Modalidade Presencial
O curso foi cuidadosamente planejado, incorporando situações reais e práticas que desafiam os alunos a analisar, sintetizar e avaliar conceitos e soluções. A discussão de cases permitirá não apenas a compreensão dos fundamentos da gestão, mas também como aplicá-los de forma inovadora e eficaz em contextos do mundo real, preparando os alunos para os desafios dinâmicos do mercado atual.
Além disso, as aulas oferecem uma rica experiência educacional, trazendo profissionais qualificados e especializados que se destacam pela diversidade, sólida formação acadêmica e vasta experiência prática em suas respectivas áreas. A equipe docente é composta por indivíduos que trilharam carreiras de destaque em empresas, consultorias e escritórios renomados, garantindo assim um ensino de excelência. Isto não apenas enriquece o aprendizado com diferentes perspectivas e abordagens, mas também oferece aos alunos a oportunidade de estabelecer contatos valiosos para o desenvolvimento de suas carreiras, contribuindo para um networking eficaz e de qualidade.
Venha desenvolver habilidades para aplicar soluções rápidas e eficazes, transformando-se em um facilitador estratégico para os negócios da empresa.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 10.424,62
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 9.382,16
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 7.818,47
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?
Identifique e descreva conceitos fundamentais de Gestão Jurídica Avançada;
Interprete e explique Estratégias Jurídicas Complexas;
Implemente técnicas de gestão eficientes no seu Departamento Jurídico;
Desenvolva competências para analisar e avaliar processos e soluções jurídicas, otimizando a tomada de decisões;
Integre conhecimentos adquiridos para criar e inovar práticas jurídicas que potencializam o desempenho do departamento;
Avalie as estratégias aplicadas, garantindo a excelência contínua no ambiente Jurídico Empresarial.
O que você precisa saber
Perfil
Executivo Jurídico que deseja se aprimorar na gestão de departamento jurídico de empresas (privadas e ou públicas) ou escritórios, visando trazer maior criatividade, produtividade, qualidade, melhor custo, liderança, contratação, desenvolvimento e retenção de talentos, conduzir gestão de crises e de riscos, atualizar-se sobre IA, LGPD, Compliance, ESG, estruturar estrategicamente o departamento, criar kpi’s e metas desafiadoras, alcançar posições maiores e ter um diferencial competitivo.
Pré-requisitos
• Alunos que cursaram o Curso de Gestão Estratégica de Departamento Jurídico Presencial ou On-line; e/ou
• Alunos com MBA e com 5 anos de experiência na gestão de times; e/ou
• Alunos que fizeram curso similar de Gestão Estratégica de Departamento Jurídico em outras instituições.
O que você vai aprender
Com carga de 40 horas, o curso será oferecido na modalidade presencial, com o seguinte conteúdo programático:
Evolução, Novas Funções, Oportunidades para o Advogado Corporativo
Gestão de Contratos
Planejamento Estratégico
Eficiência Jurídica e Orçamento
Métricas e Resultados
Gestão de Pessoas
Governança e Societário
ESG
Advogado Corporativo como Parceiro dos Negócio
Gestão de Riscos e Gestão de Crises
Inovação e Tecnologia
Gestão de Contencioso
Gestão de M&A, IPO e RI
Infraestrutura
Advocacy
Comunicação
Carreira Pós Executiva
Inteligência Artificial
O Avanço de Fundamentos Econômicos nas Decisões Jurídicas
Relacionamento com Escritórios e Tendências
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
Ricardo M. Cavallo
Executivo jurídico com mais de 25 anos de experiência, com passagens pelos bancos BCN/BRADESCO e BANESPA/SANTANDER, pela multinacional americana KIMBERLY-CLARK e nas multinacionais brasileiras VOTORANTIM e CSN. Ministrou aulas na PUC-SP, Mackenzie, Faculdades Rio Branco, BSP e Fundação Dom Cabral. Responsável também pela área de Compliance e Relações Institucionais. Tem graduação, especialização e mestrado pela PUC/SP, extensão em liderança e gestão pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL e pelo INSPER, formado no Programa Executivo para Corporate General Counsel em HARVARD. Com foco em pessoas formou 16 Diretores Jurídicos no mercado e é o idealizador e Presidente Comissão Especial de Departamentos Jurídicos na OAB Nacional. Por 5 vezes eleitos pelos pares como um dos executivos mais admirados no Brasil. Também é mentor e co-fundador da Green Tech Angels, que investe smart money em startups e scale-ups de impacto verde.
