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Strategic Insights into Consumer Behavior: Navigating in Brazilian and Latin American Industries

Explore tendências contemporâneas de marketing relacionadas ao comportamento do consumidor nos mercados brasileiro e latino-americano

Entender as escolhas de compra dos consumidores é essencial para o sucesso no marketing de produtos. Este curso aborda uma ampla gama de influências, incluindo o impacto de políticas públicas, intervenções governamentais e o papel profundo da cultura no comportamento do consumidor. Reconhecer a importância das nuances culturais em novos mercados é vital, pois negligenciar ou subestimar esses fatores pode ter efeitos prejudiciais no desempenho e longevidade de um produto, especialmente no contexto de empresas que buscam expandir para territórios diversos.

Os participantes serão capazes de conduzir conversas informadas sobre comportamentos importantes do consumidor e fatores culturais. O curso aprimorará seu conhecimento sobre as decisões tomadas por consumidores nos mercados brasileiro e latino-americano (México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru). Os alunos também estarão aptos a discutir e analisar planos de marketing destinados a entrar e negociar efetivamente as sutilezas de vários mercados, aprimorando assim seu conhecimento profissional em negócios globais.

Este curso faz parte da Semana Internacional do Insper, um programa de curta duração projetado para proporcionar aos alunos uma oportunidade única de expandir seus conhecimentos e habilidades em diversos tópicos do mundo dos negócios, em aulas com professores internacionais e do Insper.

Calendário do curso

A definir

Por que fazer o curso?

Tributações de Fusões e Aquisições (1)

Investigar e analisar o comportamento do consumidor usando estruturas da ciência comportamental;

Tributações de Fusões e Aquisições (2)

Conceituar, desenvolver e avaliar planos de marketing criativos;

Planejamento e Produtividade em Vendas B2B (2)

Garantir e consolidar posições fortes no mercado em ambientes dinâmicos;

Investimentos no Mercado Imobiliário (1)

Focar em estudos de caso brasileiros e latino-americanos para insights práticos;

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (1)

Desenvolver habilidades na análise de planos de marketing para entrada e negociação no mercado.

O que você precisa saber

Perfil

O programa é destinado a profissionais seniores, executivos, empreendedores, consultores e tomadores de decisão com mais de 5 anos de experiência profissional, experiência em gestão e formações variadas em diferentes áreas e setores da economia, que estejam interessados no comportamento do consumidor e influências culturais em um contexto internacional.

Pré-requisitos

· Diploma de ensino superior completo.

· As aulas serão conduzidas em inglês, sem tradução simultânea. Embora não seja exigido teste de proficiência, recomenda-se nível B2 para pleno aproveitamento do programa.

O que você vai aprender

Evento de Boas-Vindas:

  • Apresentação do Insper e informações gerais;
  • Introdução à Semana Internacional do Insper 2025;
  • Experiência Cultural Brasileira.

Dia 1: Modelos Tradicionais e Emergentes de Tomada de Decisão do Consumidor

Dia 2: Diferenças Culturais no Comportamento do Consumido

Dia 3: Estratégias de Marketing Culturalmente Inteligentes

Dia 4: Inovação e Sustentabilidade no Comportamento do Consumidor na Base da Pirâmide

Dia 5: Tendências de Comportamento do Consumidor na América Latina

Dinâmica do curso:

  • O curso conta com diversas formas de aprendizado, incluindo:
    • Estudos de caso;
    • Palestrantes convidados da América Latina;
    • Curtas-metragens instigantes;
    • Aulas interativas;
    • Discussões em grupo.

Avaliação:

  • 20%: Presença e participação nas discussões em sala (individual);
  • 40%: Resolução de casos;
  • 40%: Apresentação final em grupo.

Bibliografia

  • Leitura prévia dos seguintes materiais, que serão fornecidos uma semana antes da aula:
    • Case 1: Amazon no Brasil: Como decisões rápidas moldam estratégias no e-commerce;
    • Case 2: Beleza Natural: Estratégias de Marketing para Empoderar Mudanças Sociais;
    • Case 3: Mercado Livre e a Inclusão Digital de Pequenos Vendedore
  • Obrigatório:
    • Leitura de Marketing: Comportamento do Consumidor e o Processo de Compra (Harvard Core Reading).

Faculty

A maior parte dos nossos professores possui títulos de mestrado e doutorado em instituições nacionais e internacionais de prestígio e/ou são executivos com ampla experiência profissional e prática.

* o corpo docente pode sofrer alterações até o início do curso.

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Internacional, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.

Planejamento e Produtividade em Vendas B2B