Blended
A mobilidade urbana é central para garantir uma boa qualidade de vida aos habitantes das cidades. As alternativas de deslocamentos se refletem na experiência urbana de cada um – possibilitando, dificultando ou até mesmo inibindo o acesso e o direito à cidade.
Compreender e atuar com a mobilidade urbana, direta ou indiretamente, é pensar sobre a complexidade humana, considerando modelos de cidades e formas de deslocamentos que surgem e se multiplicam ao longo do tempo, causando impactos positivos e negativos.
Pensando nos grandes desafios urbanos atuais, este curso fornece ferramentas a gestores públicos e privados e a organizações da sociedade civil para a concepção de soluções inovadoras em distintos contextos urbanos.
O ano de 2024 trará ainda mais luz sobre os temas do transporte público, do trânsito e da logística urbana, em razão do natural debate provocado pelas eleições municipais. O curso é uma oportunidade para qualificar a participação nesse debate.
Voltado para o desenvolvimento de uma mobilidade urbana inteligente, sustentável e inclusiva, o curso apresenta e introduz conceitos, práticas, políticas e desafios relacionados à infraestrutura física e social, assim como também aos seus sistemas e dados, com foco em uma abordagem integrada. Aponta ainda para a necessidade de fortalecer tecnologias sociais, além das inovações de vanguarda.
Serão três os seus eixos, buscando desafiar conceitos e apresentar caminhos e estratégias que apontem para futuros mais responsivos em relação às questões atuais: planejamento e desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis; dados, gestão e financiamento da mobilidade urbana; e participação social e novos conceitos da mobilidade.
A primeira visita programada será ao Centro de Controle Operacional e Pátio de Manutenção da Linha 15-Prata, em monotrilho, do Metrô de São Paulo. Trata-se do único sistema de modal de monotrilho de transporte de passageiros do Brasil. A visita dará aos alunos a oportunidade de conhecer toda a complexidade da operação e de manutenção dos trens daquela linha.
A outra visita prevista na grade do curso será ao Centro de Controle Operacional da SPTrans, onde os alunos irão aprender os mecanismos que regulam a operação de mais de 11 mil ônibus – um dos maiores sistemas de transporte sobre pneus do mundo. .
Com essa programação de atividades extraclasse, o objetivo é que os participantes possam se aproximar, na prática, dos desafios e dos aspectos peculiares da gestão da mobilidade urbana em uma megalópole como São Paulo.
As aulas são divididas entre momentos de exposição dialogada dos conteúdos e conceitos, e momentos em que são trabalhados estudos de caso, vídeos e textos sobre a temática abordada, levando em consideração distintas realidades brasileiras e internacionais (cidades de grande, médio e pequeno porte).
Investimento
Valor integral R$ 3.114,00
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 2.802,60
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 2.335,50
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?
Compreenda o conceito de cidades inteligentes e como a mobilidade se alinha a uma visão tecnológica e inclusiva;
Relacione o planejamento urbano com o sistema de mobilidade como indutor de cidades mais inclusivas, sustentáveis e seguras;
Reconheça como o uso de dados, novas tecnologias e a participação social pode maximizar a eficiência dos sistemas de mobilidade urbana e seus benefícios;
Amplie o conhecimento sobre possibilidades de financiamento e economia da mobilidade urbana.
O que você precisa saber
Perfil
O curso é destinado a um público amplo, com interesse geral na área de mobilidade urbana:
O curso é destinado a um público amplo, com interesse geral na área de mobilidade urbana:
Profissionais do setor privado interessados em conhecer o planejamento e os diversos aspectos relacionados ao tema;
Profissionais do mercado financeiro envolvidos na estruturação de projetos de mobilidade urbana;
Técnicos do setor público que trabalham na gestão de sistemas de mobilidade;
Profissionais de organizações não governamentais dedicados a essa área;
Lideranças de movimentos sociais urbanos interessados em atuar no campo da mobilidade;
Estudantes de pós-graduação empenhados em se aprofundar nas questões relativas ao setor.
Pré-requisitos
Não há exigência de conhecimentos prévios, mas é bem importante ter tempo de dedicação de estudo e realização das atividades práticas assíncronas.
