Mulheres Nas Eleições Municipais

Uma jornada inspiradora sobre gênero, poder e democracia espera por você no Insper

Capa Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Online / Mulheres Nas Eleições Municipais / Ciências Comportamentais, Nudges e Políticas Públicas / Governança de Dados e Cibersegurança no Setor Público
Course Format Icon

Modalidade Live Learning

Course Format Icon

Live Learning

Icone Relógio Carga horária: 24 horas

Mulheres enfrentam maiores barreiras para participar e ascender na esfera pública, de maneira geral, e para a ocupação de cargos eletivos, em particular. Em 2020, mulheres foram eleitas em 658 municípios, representando 11,8% dos prefeitos brasileiros nos últimos quatro anos. Mulheres são também 17,7% da Câmara e 14,8% do Senado, o que coloca o Brasil na 130° posição no ranking global de participação feminina na política.

No curso Mulheres nas Eleições Municipais, retomamos ferramentais teóricos e instrumentos chave para o engajamento feminino e ampliação de seus resultados nas eleições municipais de 2024. A partir de uma perspectiva aplicada centrada na realidade dos municípios, discutiremos como construir a agenda, comunicar a plataforma política e mobilizar recursos para potencializar candidaturas.

Investimento

Valor integral R$ 4.797,00

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 4.317,30

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 3.597,75

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Por que fazer o curso?

Investimentos no Mercado Imobiliário (4)

Compreenda os problemas sociais e econômicos críticos que afetam os municípios brasileiros;

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos (3)

Identifique as competências de prefeitas e vereadoras na solução de problemas públicos;

Gestão das Águas no Contexto das Mudanças Climáticas (7)

Elabore o plano de campanha que integre o presencial e virtual;

Inovação Estratégica (2)

Compreenda as dinâmicas de poder para mobilizar recursos e ampliar influência dentro e fora do partido;

Investimentos no Mercado Imobiliário (1)

Conheça marcos regulatórios e identifique pontos de atenção para prestação de contas da campanha.

O que você precisa saber

Perfil

O curso é voltado para mulheres engajadas no pleito eleitoral de 2024, sejam elas candidatas ou executivas de campanha, como coordenadoras, dirigentes partidárias, monitoradoras de campanhas, entre outras.

Pré-requisitos

Desejável formação superior completa.

O que você vai aprender

Construindo a agenda:

  • Mapearemos os principais problemas econômicos e sociais que afetam os municípios, para, em seguida, identificar como prefeitas e vereadoras podem atuar na solução desses problemas.

Comunicando a agenda:

  • Discutiremos como elaborar um plano de comunicação para a campanha que articule o presencial e o virtual, e como integrar a prestação de contas como parte estruturante dessa estratégia.

Mobilizando recursos em torno da agenda:

  • Abordaremos dinâmicas de poder e discutiremos como mobilizar recursos e ampliar influência dentro e fora do partido para alavancar a agenda.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Prof. Ana Diniz

Ana Diniz

Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP com sanduíche na Universidade de Aston, Reino Unido. Mestre e Bacharel em Administração pela UFMG. Foi Lecturer e Post-Doctoral Research Assistant na Escola de Business da Universidade de Essex, Reino Unido. Antes disso, foi coordenadora da unidade São Paulo da Consultoria Nexo Investimento Social e Analista na Superintendência de Empreendedores Públicos do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais. Atuou também com pesquisadora em projeto sobre Gênero e Políticas Públicas na FGV e em estudos sobre gênero e trabalho no Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS-UFMG). Ana Diniz se dedica à análise de iniciativas públicas e privadas para combater desigualdades interseccionais e promover a inclusão no mercado de trabalho. Interessa-se pelos temas gênero, classe e raça; perspectivas feministas e interseccionais; políticas de inclusão e gestão da diversidade; (ir)responsabilidade social corporativa; análise crítica das organizações; políticas públicas de gênero e para as mulheres; políticas de trabalho e emprego; e análise de políticas públicas. No Insper, leciona disciplinas sobre globalização, sustentabilidade e gestão em ambientes interculturais e diversos.

