Compliance
Saiba como implementar um programa de compliance efetivo no Brasil, em alinhamento com a estrutura regulatória e legislativa nacional.
Modalidade Presencial
Os desafios globais transformaram radicalmente a estrutura de administração e gestão de empresas nos últimos anos, visando garantir mais sustentabilidade e transparência aos negócios. O compliance é parte deste processo sendo responsável pela mitigação de riscos, reconstrução e monitoramento dos fluxos de trabalho e investigações internas.
O curso visa capacitar o participante para atuar em todas as etapas de desenho e implementação de um programa de compliance de acordo com a realidade brasileira. Sendo composto por uma imersão acerca da legislação anticorrupção brasileira e estrangeira, reconhecimento dos riscos, construção de políticas internas, autorregulação do relacionamento com terceiros e treinamento dos variados stakeholders.
O programa é voltado para executivos, administradores, controllers, auditores, advogados e demais interessados nos programas de compliance.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 9.854,88
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 8.869,39
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 7.391,16
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?
Saber implementar um programa de compliance efetivo no Brasil;
Garantir a longevidade da empresa e geração de valor por meio de um programa de compliance alinhado às regulações e legislação vigente;
Compreensão da responsabilidade dos gestores;
Assimilar as melhores práticas e conhecer as últimas tendências na área;
Dominar técnicas para mitigar riscos e proteger os profissionais e a empresa quanto a questões administrativas e penais;
Desenvolver treinamentos de compliance e estruturar mecanismos de investigação.
O que você precisa saber
Perfil
Executivos, profissionais de compliance e controles internos; administradores, membros de conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de apoio; controllers; auditores; advogados; gestores de negócios; gestores de fundos de investimento; acionistas; funcionários públicos das áreas de administração direta e indireta, herdeiros, controladores de pequenas e médias empresas de capital fechado.
Pré-requisitos
Ter formação superior completa. Desejável conhecimento da língua inglesa para leitura de textos.
O que você vai aprender
Compliance
- Introdução
- Legislação anticorrupção (FCPA, UK Bribery Act e PL 6826/2010)
- Disseminação da cultura;
- Formação do time;
- Relacionamento com funcionários públicos e comportamentos oportunistas: o combate à corrupção.
Implantação
- Mapeamento de riscos;
- Construção de políticas;
- Métodos avaliativos (KPIs);
- Relacionamento com terceiros (due diligence e legislação pertinente);
- Prevenção a lavagem de dinheiro e regulação nacional e internacional;
- Treinamentos
Projeto Aplicado
Idealização e construção de um programa de compliance efetivo.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
Marina Pinhão Coelho Araújo
Doutora em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Miguel Reale Júnior. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de Defesa de Direito à Defesa. Autora de diversos artigos sobre Direito Penal. Foi pesquisadora na Universidade de Munique (LMU).
Marina Pinhão Coelho Araújo
Doutora em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Miguel Reale Júnior. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra. Membro do Instituto de Defesa de Direito à Defesa. Autora de diversos artigos sobre Direito Penal. Foi pesquisadora na Universidade de Munique (LMU).
André Carvalho
É Bacharel, Mestre, Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo sua tese de doutorado “Infraestrutura sob uma perspectiva pública: instrumentos para o seu desenvolvimento” recebido o Prêmio CAPES de Tese 2014 como a melhor tese de Doutorado em Direito defendida em 2013 no Brasil. Foi pós-doutor visiting researcher no Massachusetts Institute of Technology – MIT em 2016. Também é treinador corporativo certificado pela Internacional Compliance Association – ICA e, por meio da consultoria Redcliffe Associates Ltd., do Reino Unido, prestou consultoria na área de compliance para um grande banco internacional em 12 países. Foi Diretor de Gestão Corporativa da São Paulo Desenvolvimento de Ativos (SPDA) e da São Paulo Securitização (SP Securitização). Em 2012, foi advogado visitante em Morales & Besa, em Santiago do Chile. É autor, coordenador e organizador de seis livros e mais de 100 capítulos, papers e artigos em português, espanhol e inglês.
