Gestão de Empresas Familiares

Conheça as melhores práticas e os mecanismos de governança corporativa que suportam a gestão profissionalizada com a proteção dos interesses da família.

Gestão de Empresas Familiares
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Modalidade Presencial

Icone Relógio Carga horária: 32 horas
Icone fogete Início das aulas: 13/02/2023
Relogio Icon Fim das aulas: 16/02/2023
Relogio Icon Matrículas até: 10/02/2023

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

Executivos que recebem a incumbência de comandar negócios concebidos por grupos familiares precisam zelar pelos interesses particulares dos fundadores, mas também necessitam implementar uma gestão profissionalizada às atividades da organização.

O curso se vale de uma visão multidisciplinar para abordar os principais dilemas e fatores de sucesso deste tipo de organização, tanto no âmbito estratégico, como no organizacional e até mesmo no jurídico. Os participantes compreendem como formular e executar estratégias, aplicar práticas e mecanismos de governança corporativa e debatem demais aspectos organizacionais de gestão de pessoas nesta categoria de empresa.

Um dos diferenciais do curso está na capacidade de debater o tema dentro da realidade nacional, identificando, na comparação com o cenário estrangeiro, o que de particular existe na gestão de empresas familiares no Brasil.

O programa é voltado para famílias empresárias, fundadores de empresas, herdeiros, investidores, executivos e gestores diretamente relacionados com empresas familiares e têm interesse em conhecer e ampliar o seu entendimento sobre esta forma de organização.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 8.886,66

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 7.997,99

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.665,00

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

Relogio Icon

Segunda a quinta-feira das 09h às 18h

Por que fazer o curso?

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (3)

Apresentar os principais conceitos, dilemas, teorias e fatores de sucesso de empresas familiares;

Business Partner em Recursos Humanos (2)

Entender como as empresas familiares podem se organizar para um melhor desempenho na formulação e execução de estratégias;

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (2)

Conhecer as práticas e mecanismos de governança corporativa que suportam a gestão profissionalizada com a proteção dos interesses da família, dos gestores e dos investidores;

Sustentabilidade e Negócios (3)

Possibilitar a discussão dos aspectos organizacionais em gestão de pessoas e os aspectos jurídicos;

Design Thinking (3)

Compreender a gestão de empresas familiares no contexto brasileiro e internacional.

O que você precisa saber

Perfil

Famílias empresárias, fundadores de empresas, herdeiros, investidores, executivos e gestores diretamente relacionados com empresas familiares e têm interesse em conhecer e ampliar o seu entendimento sobre esta forma de organização.

Pré-requisitos

É necessário ter formação superior completa. Recomendável compreensão de textos na língua inglesa.

O que você vai aprender

Estratégia

  • Discutir como as estratégias podem ser diferentes em empresas familiares; 
  • Conceitos de estratégia competitiva, corporativa e organizacional; 
  • Contribuições de capital social e capital humano para a estratégia; 
  • Discussão sobre conexões familiares nas empresas brasileiras.

Finanças

  • Como as empresas familiares organizam as suas finanças; 
  • Finanças na empresa e finanças na família; 
  • Principais desafios e oportunidades na captação de recursos.

Governança

  • Governança de empresas familiares no mundo; 
  • O que as pesquisas indicam como boas práticas de governança?; 
  • A governança familiar e a governança corporativa; 
  • As estruturas de Conselho de Administração e Conselho de Família; 
  • Contribuições de um protocolo familiar; 
  • Estratégia, Finanças e Investidores.

Aspectos jurídicos

  • A vida, as relações familiares e as questões sucessórias no Direito Brasileiro; 
  • Soluções legais x autorregulação; 
  • Os pactos antenupciais e os acordos de convivência; 
  • Testamentos;
  • Os tipos societários e os pactos parassociais envolvendo sócios familiares; 
  • Os órgãos sociais em empresas familiares; 
  • A solução de controvérsias envolvendo sócios familiares.

Liderança e Gestão de Pessoas

  • Liderança em organizações familiares; 
  • Processos de atração, desenvolvimento e retenção de pessoas; 
  • Estratégias e dilemas em empresas familiares.

Sucessão em empresas familiares

  • Como fazer o planejamento da transição? Fatores críticos de sucesso do processo sucessório; 
  • A escolha pelo sucessor da família ou do mercado; 
  • Sucessão da liderança e legitimação dos sucessores; 
  • Diferenças institucionais entre países e impactos para o processo sucessório; 
  • Cases internacionais de sucessão em empresas familiares.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Luiz Lima

Luiz Lima

Possui MBA em Finanças pelo Insper. É graduado no Owners, President, Managers (OPM) da Harvard Business School (HBS). Membro do Comitê de Investimentos da Fundação General Motors do Brasil, membro do Comitê de Gestão de Patrimônio da Anbima e membro do Society of Trust and Estate Practioners (Step). Vivência de 30 anos no Mercado Financeiro, em diversas funções, aliada à experiência de 15 anos no Mercado de Famlily Offices, sendo um dos pioneiros desse segmento no Brasil. Coordenou o início de um dos primeiros Single Family Offices no Brasil, onde desenvolveu e geriu as áreas de educação e governança da Família e do Negócio. Em 2008, expandiu o mesmo projeto para outras famílias através da Berkana Patrimônio como o Single Family Office de algumas Famílias.