Ricardo M. Cavallo
Executivo jurídico com mais de 25 anos de experiência, com passagens pelos bancos BCN/BRADESCO e BANESPA/SANTANDER, pela multinacional americana KIMBERLY-CLARK e nas multinacionais brasileiras VOTORANTIM e CSN. Ministrou aulas na PUC-SP, Mackenzie, Faculdades Rio Branco, BSP e Fundação Dom Cabral. Responsável também pela área de Compliance e Relações Institucionais. Tem graduação, especialização e mestrado pela PUC/SP, extensão em liderança e gestão pela FUNDAÇÃO DOM CABRAL e pelo INSPER, formado no Programa Executivo para Corporate General Counsel em HARVARD. Com foco em pessoas formou 16 Diretores Jurídicos no mercado e é o idealizador e Presidente Comissão Especial de Departamentos Jurídicos na OAB Nacional. Por 5 vezes eleitos pelos pares como um dos executivos mais admirados no Brasil. Também é mentor e co-fundador da Green Tech Angels, que investe smart money em startups e scale-ups de impacto verde.
Milton Nassau Ribeiro
Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos e MBA em Direito de Empresa e da economia pela FGV. Cursou Programas de Formação Executiva no INSEAD (PGA), Harvard (Advanced Leadership Program), Kellogg School of Management (STC), IMD (Mastering Leadership Program), MIT (Transformational Leadership Program), e Fundação Com Cabral ( Programa de Finanças Corporativas). Conselheiro de Administração da Valia. Foi por 10 anos Diretor Jurídico e GRC da VLI S.A., sendo responsável pelas áreas Jurídica, de Governança Corporativa, Riscos e Compliance. Trabalhou na CSN, na Vale e no escritório White & Case nos EUA. Prof. Assoc. de Governança Corporativa, Riscos e Compliance da Fundação Dom Cabral. Autor do livro “Aspectos Jurídicos da Governança Corporativa” e de artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e obras coletivas.
Milton Nassau Ribeiro
Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos e MBA em Direito de Empresa e da economia pela FGV. Cursou Programas de Formação Executiva no INSEAD (PGA), Harvard (Advanced Leadership Program), Kellogg School of Management (STC), IMD (Mastering Leadership Program), MIT (Transformational Leadership Program), e Fundação Com Cabral ( Programa de Finanças Corporativas). Conselheiro de Administração da Valia. Foi por 10 anos Diretor Jurídico e GRC da VLI S.A., sendo responsável pelas áreas Jurídica, de Governança Corporativa, Riscos e Compliance. Trabalhou na CSN, na Vale e no escritório White & Case nos EUA. Prof. Assoc. de Governança Corporativa, Riscos e Compliance da Fundação Dom Cabral. Autor do livro “Aspectos Jurídicos da Governança Corporativa” e de artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e obras coletivas.
Walquiria Favero
Advogada e consultora Jurídica no Machado Melo e Favero Advogdos, possui vasta experiência como executiva das áreas Jurídica e Compliance em setores como saúde, varejo e mineração. Professora e pesquisadora em Direito e Tecnologias, Ética em Sistemas e em Compliance. Mestre em administração e mestranda em direito.
Walquiria Favero
Advogada e consultora Jurídica no Machado Melo e Favero Advogdos, possui vasta experiência como executiva das áreas Jurídica e Compliance em setores como saúde, varejo e mineração. Professora e pesquisadora em Direito e Tecnologias, Ética em Sistemas e em Compliance. Mestre em administração e mestranda em direito.
Walner Alves Cunha Junior
Advogado. Diretor Jurídico Global da Suzano, empresa que trabalha há mais de 8 anos. Membro do Conselho de Administração da Portocel e da Veracel. Graduado em Direito, com pós-graduação em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou LL.M em International Commercial Law pela University of California. Atuou em diversos departamentos jurídicos de empresas de grande porte, como Fosfertil e Vale. Participou de inúmeras transações de mercados de capitais e M&A, destacando pela liderança na operação entre Suzano e Fibria Celulose em 2018 e nas operações de emissão de Sustainability Linked Bonds da Suzano em 2020 e 2021. Tem artigo publicado sobre Direito e Infraestrutura: ‘A Validade das Cláusulas de Não-Indenizar”.
