Modalidade Presencial
O Brasil vive hoje uma imensa crise na área da segurança pública. Grande parte das comunidades populares é permanentemente devastada pela dominância ou predominância do crime organizado e de organizações delinquenciais, com toda a dinâmica de violência e autoritarismo que esses grupos impõem. O próprio desenvolvimento nacional se vê comprometido diante das interdições causadas, por tal dinâmica, à livre formação de “redes de engajamento cívico”, bem como à capilarização de iniciativas de empreendedorismo econômico popular. As juventudes, particularmente, se veem à mercê dessas forças ilegítimas e subtratoras de direitos, tendo seus futuros ameaçados. O Estado, de maneira geral, se ausentou e quando entra nesses territórios o faz em uma perspectiva de reatividade e repressão.
O Curso de Urbanismo Social e Segurança Pública é, em tal contexto, uma preciosa e inovadora oportunidade de catalisar e agregar forças sociais, gestores públicos e privados, bem como operadores dos sistemas de segurança pública, educação e assistência social, no propósito de analisarem crítica e construtivamente a realidade brasileira, formulando modelos factíveis de políticas públicas e de cooperação social, onde vigore o novo paradigma de que não há possibilidade real de urbanismo social sem uma ambiência de segurança pública, da mesma sorte que não há segurança pública verdadeira e sustentável sem práticas sistêmicas e continuadas de urbanismo social.
PROPOSTA DO CURSO
O curso de Urbanismo Social e Segurança Pública pretende facultar aos discentes e docentes a possibilidade da construção coletiva do conhecimento sobre a segurança pública brasileira, avaliando as práticas predominantes, bem como a consistência e significatividade das políticas públicas sistêmicas de urbanismo social. Nessa linha, estimular o exercício criativo, individual e grupal, da análise comparada de modelos e a elaboração de alternativas factíveis, a fim de contribuir para iluminar os caminhos da gestão pública e das iniciativas do terceiro setor e das comunidades.
Busca-se desenvolver estratégias que possam ser úteis aos territórios de vulnerabilidade, visando inclusão social e oferta qualificada de serviços, educação, saúde, esgotamento, iluminação pública, arruamentos, equipamentos de uso coletivo, fomento à cultura, ao esporte e ao lazer, assistência jurídica e psicológica, qualificação profissional, empregos, apoio às iniciativas de empreendedorismo, etc. A par disso, que tais ações sejam garantidas por sustentabilidade histórica.
Serão abordados, crítica e propositivamente, os modelos de segurança pública e de urbanismo social em voga no Brasil, estudos de casos, dinâmicas criminais brasileiras e seus impactos sobre o desenvolvimento nacional, bem como o papel das municipalidades na implementação de políticas de segurança pública e urbanismo social.
Investimento
Valor integral R$ 4.616,31
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 4.154,68
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 3.462,23
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?
Identificar os principais problemas da segurança pública brasileira e de sua gestão histórica tradicional e as formas possíveis de superação, assim como os riscos de interdição ao desenvolvimento nacional, representados pela dominância ou hegemonia de controle territorial pelo crime organizado ou por organizações delinquenciais;
Compreender a necessária intersecção entre segurança pública com recorte policial, e segurança pública com recorte sociocultural e educacional, assim como os modelos e metodologias factíveis de políticas públicas de urbanismo social, identificando avanços, prospectando novas possibilidades e detectando riscos;
Comparar, percebendo similaridades e diferenças, alguns programas governamentais de urbanismo social em curso na América Latina e no Brasil;
Elaborar propostas e/ou diretrizes de intervenção qualificadora e transformadora, em sua área de atuação, a partir dos temas estudados.
O que você precisa saber
Perfil
Gestores públicos federais, estaduais e municipais, responsáveis pelo comando e/ou execução de políticas públicas de segurança e de urbanismo social; policiais, bombeiros militares e guardas municipais em cargos de comando ou à frente da execução de programas interseccionados de segurança pública stricto sensu e segurança pública lato sensu (urbanismo social, prevenção, polícia comunitária e de proximidade, etc.); operadores da área do direito; assistentes sociais; estudantes e professores das áreas do direito, da assistência social, da sociologia, da segurança pública e do urbanismo social; lideranças comunitárias; operadores do terceiro setor; gestores empresariais.
