Business Partner em Recursos Humanos – Presencial (Noturno)
Exerça papel ativo nas organizações em que atua, apoiando as áreas de negócio no atendimento das suas principais demandas estratégicas de pessoas
Modalidade Presencial
A função do Business Partner em Recursos Humanos distingue-se das demais ligadas a recursos humanos pelo foco na orientação das lideranças em relação a decisões críticas de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional.
Um dos principais desafios, amplamente debatido no curso, é a compreensão das diretrizes e necessidades de desenvolvimento do negócio na área de gestão de pessoas. Outro foco é o desenvolvimento de uma postura propositiva e ativa do Business Partner.
O objetivo é que o executivo estabeleça a correlação entre estratégia de negócios e estratégia de pessoas, identificando os principais elementos para a definição da estratégia de pessoas e das ações de intervenções que garantam a proposta de valor da organização.
O curso é voltado para profissionais da área de recursos humanos que ocupam a posição de Business Partner ou que estão em transição para assumir esta função.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 8.055,60
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 7.250,04
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.041,70
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?
Reconhecer o papel do Business Partner como articulador chave, junto aos gestores de negócio, da definição da Estratégia de Gestão de Pessoas;
Entender como diferentes modelos e estratégias de negócio impactam a Estratégia de Pessoas;
Reconhecer como o Analytics e o design organizacional podem contribuir nas decisões da Estratégia de Pessoase do negócio;
Compreender e exercitar as principais competências requeridas na atualidade para a área de RH e para o papel de Business Partner (impulsionar a colaboração, acelerar o negócio, desenvolver capacitação; simplificar a complexidade, mobilizar a informação *);
(*) Referência: THE NEW HRCS 8 COMPETENCY MODEL 2021. (Michigan Ross and The RBL Group)
Discutir e vivenciar os desafios e dilemas do exercício desse papel, aprimorando a postura e o posicionamento do BP como um Trusted Advisor.
O que você precisa saber
Perfil
Gestores, especialistas e analistas sêniores da área de recursos humanos que ocupam a posição de Business Partner ou que estão em transição para esta função.
Atenção: nosso entendimento da posição de BUSINESS PARTNER de RH, tal qual o próprio nome indica, é que se trata de uma posição estratégica, para contribuir com gestores na definição das premissas que apoiam a estruturação das demandas de capital humano que respondem à necessidade estratégica do negócio. Esse é um entendimento importante para sua decisão de se juntar a nós nesse programa!
Pré-requisitos
Formação superior e estar atuando como Business Partner de RH (coordenador, gerente ou analista) ou em vias de assumir a posição de imediato (como o programa se propõe a discutir os dilemas do exercício dessa posição, é fundamental que os participantes tenham um mínimo de vivência ou conhecimento dela). Além disso, para leitura prévia de material a ser enviado antecipadamente, será necessária disponibilidade de um tempo não superior a 2 horas. ATENÇÃO: a leitura prévia do material é FUNDAMENTAL para a dinâmica das sessões.
O que você vai aprender
A construção do programa parte do princípio de que o BP exerce uma função de alta relevância na condução da estratégia de pessoas, e essa atuação estratégica implica: 1) o reconhecimento do seu papel e 2) o pleno entendimento do modelo de negócio e de como desdobrá-lo numa estratégia de pessoas que apoie gestores na condução do negócio.
Os conteúdos foram desenhados e são conduzidos de maneira conectada, de forma que as conclusões de um módulo conduzem obrigatoriamente à introdução do módulo seguinte, de maneira a promover uma visão mais holística da atuação do BP.
1. Cenários organizacionais contemporâneos e os desafios da agenda da área de RH.
2. O Business Partner: seu papel na aceleração do negócio e no desenvolvimento da capacitação organizacional
- Compreensão de como se organizam diferentes modelos de negócio e seu impacto nas Estratégias de Pessoas;
- Identificação dos elementos que sustentam o modelo de negócio da empresa do participante e seus possíveis desdobramentos na Estratégia de Pessoas;
- Reconhecimento das tendências atuais para definição de Estratégias de Pessoas e como apoiar gestores nessa definição.
3. O Business Partner: seu posicionamento no negócio como elemento que impulsiona a colaboração
- Entendimento do papel do BP junto a gestores: identificação do posicionamento do BP na articulação interna;
- Como fortalecer a capacidade de influência no contexto dessa articulação.
4. O Business Partner que mobiliza a informação
- Entendimento dos fundamentos de Analytics como base para mobilizar informação;
- Identificação de exemplos práticos de People Analytics sendo utilizadas em diversas empresas e setores: ganhos, riscos, “armadilhas”;
- Análise das condições de seu negócio para uso de People Analytics na estruturação de tomada de decisões estratégicas sobre pessoas.
