Gestão ESG: Sustentabilidade e Negócios – Presencial

Coloque em prática estratégias que sejam capazes de gerar valor para o negócio e, ao mesmo tempo, resolver problemas sociais, econômicos e ambientais.

Gestão ESG: Sustentabilidade e Negócios
Course Format Icon

Modalidade Presencial

Course Format Icon

Presencial

Icone Relógio Carga horária: 40 horas
Icone fogete Início das aulas: 06/05/2024
Relogio Icon Fim das aulas: 10/05/2024
Relogio Icon Matrículas até: 06/05/2024

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

O desafio das lideranças organizacionais é planejar e monitorar estratégias que sejam capazes de gerar valor compartilhado e guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.

O curso mostra como lidar com o desafio da sustentabilidade por meio da discussão sobre conceitos e dinâmicas em contextos de casos reais, além da interação com executivos e empreendedores já especializados no tema.

O programa é voltado a gestores e empreendedores que desejam se aprofundar  a respeito de práticas, investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade para empresas.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 8.934,22

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 8.040,80

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.700,66

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

Relogio Icon

Segunda a Sexta-feira das 09h00 às 18h00

Por que fazer o curso?

Sustentabilidade e Negócios (1)

Analisar contextos e tendências relativas aos cenários da sustentabilidade;

Sustentabilidade e Negócios (2)

Identificar aspectos materiais de sustentabilidade para uma dada organização;

Sustentabilidade e Negócios (3)

Avaliar e propor modelos de negócios, estratégias e práticas de gestão sustentáveis à luz de modelos e ferramentas apropriadas;

Sustentabilidade e Negócios (4)

Avaliar como a gestão ESG pode contribuir para o desempenho financeiro da organização e impacto.

O que você precisa saber

Perfil

Gestores de áreas de negócios e empreendedores.

Pré-requisitos

Formação superior completa e conhecimento da língua inglesa para leitura de textos.

O que você vai aprender

Planejamento

  • Pensamento Sistêmico – o contexto de Sustentabilidade e ESG;
  • As respostas organizacionais – ética, abordagem de stakeholders e materialidade;
  • Sustentabilidade e valor – como criar valor no E, no S e no G?
  • Modelos de Negócios Sociais e de Impacto.

Implementação

  • Sustentabilidade (ESG) na Cadeia de Suprimentos e Operações;
  • Sustentabilidade (ESG) e Capital Humano;
  • Governança para Sustentabilidade;
  • Finanças Sustentáveis.

Monitoramento, Mensuração e Comunicação

  • Controles e Mensuração;
  • Padrões de Reporte;
  • Marca e comunicação.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Prof. José Geraldo Setter Filho

José Geraldo Setter Filho

Professor teaching fellow no Insper, onde atua em programas de graduação, pós-graduação e educação executiva. É coordenador executivo do Insper Metricis – Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental, tendo atuado em diversos projetos nessa área para empresas, organizações do Terceiro Setor e governos. É também coordenador do Programa Avançado em Sustentabilidade (PAS) no Insper. Doutorando em Administração (na área de Governança Corporativa) no Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração pelo Insper e fez MBA Executivo pela mesma instituição. Especialista em Finanças (CEAG) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)/Fundação Getúlio Vargas. É engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia Mauá/Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem mais de 30 anos de experiência profissional como executivo e consultor, com foco em finanças, estratégia e gestão de negócios, em empresas brasileiras e multinacionais de múltiplos segmentos (consultoria de TI e gestão, banco, bens de consumo, engenharia e telecomunicações, incorporação imobiliária e mídia). No Terceiro Setor, atuou por quase 10 anos em consultoria e gestão de entidades ligadas à saúde pública.

Prof. José Geraldo Setter Filho

José Geraldo Setter Filho

Professor teaching fellow no Insper, onde atua em programas de graduação, pós-graduação e educação executiva. É coordenador executivo do Insper Metricis – Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental, tendo atuado em diversos projetos nessa área para empresas, organizações do Terceiro Setor e governos. É também coordenador do Programa Avançado em Sustentabilidade (PAS) no Insper. Doutorando em Administração (na área de Governança Corporativa) no Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração pelo Insper e fez MBA Executivo pela mesma instituição. Especialista em Finanças (CEAG) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)/Fundação Getúlio Vargas. É engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia Mauá/Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem mais de 30 anos de experiência profissional como executivo e consultor, com foco em finanças, estratégia e gestão de negócios, em empresas brasileiras e multinacionais de múltiplos segmentos (consultoria de TI e gestão, banco, bens de consumo, engenharia e telecomunicações, incorporação imobiliária e mídia). No Terceiro Setor, atuou por quase 10 anos em consultoria e gestão de entidades ligadas à saúde pública.