Walner Alves Cunha Junior
Advogado. Diretor Jurídico Global da Suzano, empresa que trabalha há mais de 8 anos. Membro do Conselho de Administração da Portocel e da Veracel. Graduado em Direito, com pós-graduação em Contratos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou LL.M em International Commercial Law pela University of California. Atuou em diversos departamentos jurídicos de empresas de grande porte, como Fosfertil e Vale. Participou de inúmeras transações de mercados de capitais e M&A, destacando pela liderança na operação entre Suzano e Fibria Celulose em 2018 e nas operações de emissão de Sustainability Linked Bonds da Suzano em 2020 e 2021. Tem artigo publicado sobre Direito e Infraestrutura: ‘A Validade das Cláusulas de Não-Indenizar”.
Ricardo Gouveia Mota
Sr Director da Alvarez & Marsal na área de Corporate Transformation. Possui conhecimento em técnicas de gestão, dados e finanças e como executivo de empresas especializou-se em estratégia e performance na condução de departamentos jurídicos para alcançarem o maior potencial de eficiência operacional e financeira. Com mais de 12 anos de experiência, atuou em áreas de inteligência de mercado e departamentos jurídicos passando por companhias dentro e fora do país como Cogna Educação, Companhia Siderúrgica Nacional e Grupo Votorantim no Brasil, ACERBRAG na Argentina e Acerías Paz del Río na Colômbia. jurídica. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em finanças pelo Insper São Paulo e especialização em inteligência de dados pela Universidade de Cambridge.
Ricardo Gouveia Mota
Sr Director da Alvarez & Marsal na área de Corporate Transformation. Possui conhecimento em técnicas de gestão, dados e finanças e como executivo de empresas especializou-se em estratégia e performance na condução de departamentos jurídicos para alcançarem o maior potencial de eficiência operacional e financeira. Com mais de 12 anos de experiência, atuou em áreas de inteligência de mercado e departamentos jurídicos passando por companhias dentro e fora do país como Cogna Educação, Companhia Siderúrgica Nacional e Grupo Votorantim no Brasil, ACERBRAG na Argentina e Acerías Paz del Río na Colômbia. jurídica. Formado em Administração de Empresas, possui MBA em finanças pelo Insper São Paulo e especialização em inteligência de dados pela Universidade de Cambridge.
Leandro dos Santos Campos
Advogado com mais de 15 anos de experiência na área jurídica, formado pela PUC-SP, aonde fez também sua especialização. Com LLM pela Northwstern Pritsker School of Law e CBA (Certificate in Business Administrations pela Kellog School of Management, amas em Chicago – USA. Admitido no New Yoork Bar para a pratica de Direito no Estado de Nova York. Trabalhou em sólif]dos grupos econômicos e escritórios a exemplo da Kimberly Clark, Amvbev, Votorantim, Tozzini e Freire Advogados, Bemis, White & Case LLP, Huntsman e, atualmente, ocupaa posição de Corporate General Counsel Latin America and Caribbean na Synnex. Participou ativamente da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB Nacional, contribuindo para a aprovação do Provimento que assegurou as prerrogativas dos advogados de empresas.
Leandro dos Santos Campos
Advogado com mais de 15 anos de experiência na área jurídica, formado pela PUC-SP, aonde fez também sua especialização. Com LLM pela Northwstern Pritsker School of Law e CBA (Certificate in Business Administrations pela Kellog School of Management, amas em Chicago – USA. Admitido no New Yoork Bar para a pratica de Direito no Estado de Nova York. Trabalhou em sólif]dos grupos econômicos e escritórios a exemplo da Kimberly Clark, Amvbev, Votorantim, Tozzini e Freire Advogados, Bemis, White & Case LLP, Huntsman e, atualmente, ocupaa posição de Corporate General Counsel Latin America and Caribbean na Synnex. Participou ativamente da Comissão Especial de Departamentos Jurídicos da OAB Nacional, contribuindo para a aprovação do Provimento que assegurou as prerrogativas dos advogados de empresas.
