

Modalidade Presencial

Presencial

A evolução dos departamentos jurídicos corporativos corrobora a atuação dos advogados em posições estratégicas, resultando em vantagem competitiva para as organizações. Nessa posição, os gestores jurídicos atuam como parceiros do negócio, definem e discutem o planejamento estratégico e sofrem as mesmas pressões das demais áreas, como controle de custos e exigência de respostas rápidas e efetivas que viabilizem negócios.
O domínio técnico passou a não ser a única exigência para os profissionais que gerem um departamento jurídico corporativo. Os gestores precisam ter domínio multidisciplinar, incluindo conceitos de gestão que facilite a tomada de decisão, melhorando a percepção do valor agregado.
Os desafios atuais gerados pelo acúmulo de funções, a exemplo da LGPD, Governança, Compliance, Relações Governamentais, ESG, Diversidade, etc.
Aliadas às novidades tecnológicas, gestão de pessoas e mudanças legislativas frequentes faz com que os gestores tenham que desenvolver técnicas de faster leaning, influência e gestão colaborativa.
Esse curso, com enfoque estratégico e prático, foi desenhado com o objetivo de desenvolver e consolidar as competências necessárias para a gestão de um departamento jurídico corporativo. O curso será interativo e apresentará ferramentas para que os departamentos jurídicos melhorem seus desempenhos agregando valor às organizações.
Investimento
Valor integral R$ 8.957,00
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 8.061,63
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.718,03
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?

Aprofundar em técnicas de liderança, visando qualidade e rapidez na entrega, bem como melhor relação custo-benefício;

Demonstrar técnicas de gestão de pessoas, processos e sistemas;

Integrar práticas típicas da advocacia ao contexto e necessidades dos negócios;

· Aplicar ferramentas de gestão e novas tecnologias às atividades e necessidades do departamento jurídico;

Preparar o executivo para os desafios do acúmulo de funções e novas exigências;

· Desenvolver soft skills, aprimorando a influência, qualidade e ambiência;

Desempenhar atividades adequadamente no processo de tomada de decisões, em situações ordinárias e extraordinárias (crises);

Alinhar as ações do departamento jurídico à criação de valor para o negócio.
O que você precisa saber
Perfil
Advogados e gestores de departamento jurídico no Brasil.
Pré-requisitos
Experiência mínima de 2 anos em cargo de liderança.
O que você vai aprender
Advogado Corporativo
o Evolução e Características;
o Acúmulo de Funções x Trabalho Colaborativo;
o Preservação de Sigilo e Inviolabilidade do Local de Trabalho dos Gestores Corporativos Jurídicos;
o Prerrogativas;
o Obrigações;
o Novos Desafios e Responsabilidades.
Instrumentos de Gestão
o Planejamento Estratégico;
o Orçamento;
o Indicadores de Desempenho;
o Ferramentas de Desenvolvimento, Acompanhamento e Prestações de Contas;
o Comunicação Corporativa de Resultados;
o Eficiência Jurídica.
Gestão da Rotina
o Gestão de Terceirizados e de Contencioso;
o Gestão de Contratos;
o Uso de Mediação como Soluções Pré-litígio.
Gestão de Pessoas
o Formação de Equipe;
o Contratação;
o Desenvolvimento;
o Retenção;
o Diversidade e Inclusão (Etarismo, Discriminação, PCDs, etc.);
o Saúde e Colaboração.
Carreira
o Carreira em “Y” – Especialista ou Gestor;
o Expatriação;
o Acúmulo de Funções;
o Preparação para Carreira Pós Corporativa;
o Migração;
o Conselheiro e Consultor.
Estruturantes
o Governança Corporativa;
o ESG;
o Societário;
o Compliance;
o Gestão de Crises e Riscos.
Contemporâneo
o Inovação;
o Tecnologia;
o Metaverso;
o Criptomoedas;
o Blockchain, Endomarketing e Legal Design.
Relacionamento
o Benchmarking;
o Relações Institucionais: Governo;
o Agências Reguladoras;
o Conselho de Administração;
o Conselho Fiscal;
o Comitês;
o Sindicatos;
o Associações e Judiciário.
Desafios Atuais do Advogado Corporativo
o Generalista;
o Venture Capital;
o LGPD;
o Inovação;
o RelGov;
o Compliance;
o Concorrencial;
o Imobiliária Patrimonial;
o Multidisciplinariedade;
o Gestão Extraterritorial;
o Movimentação Lateral e Legal Operation.
Docente Líder

Ricardo M. Cavallo
Executivo jurídico com mais de 25 anos de experiência, com passagens pelos bancos BCN/BRADESCO e BANESPA/SANTANDER, pela multinacional americana KIMBERLY-CLARK e nas multinacionais brasileiras VOTORANTIM e CSN. Ministrou aulas na PUC-SP, Mackenzie, Faculdades Rio Branco, BSP e Fundação Dom Cabral. Responsável também pela área de Compliance e Relações Institucionais. Tem graduação, especialização e mestrado pela PUC/SP, extensão em liderança e gestão pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL e pelo INSPER, formado no Programa Executivo para Corporate General Counsel em HARVARD. Com foco em pessoas formou 16 Diretores Jurídicos no mercado e é o idealizador e Presidente Comissão Especial de Departamentos Jurídicos na OAB Nacional. Por 5 vezes eleitos pelos pares como um dos executivos mais admirados no Brasil. Também é mentor e co-fundador da Green Tech Angels, que investe smart money em startups e scale-ups de impacto verde.