X
Luiz Vieira

Luiz Vieira

PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Foi Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company) e líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos, MPA e cursos de Educação Executiva.

Luiz Vieira

Luiz Vieira

PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Foi Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company) e líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos, MPA e cursos de Educação Executiva.

X
Andrea Minardi

Andrea Minardi

Andrea M. A. F. Minardi é Professora Senior Research Fellow do Insper, Membro do Conselho da Insper Anjos e do Insper Metricis e editora associada da Revista de Contabilidade e Finanças da USP. Foi diretora da Sociedade Brasileira de Finanças, diretora acadêmica do Insper e membro do Comitê Executivo da BALAS (Associação Empresarial de Estudos Latino-Americanos). Ela leciona e pesquisa na área de Investimento e Finanças Corporativas e, desde 2015, tem focado suas atividades acadêmicas em ativos alternativos e finanças empreendedora. É autora do livro “Teoria das Opções Aplicadas a Projetos de Investimento” e de diversos artigos publicados e capítulos de livros. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Foi aluna visitante do doutorado em Business na Universidade do Texas em Austin.

Andrea Minardi

Andrea Minardi

Andrea M. A. F. Minardi é Professora Senior Research Fellow do Insper, Membro do Conselho da Insper Anjos e do Insper Metricis e editora associada da Revista de Contabilidade e Finanças da USP. Foi diretora da Sociedade Brasileira de Finanças, diretora acadêmica do Insper e membro do Comitê Executivo da BALAS (Associação Empresarial de Estudos Latino-Americanos). Ela leciona e pesquisa na área de Investimento e Finanças Corporativas e, desde 2015, tem focado suas atividades acadêmicas em ativos alternativos e finanças empreendedora. É autora do livro “Teoria das Opções Aplicadas a Projetos de Investimento” e de diversos artigos publicados e capítulos de livros. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Foi aluna visitante do doutorado em Business na Universidade do Texas em Austin.

X
Fernando Picasso

Fernando Picasso

Doutorado e mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente foca em pesquisas em responsabilidade social e rupturas nas cadeias de suprimentos em conjunto com pesquisadores da Indiana University e Nothern Kentucky University. Atuou em empresas como Grupo Boticário, LATAM Airlines e Reckitt Benckiser nas áreas de operações, inteligência de vendas e finanças.

Fernando Picasso

Fernando Picasso

Doutorado e mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente foca em pesquisas em responsabilidade social e rupturas nas cadeias de suprimentos em conjunto com pesquisadores da Indiana University e Nothern Kentucky University. Atuou em empresas como Grupo Boticário, LATAM Airlines e Reckitt Benckiser nas áreas de operações, inteligência de vendas e finanças.

X
Priscila Borin Claro

Priscila Borin Claro

Professora Associada e Coordenadora de Responsabilidade Social e Extensão. Ministra disciplinas nas áreas de Estratégia, Sustentabilidade e Negócios Sociais. Desenvolve consultoria e pesquisa nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como relatórios de sustentabilidade no padrão GRI. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre pela Universidade de Wageningen (WUR) na Holanda em Gestão Sócio- ambiental e e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras. Trabalhou no Instituto de Economia Agrícola em Haia na Holanda como pesquisadora Junior (2002-2003) e também como pesquisadora do PENSA (Centro de Inteligência do Agronegócio) da FEA/USP de 2005 a 2007. Foi Coordenadora Acadêmica de Programas Executivos no Insper de 2006 a 2012 (Clariant, CONIB, Grupo ABC, Nestle, Pepsico, Cargill, Banco Real, Santander, CPFL, Toyota, J&J, Baxter, Orbitall, Bradesco, AGF/Allianz, Einstein, Alpargatas, Grupo Ultra, Latapack-Ball). Na área de educação, trabalhou como docente em tempo parcial na EASP/FGV de 2013 a 2015 e como professora nos Programas de Educação Executiva da FUNDACE, Unisinos, Newton Paiva, FIA, São Paulo, GV-PEC.

Priscila Borin Claro

Priscila Borin Claro

Professora Associada e Coordenadora de Responsabilidade Social e Extensão. Ministra disciplinas nas áreas de Estratégia, Sustentabilidade e Negócios Sociais. Desenvolve consultoria e pesquisa nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como relatórios de sustentabilidade no padrão GRI. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre pela Universidade de Wageningen (WUR) na Holanda em Gestão Sócio- ambiental e e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras. Trabalhou no Instituto de Economia Agrícola em Haia na Holanda como pesquisadora Junior (2002-2003) e também como pesquisadora do PENSA (Centro de Inteligência do Agronegócio) da FEA/USP de 2005 a 2007. Foi Coordenadora Acadêmica de Programas Executivos no Insper de 2006 a 2012 (Clariant, CONIB, Grupo ABC, Nestle, Pepsico, Cargill, Banco Real, Santander, CPFL, Toyota, J&J, Baxter, Orbitall, Bradesco, AGF/Allianz, Einstein, Alpargatas, Grupo Ultra, Latapack-Ball). Na área de educação, trabalhou como docente em tempo parcial na EASP/FGV de 2013 a 2015 e como professora nos Programas de Educação Executiva da FUNDACE, Unisinos, Newton Paiva, FIA, São Paulo, GV-PEC.