Pré-requisitos
Não há exigência de conhecimentos prévios.
O que você vai aprender
Análise crítica dos modelos de segurança pública e de urbanismo social no Brasil
Estudos de Caso bem-sucedidos em segurança pública stricto senso (com forças policiais) e lato sensu (com ações sistêmicas de urbanismo social, geradoras de oportunidades inclusivas), interseccionadas
Dinâmicas criminais brasileiras, seus impactos sobre o desenvolvimento nacional e a democracia, suas ferramentas de manutenção, como o armamentismo, a guerra às drogas e o modelo de negócios ilícitos executados a partir do sistema prisional
O papel dos municípios e estados na implementação de políticas de segurança pública stricto sensu (prevenção direta do crime e sua repressão legítima) e de políticas de urbanismo social sistêmicas, geradoras de oportunidades inclusivas
Corpo Docente
Nossos professores são mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais, assim como gestores e executivos com extensa e notória experiência profissional.
Ricardo Balestreri
Coordena o Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Insper, e é membro do Conselho Nacional de Segurança Pública, do Governo Federal. Foi Diretor de Ensino e Pesquisa e, na sequência, Secretário Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, quando co-formulou e dirigiu a execução do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). Foi Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária e Secretário-Chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos, do Estado de Goiás. Presidiu a Seção Brasileira da Anistia Internacional e Secretariou a Comissão Regional Justiça e Paz, da CNBB/Sul 3. Co-dirigiu o Centro de Recursos Educacionais (CRE), no Instituto Interamericano de Direitos Humanos, na Costa Rica. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e do Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos, ambos da Presidência da República. Presidiu o Subsistema Nacional de Inteligência em Segurança Pública. Recebeu o Prêmio Orilaxé, do Grupo Cultural AfroReggae e o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, da Presidência da República. É agraciado com mais de 80 comendas militares e civis e autor de diversas obras sobre direitos humanos, educação e segurança pública. No Pará, como Secretário de Cidadania, entre 2019 e 2022, criou e implementou os Territórios Pela Paz e as Usinas da Paz.
Ricardo Balestreri
Coordena o Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Insper, e é membro do Conselho Nacional de Segurança Pública, do Governo Federal. Foi Diretor de Ensino e Pesquisa e, na sequência, Secretário Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, quando co-formulou e dirigiu a execução do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). Foi Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária e Secretário-Chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos, do Estado de Goiás. Presidiu a Seção Brasileira da Anistia Internacional e Secretariou a Comissão Regional Justiça e Paz, da CNBB/Sul 3. Co-dirigiu o Centro de Recursos Educacionais (CRE), no Instituto Interamericano de Direitos Humanos, na Costa Rica. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e do Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos, ambos da Presidência da República. Presidiu o Subsistema Nacional de Inteligência em Segurança Pública. Recebeu o Prêmio Orilaxé, do Grupo Cultural AfroReggae e o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, da Presidência da República. É agraciado com mais de 80 comendas militares e civis e autor de diversas obras sobre direitos humanos, educação e segurança pública. No Pará, como Secretário de Cidadania, entre 2019 e 2022, criou e implementou os Territórios Pela Paz e as Usinas da Paz.
Julio Alejandro Jelvez
Graduado em filosofia e mestre em educação (PUCRS), é Diretor Geral do Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria de Articulação da Cidadania do Pará, Estado onde coordena, igualmente, a Câmara Técnica Intersetorial da política pública TERPAZ (Territórios pela Paz) / USIPAZ (Usinas da Paz), congregando 36 Secretarias e Órgãos de Governo. Em Goiás, dirigiu a Superintendência da Academia Estadual de Segurança Pública. No Rio Grande do Sul, esteve à frente da Escola do Serviço Penitenciário e exerceu a função de Assessor Especial da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RS), onde gestionou programas formativos de professores da rede estadual e o “RS na Paz”, política pública de segurança com cidadania. Foi um dos articuladores da Matriz Curricular Nacional para o Ensino de Forças Policiais, na Senasp/Ministério da Justiça.