André Carvalho
É Bacharel, Mestre, Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo sua tese de doutorado “Infraestrutura sob uma perspectiva pública: instrumentos para o seu desenvolvimento” recebido o Prêmio CAPES de Tese 2014 como a melhor tese de Doutorado em Direito defendida em 2013 no Brasil. Foi pós-doutor visiting researcher no Massachusetts Institute of Technology – MIT em 2016. Também é treinador corporativo certificado pela Internacional Compliance Association – ICA e, por meio da consultoria Redcliffe Associates Ltd., do Reino Unido, prestou consultoria na área de compliance para um grande banco internacional em 12 países. Foi Diretor de Gestão Corporativa da São Paulo Desenvolvimento de Ativos (SPDA) e da São Paulo Securitização (SP Securitização). Em 2012, foi advogado visitante em Morales & Besa, em Santiago do Chile. É autor, coordenador e organizador de seis livros e mais de 100 capítulos, papers e artigos em português, espanhol e inglês.
Rodrigo Ogawa
Engenheiro formado pela PUC-MG, Pós Graduação em Finanças pela São Paulo Business School, e Certificações em Global Management (INSEAD-França), CCEP-I (SCCE) Six Sigma Black Belt (General Electric). Com mais de 25 anos de experiencia em empresas multinacionais Americanas, Europeias e Japonesa, atuou, nos últimos 12 anos como Presidente da Gambro (Healthcare, Medical Devices, Europeia); Presidente da Tyco Fire & Security (Infraestrutura e Construção, Americana); Olympus (Healthcare, Medical Devices, Japonesa).
Rodrigo Ogawa
Engenheiro formado pela PUC-MG, Pós Graduação em Finanças pela São Paulo Business School, e Certificações em Global Management (INSEAD-França), CCEP-I (SCCE) Six Sigma Black Belt (General Electric). Com mais de 25 anos de experiencia em empresas multinacionais Americanas, Europeias e Japonesa, atuou, nos últimos 12 anos como Presidente da Gambro (Healthcare, Medical Devices, Europeia); Presidente da Tyco Fire & Security (Infraestrutura e Construção, Americana); Olympus (Healthcare, Medical Devices, Japonesa).
Karlis Novickis
Com 22 anos de experiência em escritórios de advocacia e empresas nas áreas criminal e de compliance, liderou áreas de compliance na América Latina e globalmente, além de integrar e assessorar Comitês de Auditoria e de Integridade de grandes empresas. Advogado pós-graduado em administração de empresas, em Direito Penal e Direito Penal econômico, é professor de Compliance e Riscos no Insper, advogado no KMN Advogados, Membro dos Comitês de integridade da Petrobras e do Grupo EcoRodovias, e membro do Conselho consultivo de ações coletivas anticorrupção do Pacto global da ONU.
Karlis Novickis
Com 22 anos de experiência em escritórios de advocacia e empresas nas áreas criminal e de compliance, liderou áreas de compliance na América Latina e globalmente, além de integrar e assessorar Comitês de Auditoria e de Integridade de grandes empresas. Advogado pós-graduado em administração de empresas, em Direito Penal e Direito Penal econômico, é professor de Compliance e Riscos no Insper, advogado no KMN Advogados, Membro dos Comitês de integridade da Petrobras e do Grupo EcoRodovias, e membro do Conselho consultivo de ações coletivas anticorrupção do Pacto global da ONU.
Agatha Paraventi
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pesquisas sobre Ética, Comunicação e Cultura de Integridade. Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Docente no curso de graduação em Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero. Leciona disciplinas de Comunicação e Cultura de Integridade em quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – Faculdade Cásper Líbero, Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA/USP; Comunicação Pública Governamental da ECA/USP e MBA ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva – Compliance e Gestão de Compliance, no INSPER. Atuação corporativa por mais de 10 anos na área de Comunicação Organizacional. Consultora em ética e cultura organizacional desde 2013. Integrante do Comitê de Estudos em Comunicação, Integridade e Compliance da Aberje desde 2018.
Agatha Paraventi
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pesquisas sobre Ética, Comunicação e Cultura de Integridade. Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Docente no curso de graduação em Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero. Leciona disciplinas de Comunicação e Cultura de Integridade em quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – Faculdade Cásper Líbero, Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA/USP; Comunicação Pública Governamental da ECA/USP e MBA ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva – Compliance e Gestão de Compliance, no INSPER. Atuação corporativa por mais de 10 anos na área de Comunicação Organizacional. Consultora em ética e cultura organizacional desde 2013. Integrante do Comitê de Estudos em Comunicação, Integridade e Compliance da Aberje desde 2018.
