Marketing Estratégico

Saiba como aliar a estratégia de marketing ao plano estratégico da empresa para alavancar resultados e promover a marca de forma eficiente.

Marketing Estratégico
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Modalidade Presencial

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Presencial

Icone Relógio Carga horária: 40 horas
Icone fogete Início das aulas: 10/06/2024
Relogio Icon Fim das aulas: 14/06/2024
Relogio Icon Matrículas até: 10/06/2024

*Sujeito a alteração sem prévio aviso, em função do número de vagas. Vagas limitadas.

O papel do marketing em combinação com o plano estratégico da empresa é fundamental para que os executivos da organização em questão possam alavancar resultados e desenvolver a marca de forma eficiente.

No curso, o executivo assimila uma visão abrangente dos principais métodos de marketing e sua integração, bem como os fatores fundamentais para a adoção de projetos vencedores e bem-sucedidos. O objetivo do programa é capacitar o participante para que ele compreenda o papel do marketing integrado ao plano estratégico das organizações.

O programa se destina a executivos de diversas áreas de negócios, empresários, estrategistas, consultores, profissionais de marketing e comunicação, gestores de projetos e todos os que gostariam de entender como o marketing contribui para o sucesso de uma empresa.

Viva uma experiência transformadora com o Insper!

Investimento

Valor integral R$ 8.505,26

Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 7.654,73

Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.378,95

Formas de pagamento

  • À vista no boleto ou cartão de crédito
  • Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito

Calendário do curso

Relogio Icon

Segunda a Quinta-feira das 09h00 às 18h30

Relogio Icon

Sexta-feira das 09h00 às 16h00

Por que fazer o curso?

Investimentos no Mercado Imobiliário (2)

Compreender o papel do marketing integrado ao plano estratégico;

Tributações de Fusões e Aquisições (3)

Segmentar os consumidores e identificar o público-alvo;

Análise de Demonstrações Contábeis (3)

Analisar e compreender as preferências dos clientes e comportamento de compra;

Gestão Estratégica do Departamento Jurídico (2)

Desenvolver uma estratégia de marketing e posicionamento com vantagem competitiva sustentável;

Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais (1)

Traduzir a estratégia de marketing em táticas aplicáveis aos novos e tradicionais pontos de contato;

Reestruturação de Empresas (3)

Construir e alavancar o valor da marca;

Planejamento e Produtividade em Vendas B2B (2)

Desenvolver e implementar métricas de acompanhamento e gestão de marketing.

O que você precisa saber

Perfil

Executivos de diversas áreas de negócios, empresários, estrategistas, consultores, profissionais de marketing e comunicação, gestores de projetos e todos os que gostariam de entender como o marketing contribui para o sucesso de uma empresa.

Pré-requisitos

Necessária formação superior completa. Recomendável a compreensão da língua inglesa, principalmente para textos.

O que você vai aprender

Marketing Estratégico 

  • Marketing Como Disciplina Estratégica Nas Organizações; 
  • Evolução do Papel e Orientação do Marketing; 
  • Responsabilidade Social e o Marketing; 
  • Relações entre a Estratégia Corporativa e Competitiva; 
  • Relacionamento com os Stakeholders; 
  • Resultados e Contribuições Únicas de Marketing: 
  • Aquisição, Relacionamento e Reputação/ Valor de Marca. 

Análise Estratégica de Mercado 

  • Inteligência Competitiva (análise da concorrência); 
  • Análise de Mercado: Atratividade – 5 forças Competitivas; 
  • Sistemas e Canais de Distribuição; 
  • Potencial e Tendências de Mercado; 
  • Consumidor: o Processo Decisório. 

Segmentação e Posicionamento 

  • Segmentação: Variáveis de Segmentação; 
  • Marketing de Massa versus Marketing Customizado; 
  • Targeting: Atratividade e Priorização de Segmentos; 
  • Posicionamento: Criação de Vantagem Competitiva; 
  • Diferenciação; 
  • Proposta de Valor. 

Produtos e Marcas 

  • Gestão de Produtos; 
  • Análise de Portfólio de Produto; 
  • Ciclo de Vida e Matriz BCG; 
  • Inovação: Desenvolvimento de Novos Produtos; 
  • Estratégia e Arquitetura de Marca; 
  • Brand Equity e Brand Focused Organizations; 
  • Decisões em Extensão de Produto e Marca. 

Canais e Trade 

  • Ponto de Venda Como Elemento Estratégico: Go To Market; 
  • Trade Marketing; Customer Decision Journey; 
  • Investimento versus Canal e Ferramentas de Análise; 
  • O Shopper. 

Customer Experience 

  • Experiência e Customer Lifetimevalue; 
  • Experiência Total: Marca, Interfaces e Inovação; 
  • Elementos de Marca: produto, design e comunicação; 
  • Serviços e Interfaces; 
  • A Importância da Inovação. 

Accountable Marketing 

  • Objetivo, Metas, Estratégias e Medidas (OG SM); 
  • Marketing Dashboards e Indicadores; 
  • Ferramentas e Rotinas de Medição.

Corpo Docente

A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Rodrigo Amantea

Rodrigo Amantea

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com ênfase em Estratégias de Marketing. Desenvolve pesquisas na área de Branding, produtos e comportamento do consumidor. Possui vasta experiência na gestão de produtos e marcas e de Business Intelligence, em empresas de serviços de grande porte. Foi sócio de uma agência de planejamento de marketing e branding, especializada em pequenas e médias empresas.