Ricardo M. Cavallo
Executivo jurídico com mais de 25 anos de experiência, com passagens pelos bancos BCN/BRADESCO e BANESPA/SANTANDER, pela multinacional americana KIMBERLY-CLARK e nas multinacionais brasileiras VOTORANTIM e CSN. Ministrou aulas na PUC-SP, Mackenzie, Faculdades Rio Branco, BSP e Fundação Dom Cabral. Responsável também pela área de Compliance e Relações Institucionais. Tem graduação, especialização e mestrado pela PUC/SP, extensão em liderança e gestão pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL e pelo INSPER, formado no Programa Executivo para Corporate General Counsel em HARVARD. Com foco em pessoas formou 16 Diretores Jurídicos no mercado e é o idealizador e Presidente Comissão Especial de Departamentos Jurídicos na OAB Nacional. Por 5 vezes eleitos pelos pares como um dos executivos mais admirados no Brasil. Também é mentor e co-fundador da Green Tech Angels, que investe smart money em startups e scale-ups de impacto verde.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Adriana Cardinali Straube
Advogada, Executiva e Conselheira. Graduada e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Visiting Researcher e Visiting Fellow na King’s College London. Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Membro do Jurídico de Saias, Women in Antitrust in Latin America e Women in Law Mentoring. Professora e Palestrante. Autora de livros e artigos jurídicos. Atuou em grandes grupos econômicos a exemplo do Serasa, Votorantim Cimentos, Pepsico e Mercado Livre, aonde ocupa a função de Diretora Jurídica.

Adriana Cardinali Straube
Advogada, Executiva e Conselheira. Graduada e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Visiting Researcher e Visiting Fellow na King’s College London. Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Membro do Jurídico de Saias, Women in Antitrust in Latin America e Women in Law Mentoring. Professora e Palestrante. Autora de livros e artigos jurídicos. Atuou em grandes grupos econômicos a exemplo do Serasa, Votorantim Cimentos, Pepsico e Mercado Livre, aonde ocupa a função de Diretora Jurídica.

Adriano Claudio Pires Ribeiro
Graduado em Direito há 25 anos pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Instituição em que se especializou também em Direito Empresarial. Executivo da Área Jurídica, possui vasta experiência como Head Jurídico em grupos econômicos na área de Construção Cível/Pesada e Agronegócio, além de ampla vivência como sócio de Bancas de Advocacia do pais. Atualmente é Diretor Executivo do Contencioso Jurídico na JBS, empresa multinacional e líder mundial no seu segmento, liderando o departamento jurídico com mais de 200 integrantes, além de Conselheiro Fiscal na ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.

Adriano Claudio Pires Ribeiro
Graduado em Direito há 25 anos pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Instituição em que se especializou também em Direito Empresarial. Executivo da Área Jurídica, possui vasta experiência como Head Jurídico em grupos econômicos na área de Construção Cível/Pesada e Agronegócio, além de ampla vivência como sócio de Bancas de Advocacia do pais. Atualmente é Diretor Executivo do Contencioso Jurídico na JBS, empresa multinacional e líder mundial no seu segmento, liderando o departamento jurídico com mais de 200 integrantes, além de Conselheiro Fiscal na ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.

Alessandro Tomao
É Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos no Banco Santander desde Fevereiro de 2018. Tomao é Bacharel em Direito pela Uni-FMU e possui MBA em Administração de Empresas com ênfase em RH pela Universidade de São Paulo. Ainda, cursou vários programas executivos, entre outros, no INSEAD e EuroMoney. Antes de assumir a Vice-Presidência do banco, foi responsável por todo o departamento contencioso, consultoria legal trabalhista e pelos planos de previdência do Santander Brasil entre junho de 2010 e fevereiro de 2018. Antes disso, trabalhou no Itaú-Unibanco, no período de 2000 a 2010, onde foi responsável pelo departamento jurídico trabalhista e previdenciário e assumido posições em diversos Conselhos das Entidades de Previdência do grupo Itau. Foi membro do Conselho Jurídico da Associação Brasileira dos Fundos de Pensão – ABRAPP. É membro do Conselho de Administração da CACEIS desde 2019 e foi membro do Conselho de Administração do Banco Bonsucesso. A partir de Janeiro de 2020, passou a integrar a Diretoria Executiva (DIREX) da Febraban como representante do Santander.

Alessandro Tomao
É Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos no Banco Santander desde Fevereiro de 2018. Tomao é Bacharel em Direito pela Uni-FMU e possui MBA em Administração de Empresas com ênfase em RH pela Universidade de São Paulo. Ainda, cursou vários programas executivos, entre outros, no INSEAD e EuroMoney. Antes de assumir a Vice-Presidência do banco, foi responsável por todo o departamento contencioso, consultoria legal trabalhista e pelos planos de previdência do Santander Brasil entre junho de 2010 e fevereiro de 2018. Antes disso, trabalhou no Itaú-Unibanco, no período de 2000 a 2010, onde foi responsável pelo departamento jurídico trabalhista e previdenciário e assumido posições em diversos Conselhos das Entidades de Previdência do grupo Itau. Foi membro do Conselho Jurídico da Associação Brasileira dos Fundos de Pensão – ABRAPP. É membro do Conselho de Administração da CACEIS desde 2019 e foi membro do Conselho de Administração do Banco Bonsucesso. A partir de Janeiro de 2020, passou a integrar a Diretoria Executiva (DIREX) da Febraban como representante do Santander.

Amira Chammas
Formada pelo Mackenzie, com pós-graduação em Direito Empresarial e em Direito Tributário pela PUC/SP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestrado em Administração e Desenvolvimento de Negócios pelo Mackenzie. Executiva Jurídica com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais, multinacionais, Big Four (PWC) e escritório de advocacia de grande porte. Larga experiência nas áreas contencioso e consultivo empresarial, M&A, due diligence, governança corporativa, LGPD, compliance e anticorrupção. Forte atuação em (re) estruturação de área jurídica, com foco em inovação e oportunidades de racionalização, implantação de ferramentas tecnológicas, Controladoria Jurídica (legal operation), gestão de orçamento, controle de provisões e gestão de pessoas, com foco na eficiência jurídica. Prof. no INSPER e de outras instituições.