Luiz Lima

Luiz Lima

Possui MBA em Finanças pelo Insper. É graduado no Owners, President, Managers (OPM) da Harvard Business School (HBS). Membro do Comitê de Investimentos da Fundação General Motors do Brasil, membro do Comitê de Gestão de Patrimônio da Anbima e membro do Society of Trust and Estate Practioners (Step). Vivência de 30 anos no Mercado Financeiro, em diversas funções, aliada à experiência de 15 anos no Mercado de Famlily Offices, sendo um dos pioneiros desse segmento no Brasil. Coordenou o início de um dos primeiros Single Family Offices no Brasil, onde desenvolveu e geriu as áreas de educação e governança da Família e do Negócio. Em 2008, expandiu o mesmo projeto para outras famílias através da Berkana Patrimônio como o Single Family Office de algumas Famílias.

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Luciene Franzim

Luciene Franzim

Sócia fundadora da Franzim Consultoria Jurídica, escritório de advocacia especializado em (re)estruturação patrimonial, local e internacional, e planejamento sucessório de empresas familiares. Mestre (LL.M) em Direito Internacional pela Cornell Law School (EUA). Especialista em Direito da Comunidade Européia pela Université Paris I Pantheon (França). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Foi responsável pela área de Wealth Planning (Client Solutions) do HSBC Private Bank. Foi Superintendente Jurídica dos Bancos Unibanco S/A e Santander Banespa S/A. Foi Advogada Sênior do escritório Tozzini, Freire Advogados. É membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF) da FGV/SP. Co-autora do livro Governança em Foco, editora Saint Paul.

Luciene Franzim

Luciene Franzim

Sócia fundadora da Franzim Consultoria Jurídica, escritório de advocacia especializado em (re)estruturação patrimonial, local e internacional, e planejamento sucessório de empresas familiares. Mestre (LL.M) em Direito Internacional pela Cornell Law School (EUA). Especialista em Direito da Comunidade Européia pela Université Paris I Pantheon (França). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Foi responsável pela área de Wealth Planning (Client Solutions) do HSBC Private Bank. Foi Superintendente Jurídica dos Bancos Unibanco S/A e Santander Banespa S/A. Foi Advogada Sênior do escritório Tozzini, Freire Advogados. É membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF) da FGV/SP. Co-autora do livro Governança em Foco, editora Saint Paul.

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Aline Porto

Aline Porto

Aline Porto é a Coordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do INSER, e sócia da Banyan Global, uma das líderes mundiais em consultoria em negócios familiares. Também foi sócia do Monitor Group por 12 anos, onde liderou a criação e desenvolvimento da área de empresas familiares no Brasil. Foi diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna e consultora da Accenture. Aline formou-se em Engenharia de Produção pela UFSCAR e tem um MBA pelo INSEAD da França.

Aline Porto

Aline Porto

Aline Porto é a Coordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do INSER, e sócia da Banyan Global, uma das líderes mundiais em consultoria em negócios familiares. Também foi sócia do Monitor Group por 12 anos, onde liderou a criação e desenvolvimento da área de empresas familiares no Brasil. Foi diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna e consultora da Accenture. Aline formou-se em Engenharia de Produção pela UFSCAR e tem um MBA pelo INSEAD da França.

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Marcelo Binder

Marcelo Binder

Marcelo Binder é Diretor do Leadership Pipeline Institute para o Brasil e sócio da Prakse Consultoria. Possui mais 20 anos de experiência em consultoria empresarial desenvolvendo projetos de estratégia, transformação organizacional, implementação e execução para mais de uma centena de empresas. Também é especialista em gestão de escritórios de advocacia. Começou sua carreira na Coopers&Lybrand (atual PWC) e mais tarde fundou a Prakse Consultoria de Resultado. Possui graduação pela EAESP-FGV onde também recebeu o título de Mestre em Administração (2003) e Doutor em Administração (2006), ambos com foco em estratégia de negócio. Especialização pela Harvard Business School (2012-2013). Desde 2004 desenvolve, coordena e atua em programas de desenvolvimento de liderança customizados para necessidades especificas de seus clientes com impacto real através de metodologias inovadoras que focam o desempenho no trabalho e não somente a transmissão de conhecimento. Fruto da atualização constante dos programas e impacto nos resultados tem atuado por mais de 10 anos consecutivos para algumas empresas e academias corporativas. Possui experiência com todos os níveis gerenciais e C-Level, desde 2011 atua como instrutor no programa Seminário de Presidentes do YPO (Young Presidents Organization). Foi professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) de 2003 a 2016. Desenvolveu e coordenou uma série de disciplinas para graduação, especialização e mestrado profissional, fundou o Núcleo de Empresas Familiares, desenvolveu projetos especiais e teve reconhecimento acadêmico sendo 3 vezes paraninfo, 2 vezes professor melhor avaliado e 12 vezes entre os professores 5% melhor avaliados da escola. Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas. Como empreendedor é sócio fundador da Elio, empresa especializada em agricultura de precisão com patentes no Brasil e EUA. O projeto base do Elio foi premiado no MIT Boot Camp de 2013.

