Estratégia: Planejamento e Execução

Maximize o crescimento e êxito da sua empresa por meio do desenvolvimento e implementação de estratégias vencedoras.

Estratégia: Planejamento e Execução
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Modalidade Presencial

Icone Relógio Carga horária: 36 horas
Icone fogete Início das aulas: 20/03/2023
Relogio Icon Termino das aulas: 24/03/2023
Relogio Icon Fim das matrículas: 17/03/2023

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

O desenvolvimento de habilidades de formulação de estratégias no contexto de negócios é fundamental para que executivos possam levar suas empresas ao crescimento contínuo e sustentável.

No curso, são abordadas maneiras de se desenvolver e implementar estratégias vencedoras. O objetivo para o executivo é compreender como maximizar o crescimento, o lucro e o êxito da sua empresa no longo prazo, com conhecimento e ferramentas para unir o desenvolvimento racional da estratégia à execução no cotidiano da empresa.

O programa se destina a empreendedores, diretores, gerentes de unidades de negócios e quaisquer executivos que estejam direta ou indiretamente envolvidos no planejamento estratégico das organizações.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 10.460,80

Valor para matrícula antecipada R$ 9.414,72

Valor para Alumni R$ 7.845,60

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

Relogio Icon

Segunda a Quinta-feira das 09h às 18h

Relogio Icon

Sexta-Feira das 09h às 13h

Por que fazer o curso?

Planejamento Urbano e Regulações das Cidades (4)

Desenvolver habilidades de formulação de estratégias em vários contextos;

Tributações de Fusões e Aquisições (2)

Avaliar as implicações estratégicas dos ambientes externo e interno da empresa;

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (2)

Conhecer o processo de formulação estratégica através do uso de diferentes metodologias, tais como SWOT, War Gaming, Scenario Planning e Blue Ocean;

Design Thinking (2)

Analisar o ciclo de gestão estratégica – formulação e execução – da empresa;

Design Thinking (3)

Planejar e comunicar a estratégia através de mapas estratégicos, iniciativas, indicadores e metas (Balanced Scorecard — BSC);

Design Thinking (1)

Avaliar mecanismos de integração e alinhamento na organização na execução estratégica;

Inovação Estratégica (1)

Entender o planejamento da operação/orçamento e sua relação com estratégia;

Gestão das Águas no Contexto das Mudanças Climáticas (4)

Avaliar sistemas de controle e incentivos no processo de execução estratégica;

Produtividade e Gestão de Custos (1)

Entender a gestão das mudanças na organização.

O que você precisa saber

Perfil

Empreendedores, diretores, gerentes de unidades de negócios e quaisquer executivos que estejam direta ou indiretamente envolvidos no planejamento estratégico das organizações.

Pré-requisitos

Necessária formação superior completa. Mínimo três anos de experiência profissional e domínio da língua inglesa para atividades de leitura.

O que você vai aprender

Planejamento Estratégico 

Definição e Preparação para Estratégia 

  • O que é estratégia;
  • O papel da missão, visão e valores no desenvolvimento da estratégia; 
  • Análise do ambiente externo: PESTEL e Cinco Forças de Porter; 
  • Análise da concorrência: Análise do ambiente interno; 
  • Forças tangíveis e intangíveis; 
  • Capacidades e competências essenciais; 
  • Modelo VRIO. 

Formulação de Estratégias 

  • Tipos de estratégias; 
  • Análise SWOT; 
  • Outras abordagens para formulação da estratégia: Blue Ocean; 
  • Scenario Planning – lidando com incertezas; 
  • War Gaming – ações e reações competitivas; 
  • Definição de modelos de negócio alinhados com a estratégia – CANVAS. 

Estratégia Corporativa 

  • O que é uma estratégia corporativa; 
  • Decisões críticas – diversificação e integração; 
  • Ferramentas de avaliação de portfólio. 

Estratégia Global 

  • O que é uma estratégia global; 
  • Entendendo o ambiente global — diferenças entre países (The CAGE framework); 
  • Como criar valor globalmente (The ADDING value scorecard); 
  • Tipos de estratégias globais; 
  • Desenvolvendo uma estratégia global. 

Execução Estratégica 

Gestão Estratégica 

  • Modelo de Congruência na execução estratégica; 
  • Balanced Scorecard (BSC). 

Comunicação e Planejamento de Estratégias 

  • Mapas Estratégicos; 
  • Indicadores, Metas e Iniciativas no Balanced Scorecard; 
  • Gestão de iniciativas/projetos estratégicos — PMI. 