Amira Chammas
Formada pelo Mackenzie, com pós-graduação em Direito Empresarial e em Direito Tributário pela PUC/SP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestrado em Administração e Desenvolvimento de Negócios pelo Mackenzie. Executiva Jurídica com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais, multinacionais, Big Four (PWC) e escritório de advocacia de grande porte. Larga experiência nas áreas contencioso e consultivo empresarial, M&A, due diligence, governança corporativa, LGPD, compliance e anticorrupção. Forte atuação em (re) estruturação de área jurídica, com foco em inovação e oportunidades de racionalização, implantação de ferramentas tecnológicas, Controladoria Jurídica (legal operation), gestão de orçamento, controle de provisões e gestão de pessoas, com foco na eficiência jurídica. Prof. no INSPER e de outras instituições.

Ana Luiza Milenkovich
Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, trabalhou em grandes empresas, bancos e fundos de investimento, a exemplo das multinacionais brasileiras Votorantim e Itaú, Tereos e do consagrado escritório de advocacia Pinheiro Neto. Hoje, Ana Luiza é head de planejamento estratégico e inteligência de mercado do Albert Einstein. Pós graduada em Finanças com especialização em estratégia e inovação pela Harvard Business School, ministra aula na faculdade LINK e no Ensino Einstein.

Ana Luiza Milenkovich
Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, trabalhou em grandes empresas, bancos e fundos de investimento, a exemplo das multinacionais brasileiras Votorantim e Itaú, Tereos e do consagrado escritório de advocacia Pinheiro Neto. Hoje, Ana Luiza é head de planejamento estratégico e inteligência de mercado do Albert Einstein. Pós graduada em Finanças com especialização em estratégia e inovação pela Harvard Business School, ministra aula na faculdade LINK e no Ensino Einstein.

Ângela Pêgas
Baseada em São Paulo, lidera a prática de Serviços da Egon Zehnder na América Latina, bem como as iniciativas da firma no âmbito da Diversidade e Inclusão nessa região. Ângela também atua nos setores de varejo e de bens de consumo e foca em buscas de profissionais do setor jurídico. Ângela conduz avaliações e desenvolvimento de liderança, sucessão de CEOs, consultoria em eficácia de times, sucessão e eficácia de Conselhos de Administração, sendo uma das líderes da prática de Conselho de Administração da Egon Zehnder no Brasil. Antes de ingressar na Egon Zehnder, Ângela liderou o Departamento Jurídico da Ultrapar em São Paulo; foi Assessora Jurídica para Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais e Operações Internacionais na AMBEV, em São Paulo; Associada no Banco de Investimento, Divisão América Latina do Goldman Sachs, sediada em Nova York; e Coordenadora de Direito Corporativo na RBS – Rede Brasil Sul de Comunicações, em Porto Alegre. Ângela possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, MBA pela Kellogg School of Management, Northwestern University, EUA, e Pós-Graduação em Direito da Empresa e da Economia pela Fundação Getulio Vargas, Brasil.

Ângela Pêgas
Baseada em São Paulo, lidera a prática de Serviços da Egon Zehnder na América Latina, bem como as iniciativas da firma no âmbito da Diversidade e Inclusão nessa região. Ângela também atua nos setores de varejo e de bens de consumo e foca em buscas de profissionais do setor jurídico. Ângela conduz avaliações e desenvolvimento de liderança, sucessão de CEOs, consultoria em eficácia de times, sucessão e eficácia de Conselhos de Administração, sendo uma das líderes da prática de Conselho de Administração da Egon Zehnder no Brasil. Antes de ingressar na Egon Zehnder, Ângela liderou o Departamento Jurídico da Ultrapar em São Paulo; foi Assessora Jurídica para Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais e Operações Internacionais na AMBEV, em São Paulo; Associada no Banco de Investimento, Divisão América Latina do Goldman Sachs, sediada em Nova York; e Coordenadora de Direito Corporativo na RBS – Rede Brasil Sul de Comunicações, em Porto Alegre. Ângela possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, MBA pela Kellogg School of Management, Northwestern University, EUA, e Pós-Graduação em Direito da Empresa e da Economia pela Fundação Getulio Vargas, Brasil.

Clauber Andrade Souza
Diretor Jurídico, GRC e Sustentabilidade na CITROSUCO. Pós-Graduado em Direito Contratual pela PUC|SP e em Direito Empresarial pela EPD. MBA Executivo Internacional pela FIA|USP. Cursos de Especialização em Harvard Business School e Cambridge. Profissional com mais de 20 anos de experiência como Executivo de Negócios com foco nas áreas relacionadas à integridade, governança e responsabilidade corporativa e experiência em segmentos como: Industrial, Agroindustrial, Químico, Minerário e Automotivo. Professor da CONECTESE e da Escola Paulista de Direito, Mentor de profissionais da área Jurídica e de Governança e Integridade Corporativa.

Clauber Andrade Souza
Diretor Jurídico, GRC e Sustentabilidade na CITROSUCO. Pós-Graduado em Direito Contratual pela PUC|SP e em Direito Empresarial pela EPD. MBA Executivo Internacional pela FIA|USP. Cursos de Especialização em Harvard Business School e Cambridge. Profissional com mais de 20 anos de experiência como Executivo de Negócios com foco nas áreas relacionadas à integridade, governança e responsabilidade corporativa e experiência em segmentos como: Industrial, Agroindustrial, Químico, Minerário e Automotivo. Professor da CONECTESE e da Escola Paulista de Direito, Mentor de profissionais da área Jurídica e de Governança e Integridade Corporativa.

Clovis Torres
Foi diretor executivo e consultor geral da Vale de 2011 até janeiro de 2018, onde respondeu pelas áreas jurídica e fiscal, recursos humanos, sustentabilidade, energia, governança, integridade e fusões e aquisições (M&A). Em sua primeira passagem pela companhia, de 2003 a 2007, foi diretor do Departamento Jurídico Corporativo. Em 2007, assumiu o posto de vice-presidente executivo da Bahia Mineração, onde coordenou a implantação do Projeto Pedra de Ferro, complexo destinado à produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro. Foi sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e atuou na International Finance Corporation (IFC), em Washington, e na Cargill. Em 2015, foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora S.A. e membro suplente do Conselho de Administração da Petrobras S.A.