O que você vai aprender
Módulo 1: Aulas Online
Aula 1
- Apresentação do curso e introdução ao tema
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
Aula 2
- A relação da mobilidade urbana e cidades inteligentes
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
- Docentes convidados:
Aula 3
- O planejamento urbano e a mobilidade inteligente
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
- Docentes convidados:
Aula 4
- Financiamento e a economia do transporte
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
- Docentes convidados:
Aula 5
- Dados e tecnologia na mobilidade urbana
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
- Docentes convidados:
Aula 6
- Gestão, operação e descarbonização de sistemas de transporte
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
- Docentes convidados:
Aula 7
- Mobilidade ativa e segurança viária
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
Aula 8
- A cidade de 15 minutos: conceitos e perspectivas
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
- Docentes convidados:
Aula 9
- Logística Urbana
- Docentes: Sérgio Avelleda / Carolina Guimarães
- Docentes convidado:
Módulo 2: Aulas Presenciais
- Visita técnica: As visitas serão a duas organizações, Central CPTM e outro operador, e proporcionarão uma visão real sobre o dia-a-dia destas operações, propiciando uma grande oportunidade de conectar teoria e prática, relacionar conhecimentos, estabelecer contatos profissionais e se engajar de forma mais significativa com a mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
Sérgio Avelleda
Advogado com MBA em gestão executiva pelo Insper. Foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, quando a cidade aderiu ao Visão Zero, programa de redução para zero de mortes no trânsito. Foi presidente do Metrô de São Paulo e presidente da CPTM, diretor Global de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington e, Membro do Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT). É Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia. Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP e articulista da Revista Ferroviária e de outras publicações especializadas.
Sérgio Avelleda
Advogado com MBA em gestão executiva pelo Insper. Foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, quando a cidade aderiu ao Visão Zero, programa de redução para zero de mortes no trânsito. Foi presidente do Metrô de São Paulo e presidente da CPTM, diretor Global de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington e, Membro do Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT). É Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia. Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP e articulista da Revista Ferroviária e de outras publicações especializadas.
Carolina Guimarães
Urbanista e gestora de projetos. Mestre em cooperação internacional e desenvolvimento urbano pela University of Darmstadt, Alemanha e graduada em Economia e Ciências Políticas pela University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Em sua carreira profissional já atuou em diversos setores como organizações multilaterais ( ONU-Habitat, Comissão Europeia, Cities Alliances), terceiro setor, setor privado e consultorias. Mobilidade sempre foi um tema transversal em seus trabalhos, ao oferecer cooperação técnica às cidades para promover o desenvolvimento urbano sustentável, trazendo soluções de mobilidade urbana como centrais em suas recomendações, como também já liderou uma coalizão de organizações de mobilidade e clima com foco na criação de uma agenda propositiva de presente e futuro para São Paulo. Foi conselheira do Conselho municipal de mobilidade e trânsito na cidade de São Paulo.
Carolina Guimarães
Urbanista e gestora de projetos. Mestre em cooperação internacional e desenvolvimento urbano pela University of Darmstadt, Alemanha e graduada em Economia e Ciências Políticas pela University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Em sua carreira profissional já atuou em diversos setores como organizações multilaterais ( ONU-Habitat, Comissão Europeia, Cities Alliances), terceiro setor, setor privado e consultorias. Mobilidade sempre foi um tema transversal em seus trabalhos, ao oferecer cooperação técnica às cidades para promover o desenvolvimento urbano sustentável, trazendo soluções de mobilidade urbana como centrais em suas recomendações, como também já liderou uma coalizão de organizações de mobilidade e clima com foco na criação de uma agenda propositiva de presente e futuro para São Paulo. Foi conselheira do Conselho municipal de mobilidade e trânsito na cidade de São Paulo.
Mauricio Bouskela
Consultor especializado em transformação digital, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Com mais de três décadas de experiência profissional, atuou por catorze anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em sua sede em Washington D.C., liderando projetos inovadores em mais de 20 países da América Latina e Caribe. No BID, foi agraciado com o “IDB’s Most Innovative Team Award” pela solução “Soft Panic Button”, voltada à proteção de mulheres contra a violência doméstica. Durante doze anos trabalhou na Intel Corporation como diretor para a América Latina, sendo premiado com o “Intel Top Achievers” por quatro vezes e o “Intel Achievement Award”.