Prof. Ana Diniz

Ana Diniz

Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP com sanduíche na Universidade de Aston, Reino Unido. Mestre e Bacharel em Administração pela UFMG. Foi Lecturer e Post-Doctoral Research Assistant na Escola de Business da Universidade de Essex, Reino Unido. Antes disso, foi coordenadora da unidade São Paulo da Consultoria Nexo Investimento Social e Analista na Superintendência de Empreendedores Públicos do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais. Atuou também com pesquisadora em projeto sobre Gênero e Políticas Públicas na FGV e em estudos sobre gênero e trabalho no Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS-UFMG). Ana Diniz se dedica à análise de iniciativas públicas e privadas para combater desigualdades interseccionais e promover a inclusão no mercado de trabalho. Interessa-se pelos temas gênero, classe e raça; perspectivas feministas e interseccionais; políticas de inclusão e gestão da diversidade; (ir)responsabilidade social corporativa; análise crítica das organizações; políticas públicas de gênero e para as mulheres; políticas de trabalho e emprego; e análise de políticas públicas. No Insper, leciona disciplinas sobre globalização, sustentabilidade e gestão em ambientes interculturais e diversos.

X
Prof. Bianca Tavolari

Bianca Tavolari

Bianca Tavolari é professora de Direito na FGV Direito São Paulo. É pesquisadora e coordenadora de seminários do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP. É principal investigator do Maria Sibylla Merian Centre – Mecila, instituição da qual também é diretora brasileira, com mandato de abril de 2024 a setembro de 2025. Coordena a sessão “As cidades e as coisas” na revista Quatro Cinco Um. Integra os Conselhos Consultivos da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-SP e do Instituto Pólis. Foi professora do Insper entre 2018 e 2023, onde coordenou o Núcleo de Questões Urbanas e co-cordenou o Observatório do Plano Diretor. É doutora, mestre e graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; é também graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Prof. Bianca Tavolari

Bianca Tavolari

Bianca Tavolari é professora de Direito na FGV Direito São Paulo. É pesquisadora e coordenadora de seminários do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP. É principal investigator do Maria Sibylla Merian Centre – Mecila, instituição da qual também é diretora brasileira, com mandato de abril de 2024 a setembro de 2025. Coordena a sessão “As cidades e as coisas” na revista Quatro Cinco Um. Integra os Conselhos Consultivos da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB-SP e do Instituto Pólis. Foi professora do Insper entre 2018 e 2023, onde coordenou o Núcleo de Questões Urbanas e co-cordenou o Observatório do Plano Diretor. É doutora, mestre e graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; é também graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

X
Prof. Laura Mendes Amando de Barros

Laura Mendes Amando de Barros

Doutora e Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2017; 2012). Especialista em Autoridades Locais e o Estado pela École Nationale d’Administration de Paris; em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura; e em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ex-Controladora-Geral do Município de São Paulo. Procuradora do Município de São Paulo. Advogada inscrita na OAB/SP sob o número 183.413. Atuação especializada em Direito Administrativo, com ênfase no desenvolvimento de ações e estratégias de controle interno, transparência, interlocução e controle social, anticorrupção e improbidade administrativa. Coordenadora científica da Revista de Direito do Terceiro Setor (Editora Fórum). Vice-presidente do Núcleo de Estudos em Direito Administrativo Democrático da Universidade de São Paulo. Autora das obras ‘Participação democrática e fomento nos conselhos deliberativos’ (Saraiva, 2017) e ‘Compliance e controle sócia do setor público: auditorias democráticas (Quartier Latin, 2019).