Clovis Torres
Foi diretor executivo e consultor geral da Vale de 2011 até janeiro de 2018, onde respondeu pelas áreas jurídica e fiscal, recursos humanos, sustentabilidade, energia, governança, integridade e fusões e aquisições (M&A). Em sua primeira passagem pela companhia, de 2003 a 2007, foi diretor do Departamento Jurídico Corporativo. Em 2007, assumiu o posto de vice-presidente executivo da Bahia Mineração, onde coordenou a implantação do Projeto Pedra de Ferro, complexo destinado à produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro. Foi sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e atuou na International Finance Corporation (IFC), em Washington, e na Cargill. Em 2015, foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora S.A. e membro suplente do Conselho de Administração da Petrobras S.A.

Cristiana Lapa W. Sarcedo
Advogada Graduada, Mestre e Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Integrante do escritório Pinheiro-Neto Advogados por 10 anos. Executiva jurídica nos últimos 16 anos. Atualmente, Vice-Presidente Global Jurídica, de Governança Corporativa e Propriedade Intelectual da Braskem S/A, empresa do setor químico, com atuação em diversas localidades, como Estados Unidos, México e Europa.

Cristiana Lapa W. Sarcedo
Advogada Graduada, Mestre e Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Integrante do escritório Pinheiro-Neto Advogados por 10 anos. Executiva jurídica nos últimos 16 anos. Atualmente, Vice-Presidente Global Jurídica, de Governança Corporativa e Propriedade Intelectual da Braskem S/A, empresa do setor químico, com atuação em diversas localidades, como Estados Unidos, México e Europa.

Dennis Del Cioppo de Mello
Graduado em Direito pelo UNIP, com Especialização em Direito Desportivo pela mesma Instituição. Também é Eespecializado em Direito Imobiliário pelo FMU. Denis cursou a FGV em Gerência Comercial. Ele possui vasta experiência jurídica, trabalhando para grandes escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Desde 2010, atua como recrutador especializado em jurídicos internos e para a área de Compliance, tanto no Brasil como para América Latina. Possui sólido conhecimento de mercado e ótima visão estratégica, compreendendo facilmente as necessidades dos clientes e candidatos, garantindo o sucesso e assertividade dos processos conduzidos por ele e seu time.

Dennis Del Cioppo de Mello
Graduado em Direito pelo UNIP, com Especialização em Direito Desportivo pela mesma Instituição. Também é Eespecializado em Direito Imobiliário pelo FMU. Denis cursou a FGV em Gerência Comercial. Ele possui vasta experiência jurídica, trabalhando para grandes escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Desde 2010, atua como recrutador especializado em jurídicos internos e para a área de Compliance, tanto no Brasil como para América Latina. Possui sólido conhecimento de mercado e ótima visão estratégica, compreendendo facilmente as necessidades dos clientes e candidatos, garantindo o sucesso e assertividade dos processos conduzidos por ele e seu time.

Elton Flávio Silva de Oliveira
Advogado formado pela Universidade Mackenzie (1998), com especialização em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie (2006) e diversos cursos executivos, como “Management Development Programm” na Wharton Business School – University of Pensilvania (2022); “Behavioral Economics” na Chicago Booth University (2021) e “International Aspects of M&A” na Vanderbilt University (2017). Possui 24 anos de experiência na advocacia corporativa, sendo Diretor Jurídico do Grupo Raia Drogasil S/A, responsável pelas áreas jurídica, governança corporativa e compliance. Anteriormente, foi Diretor Juridico da Via S/A (antiga Via Varejo; de novembro de 2017 até julho de 2019) e Diretor Jurídico e Compliance da CVC Brasil Operadora de Viagens S/A (de 2011 até 2017), além de ter trabalhado por 14 anos (1998 a 2010) no Grupo Votorantim como gerente jurídico da Votorantim Novos Negócios e advogado sênior da Votorantim Celulose e Papel.

Elton Flávio Silva de Oliveira
Advogado formado pela Universidade Mackenzie (1998), com especialização em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie (2006) e diversos cursos executivos, como “Management Development Programm” na Wharton Business School – University of Pensilvania (2022); “Behavioral Economics” na Chicago Booth University (2021) e “International Aspects of M&A” na Vanderbilt University (2017). Possui 24 anos de experiência na advocacia corporativa, sendo Diretor Jurídico do Grupo Raia Drogasil S/A, responsável pelas áreas jurídica, governança corporativa e compliance. Anteriormente, foi Diretor Juridico da Via S/A (antiga Via Varejo; de novembro de 2017 até julho de 2019) e Diretor Jurídico e Compliance da CVC Brasil Operadora de Viagens S/A (de 2011 até 2017), além de ter trabalhado por 14 anos (1998 a 2010) no Grupo Votorantim como gerente jurídico da Votorantim Novos Negócios e advogado sênior da Votorantim Celulose e Papel.

Fabiana Molina
Advogada, Mestre em Direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); com MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com extensão acadêmica concluída nas universidades Lyon Ecole de Management at Commerce, França; University of Cambridge, Inglaterra e Vanderbilt University, EUA; com LLM em Direito Societário pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa; especialista em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Ultragaz, companhia pertencente ao Grupo Ultra.

Fabiana Molina
Advogada, Mestre em Direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); com MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com extensão acadêmica concluída nas universidades Lyon Ecole de Management at Commerce, França; University of Cambridge, Inglaterra e Vanderbilt University, EUA; com LLM em Direito Societário pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa; especialista em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Ultragaz, companhia pertencente ao Grupo Ultra.

Flávia Mattioli Tamega
Graduada em Direito pela PUC-Campinas em 1997, com MBA em Direito da Economia e da Empresa e especialização em Direito Administrativo e Econômico pela FGV. Executiva com mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura, atuando atualmente como Diretora Executiva Jurídica, Compliance, Governança e Proteção de dados na Arteris, empresa que administra concessões de rodovias. Tem formação executiva pelo IESE e ESADE, ambos em Barcelona. É membro do Comitê de Segurança Jurídica da ABCR – Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias e do Comitê Legal e Tributário da ABDIB. Também é membro do Comitê de Infraestrutura da Comissão Especial do Conselho Federal da OAB.

