Gestão Estratégica de Departamento Jurídico – Presencial

Conduza o departamento jurídico a um patamar estratégico dentro da empresa, posicionando-o como criador de soluções para o negócio.

Tributações de Fusões e Aquisições
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 40 horas
Icone fogete Início das aulas: 13/05/2024
Relogio Icon Fim das aulas: 17/05/2024
Relogio Icon Matrículas até: 13/05/2024

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

A evolução dos departamentos jurídicos corporativos corrobora a atuação dos advogados em posições estratégicas, resultando em vantagem competitiva para as organizações. Nessa posição, os gestores jurídicos atuam como parceiros do negócio, definem e discutem o planejamento estratégico e sofrem as mesmas pressões das demais áreas, como controle de custos e exigência de respostas rápidas e efetivas que viabilizem negócios.

O domínio técnico passou a não ser a única exigência para os profissionais que gerem um departamento jurídico corporativo. Os gestores precisam ter domínio multidisciplinar, incluindo conceitos de gestão que facilite a tomada de decisão, melhorando a percepção do valor agregado.

Os desafios atuais gerados pelo acúmulo de funções, a exemplo da LGPD, Governança, Compliance, Relações Governamentais, ESG, Diversidade, etc.
Aliadas às novidades tecnológicas, gestão de pessoas e mudanças legislativas frequentes faz com que os gestores tenham que desenvolver técnicas de faster leaning, influência e gestão colaborativa.

Esse curso, com enfoque estratégico e prático, foi desenhado com o objetivo de desenvolver e consolidar as competências necessárias para a gestão de um departamento jurídico corporativo. O curso será interativo e apresentará ferramentas para que os departamentos jurídicos melhorem seus desempenhos agregando valor às organizações.

Investimento

Valor integral R$ 10.300,55

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 9.270,50

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 7.725,41

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

Relogio Icon

Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 18h00

Por que fazer o curso?

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (1)

Aprofundar em técnicas de liderança, visando qualidade e rapidez na entrega, bem como melhor relação custo-benefício;

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Demonstrar técnicas de gestão de pessoas, processos e sistemas;

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (1)

Integrar práticas típicas da advocacia ao contexto e necessidades dos negócios;

Business Partner em Recursos Humanos (1)

·         Aplicar ferramentas de gestão e novas tecnologias às atividades e necessidades do departamento jurídico;

Gestão das Águas no Contexto das Mudanças Climáticas (7)

Preparar o executivo para os desafios do acúmulo de funções e novas exigências;

Tributações de Fusões e Aquisições (3)

·         Desenvolver soft skills, aprimorando a influência, qualidade e ambiência;

CTO (Chief Technology Officer) (1)

Desempenhar atividades adequadamente no processo de tomada de decisões, em situações ordinárias e extraordinárias (crises);

Gestão de Compliance (1)

Alinhar as ações do departamento jurídico à criação de valor para o negócio.

O que você precisa saber

Perfil

Advogados e gestores de departamento jurídico no Brasil.

Pré-requisitos

Experiência mínima de 2 anos em cargo de liderança.

O que você vai aprender

Advogado Corporativo

o    Evolução e Características;
o    Acúmulo de Funções x Trabalho Colaborativo;
o    Preservação de Sigilo e Inviolabilidade do Local de Trabalho dos Gestores Corporativos Jurídicos;
o    Prerrogativas;
o    Obrigações;
o    Novos Desafios e Responsabilidades.

Instrumentos de Gestão

o    Planejamento Estratégico;
o    Orçamento;
o    Indicadores de Desempenho;
o    Ferramentas de Desenvolvimento, Acompanhamento e Prestações de Contas;
o    Comunicação Corporativa de Resultados;
o    Eficiência Jurídica.

Gestão da Rotina

o    Gestão de Terceirizados e de Contencioso;
o    Gestão de Contratos;
o    Uso de Mediação como Soluções Pré-litígio.

