Storytelling para vendas B2B: Narrativas que demonstram valor
Aprenda a apresentar seus produtos e soluções de forma convincente, destacando o valor que eles oferecem.
A arte de contar histórias sempre acompanhou a humanidade. Histórias bem contadas criam imagens vívidas e envolvem os ouvintes com qualquer tipo de ideia.
Utilizar técnicas refinadas para construir narrativas envolventes na apresentação de ideias, projetos e produtos ajuda os clientes a compreenderem melhor o valor das soluções propostas, e contribui para que quem vende alcance seus objetivos.
No curso Storytelling para Vendas B2B: Narrativas que Demonstram Valor, o participante entenderá o poder das narrativas na conexão com o cliente. Aprenderá a desenvolver roteiros envolventes para apresentar seus produtos, serviços e propostas técnicas e/ou comerciais de forma clara, impactante e orientada ao valor.
Com habilidades refinadas de comunicação e domínio na criação de imagens mentais, você será capaz de despertar no cliente um senso de urgência para agir e resolver os desafios apresentados.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Presencial
Integral
Carga horária: 16 horas
Matrículas até*: 01 Dez. 2025
Início das aulas*: 01 Dez. 2025
Fim das aulas: 02 Dez. 2025
*Sujeito a alteração sem prévio aviso. Vagas limitadas.
Investimento
R$ 4.715,00 à vista
Valor integral
Conheça os benefícios
R$ 4.243,50 à vista
Valor para Matrícula Antecipada10% de desconto até 25 dias antes do início do curso
R$ 3.536,25 à vista
Valor para Alumni InsperBenefício exclusivo Alumni
Pagamento à vista no boleto ou em até 10x sem juros no cartão de crédito.
Calendário do curso

Presencial
Segunda e Terça-Feira
das 9:00 às 18:00
Por que fazer o curso?

Concluir sobre a importância de apresentar produtos e serviços de maneira engajadora e envolvente para obter resultados esperados;

Desenvolver um discurso no formato de uma história para apresentar produtos e serviços durante a execução do processo de vendas;

Utilizar recursos e habilidades pessoais para envolver clientes com a Proposta de Valor da marca, produtos, serviços e soluções;

Proposta educacional:
O Insper adota a metodologia de aprendizado centrada no aluno. Isso significa que os estudantes são os protagonistas do processo educacional, com participação ativa em aulas dinâmicas;

Networking:
Os alunos do Insper contam com diversas oportunidades de interação com outros alunos, ex-alunos e professores em eventos exclusivos. A Comunidade Alumni do Insper é formada por quase 32 mil integrantes, que permanecem conectados para compartilhar conhecimento e experiências ao longo dos anos;

Infraestrutura de primeira linha:
O Insper oferece uma infraestrutura de alta qualidade para apoiar o aprendizado dos seus alunos, incluindo a Biblioteca Telles, laboratórios e centros de pesquisa.
O que você precisa saber
Perfil
Profissionais que atuam ou pretendem atuar realizando vendas para outras empresas e desejam aprimorar sua competência de apresentar produtos e soluções com vistas à percepção de valor.
Pré-requisitos
Graduação completa.
O que você vai aprender
Fundamentos: Por que histórias vendem?
- Natureza humana e o papel das histórias;
- Neurociência da persuasão (oxitocina, dopamina, acoplamento neural);
- Emoção como motor da decisão de compra;
- Storytelling no contexto B2B.
Anatomia de uma narrativa eficaz
- Elementos essenciais de uma boa história (herói, conflito, guia, transformação);
- Estrutura de 3 atos e Arco Narrativo;
- Técnica Sparkline;
- Princípios de Robert McKee (limitação criativa, arquétipos).
A Jornada do Herói aplicada a vendas
- Etapas da Jornada do Herói (Campbell/Vogler);
- ·Cliente como herói, vendedor como guia;
- Aplicação prática em estudos de caso e apresentações;
- Alinhamento da jornada do cliente com o processo de vendas.
Frameworks estratégicos para storytelling de vendas
- StoryBrand (SB7);
- PAS (Problema-Agitar-Solução);
- CAR (Contexto-Ação-Resultado);
- Sparkline;
- Escolha estratégica de frameworks conforme a etapa do funil.
Construindo suas histórias de vendas
- Processo criativo: da ideia à narrativa final;
- Definição da mensagem central e adaptação ao público;
- Estruturação de estudos de caso como histórias;
- Autenticidade, relevância e ética no storytelling.
Integrando storytelling no ciclo de vendas
- Aplicação do storytelling em cada etapa do funil (prospecção, qualificação, apresentação, negociação, fechamento, pós-venda);
- Uso de histórias para lidar com objeções;
- Criação e organização de um banco pessoal de histórias.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Marketing e vendas, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.

Presencial
Integral
Carga horária: 16 horas
Matrículas até*: 01 Dez. 2025
Início das aulas*: 01 Dez. 2025
Fim das aulas: 02 Dez. 2025
*Sujeito a alteração sem prévio aviso. Vagas limitadas.
Investimento
R$ 4.715,00 à vista
Valor integral
Conheça os benefícios
R$ 4.243,50 à vista
Valor para Matrícula Antecipada10% de desconto até 25 dias antes do início do curso
R$ 3.536,25 à vista
Valor para Alumni InsperBenefício exclusivo Alumni
Pagamento à vista no boleto ou em até 10x sem juros no cartão de crédito.