Flávia Mattioli Tamega
Graduada em Direito pela PUC-Campinas em 1997, com MBA em Direito da Economia e da Empresa e especialização em Direito Administrativo e Econômico pela FGV. Executiva com mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura, atuando atualmente como Diretora Executiva Jurídica, Compliance, Governança e Proteção de dados na Arteris, empresa que administra concessões de rodovias. Tem formação executiva pelo IESE e ESADE, ambos em Barcelona. É membro do Comitê de Segurança Jurídica da ABCR – Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias e do Comitê Legal e Tributário da ABDIB. Também é membro do Comitê de Infraestrutura da Comissão Especial do Conselho Federal da OAB.

Gustavo Viseu
Advogado há 30 anos, graduado em direito pela Universidade Mackenzie, mestre em direito (LL.M.) pela Boston University, sócio e CEO do escritório Viseu Advogados desde 1994, entusiasta de tecnologia e inovação para o mercado jurídico, responsável pelo primeiro projeto de um escritório de advocacia brasileiro no metaverso. Transita com propriedade na área de blockchain e criptomoedas. Incentivador da modernidade de relacionamento entre escritórios de advocacia e de departamentos jurídicos.

Gustavo Viseu
Advogado há 30 anos, graduado em direito pela Universidade Mackenzie, mestre em direito (LL.M.) pela Boston University, sócio e CEO do escritório Viseu Advogados desde 1994, entusiasta de tecnologia e inovação para o mercado jurídico, responsável pelo primeiro projeto de um escritório de advocacia brasileiro no metaverso. Transita com propriedade na área de blockchain e criptomoedas. Incentivador da modernidade de relacionamento entre escritórios de advocacia e de departamentos jurídicos.

Ianda Lopes
Trabalha na General Electric desde 2007. Em 2016, ela assumiu a posição de Diretora Jurídica para América Latina do Negócio de Energias Renováveis. Ianda iniciou a sua carreira no departamento jurídico da Hewlett Packard do Brasil. Ela também trabalhou na Accenture por 6 anos, tendo atuado como Gerente sênior do Jurídico responsável pela operação do Brasil. Ianda é graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e tem diploma de especialista em contratos comerciais pela PUC-SP. Ela é fluente em português, inglês e espanhol. É coautora do livro “Fusões e Aquisições em Foco”. Ianda atua fortemente em Inclusão e Diversidade, sendo a líder do ERG do Womens Network para a GE do Brasil, Sponsor de I&D para GE Renováveis e é a idealizadora e líder do programa de mentoria do para alunas pretas de Direito do Jurídico de Saias.

Ianda Lopes
Trabalha na General Electric desde 2007. Em 2016, ela assumiu a posição de Diretora Jurídica para América Latina do Negócio de Energias Renováveis. Ianda iniciou a sua carreira no departamento jurídico da Hewlett Packard do Brasil. Ela também trabalhou na Accenture por 6 anos, tendo atuado como Gerente sênior do Jurídico responsável pela operação do Brasil. Ianda é graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e tem diploma de especialista em contratos comerciais pela PUC-SP. Ela é fluente em português, inglês e espanhol. É coautora do livro “Fusões e Aquisições em Foco”. Ianda atua fortemente em Inclusão e Diversidade, sendo a líder do ERG do Womens Network para a GE do Brasil, Sponsor de I&D para GE Renováveis e é a idealizadora e líder do programa de mentoria do para alunas pretas de Direito do Jurídico de Saias.

José Nilton Cardoso de Alcantara
Diretor da InteliJur – Inteligência Jurídica. Diretor-Presidente do FDJUR (Fórum de Departamentos Jurídicos). Foi professor da FGV, de 2012 a 2018, no LLM de Direito Empresarial (Management – Gestão de Serviços Jurídicos). Professor convidado do CEU Law School (Gestão Estratégica do Jurídico); da GV Direito (Administração de Contencioso de Massa). Advogado e Administrador de Empresas. Professor convidado e palestrante em diversas universidades, empresas e cursos como: FGV, GV Direito, PUC-RS, IBMEC e UNISINOS. Especializado em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Marketing e Gerenciamento de Projetos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, Comércio Exterior e Marketing Internacional pelo Centro Interamericano de Comercialização/ OEA e Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Autor dos Livros: Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, vols. I e II.

José Nilton Cardoso de Alcantara
Diretor da InteliJur – Inteligência Jurídica. Diretor-Presidente do FDJUR (Fórum de Departamentos Jurídicos). Foi professor da FGV, de 2012 a 2018, no LLM de Direito Empresarial (Management – Gestão de Serviços Jurídicos). Professor convidado do CEU Law School (Gestão Estratégica do Jurídico); da GV Direito (Administração de Contencioso de Massa). Advogado e Administrador de Empresas. Professor convidado e palestrante em diversas universidades, empresas e cursos como: FGV, GV Direito, PUC-RS, IBMEC e UNISINOS. Especializado em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Marketing e Gerenciamento de Projetos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, Comércio Exterior e Marketing Internacional pelo Centro Interamericano de Comercialização/ OEA e Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Autor dos Livros: Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, vols. I e II.

José Otto Segui Temporão
Advogado e economista. MBA (Baldwin-Wallace University – USA), pós-graduado em Direito Empresarial (PUC/SP) e (IBEJ/PR), em Administração (FAE/PR) e em Direito Processual Civil (IBEJ/PR). Extensa atuação como primeiro executivo do departamento jurídico de empresas de mineração de grande porte, tendo sido Superintendente Jurídico da Samarco Mineração S/A e gerente jurídico da Cia. de Cimento Itambé. Certified Compliance & Ethics Professional-International (CCEP-I) e membro da Comissão de Compliance da OAB/MG. Professor, palestrante e consultor, com atuação em governança, compliance, gestão de riscos, gestão de crises e ESG. Sócio fundador da Temporão e Associados Consultoria.