Gestão de Pessoas

o    Formação de Equipe;
o    Contratação;
o    Desenvolvimento;
o    Retenção;
o    Diversidade e Inclusão (Etarismo, Discriminação, PCDs, etc.);
o    Saúde e Colaboração.

Carreira

o    Carreira em “Y” – Especialista ou Gestor;
o    Expatriação;
o    Acúmulo de Funções;
o    Preparação para Carreira Pós Corporativa;
o    Migração;
o    Conselheiro e Consultor.

Estruturantes

o    Governança Corporativa;
o    ESG;
o    Societário;
o    Compliance;
o    Gestão de Crises e Riscos.

Contemporâneo

o    Inovação;
o    Tecnologia;
o    Metaverso;
o    Criptomoedas;
o    Blockchain, Endomarketing e Legal Design.

Relacionamento

o    Benchmarking;
o    Relações Institucionais: Governo;
o    Agências Reguladoras;
o    Conselho de Administração;
o    Conselho Fiscal;
o    Comitês;
o    Sindicatos;
o    Associações e Judiciário.

Desafios Atuais do Advogado Corporativo

o    Generalista;
o    Venture Capital;
o    LGPD;
o    Inovação;
o    RelGov;
o    Compliance;
o    Concorrencial;
o    Imobiliária Patrimonial;
o    Multidisciplinariedade;
o    Gestão Extraterritorial;
o    Movimentação Lateral e Legal Operation.

Docente Líder

Prof. Ricardo Cavallo

Ricardo M. Cavallo

Executivo jurídico com mais de 25 anos de experiência, com passagens pelos bancos BCN/BRADESCO e BANESPA/SANTANDER, pela multinacional americana KIMBERLY-CLARK e nas multinacionais brasileiras VOTORANTIM e CSN. Ministrou aulas na PUC-SP, Mackenzie, Faculdades Rio Branco, BSP e Fundação Dom Cabral. Responsável também pela área de Compliance e Relações Institucionais. Tem graduação, especialização e mestrado pela PUC/SP, extensão em liderança e gestão pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL e pelo INSPER, formado no Programa Executivo para Corporate General Counsel em HARVARD. Com foco em pessoas formou 16 Diretores Jurídicos no mercado e é o idealizador e Presidente Comissão Especial de Departamentos Jurídicos na OAB Nacional. Por 5 vezes eleitos pelos pares como um dos executivos mais admirados no Brasil. Também é mentor e co-fundador da Green Tech Angels, que investe smart money em startups e scale-ups de impacto verde.

Prof. Ricardo Cavallo

Ricardo M. Cavallo

Executivo jurídico com mais de 25 anos de experiência, com passagens pelos bancos BCN/BRADESCO e BANESPA/SANTANDER, pela multinacional americana KIMBERLY-CLARK e nas multinacionais brasileiras VOTORANTIM e CSN. Ministrou aulas na PUC-SP, Mackenzie, Faculdades Rio Branco, BSP e Fundação Dom Cabral. Responsável também pela área de Compliance e Relações Institucionais. Tem graduação, especialização e mestrado pela PUC/SP, extensão em liderança e gestão pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL e pelo INSPER, formado no Programa Executivo para Corporate General Counsel em HARVARD. Com foco em pessoas formou 16 Diretores Jurídicos no mercado e é o idealizador e Presidente Comissão Especial de Departamentos Jurídicos na OAB Nacional. Por 5 vezes eleitos pelos pares como um dos executivos mais admirados no Brasil. Também é mentor e co-fundador da Green Tech Angels, que investe smart money em startups e scale-ups de impacto verde.