Clauber Andrade Souza
Chief Legal and Corporate Affairs Officer na CITROSUCO. Mestrando Profissional em Gestão de Negócios na FIA/USP. Pós. Graduando em Neurociência e Comportamento na PUC/RS. MBA Executivo Internacional pela FIA|USP. Pós-Graduado em Direito Contratual pela PUC|SP e em Direito Empresarial pela EPD. Autor de artigos sobre gestão jurídica, governança e integridade corporativa, ESG, carreira e liderança.
Clauber Andrade Souza
Chief Legal and Corporate Affairs Officer na CITROSUCO. Mestrando Profissional em Gestão de Negócios na FIA/USP. Pós. Graduando em Neurociência e Comportamento na PUC/RS. MBA Executivo Internacional pela FIA|USP. Pós-Graduado em Direito Contratual pela PUC|SP e em Direito Empresarial pela EPD. Autor de artigos sobre gestão jurídica, governança e integridade corporativa, ESG, carreira e liderança.
Maria Clara Seixas
Maria Clara Seixas Sócia da 4S Advocacia. Especialista em Direito Digital, IA Law, Proteção de Dados Pessoais, GRC e Empresarial. Embaixadora e ex Coordinating Ambassador South America do Onu Young World. Pesquisadora em IA, Ética, Direito e Tecnologia pela UFBA. Premiada como uma das advogadas mais admiradas do país em Direito Digital e Compliance pela Revista Análise Nacional e com ampla experiência legal na atuação em multinacionais como a Votorantim Cimentos.
Maria Clara Seixas
Maria Clara Seixas Sócia da 4S Advocacia. Especialista em Direito Digital, IA Law, Proteção de Dados Pessoais, GRC e Empresarial. Embaixadora e ex Coordinating Ambassador South America do Onu Young World. Pesquisadora em IA, Ética, Direito e Tecnologia pela UFBA. Premiada como uma das advogadas mais admiradas do país em Direito Digital e Compliance pela Revista Análise Nacional e com ampla experiência legal na atuação em multinacionais como a Votorantim Cimentos.
Luciano Dequech
Executivo com mais de 20 anos de experiência, tanto em escritório, quanto em empresa. Foi advogado de Pinheiro Neto Advogados, Gerente Jurídico da Braskem S.A., Diretor Jurídico da Totvs S.A., Diretor Jurídico da Atvos S.A., Diretor Jurídico da Construtora Norberto Odebrecht e Diretor Jurídico da Odebrecht S.A.. Foi Conselheiro da Santo Antonio Energia S.A. Luciano se formou em Direito pela USP, local em que concluiu seu mestrado em Direito Civil. Tem especialização em Direito do Consumidor pela PUC-SP, LL.M em Direito Societário pelo Insper e fez o curso para Conselheiro de Administração e de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles no IBGC. Luciano tem certificação em investigação interna pela LEC e concluiu o curso de controles, risco comliance e auditoria interna da KPMG University. Foi Presidente do Brazilian Chapter da ACC – Association of Corporate Counsel, Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas e membro do Comitê de Ética da OAB/SP. Atualmente é Diretor Jurídico da Copaenergia, membro da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Departamentos Jurídicos do Conselho Federal da OAB.
Luciano Dequech
Executivo com mais de 20 anos de experiência, tanto em escritório, quanto em empresa. Foi advogado de Pinheiro Neto Advogados, Gerente Jurídico da Braskem S.A., Diretor Jurídico da Totvs S.A., Diretor Jurídico da Atvos S.A., Diretor Jurídico da Construtora Norberto Odebrecht e Diretor Jurídico da Odebrecht S.A.. Foi Conselheiro da Santo Antonio Energia S.A. Luciano se formou em Direito pela USP, local em que concluiu seu mestrado em Direito Civil. Tem especialização em Direito do Consumidor pela PUC-SP, LL.M em Direito Societário pelo Insper e fez o curso para Conselheiro de Administração e de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles no IBGC. Luciano tem certificação em investigação interna pela LEC e concluiu o curso de controles, risco comliance e auditoria interna da KPMG University. Foi Presidente do Brazilian Chapter da ACC – Association of Corporate Counsel, Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas e membro do Comitê de Ética da OAB/SP. Atualmente é Diretor Jurídico da Copaenergia, membro da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Departamentos Jurídicos do Conselho Federal da OAB.