José Otto Segui Temporão
Advogado e economista. MBA (Baldwin-Wallace University – USA), pós-graduado em Direito Empresarial (PUC/SP) e (IBEJ/PR), em Administração (FAE/PR) e em Direito Processual Civil (IBEJ/PR). Extensa atuação como primeiro executivo do departamento jurídico de empresas de mineração de grande porte, tendo sido Superintendente Jurídico da Samarco Mineração S/A e gerente jurídico da Cia. de Cimento Itambé. Certified Compliance & Ethics Professional-International (CCEP-I) e membro da Comissão de Compliance da OAB/MG. Professor, palestrante e consultor, com atuação em governança, compliance, gestão de riscos, gestão de crises e ESG. Sócio fundador da Temporão e Associados Consultoria.

Leandro Campos
Advogado com mais de 15 anos de experiência na área jurídica, formado pela PUC-SP, aonde fez também sua especialização. Com LLM pela Northwstern Pritsker School of Law e CBA (Certificate in Business Administrations pela Kellog School of Management, amas em Chicago – USA. Admitido no New Yoork Bar para a pratica de Direito no Estado de Nova York. Trabalhou em sólif]dos grupos econômicos e escritórios a exemplo da Kimberly Clark, Amvbev, Votorantim, Tozzini e Freire Advogados, Bemis, White & Case LLP, Huntsman e, atualmente, ocupaa posição de Corporate General Counsel Latin America and Caribbean na Synnex. Participou ativamente da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB Nacional, contribuindo para a aprovação do Provimento que assegurou as prerrogativas dos advogados de empresas.

Leandro Campos
Advogado com mais de 15 anos de experiência na área jurídica, formado pela PUC-SP, aonde fez também sua especialização. Com LLM pela Northwstern Pritsker School of Law e CBA (Certificate in Business Administrations pela Kellog School of Management, amas em Chicago – USA. Admitido no New Yoork Bar para a pratica de Direito no Estado de Nova York. Trabalhou em sólif]dos grupos econômicos e escritórios a exemplo da Kimberly Clark, Amvbev, Votorantim, Tozzini e Freire Advogados, Bemis, White & Case LLP, Huntsman e, atualmente, ocupaa posição de Corporate General Counsel Latin America and Caribbean na Synnex. Participou ativamente da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB Nacional, contribuindo para a aprovação do Provimento que assegurou as prerrogativas dos advogados de empresas.

Letícia Rudge Barbosa Kina
Vice Presidente Jurídica, de Ética & Compliance da Ambev, Conselheira da AB Inbev Foundation, Conselheira da WILL – Women in Leadership in Latin America, Membro da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB. Ingressou na Ambev em 2002 e ocupou diversos cargos, inclusive de Gerente Financeira, Gerente Jurídica, Diretora Tributária, Societária e de Litígios. É formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, além de possuir MBA Corporativo da Ambev pela Business School de São Paulo, especialização em Direito Tributário pelo IBET/USP e curso de Reputação Corporativa em Stanford.

Letícia Rudge Barbosa Kina
Vice Presidente Jurídica, de Ética & Compliance da Ambev, Conselheira da AB Inbev Foundation, Conselheira da WILL – Women in Leadership in Latin America, Membro da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB. Ingressou na Ambev em 2002 e ocupou diversos cargos, inclusive de Gerente Financeira, Gerente Jurídica, Diretora Tributária, Societária e de Litígios. É formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, além de possuir MBA Corporativo da Ambev pela Business School de São Paulo, especialização em Direito Tributário pelo IBET/USP e curso de Reputação Corporativa em Stanford.

Luciano Dequech
Executivo com mais de 20 anos de experiência, tanto em escritório, quanto em empresa. Foi advogado de Pinheiro Neto Advogados, Gerente Jurídico da Braskem S.A., Diretor Jurídico da Totvs S.A., Diretor Jurídico da Atvos S.A., Diretor Jurídico da Construtora Norberto Odebrecht e Diretor Jurídico da Odebrecht S.A.. Foi Conselheiro da Santo Antonio Energia S.A. Luciano se formou em Direito pela USP, local em que concluiu seu mestrado em Direito Civil. Tem especialização em Direito do Consumidor pela PUC-SP, LL.M em Direito Societário pelo Insper e fez o curso para Conselheiro de Administração e de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles no IBGC. Luciano tem certificação em investigação interna pela LEC e concluiu o curso de controles, risco comliance e auditoria interna da KPMG University. Foi Presidente do Brazilian Chapter da ACC – Association of Corporate Counsel, Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas e membro do Comitê de Ética da OAB/SP. Atualmente é Diretor Jurídico da Copaenergia, membro da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Departamentos Jurídicos do Conselho Federal da OAB.

Luciano Dequech
Executivo com mais de 20 anos de experiência, tanto em escritório, quanto em empresa. Foi advogado de Pinheiro Neto Advogados, Gerente Jurídico da Braskem S.A., Diretor Jurídico da Totvs S.A., Diretor Jurídico da Atvos S.A., Diretor Jurídico da Construtora Norberto Odebrecht e Diretor Jurídico da Odebrecht S.A.. Foi Conselheiro da Santo Antonio Energia S.A. Luciano se formou em Direito pela USP, local em que concluiu seu mestrado em Direito Civil. Tem especialização em Direito do Consumidor pela PUC-SP, LL.M em Direito Societário pelo Insper e fez o curso para Conselheiro de Administração e de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles no IBGC. Luciano tem certificação em investigação interna pela LEC e concluiu o curso de controles, risco comliance e auditoria interna da KPMG University. Foi Presidente do Brazilian Chapter da ACC – Association of Corporate Counsel, Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas e membro do Comitê de Ética da OAB/SP. Atualmente é Diretor Jurídico da Copaenergia, membro da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Departamentos Jurídicos do Conselho Federal da OAB.