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Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Prof. Adriano Claudio Pires Ribeiro

Adriano Ribeiro

Graduado em Direito há 25 anos pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Instituição em que se especializou também em Direito Empresarial. Executivo da Área Jurídica, possui vasta experiência como Head Jurídico em grupos econômicos na área de Construção Cível/Pesada e Agronegócio, além de ampla vivência como sócio de Bancas de Advocacia do pais. Atualmente é Diretor Executivo do Contencioso Jurídico na JBS, empresa multinacional e líder mundial no seu segmento, liderando o departamento jurídico com mais de 200 integrantes, além de Conselheiro Fiscal na ABA – Associação Brasileira de Anunciantes

Prof. Adriano Claudio Pires Ribeiro

Adriano Ribeiro

Graduado em Direito há 25 anos pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Instituição em que se especializou também em Direito Empresarial. Executivo da Área Jurídica, possui vasta experiência como Head Jurídico em grupos econômicos na área de Construção Cível/Pesada e Agronegócio, além de ampla vivência como sócio de Bancas de Advocacia do pais. Atualmente é Diretor Executivo do Contencioso Jurídico na JBS, empresa multinacional e líder mundial no seu segmento, liderando o departamento jurídico com mais de 200 integrantes, além de Conselheiro Fiscal na ABA – Associação Brasileira de Anunciantes

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Prof. Alessandro Tomao

Alessandro Tomao

É Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos no Banco Santander desde Fevereiro de 2018. Tomao é Bacharel em Direito pela Uni-FMU e possui MBA em Administração de Empresas com ênfase em RH pela Universidade de São Paulo. Ainda, cursou vários programas executivos, entre outros, no INSEAD e EuroMoney. Antes de assumir a Vice-Presidência do banco, foi responsável por todo o departamento contencioso, consultoria legal trabalhista e pelos planos de previdência do Santander Brasil entre junho de 2010 e fevereiro de 2018. Antes disso, trabalhou no Itaú-Unibanco, no período de 2000 a 2010, onde foi responsável pelo departamento jurídico trabalhista e previdenciário e assumido posições em diversos Conselhos das Entidades de Previdência do grupo Itau. Foi membro do Conselho Jurídico da Associação Brasileira dos Fundos de Pensão – ABRAPP. É membro do Conselho de Administração da CACEIS desde 2019 e foi membro do Conselho de Administração do Banco Bonsucesso. A partir de Janeiro de 2020, passou a integrar a Diretoria Executiva (DIREX) da Febraban como representante do Santander.

Prof. Alessandro Tomao

Alessandro Tomao

É Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos e Corporativos no Banco Santander desde Fevereiro de 2018. Tomao é Bacharel em Direito pela Uni-FMU e possui MBA em Administração de Empresas com ênfase em RH pela Universidade de São Paulo. Ainda, cursou vários programas executivos, entre outros, no INSEAD e EuroMoney. Antes de assumir a Vice-Presidência do banco, foi responsável por todo o departamento contencioso, consultoria legal trabalhista e pelos planos de previdência do Santander Brasil entre junho de 2010 e fevereiro de 2018. Antes disso, trabalhou no Itaú-Unibanco, no período de 2000 a 2010, onde foi responsável pelo departamento jurídico trabalhista e previdenciário e assumido posições em diversos Conselhos das Entidades de Previdência do grupo Itau. Foi membro do Conselho Jurídico da Associação Brasileira dos Fundos de Pensão – ABRAPP. É membro do Conselho de Administração da CACEIS desde 2019 e foi membro do Conselho de Administração do Banco Bonsucesso. A partir de Janeiro de 2020, passou a integrar a Diretoria Executiva (DIREX) da Febraban como representante do Santander.

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Prof. Ana Luiza

Ana Luiza Milenkovich

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, trabalhou em grandes empresas, bancos e fundos de investimento, a exemplo das multinacionais brasileiras Votorantim e Itaú, Tereos e do consagrado escritório de advocacia Pinheiro Neto. Hoje, Ana Luiza é head de planejamento estratégico e inteligência de mercado do Albert Einstein. Pós graduada em Finanças com especialização em estratégia e inovação pela Harvard Business School, ministra aula na faculdade LINK e no Ensino Einstein.

Prof. Ana Luiza

Ana Luiza Milenkovich

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, trabalhou em grandes empresas, bancos e fundos de investimento, a exemplo das multinacionais brasileiras Votorantim e Itaú, Tereos e do consagrado escritório de advocacia Pinheiro Neto. Hoje, Ana Luiza é head de planejamento estratégico e inteligência de mercado do Albert Einstein. Pós graduada em Finanças com especialização em estratégia e inovação pela Harvard Business School, ministra aula na faculdade LINK e no Ensino Einstein.