Alinhamento da Estrutura e Gestão da Integração 

  • Coordenação e Compartilhamento de Informações; 
  • Alinhamento da estrutura corporativa e organizacional à Estratégia. 

Planejamento da Operação 

  • Projeções de Vendas, Capacidades e Orçamentos; 
  • Revisão de Processos Críticos; 
  • Monitorando e Revisando a Estratégia. 

Incentivos e Controles 

  • Cultura, Poder e Influência; 
  • Gestão da Mudança.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

Guilherme Mammana

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Traçou uma trajetória profissional como executivo de empresas e instituições financeiras e como empreendedor. Hoje é sócio da Doxa Partners que atua em processos de melhoria operacional em empresas e assessoria financeira. Entre 2008 e 2012 foi sócio fundador da FRAM Capital Asset Management na área de private equity. Anteriormente atuou no Banco Santander como diretor executivo em Investment Banking, diretor da área de tarifas e conta e corrente e diretor de produtos em previdência privada. Foi associate partner da McKinsey & Company onde atuou entre 1995 e 2003. Trabalhou na Procter & Gamble no início dos anos 90. Guilherme é mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

David Kallas

David Kallas

David Kallas

David Kallas

X

Atua desde 1994 com estratégia, avaliação de desempenho e processos de gestão em empresas de grande, médio e pequeno porte (inclusive start ups) no Brasil e América Latina. É sócio da KC&D e professor no Insper desde 2005. É Vice-Presidente da Anefac – Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, sendo o responsável pela VP de Administração e pela Diretoria de Estratégia e Inovação. É doutor em estratégia pela pela FGV – EAESP, mestre em Política de Negócios e Economia de Empresas pela FEA-USP e graduado em administração pela Universidade de São Paulo, com extensão universitária na Universidade de Estocolmo, Suécia. Possui artigos publicados em diversos periódicos e eventos acadêmicos nacionais e internacionais, é co-organizador do livro Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras (Ed. Campus, 2005) e autor de capítulo no livro MBA Executivo (Saraiva, 2008).

Luiz Vieira

Luiz Vieira

Luiz Vieira

Luiz Vieira

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PhD em Engineering and Economics (nas áreas de transport economics, demand analysis and logistics) pelo M.I.T (Massachusetts Institute of Technology). Mestre pela Sloan School of Management, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em strategy and applied economics. Mestre pelo Operations Research Center, M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), com concentração em mathematical programming, network algorithms. Mestre em Engenharia de Transportes pelo COPPE/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) com foco em métodos de planejamento e simulação. Possui graduação em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília). Foi Vice-Presidente da Strategy& (ex-Booz & Company) e líder da prática de Operações, Logística e Transportes na América Latina, baseado no escritório de São Paulo, Brasil. É especialista na gestão de programas de transformação, desenvolvimento estratégico e reestruturação de negócios, modelo de gestão e operação das empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em setores como automotivo, indústrias de base, infraestrutura e operadores logísticos, agronegócio e produtos de consumo, na América Latina. Liderou projetos e programas no setor público e para organismos multilaterais, abrangendo áreas de planejamento, infraestrutura, regulação e políticas públicas e fortalecimento institucional. Além da consultoria, Luiz acumula experiência como Presidente/CEO da empresa Produzir S.A., joint venture entre Bunge e Dupont em agro-negócio, e professor do Insper nas disciplinas de Estratégia e Operações nos programas de MBA, Corporativos, MPA e cursos de Educação Executiva.

Daniel Cardoso

Daniel Cardoso

Daniel Cardoso

Daniel Cardoso

X

Daniel Cardoso tem mais de 25 anos de experiência como executivo em empresas de consultoria estratégica, grandes operadoras multinacionais, investidas de fundos de Private Equity e startups de base tecnológica, onde ocupou posições como CMO e VP de Atacado e Estratégia da Vivo, CMO da TIM, COO da Vogel Telecom, consultor na Mckinsey e na DiamondCluster, entre outros. Atualmente, é CEO da I-Systems, empresa de infraestrutura neutra de telecomunicações. É também investidor e conselheiro em empresas de tecnologia e inovação, tendo cofundado a Spacetime Labs. É Engenheiro de Computação pelo ITA e MBA pelo INSEAD na França.

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de C-Level passam também pela etapa da entrevista.

Documentação