Luiz Carlos C. Dutra Jr.
Advogado (PUC/SP), Administrador (Mackenzie) e MBA Executivo (USP). Conselheiro Estratégico da MOVER Participações, também atuando no âmbito do Conselho de empresas investidas, HM – membro do Conselho de Administração, InterCement – membro do Comitê de Governança e Gente, CCR – membro do Conselho de Administração, Comitê de Governança e Gente e Comitê de Reputação e Risco representando a Soares Penido Realizações e Empreendimentos Ltda. Integra o Conselho Deliberativo da ESPM. Ocupou as posições de Vice Presidente da Votorantim, Vice Presidente Corporativo AL da Unilever, Diretor para América Latina da Dow Chemical e Diretor Corporativo da Johnson & Johnson. Teve atuação setorial como Presidente da Associação Brasileira de Anunciantes – ABA, Presidente da Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins – ABIPLA, Vice Presidente da Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC, Presidente do CONAR e Vice Presidente da ABIA – Associação Brasileira de Alimentos.

Luiz Carlos C. Dutra Jr.
Advogado (PUC/SP), Administrador (Mackenzie) e MBA Executivo (USP). Conselheiro Estratégico da MOVER Participações, também atuando no âmbito do Conselho de empresas investidas, HM – membro do Conselho de Administração, InterCement – membro do Comitê de Governança e Gente, CCR – membro do Conselho de Administração, Comitê de Governança e Gente e Comitê de Reputação e Risco representando a Soares Penido Realizações e Empreendimentos Ltda. Integra o Conselho Deliberativo da ESPM. Ocupou as posições de Vice Presidente da Votorantim, Vice Presidente Corporativo AL da Unilever, Diretor para América Latina da Dow Chemical e Diretor Corporativo da Johnson & Johnson. Teve atuação setorial como Presidente da Associação Brasileira de Anunciantes – ABA, Presidente da Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins – ABIPLA, Vice Presidente da Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC, Presidente do CONAR e Vice Presidente da ABIA – Associação Brasileira de Alimentos.

Milton Nassau Ribeiro
Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos e MBA em Direito de Empresa e da economia pela FGV. Cursou Programas de Formação Executiva no INSEAD (PGA), Harvard (Advanced Leadership Program), Kellogg School of Management (STC), IMD (Mastering Leadership Program), MIT (Transformational Leadership Program), e Fundação Com Cabral ( Programa de Finanças Corporativas). Conselheiro de Administração da Valia. Foi por 10 anos Diretor Jurídico e GRC da VLI S.A., sendo responsável pelas áreas Jurídica, de Governança Corporativa, Riscos e Compliance. Trabalhou na CSN, na Vale e no escritório White & Case nos EUA. Prof. Assoc. de Governança Corporativa, Riscos e Compliance da Fundação Dom Cabral. Autor do livro “Aspectos Jurídicos da Governança Corporativa” e de artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e obras coletivas.

Milton Nassau Ribeiro
Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos e MBA em Direito de Empresa e da economia pela FGV. Cursou Programas de Formação Executiva no INSEAD (PGA), Harvard (Advanced Leadership Program), Kellogg School of Management (STC), IMD (Mastering Leadership Program), MIT (Transformational Leadership Program), e Fundação Com Cabral ( Programa de Finanças Corporativas). Conselheiro de Administração da Valia. Foi por 10 anos Diretor Jurídico e GRC da VLI S.A., sendo responsável pelas áreas Jurídica, de Governança Corporativa, Riscos e Compliance. Trabalhou na CSN, na Vale e no escritório White & Case nos EUA. Prof. Assoc. de Governança Corporativa, Riscos e Compliance da Fundação Dom Cabral. Autor do livro “Aspectos Jurídicos da Governança Corporativa” e de artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e obras coletivas.

Raul Cury Neto
Graduado em Direito pela Universidade Paulista (2000), com especialização em Direito Empresarial do Trabalho pelo Centro de Extensão Universitária (2004) e em Global Advocacy and International Lobbying pela George Washington University (2019), Raul exerceu advocacia empresarial por 7 anos. Há 16 anos ingressou no mercado de recrutamento de Executivos, sendo especializado nas áreas Jurídica, Compliance, Relações Governamentais & Institucionais e Proteção & Privacidade de Dados. Raul é sócio fundador da VITTORE e um dos pioneiros no recrutamento para o mercado de Compliance e Relações Governamentais & Institucionais no Brasil e América Latina. Além de recrutamento, Raul tem uma importante atuação institucional nessas áreas, promovendo, apoiando e participando de relevantes congressos, mesas redondas, workshops e palestras, contribuir com a evolução e profissionalização desses mercados. É, também, o idealizador do anuário Compliance On Top – A maior vitrine dos profissionais de Compliance do país e do anuário ORIGEM Latam – Anuário que abrange os principais profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da América Latina, e que tem como objetivo ajudar a dar transparência na atividade de LOBBY.

Raul Cury Neto
Graduado em Direito pela Universidade Paulista (2000), com especialização em Direito Empresarial do Trabalho pelo Centro de Extensão Universitária (2004) e em Global Advocacy and International Lobbying pela George Washington University (2019), Raul exerceu advocacia empresarial por 7 anos. Há 16 anos ingressou no mercado de recrutamento de Executivos, sendo especializado nas áreas Jurídica, Compliance, Relações Governamentais & Institucionais e Proteção & Privacidade de Dados. Raul é sócio fundador da VITTORE e um dos pioneiros no recrutamento para o mercado de Compliance e Relações Governamentais & Institucionais no Brasil e América Latina. Além de recrutamento, Raul tem uma importante atuação institucional nessas áreas, promovendo, apoiando e participando de relevantes congressos, mesas redondas, workshops e palestras, contribuir com a evolução e profissionalização desses mercados. É, também, o idealizador do anuário Compliance On Top – A maior vitrine dos profissionais de Compliance do país e do anuário ORIGEM Latam – Anuário que abrange os principais profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da América Latina, e que tem como objetivo ajudar a dar transparência na atividade de LOBBY.