Prof. Laura Mendes Amando de Barros

Laura Mendes Amando de Barros

Doutora e Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2017; 2012). Especialista em Autoridades Locais e o Estado pela École Nationale d’Administration de Paris; em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura; e em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ex-Controladora-Geral do Município de São Paulo. Procuradora do Município de São Paulo. Advogada inscrita na OAB/SP sob o número 183.413. Atuação especializada em Direito Administrativo, com ênfase no desenvolvimento de ações e estratégias de controle interno, transparência, interlocução e controle social, anticorrupção e improbidade administrativa. Coordenadora científica da Revista de Direito do Terceiro Setor (Editora Fórum). Vice-presidente do Núcleo de Estudos em Direito Administrativo Democrático da Universidade de São Paulo. Autora das obras ‘Participação democrática e fomento nos conselhos deliberativos’ (Saraiva, 2017) e ‘Compliance e controle sócia do setor público: auditorias democráticas (Quartier Latin, 2019).

X
Prof. Laüra Muller

Laura Müller Machado

Laura Müller Machado é professora no Insper. Graduada em administração e mestre em Economia Aplicada pela USP (Universidade de São Paulo). Especializou-se em geração, uso e comunicação de evidência para a melhoria de políticas públicas, com livros e estudos na área de educação, desenvolvimento social, distribuição de renda e pobreza. Coordena os programas de pós-graduação em gestão pública no Insper, a rede ciência pelo desenho de política educacional e o núcleo de estudo de pessoas em situação de rua. É membro do conselho administrativo do Pacto contra a fome. Foi Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e escreveu diversos livros, o último, “Diretrizes para o desenho de uma política para a superação da pobreza”, juntamente com Ricardo Paes de Barros.

Prof. Laüra Muller

Laura Müller Machado

Laura Müller Machado é professora no Insper. Graduada em administração e mestre em Economia Aplicada pela USP (Universidade de São Paulo). Especializou-se em geração, uso e comunicação de evidência para a melhoria de políticas públicas, com livros e estudos na área de educação, desenvolvimento social, distribuição de renda e pobreza. Coordena os programas de pós-graduação em gestão pública no Insper, a rede ciência pelo desenho de política educacional e o núcleo de estudo de pessoas em situação de rua. É membro do conselho administrativo do Pacto contra a fome. Foi Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e escreveu diversos livros, o último, “Diretrizes para o desenho de uma política para a superação da pobreza”, juntamente com Ricardo Paes de Barros.

X
Prof. Luanna Martins

Luanna Martins

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2016) e em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2020). Tem mais de cinco anos experiência com comunicação política, tendo atuado em campanhas de candidaturas majoritárias e proporcionais em São Paulo. Atualmente, Coordenadora de Comunicação da deputada estadual Marina Helou (REDE/SP).

Prof. Luanna Martins

Luanna Martins

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2016) e em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2020). Tem mais de cinco anos experiência com comunicação política, tendo atuado em campanhas de candidaturas majoritárias e proporcionais em São Paulo. Atualmente, Coordenadora de Comunicação da deputada estadual Marina Helou (REDE/SP).

X
Prof. Luana Tavares

Luana Tavares

Luana se dedica há mais de 20 anos ao setor de impacto social no Brasil. Foi Diretora Executiva do CLP (Centro de Liderança Pública) por 8 anos e em 2021 fundou a Conecta, organização social que trabalha para incentivar o protagonismo feminino na política nacional. Em 2022, enfrentou pela primeira vez as eleições como candidata à Deputada Federal pelo PSD/SP. Atualmente é CEO do INCC – Instituto Nacional de Combate ao Crime Cibernético, organização social com foco na criação de um ambiente digital mais seguro para todos. É mestre em Políticas Públicas (MPP) pela Blavatnik School of Government, escola de governo da Universidade de Oxford, licenciada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Administração de Empresas (CEAG/FGV/EAESP).