Julio Alejandro Jelvez
Graduado em filosofia e mestre em educação (PUCRS), é Diretor Geral do Núcleo de Relações Institucionais da Secretaria de Articulação da Cidadania do Pará, Estado onde coordena, igualmente, a Câmara Técnica Intersetorial da política pública TERPAZ (Territórios pela Paz) / USIPAZ (Usinas da Paz), congregando 36 Secretarias e Órgãos de Governo. Em Goiás, dirigiu a Superintendência da Academia Estadual de Segurança Pública. No Rio Grande do Sul, esteve à frente da Escola do Serviço Penitenciário e exerceu a função de Assessor Especial da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RS), onde gestionou programas formativos de professores da rede estadual e o “RS na Paz”, política pública de segurança com cidadania. Foi um dos articuladores da Matriz Curricular Nacional para o Ensino de Forças Policiais, na Senasp/Ministério da Justiça.
Katia Mello
Cofundadora e copresidente da empresa de consultoria Diagonal e Responsável técnica da Diagonal junto ao Crea. Formada em Engenharia Civil e Sanitária na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolveu metodologias para programas de urbanização integrada de favelas desde sua experiência na Prefeitura de Recife, como diretora de Obras Públicas, no Governo do Estado de Pernambuco, como diretora de Recuperação de Programas Habitacionais da Secretaria de Habitação e também como assessora do Programa de Crédito Popular do Bandepe. Igualmente, atuou na Prefeitura de Olinda, como coordenadora do Projeto de Urbanização Ilha de Santana (primeiro financiamento do BNDES em urbanização integrada de favelas). Na Diagonal, esteve na liderança técnica dos principais projetos relacionados a urbanização de favelas, Urbanismo Social, saneamento condominial integrado, regularização fundiária, trabalho técnico social, projetos de Habitação de Interesse Social – HIS, gestão de impactos de grandes empreendimentos e de infraestruturas e educação ambiental. Em sua longa trajetória profissional, acumulou uma vasta experiência em implementação, monitoramento e avaliação de projetos voltados para a melhoria de qualidade de vida das populações em situações de vulnerabilidades, em contextos diferenciados nacionais e internacionais, em 22 países, especialmente, na América Latina e na África.
Katia Mello
Cofundadora e copresidente da empresa de consultoria Diagonal e Responsável técnica da Diagonal junto ao Crea. Formada em Engenharia Civil e Sanitária na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolveu metodologias para programas de urbanização integrada de favelas desde sua experiência na Prefeitura de Recife, como diretora de Obras Públicas, no Governo do Estado de Pernambuco, como diretora de Recuperação de Programas Habitacionais da Secretaria de Habitação e também como assessora do Programa de Crédito Popular do Bandepe. Igualmente, atuou na Prefeitura de Olinda, como coordenadora do Projeto de Urbanização Ilha de Santana (primeiro financiamento do BNDES em urbanização integrada de favelas). Na Diagonal, esteve na liderança técnica dos principais projetos relacionados a urbanização de favelas, Urbanismo Social, saneamento condominial integrado, regularização fundiária, trabalho técnico social, projetos de Habitação de Interesse Social – HIS, gestão de impactos de grandes empreendimentos e de infraestruturas e educação ambiental. Em sua longa trajetória profissional, acumulou uma vasta experiência em implementação, monitoramento e avaliação de projetos voltados para a melhoria de qualidade de vida das populações em situações de vulnerabilidades, em contextos diferenciados nacionais e internacionais, em 22 países, especialmente, na América Latina e na África.