Ana Luísa Rovai
Ana Luísa Rovai Hieaux é advogada formada pela PUC-SP, com pós graduação em processo civil pela mesma instituição (Cogeae PUC-SP), especialização (DSU – Diplôme Supérieur Universitaire) e mestrado (DEA – Diplôme d’Études Approfondies) em direito civil pela Université Paris II – Panthéon/ Assas, Executive LLM em Direito Empresarial pela CEU Law School, e hoje exerce o cargo de Vice-Presidente Jurídica, Conformidade e Governança em uma multinacional francesa do varejo alimentar. A executiva tem mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado como advogada por 15 anos em escritórios de advocacia de renome e ocupado o cargo de Diretora Jurídica Global em uma multinacional brasileira no segmento de proteína animal.
Ana Luísa Rovai
Ana Luísa Rovai Hieaux é advogada formada pela PUC-SP, com pós graduação em processo civil pela mesma instituição (Cogeae PUC-SP), especialização (DSU – Diplôme Supérieur Universitaire) e mestrado (DEA – Diplôme d’Études Approfondies) em direito civil pela Université Paris II – Panthéon/ Assas, Executive LLM em Direito Empresarial pela CEU Law School, e hoje exerce o cargo de Vice-Presidente Jurídica, Conformidade e Governança em uma multinacional francesa do varejo alimentar. A executiva tem mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado como advogada por 15 anos em escritórios de advocacia de renome e ocupado o cargo de Diretora Jurídica Global em uma multinacional brasileira no segmento de proteína animal.
Luciana Coen
Luciana Coen é uma profissional com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Integrada, Jornalismo, Mídias Sociais, Relações Públicas e Sustentabilidade. Formada pela PUC-SP, com MBA em Comunicação Corporativa pela Syracuse International University e Fundação Getúlio Vargas e especialização em Comunicação de Causas Humanitárias pela Universidade de Genebra é hoje Diretora de Comunicação e Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da SAP Brasil. Atua também como membra da Women Corporate Directors, Presidente do Conselho do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e membra dos conselhos da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Corporativa), ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneurs) e SDW For All. É colunista fixa em Comunicação Corporativa e ESG no IT Forum. Trabalhou como repórter e editora na grande imprensa (O Estado de S. Paulo e Editora Abril) e veículos especializados em tecnologia. Luciana tem experiência nacional e internacional no apoio a empresas em pensar seus negócios a médio e longo prazos e de construção de reputação, interna e externamente. Encara os programas de sustentabilidade e responsabilidade social como parte dessa construção, tendo participado de projetos na Índia, Moçambique, Amazônia, entre outros. Nos últimos 6 anos, Luciana vem também se dedicando a falar do tema Saúde Mental no mundo corporativo, com o objetivo de reduzir o estigma ao redor deste tema em ambientes de alta competitividade.
Luciana Coen
Luciana Coen é uma profissional com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Integrada, Jornalismo, Mídias Sociais, Relações Públicas e Sustentabilidade. Formada pela PUC-SP, com MBA em Comunicação Corporativa pela Syracuse International University e Fundação Getúlio Vargas e especialização em Comunicação de Causas Humanitárias pela Universidade de Genebra é hoje Diretora de Comunicação e Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da SAP Brasil. Atua também como membra da Women Corporate Directors, Presidente do Conselho do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e membra dos conselhos da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Corporativa), ANDE (Aspen Network of Development Entrepreneurs) e SDW For All. É colunista fixa em Comunicação Corporativa e ESG no IT Forum. Trabalhou como repórter e editora na grande imprensa (O Estado de S. Paulo e Editora Abril) e veículos especializados em tecnologia. Luciana tem experiência nacional e internacional no apoio a empresas em pensar seus negócios a médio e longo prazos e de construção de reputação, interna e externamente. Encara os programas de sustentabilidade e responsabilidade social como parte dessa construção, tendo participado de projetos na Índia, Moçambique, Amazônia, entre outros. Nos últimos 6 anos, Luciana vem também se dedicando a falar do tema Saúde Mental no mundo corporativo, com o objetivo de reduzir o estigma ao redor deste tema em ambientes de alta competitividade.
