« Ir para cursos

Avaliação de Empresas

Entenda como aplicar os princípios da economia circular para gerar valor sustentável e impulsionar a competitividade da sua organização.

Em um ambiente de negócios marcado por volatilidade, inovação e intensa competição, compreender o que determina o valor de uma empresa deixou de ser apenas uma habilidade técnica, e se tornou uma competência estratégica para executivos que tomam decisões em finanças, investimentos e gestão corporativa. Avaliar empresas significa ir além dos números: é interpretar fundamentos, projetar cenários e identificar as verdadeiras oportunidades de criação de valor.

O curso Avaliação de Empresas, une rigor técnico e aplicação prática para que o participante aprimore sua capacidade de calcular o valor de organizações em diferentes contextos (investimentos em ações, operações de fusões e aquisições, ofertas de ações (IPOs e follow-nos ou planejamento estratégico).

Ao longo das aulas são discutidas metodologias centrais do setor, com destaque para o fluxo de caixa descontado e na avaliação por múltiplos.

Mais que apenas compreender métodos, o participante desenvolverá uma visão crítica e estratégica sobre o valor das empresas como instrumento de tomada de decisão, fortalecendo sua capacidade de analisar cenários, identificar oportunidades e gerar valor sustentável em sua organização.

Aprimore sua visão financeira, fortaleça sua capacidade de análise e transforme dados em decisões de alto impacto para o futuro da sua empresa.

APOIO:

Logo Planejar - Avaliação de Empresas
18a1df - Avaliação de Empresas

Presencial

Sem turmas abertas no momento

Carga horária: 24 horas

Novas turmas em breve.

Calendário do curso

A definir

Por que fazer o curso?

Sustentabilidade e Negócios (4)

Calcular o valor das empresas utilizando a avaliação por múltiplos (relativa) e a avaliação pelo fluxo de caixa descontado, abordagem da empresa ou firma (discounted cash flow);

Produtividade e Gestão de Custos (1)

Estimar o custo de capital das empresas com base em informações de mercado;

Gestão Estratégica do Departamento Jurídico (2)

Analisar o impacto das premissas da estrutura de capital e da taxa de crescimento sustentável no valor das empresas;

Estratégias para Geração de Valor (1)

Identificar os vetores de valor (value drivers) das empresas e como estes influenciam o seu valor.

O que você precisa saber

Perfil

Empreendedores, executivos dos departamentos financeiros e planejamento estratégico das companhias, investidores institucionais, consultores de investimentos, gestores de fundos de investimentos, analistas de investimentos, executivos de fusões e aquisições, private equity, finanças corporativas e bancos de investimento.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior completa e possuir conhecimentos básicos de contabilidade. Desejável exercer atividade relacionada à avaliação de empresas.

O que você vai aprender

Módulo 01 | Fundamentos para Avaliação de Empresa

  • Aula 01: Conceitos iniciais da teoria de valor;
  • Aula 02: Motivos para avaliar empresas;
  • Aula 03: Equalização de Contabilidade e Matemática
  • Aula 04: Conceitos de Risco e Retorno; Estimativa do Custo de Capital (próprio e terceiros).

Módulo 02 | Ferramentas para avaliação de Empresa

  • Aula 01: Avaliação Relativa – Múltiplos | Fluxo de caixa descontado; Montagem do Fluxo de Caixa Livre da empresa (Free Cash Flow to Firm); 
  • Aula 02: EBITDA | Necessidade de capital de giro (NGC) | Investimentos (CAPEX);
  • Aula 03: Valor terminal (perpetuidade) | Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) | Valor da Firma (Firm Value) e Valor para os Acionistas (Equity Value);
  • Aula 04: Discussão das premissas de projeção do Fluxo de Caixa | Interpretação dos resultados | Virtudes e limitações das ferramentas de avaliação.

Módulo 03 | Impacto da Estratégia Empresarial e Decisões Executivas no Valor da Empresa

  • Aula 01: Estratégia competitiva e valor;
  • Aula 02: Vetores de valor (value drivers) das companhias;
  • Aula 03: Análise de sensibilidade;
  • Aula 04: Análise de cenários | Estudo de caso.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Finanças, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.

Avaliação de Empresas

Presencial

Sem turmas abertas no momento

Carga horária: 24 horas

Novas turmas em breve.