Antônio Carlos Pacheco Padilha
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS) e Mestre em Direito (UNISINOS); Delegado de Polícia, atuou no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, na Divisão de Planejamento e Coordenação, vinculada ao Gabinete da Chefia de Polícia, no Departamento de Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, no Departamento de Administração Policial e no Conselho Superior de Polícia. Atualmente, exerce a função de Secretário Executivo do Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública “RS SEGURO”, vinculado ao Gabinete do Governador do Estado. No âmbito do Programa RS SEGURO coordenou o desenvolvimento do Sistema de Gestão Estatística de Segurança Pública, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul. Foi Professor e Coordenador de Disciplinas na Academia de Polícia Civil. Representou o Estado do Rio Grande do Sul na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – ENASP e na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCLA.
Antônio Carlos Pacheco Padilha
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS) e Mestre em Direito (UNISINOS); Delegado de Polícia, atuou no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, na Divisão de Planejamento e Coordenação, vinculada ao Gabinete da Chefia de Polícia, no Departamento de Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, no Departamento de Administração Policial e no Conselho Superior de Polícia. Atualmente, exerce a função de Secretário Executivo do Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública “RS SEGURO”, vinculado ao Gabinete do Governador do Estado. No âmbito do Programa RS SEGURO coordenou o desenvolvimento do Sistema de Gestão Estatística de Segurança Pública, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul. Foi Professor e Coordenador de Disciplinas na Academia de Polícia Civil. Representou o Estado do Rio Grande do Sul na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública – ENASP e na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCLA.
Bruno Paes Manso
Jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, doutor em ciência política, autor de “A Fé e o Fuzil – crime e religião no Brasil do século XXI”, “A República das Milícias – dos esquadrões da morte à era Bolsonaro” (Vencedor do Prêmio Jabuti 2021) e “A Guerra – ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil”, escrito com Camila Nunes Dias
Bruno Paes Manso
Jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, doutor em ciência política, autor de “A Fé e o Fuzil – crime e religião no Brasil do século XXI”, “A República das Milícias – dos esquadrões da morte à era Bolsonaro” (Vencedor do Prêmio Jabuti 2021) e “A Guerra – ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil”, escrito com Camila Nunes Dias
Carlos Alberto F. de Melo
Doutor em Ciência Política. Professor Sênior Fellow do Insper. Analista Político; Palestrante e consultor; Pesquisador em Política Brasileira e Liderança Política. Colaborador de vários veículos de comunicação; Coautor de “Decadência e Reconstrução: Espírito Santo, as lições da Sociedade Civil para um caso político no Brasil contemporâneo” (Bei Editora). Autor de “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito).
Carlos Alberto F. de Melo
Doutor em Ciência Política. Professor Sênior Fellow do Insper. Analista Político; Palestrante e consultor; Pesquisador em Política Brasileira e Liderança Política. Colaborador de vários veículos de comunicação; Coautor de “Decadência e Reconstrução: Espírito Santo, as lições da Sociedade Civil para um caso político no Brasil contemporâneo” (Bei Editora). Autor de “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito).
Eduardo Pazinato
Advogado, Mestre em Direito (UFSC) e Doutor em Políticas Públicas (UFRGS). Especialista em Segurança Cidadã e Compliance e Coordenador da Área Anticorrupção e Integridade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Conselheiro de Ações Coletivas de Enfrentamento à Corrupção do Pacto Global das Nações Unidas e da Alliance for Integrity no Brasil, pelo UNODC. É Associado Sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Foi Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas/RS (2009-2012), experiência premiada em nível nacional e internacional e Presidente da Associação Estadual de Secretários e Gestores Públicos Municipais de Segurança, em 2011 e 2012. Foi Conselheiro Nacional da Segurança Pública (CONASP) e Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É autor de diversas publicações especializadas e livros técnicos na área das Ciências Sociais Aplicadas, especialmente no campo da segurança pública municipal e da integridade.