X
Prof. Nathalia Esteves

Nathalia Esteves

Doutoranda em Economia e Negócios pelo Insper com doutorado-sanduíche em Cornell. Pós Graduada em Administração de Empresas pelo Insper (2016). Graduada em Economia pelo Insper (2013).

Prof. Nathalia Esteves

Nathalia Esteves

Doutoranda em Economia e Negócios pelo Insper com doutorado-sanduíche em Cornell. Pós Graduada em Administração de Empresas pelo Insper (2016). Graduada em Economia pelo Insper (2013).

X
Prof. Ralf Toenjes

Ralf Toenjes

Indicado pela Forbes como um dos jovens mais promissores do Brasil na lista Forbes Under30, reconhecido como Empreender Social do Ano de Futuro pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab, Global Influential Leader pela AACSB e atualmente é Membro Titular do Conselho de Nacional Juventude (CONJUVE) eleito para a cadeira de Saúde. Recentemento foi reconhecido pela ONU como um dos 17 jovens líderes pelo Desenvolvimento Sustentável, processo que contou com 7.000 inscrições de pessoas de todo mundo. Também foi eleito um dos 100 CEOs do ano pela lista Meaningful Business 2020. Aos 31 anos, Ralf Toenjes possui três graduações: 1. Administração – Insper 2. Economia – Insper 3. Direito – Universidade de São Paulo, USP Empreendedor social, é co-fundador e presidente da Renovatio, uma ONG que tem como missão diminuir a falta de acesso a óculos de grau e atendimento oftalmológico no Brasil. Em de 10 anos, Ralf estabeleceu quinze clínicas oftalmológicas móvel através de ônibus e caminhões adaptados, promoveu atendimento oftalmológico para mais de 450 mil pessoas e óculos para mais de 108 mil pessoas em Moçambique, Haiti, Índia, Paraguai e 25 estados no Brasil. Recentemente, lançou o Juntos pela Visão, aliança estratégica entre a Renovatio, o Instituto Verter e o Instituto Suel Abujamra que lançou a maior plataforma social de saúde visual da América Latina. Além disso, Ralf já foi convidado para almoçar com o Warren Buffet em Omaha (EUA). Ele também recebeu bolsa de estudos da Fundação Estudar e foi convidado para compartilhar sua jornada em eventos, como Junior Enterprise World Conference, World Economic Forum. Em 2023 participou do Ignite Program do TED Global como um dos jovens líderes eleitos para discutir os temas do futuro.

Prof. Ralf Toenjes

Ralf Toenjes

Indicado pela Forbes como um dos jovens mais promissores do Brasil na lista Forbes Under30, reconhecido como Empreender Social do Ano de Futuro pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab, Global Influential Leader pela AACSB e atualmente é Membro Titular do Conselho de Nacional Juventude (CONJUVE) eleito para a cadeira de Saúde. Recentemento foi reconhecido pela ONU como um dos 17 jovens líderes pelo Desenvolvimento Sustentável, processo que contou com 7.000 inscrições de pessoas de todo mundo. Também foi eleito um dos 100 CEOs do ano pela lista Meaningful Business 2020. Aos 31 anos, Ralf Toenjes possui três graduações: 1. Administração – Insper 2. Economia – Insper 3. Direito – Universidade de São Paulo, USP Empreendedor social, é co-fundador e presidente da Renovatio, uma ONG que tem como missão diminuir a falta de acesso a óculos de grau e atendimento oftalmológico no Brasil. Em de 10 anos, Ralf estabeleceu quinze clínicas oftalmológicas móvel através de ônibus e caminhões adaptados, promoveu atendimento oftalmológico para mais de 450 mil pessoas e óculos para mais de 108 mil pessoas em Moçambique, Haiti, Índia, Paraguai e 25 estados no Brasil. Recentemente, lançou o Juntos pela Visão, aliança estratégica entre a Renovatio, o Instituto Verter e o Instituto Suel Abujamra que lançou a maior plataforma social de saúde visual da América Latina. Além disso, Ralf já foi convidado para almoçar com o Warren Buffet em Omaha (EUA). Ele também recebeu bolsa de estudos da Fundação Estudar e foi convidado para compartilhar sua jornada em eventos, como Junior Enterprise World Conference, World Economic Forum. Em 2023 participou do Ignite Program do TED Global como um dos jovens líderes eleitos para discutir os temas do futuro.