Renata Penna Moreira Gunzburger
Renata Penna Moreira Gunzburger é advogada formada pela PUC-SP e mestre pela University of Chicago Law School (LL.M. class of 2009). Possui um MBA Executivo pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) e concluiu um programa de Executive Education sobre Women on Board pela Harvard Business School. Hoje exerce o cargo de Vice-Presidente do Jurídico & Governança da Nexa Resources S.A., mineradora controlada pelo Grupo Votorantim e listada na Bolsa de Nova York – NYSE desde 2017. Com mais de 20 anos de experiência, Renata cursou a carreira com foco em M&A, financiamento de projetos e transações no mercado de capitais, e atuou como líder e gerente do projeto de oferta pública inicial da Nexa. Antes de se juntar à Nexa em 2017, liderou as divisões de LATAM, M&A e Finanças do Departamento Jurídico da Votorantim Cimentos por seis anos, além de ter trabalhado para renomados escritórios de advocacia como Linklaters, Lobo & de Rizzo e Barbosa Mussnich & Aragão Advogados.
Renata Penna Moreira Gunzburger
Renata Penna Moreira Gunzburger é advogada formada pela PUC-SP e mestre pela University of Chicago Law School (LL.M. class of 2009). Possui um MBA Executivo pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) e concluiu um programa de Executive Education sobre Women on Board pela Harvard Business School. Hoje exerce o cargo de Vice-Presidente do Jurídico & Governança da Nexa Resources S.A., mineradora controlada pelo Grupo Votorantim e listada na Bolsa de Nova York – NYSE desde 2017. Com mais de 20 anos de experiência, Renata cursou a carreira com foco em M&A, financiamento de projetos e transações no mercado de capitais, e atuou como líder e gerente do projeto de oferta pública inicial da Nexa. Antes de se juntar à Nexa em 2017, liderou as divisões de LATAM, M&A e Finanças do Departamento Jurídico da Votorantim Cimentos por seis anos, além de ter trabalhado para renomados escritórios de advocacia como Linklaters, Lobo & de Rizzo e Barbosa Mussnich & Aragão Advogados.
Adriana Cardinali Straube
Advogada, Executiva e Conselheira. Graduada e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Visiting Researcher e Visiting Fellow na King’s College London. Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Membro do Jurídico de Saias, Women in Antitrust in Latin America e Women in Law Mentoring. Professora e Palestrante. Autora de livros e artigos jurídicos. Executiva Jurídica com passagens pelo Banespa/Santander, Serasa, Votorantim Cimentos e, atualmente, Diretoria Jurídica no Mercado Livre.
Adriana Cardinali Straube
Advogada, Executiva e Conselheira. Graduada e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Visiting Researcher e Visiting Fellow na King’s College London. Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Membro do Jurídico de Saias, Women in Antitrust in Latin America e Women in Law Mentoring. Professora e Palestrante. Autora de livros e artigos jurídicos. Executiva Jurídica com passagens pelo Banespa/Santander, Serasa, Votorantim Cimentos e, atualmente, Diretoria Jurídica no Mercado Livre.
Diogo Souto Maior
Diogo Souto Maior é mestre em Política pela Universidade de Londres (London School of Economics & Political Science); Bacharel em Administração (FGV, São Paulo) e Doutorando em Relações Internacionais (USP, 2025). Hoje, atua como Diretor do Grupo Eurásia, principal consultoria global de risco político aos negócios. O executivo tem mais de 20 anos de experiência profissional em Relações Governamentais e Advocacy, atuando em grandes multinacionais como: Johnson & Johnson; 99/Didi Chuxing; Natura; e Votorantim Cimentos. Além disso, trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU) na Turquia, Timor Leste e na sede em Nova Iorque/EUA.
Diogo Souto Maior
Diogo Souto Maior é mestre em Política pela Universidade de Londres (London School of Economics & Political Science); Bacharel em Administração (FGV, São Paulo) e Doutorando em Relações Internacionais (USP, 2025). Hoje, atua como Diretor do Grupo Eurásia, principal consultoria global de risco político aos negócios. O executivo tem mais de 20 anos de experiência profissional em Relações Governamentais e Advocacy, atuando em grandes multinacionais como: Johnson & Johnson; 99/Didi Chuxing; Natura; e Votorantim Cimentos. Além disso, trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU) na Turquia, Timor Leste e na sede em Nova Iorque/EUA.