5. O Business Partner que redesenha a organização
- Identificação de elementos básicos para o redesenho de um negócio com visitas a um melhor arranjo de trabalhos: fluxo, autonomia, responsabilidade e decisão.
6. Um roteiro para BPs apoiarem gestores
- Conclusão das discussões de cada um dos temas, os participantes construirão um roteiro para suas conversas com gestores, a fim de ajudá-los a melhor definir a estratégia de pessoas para suas áreas.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
Luis Felipe Cortoni
Psicólogo, 38 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e equipes. Iniciou sua carreira em RH na Mercedes Benz do Brasil. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, El Salvador, Costa Rica e Colombia) e da África (Moçambique). Ex professor universitário nas cadeiras de sociologia e sociologia da educação. Ex professor na pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Professor do Insper SP na área da Educação Executiva. Consultor convidado em programas de capacitação da HSM. Professor convidado no MBA do Coppead da UFRJ Especialização em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro fundador da Ariele Brasil (associação de psicosocioanálise). Colaborador dos livros: – Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição. Atlas 2010, 2ªed. – Leio, logo existo. Editora CLA 2022, SP. Autor de vários artigos publicados na imprensa. Sócio diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e da COMSENSO Saúde Mental no Trabalho.
Luis Felipe Cortoni
Psicólogo, 38 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e equipes. Iniciou sua carreira em RH na Mercedes Benz do Brasil. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, El Salvador, Costa Rica e Colombia) e da África (Moçambique). Ex professor universitário nas cadeiras de sociologia e sociologia da educação. Ex professor na pós graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Professor do Insper SP na área da Educação Executiva. Consultor convidado em programas de capacitação da HSM. Professor convidado no MBA do Coppead da UFRJ Especialização em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Membro fundador da Ariele Brasil (associação de psicosocioanálise). Colaborador dos livros: – Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição. Atlas 2010, 2ªed. – Leio, logo existo. Editora CLA 2022, SP. Autor de vários artigos publicados na imprensa. Sócio diretor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e da COMSENSO Saúde Mental no Trabalho.
Elton Moraes
É Doutor em Psicologia com imersão em analytics na Judge Business School – University of Cambridge – UK, Mestre e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, além de Psicólogo. Com experiência prática e acadêmica, é professor em programas de Liderança do INSPER, FGV e da Fundação Dom Cabral. Possui livros e artigos publicados, além de larga experiência no mercado atuando como executivo de grandes consultorias como a Mercer, Korn Ferry, Hay Group, Magalu, Sotreq CAT e Grupo Algar. Foi considerado o terceiro maior HR influencer do Brasil em 2020. Experiência ampla nas empresas em desenhos de compensação (fixo e variável), treinamento e desenvolvimento de liderança top e middle, modelo de competências, assessment e analytics (com foco em indicadores do negócio e de pessoas), além de projetos de pesquisa de engajamento e clima organizacional.
Elton Moraes
É Doutor em Psicologia com imersão em analytics na Judge Business School – University of Cambridge – UK, Mestre e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, além de Psicólogo. Com experiência prática e acadêmica, é professor em programas de Liderança do INSPER, FGV e da Fundação Dom Cabral. Possui livros e artigos publicados, além de larga experiência no mercado atuando como executivo de grandes consultorias como a Mercer, Korn Ferry, Hay Group, Magalu, Sotreq CAT e Grupo Algar. Foi considerado o terceiro maior HR influencer do Brasil em 2020. Experiência ampla nas empresas em desenhos de compensação (fixo e variável), treinamento e desenvolvimento de liderança top e middle, modelo de competências, assessment e analytics (com foco em indicadores do negócio e de pessoas), além de projetos de pesquisa de engajamento e clima organizacional.
Karina Consane
Psicóloga, Coach certificada pela ICF – International Coach Federation. Facilitadora certificada de Segurança Psicológica de Times pelo IISP. Consultora Organizacional e Professora Coach de Equipes da Pós Graduação e da Educação Executiva no Insper. Ex-executiva, com experiência de mais de 20 anos atuando como profissional de Recursos Humanos em empresas como TV Globo, Banco ABN/Santander, Casas Pernambucanas e Weleda.
Karina Consane
Psicóloga, Coach certificada pela ICF – International Coach Federation. Facilitadora certificada de Segurança Psicológica de Times pelo IISP. Consultora Organizacional e Professora Coach de Equipes da Pós Graduação e da Educação Executiva no Insper. Ex-executiva, com experiência de mais de 20 anos atuando como profissional de Recursos Humanos em empresas como TV Globo, Banco ABN/Santander, Casas Pernambucanas e Weleda.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Liderança e Pessoas, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.