« Ir para cursos

The Startup Launch Path: Turning a Startup Idea into a Launch-ready, Investment-ready Startup Venture

Aprenda a aplicar a metodologia de inovação do Vale do Silício para criar seu próprio empreendimento de sucesso

O curso “O caminho para o lançamento de uma startup: transformando uma ideia de startup em um negócio pronto para lançamento e investimento” é uma iniciativa da Semana Internacional do Insper, projetada para fornecer aos participantes uma metodologia acelerada para transformar ideias de startups em empreendimentos prontos para o mercado e para investimentos.

Calendário do curso

A definir

Por que fazer o curso?

Negociação Razão e Emoção (1)

Compreender profundamente startups e capital de risco;

Gestão do Capital de Giro (1)

Aprender a metodologia de inovação do Vale do Silício;

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (1)

Desenvolver habilidades para criar empreendimentos de startups bem-sucedidos;

Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais (2)

Entender a transição de uma ideia para um empreendimento pronto para o mercado e para investimentos;

Tributações de Fusões e Aquisições (3)

Dominar estratégias de financiamento e crescimento de startups.

O que você precisa saber

Perfil

Profissionais seniores, executivos, empreendedores, consultores e tomadores de decisão com mais de 5 anos de experiência profissional, experiência em gestão e formações variadas em diferentes áreas e setores da economia.

Pré-requisitos

Diploma de ensino superior completo. As aulas serão conduzidas em inglês, sem tradução simultânea. Embora não seja exigido teste de proficiência, recomenda-se nível B2 para pleno aproveitamento do programa.

O que você vai aprender

Evento de Boas-Vindas

  • Apresentação do Insper e informações gerais;
  • Introdução à Semana Internacional do Insper 2025;
  • Experiência Cultural Brasileira.

Dia 1

  • Ouça as Ondas:
    • Introdução;
    • Ideias vs Execução;
    • Economia Unitária;
    • Identificação de Problemas que Valem a Pena Resolver.
  • Crie Algo que as Pessoas Queiram:
    • Por que as Startups Fracassam;
    • Desenvolvimento de Clientes;
    • Design Thinking.

Dia 2-5

  • Criação de motores de crescimento e modelos de negócios;
  • Modelagem econômica e métricas;
  • Estratégias de captação de recursos;
  • Desenvolvimento de funil de marketing;
  • Desenvolvimento de mentalidade empreendedora;
  • Storytelling e preparação de pitch.

Dinâmica do Curso

  • Sessões interativas e aceleradas;
  • Ambiente de aprendizado colaborativo;
  • Compartilhamento de conhecimentos entre participantes;
  • Foco na criação de conexões duradouras;
  • Aplicação prática dos conceitos.

Avaliação

  • 20%: Presença e engajamento em atividades (individual);
  • 30%: Participação ativa em discussões e apresentação de ideias de negócios;
  • 50%: Desenvolvimento de apresentação de ideia de startup (individual ou em grupo).

Bibliografia Recomendada

  • Optional readings:
    • Blank, S. (2018). “Why the Lean Start-up Changes Everything?” Harvard Business Review;
    • Graham, P. (2012). “How to Get Startup Ideas”;
    • Fitzpatrick, R. (2013). “The Mom Test”;
    • Waters, B. (2023). “The Launch Path: Getting from a Startup Idea to a Launch-ready Venture”.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores possui mestrado e doutorado em instituições nacionais e internacionais de prestígio e/ou são executivos com ampla experiência profissional e prática.

* o corpo docente pode sofrer alterações até o início do curso.

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Internacional, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.

Market Surveillance: Oficina de Casos e Melhores Práticas no Mercado de Capitais