A mobilidade urbana é central na garantia da qualidade de vida aos habitantes das cidades. As alternativas de deslocamentos se refletem na experiência urbana de cada um – possibilitando, dificultando ou até mesmo inibindo o acesso e o direito à cidade. Compreender e atuar com a mobilidade urbana, direta ou indiretamente, é pensar sobre a complexidade humana, considerando modelos de cidades e formas de deslocamentos que surgem e se multiplicam ao longo do tempo, causando impactos positivos e negativos.
O ano de 2025 marca o início de um novo ciclo de gestões municipais, sejam elas fruto de eleições ou reeleições, representando uma oportunidade única para que as cidades avancem em políticas públicas que promovam uma mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e segura. Pensando nos grandes desafios urbanos atuais, o curso fornece ferramentas a gestores públicos e privados e a organizações da sociedade civil para a concepção de soluções inovadoras em distintos contextos urbanos.
Proposta do Curso:
O curso se concentra no desenvolvimento de uma mobilidade urbana inteligente, sustentável e inclusiva, apresentando e introduzindo conceitos, práticas, políticas e desafios relacionados à infraestrutura física e social. O curso parte de uma abordagem integrada, destacando a importância de fortalecer tecnologias sociais juntamente com inovações de vanguarda.
A partir de um modelo híbrido de aulas online, presenciais e visitas técnicas, o curso parte de três principais eixos, buscando desafiar conceitos e apresentar caminhos e estratégias que apontem para futuros mais responsivos: cidades inteligentes, sustentáveis e humanas; dados, gestão e financiamento da mobilidade urbana; e participação social e novos conceitos da mobilidade.
As aulas são divididas entre momentos de exposição dialogada dos conteúdos e conceitos, e momentos em que são trabalhados estudos de caso, vídeos e textos sobre a temática abordada, levando em consideração distintas realidades brasileiras e internacionais (cidades de grande, médio e pequeno porte).
Capacitar os participantes a conceber e implementar soluções inovadoras para os desafios de mobilidade urbana, levando em consideração diferentes realidades urbanas;
Compreender o conceito de cidades inteligentes e como a mobilidade se alinha a uma visão tecnológica e inclusiva, reconhecendo como dados, novas tecnologias e a participação social podem maximizar a eficiência dos sistemas;
Identificar os desafios e as potencialidades de sistemas complexos de mobilidade urbana em São Paulo, a partir de visitas técnicas, analisando as dinâmicas e interações que caracterizam o transporte na metrópole;
Relacionar o planejamento urbano ao sistema de mobilidade como indutor da criação de cidades mais inclusivas, sustentáveis e seguras;
O que você precisa saber
Perfil
O curso é destinado a um público amplo, com interesse geral na área de mobilidade urbana:
Profissionais do setor privado interessados em conhecer o planejamento e os diversos aspectos relacionados ao tema;
Profissionais do mercado financeiro envolvidos na estruturação de projetos de mobilidade urbana;
Técnicos do setor público que trabalham na gestão de sistemas de mobilidade;
Profissionais de organizações não governamentais dedicados a essa área;
Lideranças de movimentos sociais urbanos interessados em atuar no campo da mobilidade;
Estudantes de pós-graduação empenhados em se aprofundar nas questões relativas ao setor.
Pré-requisitos
É necessária experiência prévia na temática específica do curso, além de disponibilidade de tempo para participar das aulas e atividades.
O que você vai aprender
Módulo 1: Aulas Online
Apresentação do curso e introdução ao tema;
A relação da mobilidade urbana e cidades inteligentes;
Gestão, operação e descarbonização do transporte público;
Financiamento e a economia do transporte;
Dados e tecnologia na mobilidade urbana;
Urbanismo social e mobilidade urbana;
Mobilidade ativa e segurança viária;
A cidade de 15 minutos: conceitos e perspectivas;
Logística Urbana.