Ricardo Genis Mourão
Diretor jurídico e também chief operating officer do Banco Goldman Sachs no Brasil. Ricardo ingressou no Goldman Sachs em 2011 e foi nomeado Managing Director em 2015. Antes de trabalhar no banco, Ricardo Mourão atuou como advogado em escritórios por aproximadamente 13 anos, fazendo carreira de estagiário a sócio, sempre na área do direito dos mercados financeiro e de capitais. Ricardo é Diretor Vice-Presidente da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Vice-Presidente do Fórum de Apoio Jurídico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e integrante da Câmara Consultiva de Normas da B3. Ricardo também é membro da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB nacional. Formado em Administração Pública pela EAESP/FGV em 1996 e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 2000. Mestre em Direito pela FGV Direito SP e coordenador do curso LLM – Mercados Financeiro e de Capitais no Insper.

Ricardo Genis Mourão
Diretor jurídico e também chief operating officer do Banco Goldman Sachs no Brasil. Ricardo ingressou no Goldman Sachs em 2011 e foi nomeado Managing Director em 2015. Antes de trabalhar no banco, Ricardo Mourão atuou como advogado em escritórios por aproximadamente 13 anos, fazendo carreira de estagiário a sócio, sempre na área do direito dos mercados financeiro e de capitais. Ricardo é Diretor Vice-Presidente da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Vice-Presidente do Fórum de Apoio Jurídico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e integrante da Câmara Consultiva de Normas da B3. Ricardo também é membro da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB nacional. Formado em Administração Pública pela EAESP/FGV em 1996 e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 2000. Mestre em Direito pela FGV Direito SP e coordenador do curso LLM – Mercados Financeiro e de Capitais no Insper.

Ricardo Mota
Sr Director da Alvarez & Marsal na área de Corporate Transformation. Possui conhecimento em técnicas de gestão, dados e finanças e como executivo de empresas especializou-se em estratégia e performance na condução de departamentos jurídicos para alcançarem o maior potencial de eficiência operacional e financeira. Com mais de 12 anos de experiência, atuou em áreas de inteligência de mercado e departamentos jurídicos passando por companhias dentro e fora do país como Cogna Educação, Companhia Siderúrgica Nacional e Grupo Votorantim no Brasil, ACERBRAG na Argentina e Acerías Paz del Río na Colômbia. jurídica. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em finanças pelo Insper São Paulo e especialização em inteligência de dados pela Universidade de Cambridge.

Ricardo Mota
Sr Director da Alvarez & Marsal na área de Corporate Transformation. Possui conhecimento em técnicas de gestão, dados e finanças e como executivo de empresas especializou-se em estratégia e performance na condução de departamentos jurídicos para alcançarem o maior potencial de eficiência operacional e financeira. Com mais de 12 anos de experiência, atuou em áreas de inteligência de mercado e departamentos jurídicos passando por companhias dentro e fora do país como Cogna Educação, Companhia Siderúrgica Nacional e Grupo Votorantim no Brasil, ACERBRAG na Argentina e Acerías Paz del Río na Colômbia. jurídica. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em finanças pelo Insper São Paulo e especialização em inteligência de dados pela Universidade de Cambridge.

Walner Alves Cunha Júnior
Advogado. Diretor Jurídico Global da Suzano, empresa que trabalha há mais de 8 anos. Membro do Conselho de Administração da Portocel e da Veracel. Graduado em Direito, com pós-graduação em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou LL.M em International Commercial Law pela University of California. Atuou em diversos departamentos jurídicos de empresas de grande porte, como Fosfertil e Vale. Participou de inúmeras transações de mercados de capitais e M&A, destacando pela liderança na operação entre Suzano e Fibria Celulose em 2018 e nas operações de emissão de Sustainability Linked Bonds da Suzano em 2020 e 2021. Tem artigo publicado sobre Direito e Infraestrutura: ‘A Validade das Cláusulas de Não-Indenizar”.

Walner Alves Cunha Júnior
Advogado. Diretor Jurídico Global da Suzano, empresa que trabalha há mais de 8 anos. Membro do Conselho de Administração da Portocel e da Veracel. Graduado em Direito, com pós-graduação em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou LL.M em International Commercial Law pela University of California. Atuou em diversos departamentos jurídicos de empresas de grande porte, como Fosfertil e Vale. Participou de inúmeras transações de mercados de capitais e M&A, destacando pela liderança na operação entre Suzano e Fibria Celulose em 2018 e nas operações de emissão de Sustainability Linked Bonds da Suzano em 2020 e 2021. Tem artigo publicado sobre Direito e Infraestrutura: ‘A Validade das Cláusulas de Não-Indenizar”.

Walquiria Favero
Executiva da área Jurídica e Compliance, com mais de 17 anos de experiência. Atuou como Diretora Jurídica, Regulatório e Compliance na Dasa e em grandes corporações como Danone, grupo Votorantim, Camargo Corrêa e BASF. Mestranda em Direito e Tecnologia pela FGV/SP, Mestre em Administração Internacional pela Université Pierre Mendés de France, MBA em Gestão de Negócios pela FIA e pós em Contratos pela PUC/SP, é pesquisadora no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação na FGV/SP, onde pesquisa sobre o Futuro das Profissões Jurídicas, Governança Algorítmica e inovação na área da saúde. Autora de artigos jurídicos na área de Inovação e Tecnologia, é professora no Insper e é professora convidada na FGV/SP Direito, no MBA para CIO’s da FGV EESP, Future Law e Intelijur.

Walquiria Favero
Executiva da área Jurídica e Compliance, com mais de 17 anos de experiência. Atuou como Diretora Jurídica, Regulatório e Compliance na Dasa e em grandes corporações como Danone, grupo Votorantim, Camargo Corrêa e BASF. Mestranda em Direito e Tecnologia pela FGV/SP, Mestre em Administração Internacional pela Université Pierre Mendés de France, MBA em Gestão de Negócios pela FIA e pós em Contratos pela PUC/SP, é pesquisadora no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação na FGV/SP, onde pesquisa sobre o Futuro das Profissões Jurídicas, Governança Algorítmica e inovação na área da saúde. Autora de artigos jurídicos na área de Inovação e Tecnologia, é professora no Insper e é professora convidada na FGV/SP Direito, no MBA para CIO’s da FGV EESP, Future Law e Intelijur.
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