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Prof. Clauber Andrade Souza

Clauber Andrade Souza

Diretor Jurídico, GRC e Sustentabilidade na CITROSUCO. Pós-Graduado em Direito Contratual pela PUC|SP e em Direito Empresarial pela EPD. MBA Executivo Internacional pela FIA|USP. Cursos de Especialização em Harvard Business School e Cambridge. Profissional com mais de 20 anos de experiência como Executivo de Negócios com foco nas áreas relacionadas à integridade, governança e responsabilidade corporativa e experiência em segmentos como: Industrial, Agroindustrial, Químico, Minerário e Automotivo. Professor da CONECTESE e da Escola Paulista de Direito, Mentor de profissionais da área Jurídica e de Governança e Integridade Corporativa.

Prof. Clauber Andrade Souza

Clauber Andrade Souza

Diretor Jurídico, GRC e Sustentabilidade na CITROSUCO. Pós-Graduado em Direito Contratual pela PUC|SP e em Direito Empresarial pela EPD. MBA Executivo Internacional pela FIA|USP. Cursos de Especialização em Harvard Business School e Cambridge. Profissional com mais de 20 anos de experiência como Executivo de Negócios com foco nas áreas relacionadas à integridade, governança e responsabilidade corporativa e experiência em segmentos como: Industrial, Agroindustrial, Químico, Minerário e Automotivo. Professor da CONECTESE e da Escola Paulista de Direito, Mentor de profissionais da área Jurídica e de Governança e Integridade Corporativa.

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Prof. Fabiana Molina

Fabiana Molina

Advogada, Mestre em Direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); com MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com extensão acadêmica concluída nas universidades Lyon Ecole de Management at Commerce, França; University of Cambridge, Inglaterra e Vanderbilt University, EUA; com LLM em Direito Societário pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa; especialista em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Ultragaz, companhia pertencente ao Grupo Ultra.

Prof. Fabiana Molina

Fabiana Molina

Advogada, Mestre em Direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); com MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA), com extensão acadêmica concluída nas universidades Lyon Ecole de Management at Commerce, França; University of Cambridge, Inglaterra e Vanderbilt University, EUA; com LLM em Direito Societário pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa; especialista em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Ultragaz, companhia pertencente ao Grupo Ultra.

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Prof. Ianda Lopes

Ianda Lopes

Trabalha na General Electric desde 2007. Em 2016, ela assumiu a posição de Diretora Jurídica para América Latina do Negócio de Energias Renováveis. Ianda iniciou a sua carreira no departamento jurídico da Hewlett Packard do Brasil. Ela também trabalhou na Accenture por 6 anos, tendo atuado como Gerente sênior do Jurídico responsável pela operação do Brasil. Ianda é graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e tem diploma de especialista em contratos comerciais pela PUC-SP. Ela é fluente em português, inglês e espanhol. É coautora do livro “Fusões e Aquisições em Foco”. Ianda atua fortemente em Inclusão e Diversidade, sendo a líder do ERG do Womens Network para a GE do Brasil, Sponsor de I&D para GE Renováveis e é a idealizadora e líder do programa de mentoria do para alunas pretas de Direito do Jurídico de Saias.

Prof. Ianda Lopes

Ianda Lopes

Trabalha na General Electric desde 2007. Em 2016, ela assumiu a posição de Diretora Jurídica para América Latina do Negócio de Energias Renováveis. Ianda iniciou a sua carreira no departamento jurídico da Hewlett Packard do Brasil. Ela também trabalhou na Accenture por 6 anos, tendo atuado como Gerente sênior do Jurídico responsável pela operação do Brasil. Ianda é graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e tem diploma de especialista em contratos comerciais pela PUC-SP. Ela é fluente em português, inglês e espanhol. É coautora do livro “Fusões e Aquisições em Foco”. Ianda atua fortemente em Inclusão e Diversidade, sendo a líder do ERG do Womens Network para a GE do Brasil, Sponsor de I&D para GE Renováveis e é a idealizadora e líder do programa de mentoria do para alunas pretas de Direito do Jurídico de Saias.

