, promete avanços em políticas e gestão, é fato, mas também expõe desafios como concentração de poder e vigilância. Nas megacidades do Sul Global, a extração e uso de dados refletem disputas entre diferentes atores – das grandes corporações às comunidades periféricas. A apropriação de dados molda narrativas e políticas, intensificando conflitos e oportunidades em territórios marcados pela desigualdade.

Nesse contexto, movimentos sociais e iniciativas comunitárias despontam nas favelas e periferias do Brasil ao utilizar dados para redesenhar narrativas, visibilizar problemas locais e propor soluções concretas. É com esse foco que o presente curso pretende atuar: partir dessas experiências para compreender criticamente o papel dos dados no desenvolvimento urbano integral, identificar lacunas no levantamento de informações sobre territórios vulnerabilizados e explorar tecnologias e ferramentas práticas para criar soluções inovadoras. O curso também visa fortalecer a capacidade de estabelecer demandas de políticas públicas de maneira mais eficaz, estimulando a criação de protótipos coletivos que utilizem a Geração Cidadã de Dados para transformar realidades locais e promover uma gestão urbana mais justa e inclusiva.

Sobre o curso:

O presente curso oferece uma visão crítica e prática sobre a produção e o uso de dados em contextos urbanos, com foco nas iniciativas que emergem de territórios periféricos no Brasil. Os participantes serão introduzidos a esse ecossistema de dados para compreender como ele pode ser utilizado na formulação de soluções concretas para desafios urbanos e sociais.

O objetivo é capacitar os participantes a aplicar tecnologias e dados no desenvolvimento urbano integral, estimulando a proposição de políticas públicas mais inclusivas e adequadas a contextos vulnerabilizados. Serão exploradas estratégias que valorizam as potencialidades desses territórios, como participação comunitária, mobilização social e práticas de comunicação transformadoras.

A estrutura do curso combina teoria e prática, com debates baseados em bibliografia especializada, exercícios aplicados, apresentação de ferramentas, estudo de casos e troca de experiências. Essa abordagem permite que os participantes desenvolvam uma compreensão global e aplicada do tema.

O curso é voltado para gestores de corporações privadas e organizações sociais, profissionais de tecnologia, gestores públicos, pesquisadores acadêmicos, lideranças comunitárias e coletivos organizados. A formação visa ampliar o repertório de práticas e ferramentas para o reconhecimento de lacunas no levantamento de dados em territórios vulnerabilizados e incentivar ações concretas para transformar realidades locais.

Presencial

Sem turmas abertas no momento

Carga horária: 24 horas

Novas turmas em breve.

Calendário do curso

A definir

Por que fazer o curso?

Gestão de Compliance (3)

Para compreender de forma crítica como os dados moldam o planejamento urbano e a formulação de políticas públicas, através do conceito de dataficação da vida, ou seja, dos impactos que a coleta e análise de dados têm nas decisões e dinâmicas de poder nas cidades;

Investimentos no Mercado Imobiliário (1)

Identificar ferramentas práticas e tecnologias emergentes no desenvolvimento de soluções criativas e eficazes, especialmente em contextos territoriais precarizados, para a construção de narrativas alternativas e atuação em políticas públicas e sociais;

Family Office Fundamentos_Práticas e Soluções (1)

Desenvolver um projeto aplicado de protótipo coletivo a partir de princípios da Geração Cidadã de Dados, desde a identificação de problemas até a proposição de soluções baseadas em dados, com o objetivo de geração de impacto em diferentes comunidades e contextos.

Perfil

O presente curso é indicado para profissionais, gestores, pesquisadores e ativistas interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o uso de dados para a promoção de transformações sociais e políticas em contextos vulnerabilizados. Ao integrar teoria e prática com uma abordagem crítica e inovadora, o curso prepara você para enfrentar os desafios de um cenário cada vez mais dataficado, capacitando os alunos a criarem soluções inclusivas e eficazes para cidades mais justas e democráticas.

O curso é destinado a quem tenha interesse em ciência de dados aplicada a contextos sociais específicos e ao ativismo social. Por exemplo:

– Integrantes de organizações sociais focadas em justiça social, que buscam compreender o papel dos dados na defesa de direitos e na construção de narrativas alternativas;

– Pesquisadores acadêmicos das áreas de urbanismo, ciências sociais, comunicação, ciência de dados e áreas afins, que buscam uma compreensão aplicada das dinâmicas de dataficação e suas implicações;

– Profissionais do setor de tecnologia interessados em explorar as intersecções entre dados, políticas públicas e ativismo digital;

– Lideranças comunitárias que desejam utilizar dados para potencializar o impacto de suas ações e iniciativas;

– Gestores do setor público, da iniciativa privada e de organizações sociais que atuam na elaboração de diagnósticos e leitura de contextos.

Não perca a chance de desenvolver habilidades que farão a diferença na promoção de mudanças positivas para a sociedade. Inscreva-se e contribua para um futuro em que dados e cidadania caminhem juntos, fortalecendo direitos e ampliando o acesso à informação.

Pré-requisitos

Não há exigência de conhecimentos prévios.

O que você vai aprender

Introdução ao ecossistema de produção de dados nas cidades

Dataficação e poder: os impactos do big data e do capitalismo de vigilância

Cidades inteligentes e exclusão socioespacial

Ativismo de dados e justiça de dados

Ferramentas de coleta, análise e visualização de dados

Estudos de caso: iniciativas de ativismo de dados em territórios vulnerabilizados

Estratégias de advocacy e construção de projetos de dados para incidência

Protótipo final de um projeto de geração cidadã de dados

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

*O Corpo docente pode sofrer alterações até o início do curso.

Bolsa de Estudos

prog bolsas - Dados, Ativismo e Desenvolvimento Urbano


O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas do portfólio de Cidades, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil-alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para um candidato poderá implicar em uma redução de concessão a um outro. A parcimônia permitirá que mais candidatos possam usufruir dessa possibilidade.
Clique no botão “Inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

Data limite para pedidos de bolsa: 03/08/2025

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Cidades passam pela etapa da entrevista anterior à aprovação.

Capa Dados Ativismo e Desenvolvimento Urbano 1440x810 2 - Dados, Ativismo e Desenvolvimento Urbano

Presencial

Sem turmas abertas no momento

Carga horária: 24 horas

Novas turmas em breve.