Guilherme Resende
Guilherme Resende é Assessor Especial da Presidência do STF. Entre 2016 e 2023, foi economista-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). É PhD em economia pela London School of Economics and Political Science (LSE) e mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Possui graduação em economia, direito e administração de empresas. É pesquisador concursado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 2004. Tem experiência na área métodos quantitativos, economia da concorrência, avaliação de políticas públicas e desenvolvimento regional e urbano, tendo vários trabalhos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais.
Guilherme Resende
Guilherme Resende é Assessor Especial da Presidência do STF. Entre 2016 e 2023, foi economista-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). É PhD em economia pela London School of Economics and Political Science (LSE) e mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Possui graduação em economia, direito e administração de empresas. É pesquisador concursado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 2004. Tem experiência na área métodos quantitativos, economia da concorrência, avaliação de políticas públicas e desenvolvimento regional e urbano, tendo vários trabalhos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais.
Paulo Coelho da Rocha
É sócio da área de M&A e Managing Partner de Demarest Advogados. Sua prática é concentrada em transações complexas internacionais e domésticas, private equity, venture capital, e governança corporativa. Segundo os clientes e o mercado, a “capacidade técnica de Paulo é incomum, assim como a sua consciência empresarial”. e “ele tem muito conhecimento em venture capital e assuntos corporativos/M&A”. (Chambers & Partners). Paulo é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e tem mestrado (LL.M.) em Corporations Law pela Universidade de Nova York É autor de diversos artigos na área e coautor dos livros “Business Laws of Brazil”, West Thompson, (2015), e “Brazil M&A”, Donnelley Financial Solutions (2018). Paulo é indicado há muitos anos consecutivos como um advogado líder em sua área por diretórios jurídicos como IFLR1000, Chambers & Partners, The Legal 500, Who’s Who Legal, LACCA, Leaders’ League, Latin Lawyer 250 e Análise Advocacia 500. -Officer do Latin American Regional Forum da the International Bar Association (IBA) -Officer do the Law Firm Management Committee of the International Bar Association (IBA) -Past Chair da Lex Mundi, maior e mais prestigiosa associação de escritórios de advocacia independentes -Membro, Brazilian-American Chamber of Commerce -Membro, Advisory Board of the Working Group on Legal Opinions of the American Bar Association.
Paulo Coelho da Rocha
É sócio da área de M&A e Managing Partner de Demarest Advogados. Sua prática é concentrada em transações complexas internacionais e domésticas, private equity, venture capital, e governança corporativa. Segundo os clientes e o mercado, a “capacidade técnica de Paulo é incomum, assim como a sua consciência empresarial”. e “ele tem muito conhecimento em venture capital e assuntos corporativos/M&A”. (Chambers & Partners). Paulo é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e tem mestrado (LL.M.) em Corporations Law pela Universidade de Nova York É autor de diversos artigos na área e coautor dos livros “Business Laws of Brazil”, West Thompson, (2015), e “Brazil M&A”, Donnelley Financial Solutions (2018). Paulo é indicado há muitos anos consecutivos como um advogado líder em sua área por diretórios jurídicos como IFLR1000, Chambers & Partners, The Legal 500, Who’s Who Legal, LACCA, Leaders’ League, Latin Lawyer 250 e Análise Advocacia 500. -Officer do Latin American Regional Forum da the International Bar Association (IBA) -Officer do the Law Firm Management Committee of the International Bar Association (IBA) -Past Chair da Lex Mundi, maior e mais prestigiosa associação de escritórios de advocacia independentes -Membro, Brazilian-American Chamber of Commerce -Membro, Advisory Board of the Working Group on Legal Opinions of the American Bar Association.