Módulo 2: Aulas Presenciais
O módulo presencial é composto por aulas e visitas técnicas a duas operadoras de sistemas de mobilidade, proporcionando uma visão real sobre o dia a dia destas operações, uma grande oportunidade de conectar teoria e prática, relacionar conhecimentos, estabelecer contatos profissionais e se engajar de forma mais significativa com a mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
Blended
Sérgio Avelleda
Blended
Helena Coelho
Blended
Cristina Albuquerque
Blended
Flávio Chevis
Blended
Katia Mello
Blended
Mauricio Bouskela
Blended
Mauro Calliari
Blended
Paulo Oliveira
Blended
Roberto Speicys
Sérgio Avelleda
Advogado com MBA em gestão executiva pelo Insper. Foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, quando a cidade aderiu ao Visão Zero, programa de redução para zero de mortes no trânsito. Foi presidente do Metrô de São Paulo e presidente da CPTM, diretor Global de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington e, Membro do Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT). É Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia. Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP e articulista da Revista Ferroviária e de outras publicações especializadas.
Helena Coelho
Coordenadora Adjunta do Núcleo de Mobilidade e do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável no Insper Cidades, lidera iniciativas focadas em mobilidade urbana sustentável. Sua atuação envolve coordenação estratégica e pesquisa aplicada para o desenvolvimento de soluções inovadoras que promovem cidades mais inclusivas e sustentáveis. Advogada, Mestre e Doutora pela UFMG. Atua em projetos que integram direito urbanístico e planejamento urbano, sempre com o objetivo de promover mudanças positivas na estrutura urbana. Tem o compromisso de contribuir para a construção de espaços urbanos mais humanos e eficientes, alinhando regulamentações jurídicas às necessidades do desenvolvimento sustentável.
Cristina Albuquerque
Especialista em Mobilidade Urbana. Trabalha para tornar os sistemas de transporte das cidades mais eficientes e limpos, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo seus impactos ambientais. Cristina fornece apoio às cidades na concepção e implementação de soluções e políticas de transporte de baixo carbono e alta eficiência, incluindo eletrificação do setor de transporte, gerenciamento da demanda de transporte, nova mobilidade sustentável, entre outras. Cristina é graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Ela também possui um curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos na UFRGS. Cristina é Diretora de Eletromobilidade Global do WRI e trabalha para gerenciar e expandir o portfólio de trabalho do WRI na eletrificação do transporte público e transporte de carga globalmente.
Flávio Chevis
CEO, Addax Assessoria Econômica e Financeira, é formado em Economia pela Universidade de São Paulo – USP no Brasil, tendo iniciado uma carreira em Planejamento de Transportes e Infraestrutura em 2001 depois de quase 10 anos trabalhando com Análise Financeira em instituições industriais e fundos de investimento. Aprimorou seu expertise em Transporte por meio de um mestrado em Engenharia de Transportes na POLI-USP. Fundador da ADDAX Assessoria Econômica e Financeira, com sede em São Paulo, Empresa de Consultoria em Infraestrutura, envolvendo anteprojetos, estudos de mercado, Modelagem de Concessões e PPP, Estudos de Viabilidade, como a PPP da Linha 6, a PPP do TIC Campinas, entre outros. Em 2024, a ADDAX foi classificada pelo 3º ano consecutivo entre as 100 mais influentes Empresas de mobilidade no Brasil. Flávio Chevis é vice-presidente do Comitê de Economia de Transportes da UITP, associação privada sediada em Bruxelas que reúne mais de 1900 fornecedores, operadores e autoridades de transporte pelo mundo. Como membro da UITP, recebeu o UITP AWARD 2017 de Financiamento Inteligente e Modelos de Negócios inovadores para a “PPP da Baixada Santista – ÔNIBUS e VLT”, em conjunto com a EMTU/SP.