Eduardo Pazinato
Advogado, Mestre em Direito (UFSC) e Doutor em Políticas Públicas (UFRGS). Especialista em Segurança Cidadã e Compliance e Coordenador da Área Anticorrupção e Integridade do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Conselheiro de Ações Coletivas de Enfrentamento à Corrupção do Pacto Global das Nações Unidas e da Alliance for Integrity no Brasil, pelo UNODC. É Associado Sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Foi Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas/RS (2009-2012), experiência premiada em nível nacional e internacional e Presidente da Associação Estadual de Secretários e Gestores Públicos Municipais de Segurança, em 2011 e 2012. Foi Conselheiro Nacional da Segurança Pública (CONASP) e Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É autor de diversas publicações especializadas e livros técnicos na área das Ciências Sociais Aplicadas, especialmente no campo da segurança pública municipal e da integridade.
Myrian Silvana da Silva Cardoso Ataide dos Santos
Professora e Coordenadora da Clínica de Direito à Cidade e Acesso à Justica (FAESA e PPGDDA/UFPA) e das Salas de Assistência em Habitação Social (Usinas da Paz- Governo do Pará). Arquiteta e Urbanista (UNAMA), Doutora em Ciências Socioambientais (UFPA), Mestre em Engenharia Civil (ITEC/UFPA) e Especialista em Planejamento Urbano e Gestão Governamental (FGV).
Myrian Silvana da Silva Cardoso Ataide dos Santos
Professora e Coordenadora da Clínica de Direito à Cidade e Acesso à Justica (FAESA e PPGDDA/UFPA) e das Salas de Assistência em Habitação Social (Usinas da Paz- Governo do Pará). Arquiteta e Urbanista (UNAMA), Doutora em Ciências Socioambientais (UFPA), Mestre em Engenharia Civil (ITEC/UFPA) e Especialista em Planejamento Urbano e Gestão Governamental (FGV).
Murilo Cavalcanti
Murilo Cavalcanti é Secretário de Segurança Cidadã da cidade do Recife/PE. É autor do livro “Conexão Medellín, Recife, Compaz”.Responsável pela concepção, implementação e coordenação da Rede Compaz, no Recife (a mais longeva experiência de urbanismo social do Brasil) e especialista nas transformações urbanísticas da cidade de Medellín, na Colômbia.
Murilo Cavalcanti
Murilo Cavalcanti é Secretário de Segurança Cidadã da cidade do Recife/PE. É autor do livro “Conexão Medellín, Recife, Compaz”.Responsável pela concepção, implementação e coordenação da Rede Compaz, no Recife (a mais longeva experiência de urbanismo social do Brasil) e especialista nas transformações urbanísticas da cidade de Medellín, na Colômbia.
Samira Bueno
Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) com estágio doutoral no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. Diretora-executiva da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ganhou em 2019 o prêmio de melhor tese de doutorado da FGV-EAESP, em 2017 foi contemplada com o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e foi selecionada pela publicação “Forces of Change III” do Escritório Regional das Nações Unidades para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento na América Latina e Caribe (UNLIREC) como uma das 60 mulheres da América Latina que se destacaram na luta pelo desarmamento e cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) e do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP), ambos da EAESP/FGV.
Samira Bueno
Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) com estágio doutoral no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. Diretora-executiva da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ganhou em 2019 o prêmio de melhor tese de doutorado da FGV-EAESP, em 2017 foi contemplada com o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e foi selecionada pela publicação “Forces of Change III” do Escritório Regional das Nações Unidades para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento na América Latina e Caribe (UNLIREC) como uma das 60 mulheres da América Latina que se destacaram na luta pelo desarmamento e cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) e do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP), ambos da EAESP/FGV.
Bolsa de Estudos
Alinhado às diretrizes do Insper, que incentiva a pluralidade em sala de aula, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades está empenhado em promover a diversidade e a inclusão em seus cursos (a exemplo do que faz em seu dia a dia de pesquisa, publicações, eventos etc.; trata-se, na realidade, de um princípio norteador). Para viabilizar esse objetivo, o Laboratório atua junto a apoiadores para o oferecimento de bolsas, inclusive integrais. Elas são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil alvo e possibilidade de aplicação e impacto do conhecimento aprendido em classe pelo bolsista. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsa – Você a encontrará no formulário de inscrição.
Data limite para pedidos de bolsa: 09/08/2024
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Cidades, passam pela etapa da análise anterior a aprovação.