Prof. Luana Tavares

Luana Tavares

Luana se dedica há mais de 20 anos ao setor de impacto social no Brasil. Foi Diretora Executiva do CLP (Centro de Liderança Pública) por 8 anos e em 2021 fundou a Conecta, organização social que trabalha para incentivar o protagonismo feminino na política nacional. Em 2022, enfrentou pela primeira vez as eleições como candidata à Deputada Federal pelo PSD/SP. Atualmente é CEO do INCC – Instituto Nacional de Combate ao Crime Cibernético, organização social com foco na criação de um ambiente digital mais seguro para todos. É mestre em Políticas Públicas (MPP) pela Blavatnik School of Government, escola de governo da Universidade de Oxford, licenciada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Administração de Empresas (CEAG/FGV/EAESP).

X
Prof. Tatiana Iwai

Tatiana Iwai

Tatiana Iwai é Professora Associada de Comportamento Organizacional e Liderança no Insper. Doutora em Administração de Empresas (em Estratégia Organizacional) pela EAESP/FGV, com mestrado (em Estudos Organizacionais) e graduação também em Administração na mesma instituição. Coordena o Núcleo de Estudos de Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas do Insper e mantém uma coluna mensal sobre Comportamento e Liderança no jornal Valor Econômico. Dedica-se a pesquisas com foco em dinâmicas interpessoais no ambiente de trabalho, mais especificamente sobre como líderes e colaboradores podem construir e manter relacionamentos produtivos e colaborativos dentro das organizações. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais de destaque, incluindo o Journal of Occupational and Organizational Psychology, British Journal of Social Psychology, Personality and Individual Differences, dentre outros. Antes de ingressar no Insper, atuou como consultora de Change Management  na Accenture, onde desenvolveu projetos para empresas nacionais e multinacionais de bens de consumo e varejo.

Prof. Tatiana Iwai

Tatiana Iwai

Tatiana Iwai é Professora Associada de Comportamento Organizacional e Liderança no Insper. Doutora em Administração de Empresas (em Estratégia Organizacional) pela EAESP/FGV, com mestrado (em Estudos Organizacionais) e graduação também em Administração na mesma instituição. Coordena o Núcleo de Estudos de Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas do Insper e mantém uma coluna mensal sobre Comportamento e Liderança no jornal Valor Econômico. Dedica-se a pesquisas com foco em dinâmicas interpessoais no ambiente de trabalho, mais especificamente sobre como líderes e colaboradores podem construir e manter relacionamentos produtivos e colaborativos dentro das organizações. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais de destaque, incluindo o Journal of Occupational and Organizational Psychology, British Journal of Social Psychology, Personality and Individual Differences, dentre outros. Antes de ingressar no Insper, atuou como consultora de Change Management  na Accenture, onde desenvolveu projetos para empresas nacionais e multinacionais de bens de consumo e varejo.

X
Prof. Juliana Inhaz

Juliana Inhasz

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2009) e doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2013). Já atuou no Banco Votorantim, na área de modelagem matemática para crédito, sendo responsável por modelos de estresse macroeconômico e risco soberano, além de já ter lecionado em faculdades como Fecap e FGV. Atualmente é professora no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, além de coordenadora da graduação em economia na mesma instituição. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Setor Público, Finanças Públicas, Macroeconomia, Dívida Pública, Renda Fixa, Estrutura a termo e Fundos de Investimento, Teste de Estresse Macroeconômico e Modelos de Gerenciamento de Risco Soberano.

Prof. Juliana Inhaz

Juliana Inhasz

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (2009) e doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2013). Já atuou no Banco Votorantim, na área de modelagem matemática para crédito, sendo responsável por modelos de estresse macroeconômico e risco soberano, além de já ter lecionado em faculdades como Fecap e FGV. Atualmente é professora no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, além de coordenadora da graduação em economia na mesma instituição. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Setor Público, Finanças Públicas, Macroeconomia, Dívida Pública, Renda Fixa, Estrutura a termo e Fundos de Investimento, Teste de Estresse Macroeconômico e Modelos de Gerenciamento de Risco Soberano.