Katia Mello
Cofundadora e Copresidente da Diagonal, empresa de consultoria pioneira em gestão social, com o propósito transformar vidas por meio da mudança social e do desenvolvimento sustentável dos territórios, apoiando governos, organizações do terceiro setor, agências internacionais de fomento e empresas privadas a gerarem impacto socioambiental positivo nas comunidades em que atuam. O trabalho da Diagonal atendeu mais de 5 milhões de pessoas, em 22 países, 24 estados e mais de 1000 municípios brasileiros, por meio de mais de 1300 projetos. Responsável técnica da Diagonal junto ao CREA, formada em engenharia civil e sanitária na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com experiência anterior à Diagonal, na Prefeitura de Recife como Diretora de Obras Públicas, no Governo do Estado de Pernambuco como Diretora de Recuperação de Programas Habitacionais da Secretaria de Habitação e como Assessora do Programa de Crédito Popular do antigo Banco do Estado – Bandepe, e na Prefeitura de Olinda como coordenadora do Projeto de Urbanização Ilha de Santana, primeiro financiamento do BNDES em urbanização integrada de favelas.
Mauricio Bouskela
Coordenador do Núcleo de Economia Urbana, Cidades Inteligentes e Big Data do Centro de Estudos das Cidades | Laboratório Arq.Futuro do Insper e consultor especializado em transformação digital, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Com mais de três décadas de experiência profissional, atuou por catorze anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em sua sede em Washington D.C., liderando projetos inovadores em mais de 20 países da América Latina e Caribe. No BID, foi agraciado com o “IDB’s Most Innovative Team Award” pela solução “Soft Panic Button”, voltada à proteção de mulheres contra a violência doméstica. Durante doze anos trabalhou na Intel Corporation como diretor para a América Latina, sendo premiado com o “Intel Top Achievers” por quatro vezes e o “Intel Achievement Award”.
Mauro Calliari
Mauro Calliari é colunista da Folha de S.Paulo e autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”. É administrador de empresas pela FGV e doutor em urbanismo pela FAU-USP. Mauro atua como como pesquisador, professor e palestrante sobre mobilidade ativa, caminhabilidade e espaços públicos. É membro do Conselho de Transportes e do Conselho de Política Urbana de São Paulo e convidado de várias organizações para discutir questões da cidade contemporânea.
Paulo Oliveira
Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-CEAG-SP) e em Logística pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). Curso de educação executiva no MIT, Boston, EUA (Supply Chain Excellence). Com mais de 20 anos de experiência na área de operações logísticas e supply chain, atuou em empresas nacionais (Grupo Abril, Sadia, Liquigás) e multinacionais (Souza Cruz, Unilever, Danone), sempre envolvido em projetos na cadeia de abastecimento, como distribuição, roteirização, armazenagem, indicadores de desempenho, planejamento e contratação/gestão de terceiros. Foi consultor do Banco Mundial entre 2015 e 2017 e pesquisador do GVcelog-FGV-SP entre 2017 e 2019. Atualmente está na empresa nacional de tecnologia para logística nstech e também no portal Mundo Logística.
Roberto Speicys
CEO e cofundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Sorbonne Université e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha na área de cidades inteligentes há 10 anos desenvolvendo soluções de análise de dados de mobilidade, que fornecem informações fundamentais para suportar a tomada de decisão baseada em evidências, tanto do cidadão quanto do governo. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), do comitê executivo da UITP (Union Internationale des Transports Publics) para o biênio 2023-2025 e fellow da Royal Society of Engineering (UK). Entre suas áreas de interesse estão a proteção da privacidade no contexto das cidades inteligentes, e a criação de plataformas de integração e análise de dados que impactem positivamente a vida dos cidadãos.
Bolsa de Estudos
Alinhado às diretrizes do Insper, que incentiva a pluralidade em sala de aula, o Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper está empenhado em promover a diversidade e a inclusão em seus cursos (a exemplo do que faz em seu dia a dia de pesquisa, publicações, eventos etc.; trata-se, na realidade, de um princípio norteador). Para viabilizar esse objetivo, o Laboratório atua junto a apoiadores para o oferecimento de bolsas, inclusive integrais. Elas são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil alvo e possibilidade de aplicação e impacto do conhecimento aprendido em classe pelo bolsista. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsa – Você a encontrará no formulário de inscrição.
Data limite para pedidos de bolsa: A definir
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Cidades passam pela etapa da entrevista anterior à aprovação.