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Prof. José Nilton Cardoso de Alcantara

José Nilton Cardoso

Diretor da InteliJur – Inteligência Jurídica. Diretor-Presidente do FDJUR (Fórum de Departamentos Jurídicos). Foi professor da FGV, de 2012 a 2018, no LLM de Direito Empresarial (Management – Gestão de Serviços Jurídicos). Professor convidado do CEU Law School (Gestão Estratégica do Jurídico); da GV Direito (Administração de Contencioso de Massa). Advogado e Administrador de Empresas. Professor convidado e palestrante em diversas universidades, empresas e cursos como: FGV, GV Direito, PUC-RS, IBMEC e UNISINOS. Especializado em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Marketing e Gerenciamento de Projetos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, Comércio Exterior e Marketing Internacional pelo Centro Interamericano de Comercialização/ OEA e Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Autor dos Livros: Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, vols. I e II.

Prof. José Nilton Cardoso de Alcantara

José Nilton Cardoso

Diretor da InteliJur – Inteligência Jurídica. Diretor-Presidente do FDJUR (Fórum de Departamentos Jurídicos). Foi professor da FGV, de 2012 a 2018, no LLM de Direito Empresarial (Management – Gestão de Serviços Jurídicos). Professor convidado do CEU Law School (Gestão Estratégica do Jurídico); da GV Direito (Administração de Contencioso de Massa). Advogado e Administrador de Empresas. Professor convidado e palestrante em diversas universidades, empresas e cursos como: FGV, GV Direito, PUC-RS, IBMEC e UNISINOS. Especializado em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Marketing e Gerenciamento de Projetos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, Comércio Exterior e Marketing Internacional pelo Centro Interamericano de Comercialização/ OEA e Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Autor dos Livros: Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, vols. I e II.

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Prof. Leandro Campos

Leandro Campos dos Santos

Advogado com mais de 15 anos de experiência na área jurídica, formado pela PUC-SP, aonde fez também sua especialização. Com LLM pela Northwstern Pritsker School of Law e CBA (Certificate in Business Administrations pela Kellog School of Management, amas em Chicago – USA. Admitido no New Yoork Bar para a pratica de Direito no Estado de Nova York. Trabalhou em sólif]dos grupos econômicos e escritórios a exemplo da Kimberly Clark, Amvbev, Votorantim, Tozzini e Freire Advogados, Bemis, White & Case LLP, Huntsman e, atualmente, ocupaa posição de Corporate General Counsel Latin America and Caribbean na Synnex. Participou ativamente da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB Nacional, contribuindo para a aprovação do Provimento que assegurou as prerrogativas dos advogados de empresas.

Prof. Leandro Campos

Leandro Campos dos Santos

Advogado com mais de 15 anos de experiência na área jurídica, formado pela PUC-SP, aonde fez também sua especialização. Com LLM pela Northwstern Pritsker School of Law e CBA (Certificate in Business Administrations pela Kellog School of Management, amas em Chicago – USA. Admitido no New Yoork Bar para a pratica de Direito no Estado de Nova York. Trabalhou em sólif]dos grupos econômicos e escritórios a exemplo da Kimberly Clark, Amvbev, Votorantim, Tozzini e Freire Advogados, Bemis, White & Case LLP, Huntsman e, atualmente, ocupaa posição de Corporate General Counsel Latin America and Caribbean na Synnex. Participou ativamente da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB Nacional, contribuindo para a aprovação do Provimento que assegurou as prerrogativas dos advogados de empresas.