Rodrigo Hong
É o sócio-diretor da A&M, líder na área de Legal Optimization, com vasto conhecimento em impulsionar resultados financeiros para empresas através da implementação de estratégias nos departamentos jurídicos. Com mais de uma década de experiência em consultoria de gestão e nove anos como executivo em áreas de Supply Chain, ele tem um histórico sólido de transformações profundas que impulsionaram a performance em setores financeiros, varejo, indústria e serviços empresariais. É advogado inscrito na OAB-SP, com formação em Direito na PUC-SP e Administração de Empresas na EAESP-FGV. É autor de diversos artigos na área e coautor dos livros “Business Laws of Brazil”, West Thompson, (2015), e “Brazil M&A”, Donnelley Financial Solutions (2018). Paulo é indicado há muitos anos consecutivos como um advogado líder em sua área por diretórios jurídicos como IFLR1000, Chambers & Partners, The Legal 500, Who’s Who Legal, LACCA, Leaders’ League, Latin Lawyer 250 e Análise Advocacia 500. -Officer do Latin American Regional Forum da the International Bar Association (IBA) -Officer do the Law Firm Management Committee of the International Bar Association (IBA) -Past Chair da Lex Mundi, maior e mais prestigiosa associação de escritórios de advocacia independentes -Membro, Brazilian-American Chamber of Commerce -Membro, Advisory Board of the Working Group on Legal Opinions of the American Bar Association.
Rodrigo Hong
É o sócio-diretor da A&M, líder na área de Legal Optimization, com vasto conhecimento em impulsionar resultados financeiros para empresas através da implementação de estratégias nos departamentos jurídicos. Com mais de uma década de experiência em consultoria de gestão e nove anos como executivo em áreas de Supply Chain, ele tem um histórico sólido de transformações profundas que impulsionaram a performance em setores financeiros, varejo, indústria e serviços empresariais. É advogado inscrito na OAB-SP, com formação em Direito na PUC-SP e Administração de Empresas na EAESP-FGV. É autor de diversos artigos na área e coautor dos livros “Business Laws of Brazil”, West Thompson, (2015), e “Brazil M&A”, Donnelley Financial Solutions (2018). Paulo é indicado há muitos anos consecutivos como um advogado líder em sua área por diretórios jurídicos como IFLR1000, Chambers & Partners, The Legal 500, Who’s Who Legal, LACCA, Leaders’ League, Latin Lawyer 250 e Análise Advocacia 500. -Officer do Latin American Regional Forum da the International Bar Association (IBA) -Officer do the Law Firm Management Committee of the International Bar Association (IBA) -Past Chair da Lex Mundi, maior e mais prestigiosa associação de escritórios de advocacia independentes -Membro, Brazilian-American Chamber of Commerce -Membro, Advisory Board of the Working Group on Legal Opinions of the American Bar Association.
Gustavo Viseu
É advogado há 30 anos, graduado em direito pela Universidade Mackenzie, mestre em direito (LL.M.) pela Boston University, sócio e CEO do escritório Viseu Advogados desde 1994, entusiasta de tecnologia e inovação para o mercado jurídico, responsável pelo primeiro projeto de um escritório de advocacia brasileiro no metaverso.
Gustavo Viseu
É advogado há 30 anos, graduado em direito pela Universidade Mackenzie, mestre em direito (LL.M.) pela Boston University, sócio e CEO do escritório Viseu Advogados desde 1994, entusiasta de tecnologia e inovação para o mercado jurídico, responsável pelo primeiro projeto de um escritório de advocacia brasileiro no metaverso.
Flávia Mattioli Tamega
Graduada em Direito pela PUC-Campinas em 1997, com MBA em Direito da Economia e da Empresa e especialização em Direito Administrativo e Econômico pela FGV. Executiva com mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura, atuando atualmente como Diretora Executiva Jurídica, Compliance, Governança e Proteção de dados na Arteris, empresa que administra concessões de rodovias. Tem formação executiva pelo IESE e ESADE, ambos em Barcelona. É membro do Comitê de Segurança Jurídica da ABCR – Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias e do Comitê Legal e Tributário da ABDIB. Também é membro do Comitê de Infraestrutura da Comissão Especial do Conselho Federal da OAB.
Flávia Mattioli Tamega
Graduada em Direito pela PUC-Campinas em 1997, com MBA em Direito da Economia e da Empresa e especialização em Direito Administrativo e Econômico pela FGV. Executiva com mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura, atuando atualmente como Diretora Executiva Jurídica, Compliance, Governança e Proteção de dados na Arteris, empresa que administra concessões de rodovias. Tem formação executiva pelo IESE e ESADE, ambos em Barcelona. É membro do Comitê de Segurança Jurídica da ABCR – Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias e do Comitê Legal e Tributário da ABDIB. Também é membro do Comitê de Infraestrutura da Comissão Especial do Conselho Federal da OAB.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
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02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Direito, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.