Inovação Aberta Corporativa
Integre conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à inovação aberta com a aplicação prática de desafios reais do mercado.


Modalidade Presencial

As empresas líderes precisam integrar suas capacidades internas (inovação fechada) com a orquestração de iniciativas externas de co-inovação com parceiros, fornecedores, startups e até com concorrentes (inovação aberta).
Além do desafio de tornar a inovação aberta uma competência genuína da organização, sua integração à estratégia corporativa é fundamental para que traga resultados verdadeiramente relevantes para o negócio.
Este programa integra conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à inovação aberta, com a aplicação prática a partir de desafios reais das empresas participantes. Todo o programa conta com metodologia centrada no participante, e os projetos contam com mentoria e acompanhamento para que possam ser concluídos, de forma que os aprendizados se consolidem como competências da organização.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 12.320,00
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 11.088,00
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 9.240,00
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?

Integrar a inovação aberta à estratégia corporativa, alinhando-a aos objetivos da organização e às metas dos executivos;

Definir e colocar em prática estratégias de inovação aberta a partir de desafios reais orientados para resultados.
O que você precisa saber
Perfil
Gestores de inovação, consultores e facilitadores de inovação, profissionais em posições de gestão ou em preparação para tal, que desejam desenvolver iniciativas de inovação cada vez mais relevantes no mercado de trabalho.
O programa também é oferecido para organizações que desejam acelerar habilidades para inovação aberta entre os membros do seu time.
Pré-requisitos
Formação superior completa.
O que você vai aprender
Módulo 1 – Inovação Aberta Corporativa: estratégia integrada de resultados
- Benchmarks de Inovação Aberta: discussão de erros e acertos em projetos passados com executivos convidados;
- Sua organização tem a melhor estratégia? Da estratégia tradicional à estratégia ágil e adaptativa;
- Além da transformação digital: quais são os impactos das novas lógicas de negócio e oportunidades de transformação dos negócios para a sua empresa?;
- Quão inovador é o seu negócio? Definindo os próximos passos para ampliar a capacidade inovativa da sua organização;
- Definição de oportunidades para inovar: das metas para o ano fiscal às oportunidades de ampliação ou reinvenção do negócio;
- Integração da inovação aberta: co-inovação com grandes empresas e integração com startups;
- Gestão da Inovação: funil de inovação e de resultados.
Módulo 2 – Inovação Aberta Corporativa na Prática
- Inovação Aberta: Dominando os conceitos e integrando à estratégia e operações da empresa
- Criação de cultura de inovação aberta: Engajamento e capacitação da equipe e definição de objetivos reais para novos projetos
- Planejamento da estratégia da inovação aberta: Elaboração de iniciativas de co-inovação com startups, corporações e/ou outras instituições
- Identificação, seleção, definição e negociação de realização de provas de conceito (PoC) em parceria com organização externa
- Avaliação e mensuração de PoCs: Estudo para continuidade (ou não) do projeto e planejamento da solução em escala plena
- Organização e disseminação das lições aprendidas e melhoras no programa de inovação aberta da companhia.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Rodrigo Amantea
Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Desenvolve pesquisas na área de inovação, intraempreendedorismo, desenho organizacional e marcas. Possui vasta experiência na gestão e inovação de produtos, serviços e marcas, em empresas de tecnologia e serviços de grande porte. Desde 2011 é Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper.

Rodrigo Amantea
Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Desenvolve pesquisas na área de inovação, intraempreendedorismo, desenho organizacional e marcas. Possui vasta experiência na gestão e inovação de produtos, serviços e marcas, em empresas de tecnologia e serviços de grande porte. Desde 2011 é Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper.

Marcelo Nakagawa
Professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É colunista da Época Negócios. Também é consultor de inovação para grandes corporações e entidades setoriais e governamentais. Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC-SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP), tem quase 30 anos como executivo nas áreas financeira, estratégia empresarial, venture capital, inovação, private equity e educação.

Marcelo Nakagawa
Professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É colunista da Época Negócios. Também é consultor de inovação para grandes corporações e entidades setoriais e governamentais. Doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC-SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP), tem quase 30 anos como executivo nas áreas financeira, estratégia empresarial, venture capital, inovação, private equity e educação.

Bruno Stefani
É Diretor Global de Inovação da AB InBev, sendo responsável por Criação de Novos Negócios, Ecossistema de Startups e P&D. É Board Member da MIT Sloan no Brasil e Colunista da Época Negócios. Formado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de São Carlos e atualmente é Doutorando em Engenharia de Software.

Bruno Stefani
É Diretor Global de Inovação da AB InBev, sendo responsável por Criação de Novos Negócios, Ecossistema de Startups e P&D. É Board Member da MIT Sloan no Brasil e Colunista da Época Negócios. Formado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de São Carlos e atualmente é Doutorando em Engenharia de Software.

Fernando Freitas
Trabalhou como consultor do IPEA, contribuindo para o debate de politicas publicas em inovação, participando como co-autor de publicações de livros e artigos científicos. Na Organização Bradesco atuou no Departamento de Pesquisas Econômicas por 8 anos, construindo cenários macroeconômicos e pesquisas proprietárias que ajudaram a tesouraria do banco a criar suas estratégias de atuação no mercado. Atualmente está no Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco, responsável pelo construção do ecossistema inovabra e da estratégia de inovação.

Fernando Freitas
Trabalhou como consultor do IPEA, contribuindo para o debate de politicas publicas em inovação, participando como co-autor de publicações de livros e artigos científicos. Na Organização Bradesco atuou no Departamento de Pesquisas Econômicas por 8 anos, construindo cenários macroeconômicos e pesquisas proprietárias que ajudaram a tesouraria do banco a criar suas estratégias de atuação no mercado. Atualmente está no Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco, responsável pelo construção do ecossistema inovabra e da estratégia de inovação.

Gabriela Toribio
Com ampla experiência nas áreas de inovação e empreendedorismo, Gabriela Toribio é Managing Director da Wayra Brasil e Vivo Ventures, com foco em aproximar startups e a Vivo, para gerar oportunidades de negócio em conjunto, impulsionando o ecossistema empreendedor com contratos e aportes financeiros. Além da sua atuação na Wayra Brasil e Vivo Ventures, a executiva também é Coordenadora do Comitê de Corporate Venture Capital (CVC) da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap), instituição que tem o objetivo de fomentar o ecossistema de CVCs no Brasil.

Gabriela Toribio
Com ampla experiência nas áreas de inovação e empreendedorismo, Gabriela Toribio é Managing Director da Wayra Brasil e Vivo Ventures, com foco em aproximar startups e a Vivo, para gerar oportunidades de negócio em conjunto, impulsionando o ecossistema empreendedor com contratos e aportes financeiros. Além da sua atuação na Wayra Brasil e Vivo Ventures, a executiva também é Coordenadora do Comitê de Corporate Venture Capital (CVC) da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap), instituição que tem o objetivo de fomentar o ecossistema de CVCs no Brasil.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Empreendedorismo e Inovação, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.