Marcelo Binder

Marcelo Binder

Marcelo Binder é Diretor do Leadership Pipeline Institute para o Brasil e sócio da Prakse Consultoria. Possui mais 20 anos de experiência em consultoria empresarial desenvolvendo projetos de estratégia, transformação organizacional, implementação e execução para mais de uma centena de empresas. Também é especialista em gestão de escritórios de advocacia. Começou sua carreira na Coopers&Lybrand (atual PWC) e mais tarde fundou a Prakse Consultoria de Resultado. Possui graduação pela EAESP-FGV onde também recebeu o título de Mestre em Administração (2003) e Doutor em Administração (2006), ambos com foco em estratégia de negócio. Especialização pela Harvard Business School (2012-2013). Desde 2004 desenvolve, coordena e atua em programas de desenvolvimento de liderança customizados para necessidades especificas de seus clientes com impacto real através de metodologias inovadoras que focam o desempenho no trabalho e não somente a transmissão de conhecimento. Fruto da atualização constante dos programas e impacto nos resultados tem atuado por mais de 10 anos consecutivos para algumas empresas e academias corporativas. Possui experiência com todos os níveis gerenciais e C-Level, desde 2011 atua como instrutor no programa Seminário de Presidentes do YPO (Young Presidents Organization). Foi professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) de 2003 a 2016. Desenvolveu e coordenou uma série de disciplinas para graduação, especialização e mestrado profissional, fundou o Núcleo de Empresas Familiares, desenvolveu projetos especiais e teve reconhecimento acadêmico sendo 3 vezes paraninfo, 2 vezes professor melhor avaliado e 12 vezes entre os professores 5% melhor avaliados da escola. Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas. Como empreendedor é sócio fundador da Elio, empresa especializada em agricultura de precisão com patentes no Brasil e EUA. O projeto base do Elio foi premiado no MIT Boot Camp de 2013.

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Ana Resende

Ana Resende

Ana Resende é professora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper, com mais de 30 anos de excelência profissional, atuando em empresas de consultoria, estratégia, agro, e mineração. Além de professora do Insper, Ana é Diretora da BanyanGlobal, e Conselheira de Administração da Smartbreeder, empresa de tecnologia do agro. Engenheira, pós-graduada em Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos, MBA pelo INSEAD na França, Ana é consultora e palestrante em gestão de empresas familiares nos temas de governança, sucessão, acordos societários e desenvolvimento da próxima geração.

Ana Resende

Ana Resende

Ana Resende é professora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper, com mais de 30 anos de excelência profissional, atuando em empresas de consultoria, estratégia, agro, e mineração. Além de professora do Insper, Ana é Diretora da BanyanGlobal, e Conselheira de Administração da Smartbreeder, empresa de tecnologia do agro. Engenheira, pós-graduada em Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos, MBA pelo INSEAD na França, Ana é consultora e palestrante em gestão de empresas familiares nos temas de governança, sucessão, acordos societários e desenvolvimento da próxima geração.

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Fernanda Brasil

Fernanda Brasil

Fernanda Brasil é diretora da BanyanGlobal desde 2018. Especializou-se em Finanças Corporativas e Relações com Investidores, possuindo profunda experiência em governança corporativa, tesouraria, planejamento financeiro, avaliação de empresas, due diligence e integração pós-fusão. Trabalhou durante 20 anos na Ultrapar, ocupando diversas posições incluindo Gerente de Relações com Investidores, Head de Tesouraria e Diretora Financeira da ConectCar. Fernanda é formada em administração de empresas, cursou o MBA em Finanças do Insper e o International Executive Program do INSEAD.

Fernanda Brasil

Fernanda Brasil

Fernanda Brasil é diretora da BanyanGlobal desde 2018. Especializou-se em Finanças Corporativas e Relações com Investidores, possuindo profunda experiência em governança corporativa, tesouraria, planejamento financeiro, avaliação de empresas, due diligence e integração pós-fusão. Trabalhou durante 20 anos na Ultrapar, ocupando diversas posições incluindo Gerente de Relações com Investidores, Head de Tesouraria e Diretora Financeira da ConectCar. Fernanda é formada em administração de empresas, cursou o MBA em Finanças do Insper e o International Executive Program do INSEAD.

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Alta Gestão, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.