X
Prof. Vivian Satiro de Oliveira

Vivian Satiro

Coordenadora Executiva do Observatório de Liderança da Gestão Pública do Insper. Doutoranda em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV, mestra em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela UNIFESP e graduada em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Mais de 15 anos de experiência no setor público, com passagens pelos Poderes Executivo e Legislativo. Foi Secretária de Planejamento e Entregas Prioritárias da Prefeitura de São Paulo entre 2021 e 2022 e Secretária adjunta de Licenciamento da mesma cidade entre 2019 e 2020. Atua nas áreas de planejamento estratégico, liderança, relações federativas e intragovernamentais.

Prof. Vivian Satiro de Oliveira

Vivian Satiro

Coordenadora Executiva do Observatório de Liderança da Gestão Pública do Insper. Doutoranda em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV, mestra em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela UNIFESP e graduada em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Mais de 15 anos de experiência no setor público, com passagens pelos Poderes Executivo e Legislativo. Foi Secretária de Planejamento e Entregas Prioritárias da Prefeitura de São Paulo entre 2021 e 2022 e Secretária adjunta de Licenciamento da mesma cidade entre 2019 e 2020. Atua nas áreas de planejamento estratégico, liderança, relações federativas e intragovernamentais.

X
Prof. Bruna Helena Barros

Bruna Helena Barros

Atual Diretora Executiva do RenovaBR e possui +15 anos de experiência em empresas de consultoria e auditoria, setor público e terceiro setor. É bacharel em Contabilidade pela FECAP, com MBA em Negócios Internacionais pela BI International, 2 especializações executivas em políticas públicas (SIPA/Columbia e SAIS/Johns Hopkins) e mestranda em Políticas Públicas no Insper (2022/2023). Foi Assessora Técnica Especial de assuntos de Competitividade, Produtividade e Empreendedorismo e Subsecretária de Empreendedorismo e Microcrédito do Estado de São Paulo, gestora do maior fundo de microcrédito Estadual do país. É Conselheira Fiscal do Legisla Brasil e do Grupo Mulheres do Brasil. Liderança dos Movimento Acredito, da RAPS, RenovaBR, ProLíder do Instituto Four, e do Comitê de Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil. Atuou na Gerência Executiva do Family Office Samambaia e como Consultora Estratégica do Instituto Teotônio Vilela do PSDB entre 2022 e 2023.

Prof. Bruna Helena Barros

Bruna Helena Barros

Atual Diretora Executiva do RenovaBR e possui +15 anos de experiência em empresas de consultoria e auditoria, setor público e terceiro setor. É bacharel em Contabilidade pela FECAP, com MBA em Negócios Internacionais pela BI International, 2 especializações executivas em políticas públicas (SIPA/Columbia e SAIS/Johns Hopkins) e mestranda em Políticas Públicas no Insper (2022/2023). Foi Assessora Técnica Especial de assuntos de Competitividade, Produtividade e Empreendedorismo e Subsecretária de Empreendedorismo e Microcrédito do Estado de São Paulo, gestora do maior fundo de microcrédito Estadual do país. É Conselheira Fiscal do Legisla Brasil e do Grupo Mulheres do Brasil. Liderança dos Movimento Acredito, da RAPS, RenovaBR, ProLíder do Instituto Four, e do Comitê de Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil. Atuou na Gerência Executiva do Family Office Samambaia e como Consultora Estratégica do Instituto Teotônio Vilela do PSDB entre 2022 e 2023.

X

Bolsa de Estudos

prog bolsas - Mulheres Nas Eleições Municipais

O Insper incentiva a pluralidade em suas turmas de Gestão e Políticas Públicas, e para viabilizá-la oferece um programa de bolsas parciais que são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil alvo e possibilidade de aplicação e impacto. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsas. Você a encontrará no formulário de inscrição. Como as bolsas são limitadas lembre-se que a concessão para uma candidata poderá implicar em uma redução de concessão a uma outra. A parcimônia permitirá que mais candidatas possam usufruir dessa possibilidade.

Clique no botão “Inscreva-se” e preencha o formulário de inscrição para participar do processo seletivo do curso.

Data limite para pedidos de bolsa: 10/04/2024

Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Gestão e Políticas Públicas, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.