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Prof. Luciano Dequech

Luciano Dequech

Executivo com mais de 20 anos de experiência, tanto em escritório, quanto em empresa. Foi advogado de Pinheiro Neto Advogados, Gerente Jurídico da Braskem S.A., Diretor Jurídico da Totvs S.A., Diretor Jurídico da Atvos S.A., Diretor Jurídico da Construtora Norberto Odebrecht e Diretor Jurídico da Odebrecht S.A.. Foi Conselheiro da Santo Antonio Energia S.A. Luciano se formou em Direito pela USP, local em que concluiu seu mestrado em Direito Civil. Tem especialização em Direito do Consumidor pela PUC-SP, LL.M em Direito Societário pelo Insper e fez o curso para Conselheiro de Administração e de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles no IBGC. Luciano tem certificação em investigação interna pela LEC e concluiu o curso de controles, risco comliance e auditoria interna da KPMG University. Foi Presidente do Brazilian Chapter da ACC – Association of Corporate Counsel, Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas e membro do Comitê de Ética da OAB/SP. Atualmente é Diretor Jurídico da Copaenergia, membro da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Departamentos Jurídicos do Conselho Federal da OAB.

Prof. Luciano Dequech

Luciano Dequech

Executivo com mais de 20 anos de experiência, tanto em escritório, quanto em empresa. Foi advogado de Pinheiro Neto Advogados, Gerente Jurídico da Braskem S.A., Diretor Jurídico da Totvs S.A., Diretor Jurídico da Atvos S.A., Diretor Jurídico da Construtora Norberto Odebrecht e Diretor Jurídico da Odebrecht S.A.. Foi Conselheiro da Santo Antonio Energia S.A. Luciano se formou em Direito pela USP, local em que concluiu seu mestrado em Direito Civil. Tem especialização em Direito do Consumidor pela PUC-SP, LL.M em Direito Societário pelo Insper e fez o curso para Conselheiro de Administração e de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles no IBGC. Luciano tem certificação em investigação interna pela LEC e concluiu o curso de controles, risco comliance e auditoria interna da KPMG University. Foi Presidente do Brazilian Chapter da ACC – Association of Corporate Counsel, Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas e membro do Comitê de Ética da OAB/SP. Atualmente é Diretor Jurídico da Copaenergia, membro da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Departamentos Jurídicos do Conselho Federal da OAB.

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Prof. Milton Nessau Ribeiro

Milton Nassau Ribeiro

Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos e MBA em Direito de Empresa e da economia pela FGV. Cursou Programas de Formação Executiva no INSEAD (PGA), Harvard (Advanced Leadership Program), Kellogg School of Management (STC), IMD (Mastering Leadership Program), MIT (Transformational Leadership Program), e Fundação Com Cabral ( Programa de Finanças Corporativas). Conselheiro de Administração da Valia. Foi por 10 anos Diretor Jurídico e GRC da VLI S.A., sendo responsável pelas áreas Jurídica, de Governança Corporativa, Riscos e Compliance. Trabalhou na CSN, na Vale e no escritório White & Case nos EUA. Prof. Assoc. de Governança Corporativa, Riscos e Compliance da Fundação Dom Cabral. Autor do livro “Aspectos Jurídicos da Governança Corporativa” e de artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e obras coletivas.

Prof. Milton Nessau Ribeiro

Milton Nassau Ribeiro

Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos e MBA em Direito de Empresa e da economia pela FGV. Cursou Programas de Formação Executiva no INSEAD (PGA), Harvard (Advanced Leadership Program), Kellogg School of Management (STC), IMD (Mastering Leadership Program), MIT (Transformational Leadership Program), e Fundação Com Cabral ( Programa de Finanças Corporativas). Conselheiro de Administração da Valia. Foi por 10 anos Diretor Jurídico e GRC da VLI S.A., sendo responsável pelas áreas Jurídica, de Governança Corporativa, Riscos e Compliance. Trabalhou na CSN, na Vale e no escritório White & Case nos EUA. Prof. Assoc. de Governança Corporativa, Riscos e Compliance da Fundação Dom Cabral. Autor do livro “Aspectos Jurídicos da Governança Corporativa” e de artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e obras coletivas.