Mauricio Bouskela
Consultor especializado em transformação digital, cidades inteligentes e desenvolvimento urbano. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Com mais de três décadas de experiência profissional, atuou por catorze anos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em sua sede em Washington D.C., liderando projetos inovadores em mais de 20 países da América Latina e Caribe. No BID, foi agraciado com o “IDB’s Most Innovative Team Award” pela solução “Soft Panic Button”, voltada à proteção de mulheres contra a violência doméstica. Durante doze anos trabalhou na Intel Corporation como diretor para a América Latina, sendo premiado com o “Intel Top Achievers” por quatro vezes e o “Intel Achievement Award”.
Mauro Calliari
Mauro Calliari é colunista da Folha de S.Paulo e autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”. É administrador de empresas pela FGV e doutor em urbanismo pela FAU-USP. Mauro atua como como pesquisador, professor e palestrante sobre mobilidade ativa, caminhabilidade e espaços públicos. É membro do Conselho de Transportes e do Conselho de Política Urbana de São Paulo e convidado de várias organizações para discutir questões da cidade contemporânea.
Mauro Calliari
Mauro Calliari é colunista da Folha de S.Paulo e autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”. É administrador de empresas pela FGV e doutor em urbanismo pela FAU-USP. Mauro atua como como pesquisador, professor e palestrante sobre mobilidade ativa, caminhabilidade e espaços públicos. É membro do Conselho de Transportes e do Conselho de Política Urbana de São Paulo e convidado de várias organizações para discutir questões da cidade contemporânea.
Laura Janka Zires
Arquiteta pela UNAM com mestrado em desenho urbano pela escola de Desenho de Harvard, trabalha há quinze anos em questões relacionadas ao planejamento, o desenho urbano e participação cidadã das cidades. Com experiência no poder público, setor privado, e no terceiro setor, sua experiência desenvolve-se na liderança de projetos de diferentes escalas e complexidades políticas e socioambientais. Desde 2015 divide sua prática na consultoria de projetos de desenho urbano e processos participativos no México e no Brasil e no ensino de métodos de desenho urbano em diferentes universidades do mundo. Em dezembro de 2021 se integrou ao Laboratório Arq. Futuro de Cidades no INSPER no núcleo de Arquitetura e Cidade e colaborando em projetos de pesquisa, ensino transdisciplinar e projetos piloto de intervenção urbana.
Laura Janka Zires
Arquiteta pela UNAM com mestrado em desenho urbano pela escola de Desenho de Harvard, trabalha há quinze anos em questões relacionadas ao planejamento, o desenho urbano e participação cidadã das cidades. Com experiência no poder público, setor privado, e no terceiro setor, sua experiência desenvolve-se na liderança de projetos de diferentes escalas e complexidades políticas e socioambientais. Desde 2015 divide sua prática na consultoria de projetos de desenho urbano e processos participativos no México e no Brasil e no ensino de métodos de desenho urbano em diferentes universidades do mundo. Em dezembro de 2021 se integrou ao Laboratório Arq. Futuro de Cidades no INSPER no núcleo de Arquitetura e Cidade e colaborando em projetos de pesquisa, ensino transdisciplinar e projetos piloto de intervenção urbana.
Roberto Speicys Cardoso
Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6/Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha com análise de dados de transporte há 8 anos. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e membro do conselho da UITP LATAM no biênio 23/24.
Roberto Speicys Cardoso
Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6/Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha com análise de dados de transporte há 8 anos. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e membro do conselho da UITP LATAM no biênio 23/24.