Thaís Françoso
Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Direito Processual Tributário pelo CEU Law School. Program of Management Development (ISE Business School/ IESE) – University of Navarra em Barcelona – ES. Autora de diversos artigos e textos sobre compliance. Sócia no escritório FFLAW, com atuação em investigações internas, implementação e revisão de programas de compliance.
Thaís Françoso
Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Direito Processual Tributário pelo CEU Law School. Program of Management Development (ISE Business School/ IESE) – University of Navarra em Barcelona – ES. Autora de diversos artigos e textos sobre compliance. Sócia no escritório FFLAW, com atuação em investigações internas, implementação e revisão de programas de compliance.
João Bonvicino
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2006); Especialista (MBA) em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito – EPD (2017); Especialista em Proteção a Vítimas, Testemunhas e Colaboradores da Justiça pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2009); Pós-graduado em Inteligência Competitiva pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2009) e em Técnica de Combate ao Crime Organizado pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo – ESMP (2011); É Alumni do Governo dos Estados Unidos da América, pelo International Visitor Leadership Program – IVLP, Department of State, em Visita Técnica sobre Administração da Justiça Criminal (2011); Certificado em Técnicas Avançadas de Entrevistas e Detecção de Mentiras pelo The Behavioral Assessment Resource Group (2015). Entre os anos de 2007 e 2011 foi Secretario Executivo do Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas do Governo do Estado de São Paulo, junto à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania. Entre 2011 2 2012 ocupou a posição de Diretor Técnico do Departamento de Inteligência e Combate à Corrupção da Corregedoria da Administração do Governo do Estado de São Paulo. Após o período de atuação profissional no governo, trabalhou entre os anos de 2012 e 2016 como gerente e líder de projetos em grande firma de consultoria internacional (Big4), na área de Serviços Forenses e Investigações Corporativas, com ênfase em investigações eletrônicas e digitais e Inteligência Corporativa. Advoga, desde 2016, em grande firma de advocacia corporativa, ocupando a posição de Líder na área de prática de Compliance, Investigações e Direito Sancionador, atendendo as maiores empresas do Brasil e multinacionais que operam no país.
João Bonvicino
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2006); Especialista (MBA) em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito – EPD (2017); Especialista em Proteção a Vítimas, Testemunhas e Colaboradores da Justiça pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2009); Pós-graduado em Inteligência Competitiva pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2009) e em Técnica de Combate ao Crime Organizado pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo – ESMP (2011); É Alumni do Governo dos Estados Unidos da América, pelo International Visitor Leadership Program – IVLP, Department of State, em Visita Técnica sobre Administração da Justiça Criminal (2011); Certificado em Técnicas Avançadas de Entrevistas e Detecção de Mentiras pelo The Behavioral Assessment Resource Group (2015). Entre os anos de 2007 e 2011 foi Secretario Executivo do Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas do Governo do Estado de São Paulo, junto à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania. Entre 2011 2 2012 ocupou a posição de Diretor Técnico do Departamento de Inteligência e Combate à Corrupção da Corregedoria da Administração do Governo do Estado de São Paulo. Após o período de atuação profissional no governo, trabalhou entre os anos de 2012 e 2016 como gerente e líder de projetos em grande firma de consultoria internacional (Big4), na área de Serviços Forenses e Investigações Corporativas, com ênfase em investigações eletrônicas e digitais e Inteligência Corporativa. Advoga, desde 2016, em grande firma de advocacia corporativa, ocupando a posição de Líder na área de prática de Compliance, Investigações e Direito Sancionador, atendendo as maiores empresas do Brasil e multinacionais que operam no país.
Ilana Martins
Advogada criminal, doutora em direito penal pela Universidade de São Paulo, mestre em direito público e graduada em direito pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Compliance Criminal e especialista em direito penal pela Universidad Castilla-La Mancha, pesquisadora visitante (pós-doc) na FGV, e professora convidada do INSPER.
Ilana Martins
Advogada criminal, doutora em direito penal pela Universidade de São Paulo, mestre em direito público e graduada em direito pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Compliance Criminal e especialista em direito penal pela Universidad Castilla-La Mancha, pesquisadora visitante (pós-doc) na FGV, e professora convidada do INSPER.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Estratégia e Negócios, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.