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Prof. Raul Cury Neto

Raul Cury Neto

Graduado em Direito pela Universidade Paulista (2000), com especialização em Direito Empresarial do Trabalho pelo Centro de Extensão Universitária (2004) e em Global Advocacy and International Lobbying pela George Washington University (2019), Raul exerceu advocacia empresarial por 7 anos. Há 16 anos ingressou no mercado de recrutamento de Executivos, sendo especializado nas áreas Jurídica, Compliance, Relações Governamentais & Institucionais e Proteção & Privacidade de Dados. Raul é sócio fundador da VITTORE e um dos pioneiros no recrutamento para o mercado de Compliance e Relações Governamentais & Institucionais no Brasil e América Latina. Além de recrutamento, Raul tem uma importante atuação institucional nessas áreas, promovendo, apoiando e participando de relevantes congressos, mesas redondas, workshops e palestras, contribuir com a evolução e profissionalização desses mercados. É, também, o idealizador do anuário Compliance On Top – A maior vitrine dos profissionais de Compliance do país e do anuário ORIGEM Latam – Anuário que abrange os principais profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da América Latina, e que tem como objetivo ajudar a dar transparência na atividade de LOBBY.

Prof. Raul Cury Neto

Raul Cury Neto

Graduado em Direito pela Universidade Paulista (2000), com especialização em Direito Empresarial do Trabalho pelo Centro de Extensão Universitária (2004) e em Global Advocacy and International Lobbying pela George Washington University (2019), Raul exerceu advocacia empresarial por 7 anos. Há 16 anos ingressou no mercado de recrutamento de Executivos, sendo especializado nas áreas Jurídica, Compliance, Relações Governamentais & Institucionais e Proteção & Privacidade de Dados. Raul é sócio fundador da VITTORE e um dos pioneiros no recrutamento para o mercado de Compliance e Relações Governamentais & Institucionais no Brasil e América Latina. Além de recrutamento, Raul tem uma importante atuação institucional nessas áreas, promovendo, apoiando e participando de relevantes congressos, mesas redondas, workshops e palestras, contribuir com a evolução e profissionalização desses mercados. É, também, o idealizador do anuário Compliance On Top – A maior vitrine dos profissionais de Compliance do país e do anuário ORIGEM Latam – Anuário que abrange os principais profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da América Latina, e que tem como objetivo ajudar a dar transparência na atividade de LOBBY.

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Prof. Ricardo Genis Mourão

Ricardo Genis Mourão

Diretor jurídico e também chief operating officer do Banco Goldman Sachs no Brasil. Ricardo ingressou no Goldman Sachs em 2011 e foi nomeado Managing Director em 2015. Antes de trabalhar no banco, Ricardo Mourão atuou como advogado em escritórios por aproximadamente 13 anos, fazendo carreira de estagiário a sócio, sempre na área do direito dos mercados financeiro e de capitais. Ricardo é Diretor Vice-Presidente da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Vice-Presidente do Fórum de Apoio Jurídico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e integrante da Câmara Consultiva de Normas da B3. Ricardo também é membro da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB nacional. Formado em Administração Pública pela EAESP/FGV em 1996 e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 2000. Mestre em Direito pela FGV Direito SP e coordenador do curso LLM – Mercados Financeiro e de Capitais no Insper.

Prof. Ricardo Genis Mourão

Ricardo Genis Mourão

Diretor jurídico e também chief operating officer do Banco Goldman Sachs no Brasil. Ricardo ingressou no Goldman Sachs em 2011 e foi nomeado Managing Director em 2015. Antes de trabalhar no banco, Ricardo Mourão atuou como advogado em escritórios por aproximadamente 13 anos, fazendo carreira de estagiário a sócio, sempre na área do direito dos mercados financeiro e de capitais. Ricardo é Diretor Vice-Presidente da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Vice-Presidente do Fórum de Apoio Jurídico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e integrante da Câmara Consultiva de Normas da B3. Ricardo também é membro da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB nacional. Formado em Administração Pública pela EAESP/FGV em 1996 e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 2000. Mestre em Direito pela FGV Direito SP e coordenador do curso LLM – Mercados Financeiro e de Capitais no Insper.