Vinícius Picanço Rodrigues
Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU). É Professor Assistente no Insper, atuando nas áreas de Sustentabilidade e Operações em programas de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e educação executiva. Atualmente, é também Research Affiliate do Departamento de Engenharia Mecânica da DTU. Foi visiting researcher no System Dynamics Group da Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Vinícius é Mestre em Engenharia de Produção (ênfase em Pesquisa Operacional) e graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar, além de deter o título de especialista em Logistics and Supply Chain Management pelo MIT. É membro do conselho do The Good Food Institute (GFI) para suas operações no Brasil. Foi um dos co-fundadores da Essensus, uma consultoria global dedicada à integração de sustentabilidade em processos-chave de inovação e negócios de empresas e fundou também outras duas startups de tecnologias. Chegue.Lá e PlatSo. Trabalhou na área de IT Strategy & Transformation da Accenture. No terceiro setor, Vinícius atuou em diversas organizações, com destaque para o tema de educação com foco em jovens e adultos vulneráveis e de baixa renda. Atuou também como consultor e pesquisador em diversas empresas: Embraer, Natura, Coloplast, Acco/Tilibra, Steelcase, Volvo Construction Equipment, Helibrás/Airbus Group, GKN Aerospace, Faber-Castell, Tecumseh etc. Seus trabalhos de pesquisa têm sido publicados em respeitados periódicos nacionais e internacionais, tais como Business Strategy & Environment, Journal of Cleaner Production, Sustainability, International Journal of Product Lifecycle Management, Teaching and Teacher Education, Gestão & Produção, Gepros – Gestão da Produção, Operações e Sistemas etc. É membro da System Dynamics Society, da Design Society e da European Operations Management Association (EurOMA).
Vinícius Picanço Rodrigues
Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU). É Professor Assistente no Insper, atuando nas áreas de Sustentabilidade e Operações em programas de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e educação executiva. Atualmente, é também Research Affiliate do Departamento de Engenharia Mecânica da DTU. Foi visiting researcher no System Dynamics Group da Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Vinícius é Mestre em Engenharia de Produção (ênfase em Pesquisa Operacional) e graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar, além de deter o título de especialista em Logistics and Supply Chain Management pelo MIT. É membro do conselho do The Good Food Institute (GFI) para suas operações no Brasil. Foi um dos co-fundadores da Essensus, uma consultoria global dedicada à integração de sustentabilidade em processos-chave de inovação e negócios de empresas e fundou também outras duas startups de tecnologias. Chegue.Lá e PlatSo. Trabalhou na área de IT Strategy & Transformation da Accenture. No terceiro setor, Vinícius atuou em diversas organizações, com destaque para o tema de educação com foco em jovens e adultos vulneráveis e de baixa renda. Atuou também como consultor e pesquisador em diversas empresas: Embraer, Natura, Coloplast, Acco/Tilibra, Steelcase, Volvo Construction Equipment, Helibrás/Airbus Group, GKN Aerospace, Faber-Castell, Tecumseh etc. Seus trabalhos de pesquisa têm sido publicados em respeitados periódicos nacionais e internacionais, tais como Business Strategy & Environment, Journal of Cleaner Production, Sustainability, International Journal of Product Lifecycle Management, Teaching and Teacher Education, Gestão & Produção, Gepros – Gestão da Produção, Operações e Sistemas etc. É membro da System Dynamics Society, da Design Society e da European Operations Management Association (EurOMA).
Evandro Luis
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Urbanismo Social pelo Insper. Atua como cientista de dados no Laboratório Arq.Futuro do Insper e integra a equipe do AfroDados junto ao Afro CEBRAP. Antes trabalhou como servidor do Estado de Minas Gerais nas áreas de política habitacional e desenvolvimento social com foco em escritórios de dados e políticas baseadas em evidências.
Evandro Luis
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em Urbanismo Social pelo Insper. Atua como cientista de dados no Laboratório Arq.Futuro do Insper e integra a equipe do AfroDados junto ao Afro CEBRAP. Antes trabalhou como servidor do Estado de Minas Gerais nas áreas de política habitacional e desenvolvimento social com foco em escritórios de dados e políticas baseadas em evidências.
