Saúde Mental nas Organizações

Aprenda a combinar aspectos individuais de autocuidado com estratégias de promoção de saúde mental na organização.

GESTAO ESTRATEGICA DE PROJETOS 3 - Cursos
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Modalidade Presencial

Icone Relógio Carga horária: 16 horas
Icone fogete Início das aulas: 24/05/2023
Relogio Icon Fim das aulas: 25/05/2023
Relogio Icon Matrículas até: 24/05/2023

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Vivemos tempos de incerteza e ruptura com os padrões de vida já conhecidos, precisamos ampliar nossa compreensão e visão do que acontece em nós e no mundo ao nosso redor para enfrentar os desafios que se apresentam. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem maior prevalência de depressão da América Latina e é o país mais ansioso do mundo.  Dados preliminares de pesquisa Data/SUS realizada, em 2020, para avaliar a saúde do brasileiro durante a pandemia do novo Coronavírus mostrou que a ansiedade foi o transtorno presente em 86,5% dos 17.491 indivíduos adultos ouvidos pelo Ministério da Saúde, seguido de estresse pós-traumático (45,5%) e depressão grave (16%). Sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, no Brasil e na Espanha. Mais da metade deles — e 27,4% do total de entrevistados — sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo. 

Atualmente, discutir a promoção da saúde e bem-estar (físico e emocional) tornou-se estratégico nas organizações. Líderes e colaboradores precisam compreender o fenômeno da “pandemia” da doença mental durante e pós Corona vírus, e suas consequências na experiência humana nas empresas. É urgente conhecer estratégias e práticas para promover saúde e bem-estar no ambiente corporativo, isto é, apoiar a liderança e colaboradores da empresa na gestão da prevenção da doença mental e na promoção da saúde. O curso Saúde Mental nas Organizações trará a oportunidade de reflexão do tema, com discussão de cases reais e as possibilidades de desenvolvimento de atividades conceituais e práticas para sensibilização quanto ao autocuidado, prevenção de doenças mentais e estratégias organizacionais de promoção de saúde.

O curso será oferecido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 

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Investimento

Valor integral R$ 3.656,34

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 3.290,70

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 2.742,25

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

Relogio Icon

Quarta e Quinta-feira das 09h às 18h

Por que fazer o curso?

Tributações de Fusões e Aquisições (2)

Analisar a questão da saúde mental no contexto atual das organizações e estratégias de acolhimento aos colaboradores.

Gestão das Águas no Contexto das Mudanças Climáticas (6)

Entrar em contato com estratégias de prevenção e promoção da saúde.

Gestão de Compliance (3)

Aulas ministradas com corpo docente do Insper e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O que você precisa saber

Perfil

Profissionais em papel de liderança nas organizações.

Pré-requisitos

Formação superior e exercer cargo de liderança.

O que você vai aprender

Saúde e doença mental nas organizações: aspectos conceituais

Saúde e doença mental na organização: aspectos estruturais 

Saúde e doença mental na organização: aspectos das equipes e das pessoas 

Saúde e doença mental na organização: impactos e desempenho da liderança 

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Luis Felipe Cortoni

Luis Felipe Cortoni

Formado em Psicologia. Trabalhou no Departamento de Desenvolvimento Gerencial da Mercedes Benz do Brasil em 1981. A partir de 1984 foi gerente de RH na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Em 1986 iniciou seus trabalhos de consultoria em empresas estatatais e privadas. Especialista em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho – Instituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas – FMUSP, ex-professor universitário nas cadeiras de psicologia educacional, sociologia, e sociologia da educação, e ex docente de pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, Colombia, Costa Rica e El Salvador) e da África (Moçambique). É autor de vários artigos publicados na imprensa e colaborador do livro “Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição”. Tem atuado nas áreas de comportamento humano na empresa, alinhamento de grupos, desenvolvimento de líderes, desenvolvimento organizacional, change management / people change, pesquisa/diagnóstico em organizações, saúde mental na empresa. É sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e do Ateliê de Pesquisa Organizacional.

Luis Felipe Cortoni

Luis Felipe Cortoni

Formado em Psicologia. Trabalhou no Departamento de Desenvolvimento Gerencial da Mercedes Benz do Brasil em 1981. A partir de 1984 foi gerente de RH na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Em 1986 iniciou seus trabalhos de consultoria em empresas estatatais e privadas. Especialista em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho – Instituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas – FMUSP, ex-professor universitário nas cadeiras de psicologia educacional, sociologia, e sociologia da educação, e ex docente de pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, Colombia, Costa Rica e El Salvador) e da África (Moçambique). É autor de vários artigos publicados na imprensa e colaborador do livro “Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição”. Tem atuado nas áreas de comportamento humano na empresa, alinhamento de grupos, desenvolvimento de líderes, desenvolvimento organizacional, change management / people change, pesquisa/diagnóstico em organizações, saúde mental na empresa. É sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e do Ateliê de Pesquisa Organizacional.

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André Fusco

André Fusco

Médico formado na USP, Psicanalista, especialização em Psicodinâmica do Trabalho pela Fundação Vanzolini e MBA em gestão de projetos pela FGV. Por dez anos, foi responsável técnico pela área de Saúde Ocupacional do Itaú́ Unibanco e tem ajudado empresas a fazer a gestão das causas de adoecimento mental, bem como, montar estratégias de assistência a doentes, campanhas de conscientização sobre o tema saúde mental e diagnósticos de contextos de trabalho visando a prevenção do adoecimento e a promoção da saúde mental. Entendendo a Saúde Mental como variável estratégica para enfrentar os desafios das constantes mudanças dos modelos de negócio, promove ações e programas que visam direta e indiretamente a redução de licenças médicas, redução de sinistralidade em planos de saúde, engajamento de equipes, aumento de resultados e produtividade e ainda redução de processos trabalhistas, Turn over e melhora da imagem da empresa.

André Fusco

André Fusco

Médico formado na USP, Psicanalista, especialização em Psicodinâmica do Trabalho pela Fundação Vanzolini e MBA em gestão de projetos pela FGV. Por dez anos, foi responsável técnico pela área de Saúde Ocupacional do Itaú́ Unibanco e tem ajudado empresas a fazer a gestão das causas de adoecimento mental, bem como, montar estratégias de assistência a doentes, campanhas de conscientização sobre o tema saúde mental e diagnósticos de contextos de trabalho visando a prevenção do adoecimento e a promoção da saúde mental. Entendendo a Saúde Mental como variável estratégica para enfrentar os desafios das constantes mudanças dos modelos de negócio, promove ações e programas que visam direta e indiretamente a redução de licenças médicas, redução de sinistralidade em planos de saúde, engajamento de equipes, aumento de resultados e produtividade e ainda redução de processos trabalhistas, Turn over e melhora da imagem da empresa.

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Leonardo Piovesan

Leonardo Piovesan

Graduado em Medicina, Título de Especialista em Geriatria e Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT e SBGG Especialista em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas Head de Saúde Populacional e Atenção Primária do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV

Leonardo Piovesan

Leonardo Piovesan

Graduado em Medicina, Título de Especialista em Geriatria e Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT e SBGG Especialista em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas Head de Saúde Populacional e Atenção Primária do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.