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Prof. Ricardo Mota

Ricardo Mota

Sr Director da Alvarez & Marsal na área de Corporate Transformation. Possui conhecimento em técnicas de gestão, dados e finanças e como executivo de empresas especializou-se em estratégia e performance na condução de departamentos jurídicos para alcançarem o maior potencial de eficiência operacional e financeira. Com mais de 12 anos de experiência, atuou em áreas de inteligência de mercado e departamentos jurídicos passando por companhias dentro e fora do país como Cogna Educação, Companhia Siderúrgica Nacional e Grupo Votorantim no Brasil, ACERBRAG na Argentina e Acerías Paz del Río na Colômbia. jurídica. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em finanças pelo Insper São Paulo e especialização em inteligência de dados pela Universidade de Cambridge

Prof. Ricardo Mota

Ricardo Mota

Sr Director da Alvarez & Marsal na área de Corporate Transformation. Possui conhecimento em técnicas de gestão, dados e finanças e como executivo de empresas especializou-se em estratégia e performance na condução de departamentos jurídicos para alcançarem o maior potencial de eficiência operacional e financeira. Com mais de 12 anos de experiência, atuou em áreas de inteligência de mercado e departamentos jurídicos passando por companhias dentro e fora do país como Cogna Educação, Companhia Siderúrgica Nacional e Grupo Votorantim no Brasil, ACERBRAG na Argentina e Acerías Paz del Río na Colômbia. jurídica. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em finanças pelo Insper São Paulo e especialização em inteligência de dados pela Universidade de Cambridge

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Walner Alves Cunha Júnior

Walner Alves Cunha Júnior

Advogado. Diretor Jurídico Global da Suzano, empresa que trabalha há mais de 8 anos. Membro do Conselho de Administração da Portocel e da Veracel. Graduado em Direito, com pós-graduação em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou LL.M em International Commercial Law pela University of California. Atuou em diversos departamentos jurídicos de empresas de grande porte, como Fosfertil e Vale. Participou de inúmeras transações de mercados de capitais e M&A, destacando pela liderança na operação entre Suzano e Fibria Celulose em 2018 e nas operações de emissão de Sustainability Linked Bonds da Suzano em 2020 e 2021. Tem artigo publicado sobre Direito e Infraestrutura: ‘A Validade das Cláusulas de Não-Indenizar”.

Walner Alves Cunha Júnior

Walner Alves Cunha Júnior

Advogado. Diretor Jurídico Global da Suzano, empresa que trabalha há mais de 8 anos. Membro do Conselho de Administração da Portocel e da Veracel. Graduado em Direito, com pós-graduação em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou LL.M em International Commercial Law pela University of California. Atuou em diversos departamentos jurídicos de empresas de grande porte, como Fosfertil e Vale. Participou de inúmeras transações de mercados de capitais e M&A, destacando pela liderança na operação entre Suzano e Fibria Celulose em 2018 e nas operações de emissão de Sustainability Linked Bonds da Suzano em 2020 e 2021. Tem artigo publicado sobre Direito e Infraestrutura: ‘A Validade das Cláusulas de Não-Indenizar”.

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Prof. Walquiria Favero

Walquiria Favero

Advogada e consultora Jurídica no Machado Melo e Favero Advogdos, possui vasta experiência como executiva das áreas Jurídica e Compliance em setores como saúde, varejo e mineração. Professora e pesquisadora em Direito e Tecnologias, Ética em Sistemas e em Compliance. Mestre em administração e mestranda em direito.

Prof. Walquiria Favero

Walquiria Favero

Advogada e consultora Jurídica no Machado Melo e Favero Advogdos, possui vasta experiência como executiva das áreas Jurídica e Compliance em setores como saúde, varejo e mineração. Professora e pesquisadora em Direito e Tecnologias, Ética em Sistemas e em Compliance. Mestre em administração e mestranda em direito.

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Programas específicos da área de Direito, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.