Flavio Chevis
Flavio Chevis é formado em Economia pela Universidade de São Paulo – USP no Brasil, tendo iniciado uma carreira em Planejamento de Transporte e Infraestrutura em 2001 depois de quase 10 anos trabalhando com Análise Financeira em instituições industriais e fundos de investimento. Aprimorou seu expertise em Transporte por meio de um mestrado em Engenharia de Transportes na POLI-USP. Fundador da ADDAX Assessoria Econômica e Financeira, com sede em São Paulo, Brasil, uma Empresa de Consultoria para o setor Público e Privado em Infraestrutura, envolvendo anteprojetos, estudos de mercado, Modelagem de Concessões e PPP, Estudos de Viabilidade. Em 2023, a ADDAX foi classificada pelo 2º ano consecutivo entre as 100 mais influentes Empresas de mobilidade no Brasil. Flávio Chevis é vice-presidente do Comitê de Economia de Transportes da UITP, associação privada sediada em Bruxelas que reúne mais de 1900 fornecedores, operadores e autoridades de transporte pelo mundo. Como membro da UITP, recebeu o UITP AWARD 2017 de Financiamento Inteligente e Modelos de Negócios para a “PPP da Baixada Santista – ÔNIBUS e VLT”, em conjunto com a EMTU/SP, com base em seu Modelo de Negócios inovador.
Flavio Chevis
Flavio Chevis é formado em Economia pela Universidade de São Paulo – USP no Brasil, tendo iniciado uma carreira em Planejamento de Transporte e Infraestrutura em 2001 depois de quase 10 anos trabalhando com Análise Financeira em instituições industriais e fundos de investimento. Aprimorou seu expertise em Transporte por meio de um mestrado em Engenharia de Transportes na POLI-USP. Fundador da ADDAX Assessoria Econômica e Financeira, com sede em São Paulo, Brasil, uma Empresa de Consultoria para o setor Público e Privado em Infraestrutura, envolvendo anteprojetos, estudos de mercado, Modelagem de Concessões e PPP, Estudos de Viabilidade. Em 2023, a ADDAX foi classificada pelo 2º ano consecutivo entre as 100 mais influentes Empresas de mobilidade no Brasil. Flávio Chevis é vice-presidente do Comitê de Economia de Transportes da UITP, associação privada sediada em Bruxelas que reúne mais de 1900 fornecedores, operadores e autoridades de transporte pelo mundo. Como membro da UITP, recebeu o UITP AWARD 2017 de Financiamento Inteligente e Modelos de Negócios para a “PPP da Baixada Santista – ÔNIBUS e VLT”, em conjunto com a EMTU/SP, com base em seu Modelo de Negócios inovador.
Cristina Albuquerque
Cristina é especialista em Mobilidade Urbana. Trabalha para tornar os sistemas de transporte das cidades mais eficientes e limpos, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo seus impactos ambientais. Cristina fornece apoio às cidades na concepção e implementação de soluções e políticas de transporte de baixo carbono e alta eficiência, incluindo eletrificação do setor de transporte, gerenciamento da demanda de transporte, nova mobilidade sustentável, entre outras. Cristina é graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Ela também possui um curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos na UFRGS. Cristina é Diretora de Eletromobilidade Global do WRI e trabalha para gerenciar e expandir o portfólio de trabalho do WRI na eletrificação do transporte público e transporte de carga globalmente.
Cristina Albuquerque
Cristina é especialista em Mobilidade Urbana. Trabalha para tornar os sistemas de transporte das cidades mais eficientes e limpos, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo seus impactos ambientais. Cristina fornece apoio às cidades na concepção e implementação de soluções e políticas de transporte de baixo carbono e alta eficiência, incluindo eletrificação do setor de transporte, gerenciamento da demanda de transporte, nova mobilidade sustentável, entre outras. Cristina é graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Ela também possui um curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos na UFRGS. Cristina é Diretora de Eletromobilidade Global do WRI e trabalha para gerenciar e expandir o portfólio de trabalho do WRI na eletrificação do transporte público e transporte de carga globalmente.
Bolsa de Estudos
Alinhado às diretrizes do Insper, que incentiva a pluralidade em sala de aula, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades está empenhado em promover a diversidade e a inclusão em seus cursos (a exemplo do que faz em seu dia a dia de pesquisa, publicações, eventos etc.; trata-se, na realidade, de um princípio norteador). Para viabilizar esse objetivo, o Laboratório atua junto a apoiadores para o oferecimento de bolsas, inclusive integrais. Elas são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil alvo e possibilidade de aplicação e impacto do conhecimento aprendido em classe pelo bolsista. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsa – Você a encontrará no formulário de inscrição.
Data limite para pedidos de bolsa:
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Cidades, passam pela etapa da entrevista análise a aprovação.