X
Prof. Danny Pimentel Claro

Danny Claro

No Insper desde 2004, é professor titular da cadeira de Marketing e leciona nos cursos de graduação, mestrado, doutorado, MBA e educação executiva. Desde julho de 2016 é líder do Núcleo de Marketing Analítico do Insper. Em 2022, assumiu como Membro do Comitê Acadêmico do Insper e do Colegiado de Programas Stricto Sensu. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper entre agosto de 2010 e julho de 2013 e coordenador do Centro de Estudos em Negócios entre janeiro de 2007 e maio de 2010. Foi professor visitante Fulbright/CAPES na Thunderbird School of Global Management entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. Foi membro das comissões de avaliação de programas e novos programas da CAPES (2012-2014) e líder de tema de Marketing de Relacionamento da divisão de marketing da ANPAD (2013-2018) e membro do Comitê Científico da ANPAD (2019-21). Lançado no Coursera em janeiro de 2016, seu curso sobre Introdução ao Marketing Analítico atingiu mais de 45 mil learners e é avaliado com 4.7 estrelas (Jun/22). Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos com empresas como Allston Brew, BASF, Bayer Pharma, Boticário, Bunge, Cargill, CESAR, Enext, Itaú, Cosan, Monsanto, Nufarm, Netafim, Prime Clean, Santander, TAM, Tigre. E também realizou treinamentos para empresas como J&J, Pepsi, Abril, Roche, Bradesco, Ford, Gerdau, Santander, CPFL, ABRASCE, Toyota.

Prof. Danny Pimentel Claro

Danny Claro

No Insper desde 2004, é professor titular da cadeira de Marketing e leciona nos cursos de graduação, mestrado, doutorado, MBA e educação executiva. Desde julho de 2016 é líder do Núcleo de Marketing Analítico do Insper. Em 2022, assumiu como Membro do Comitê Acadêmico do Insper e do Colegiado de Programas Stricto Sensu. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Administração do Insper entre agosto de 2010 e julho de 2013 e coordenador do Centro de Estudos em Negócios entre janeiro de 2007 e maio de 2010. Foi professor visitante Fulbright/CAPES na Thunderbird School of Global Management entre agosto de 2013 e janeiro de 2014. Foi membro das comissões de avaliação de programas e novos programas da CAPES (2012-2014) e líder de tema de Marketing de Relacionamento da divisão de marketing da ANPAD (2013-2018) e membro do Comitê Científico da ANPAD (2019-21). Lançado no Coursera em janeiro de 2016, seu curso sobre Introdução ao Marketing Analítico atingiu mais de 45 mil learners e é avaliado com 4.7 estrelas (Jun/22). Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos com empresas como Allston Brew, BASF, Bayer Pharma, Boticário, Bunge, Cargill, CESAR, Enext, Itaú, Cosan, Monsanto, Nufarm, Netafim, Prime Clean, Santander, TAM, Tigre. E também realizou treinamentos para empresas como J&J, Pepsi, Abril, Roche, Bradesco, Ford, Gerdau, Santander, CPFL, ABRASCE, Toyota.

X
Prof. Bruna Arruda

Bruna Arruda

Professora da Engenharia do Insper desde 2018, promovida a Professora Teaching Fellow em 2021, assumindo também a Coordenação da Comissão de Diversidade e Acessibilidade. Integrante e Mentora do Coletivo Estudantil Raposas Negras.

Prof. Bruna Arruda

Bruna Arruda

Professora da Engenharia do Insper desde 2018, promovida a Professora Teaching Fellow em 2021, assumindo também a Coordenação da Comissão de Diversidade e Acessibilidade. Integrante e Mentora do Coletivo Estudantil Raposas Negras.

X
Prof. Allyne de Andrade

Allyne Andrade

Advogada, possui doutorado (2019) e mestrado (2015) em direito pela Universidade de São Paulo. Obteve o LL.M – Master of Laws – na área de Teoria Crítica Racial da UCLA School of Law (2019).

Prof. Allyne de Andrade

Allyne Andrade

Advogada, possui doutorado (2019) e mestrado (2015) em direito pela Universidade de São Paulo. Obteve o LL.M – Master of Laws – na área de Teoria Crítica Racial da UCLA School of Law (2019).

X
Prof. Aloisio Buoro

Aloisio Andrade

Doutorando em Administração pela Universidade de Saint Gallen. Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA – USP) e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Prof. Aloisio Buoro

Aloisio Andrade

Doutorando em Administração pela Universidade de Saint Gallen. Mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA – USP) e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

X

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Estratégia e Negócios, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.