Rodrigo Amantea

Rodrigo Amantea

Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com ênfase em Estratégias de Marketing. Desenvolve pesquisas na área de Branding, produtos e comportamento do consumidor. Possui vasta experiência na gestão de produtos e marcas e de Business Intelligence, em empresas de serviços de grande porte. Foi sócio de uma agência de planejamento de marketing e branding, especializada em pequenas e médias empresas.

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Carla Ramos

Carla Ramos

Carla Ramos é Ph.D. em Management na área de Marketing pela School of Management da University of Bath (UK) e MSc em Management com especialização em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal). Em 2008, ocupou uma posição de Post-Doctoral Research Fellow em Marketing por um período de três anos em projeto conjunto entre a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e o IMP Group na Manchester Business School (MBS), da University of Manchester (UK). Começou a lecionar em 1997 disciplinas nas áreas de marketing, estratégia de negócios e empreendorismo. Passou por várias instituições como a Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a BEM – Bordeaux Ecole de Management, na França, e a Manchester Business School (MBS), da University of Manchester, onde também lecionou no âmbito do programa do Global MBA na FGV-SP. Atuou junto a incubadoras de start-ups, em apresentações e debates sobre pesquisas desenvolvidas nas áreas de inovação, parques de ciência e tecnologia, clusters nacionais na área da saúde e sistemas públicos de transporte. Dedica-se, principalmente, à pesquisa na área de business-to-business marketing, adaptando uma abordagem de redes interorganizacionais como forma de compreender o funcionamento e a dinâmica de sistemas industriais. Mais especificamente, aborda aspectos relacionados com a percepção dos atores organizacionais, assim como redes de negócios e redes de inovação, criação de valor e emergência de redes organizacionais de serviços. Trabalha também ná area de marketing de serviços e vendas.

Carla Ramos

Carla Ramos

Carla Ramos é Ph.D. em Management na área de Marketing pela School of Management da University of Bath (UK) e MSc em Management com especialização em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal). Em 2008, ocupou uma posição de Post-Doctoral Research Fellow em Marketing por um período de três anos em projeto conjunto entre a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e o IMP Group na Manchester Business School (MBS), da University of Manchester (UK). Começou a lecionar em 1997 disciplinas nas áreas de marketing, estratégia de negócios e empreendorismo. Passou por várias instituições como a Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a BEM – Bordeaux Ecole de Management, na França, e a Manchester Business School (MBS), da University of Manchester, onde também lecionou no âmbito do programa do Global MBA na FGV-SP. Atuou junto a incubadoras de start-ups, em apresentações e debates sobre pesquisas desenvolvidas nas áreas de inovação, parques de ciência e tecnologia, clusters nacionais na área da saúde e sistemas públicos de transporte. Dedica-se, principalmente, à pesquisa na área de business-to-business marketing, adaptando uma abordagem de redes interorganizacionais como forma de compreender o funcionamento e a dinâmica de sistemas industriais. Mais especificamente, aborda aspectos relacionados com a percepção dos atores organizacionais, assim como redes de negócios e redes de inovação, criação de valor e emergência de redes organizacionais de serviços. Trabalha também ná area de marketing de serviços e vendas.

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Alex Manduca

Alex Manduca

É mestre em Administração pelo INSPER, MBA executivo em Marketing pelo IBMEC, especialização em alta gestão executiva pelo IESE e Graduado em administração pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Atua há 25 anos na gestão de empresas nas áreas de marketing e comercial, com amplo conhecimento em gestão de cliente e equipes nos mercados B2B e B2B2C. Liderou times em empresas multinacionais e nacionais como Coca Cola Femsa, Arcor Alimentos e São José Aviamentos. Professor do INSPER atuando nas disciplinas de marketing estratégico, gestão estratégica de canais e omnichannel, customer experience, customer centricity, gestão estratégica de vendas, gestão comercial e Trade marketing. Sócio da empresa de consultoria Manduca Consulting e KC&D Consultoria e Fundador e Conselheiro do Minas Trade Marketing.

Alex Manduca

Alex Manduca

É mestre em Administração pelo INSPER, MBA executivo em Marketing pelo IBMEC, especialização em alta gestão executiva pelo IESE e Graduado em administração pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Atua há 25 anos na gestão de empresas nas áreas de marketing e comercial, com amplo conhecimento em gestão de cliente e equipes nos mercados B2B e B2B2C. Liderou times em empresas multinacionais e nacionais como Coca Cola Femsa, Arcor Alimentos e São José Aviamentos. Professor do INSPER atuando nas disciplinas de marketing estratégico, gestão estratégica de canais e omnichannel, customer experience, customer centricity, gestão estratégica de vendas, gestão comercial e Trade marketing. Sócio da empresa de consultoria Manduca Consulting e KC&D Consultoria e Fundador e Conselheiro do Minas Trade Marketing.

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Prof. Gustavo Reis

Gustavo Reis

Diretor de Marketing e Growth na Clickbus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil e professor de Digital e Data-driven. Possui +20 anos de experiência em marketing digital, com passagens por iG, Predicta e Universal McCann. De 2012 a 2021 atuou nas áreas de marketing, digital e inovação na Tecnisa, uma das maiores e mais importantes empresas de capital aberto do Brasil. É Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e tem especializações em Inovação e Digital pela Stanford University e Harvard Business School.

Prof. Gustavo Reis

Gustavo Reis

Diretor de Marketing e Growth na Clickbus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil e professor de Digital e Data-driven. Possui +20 anos de experiência em marketing digital, com passagens por iG, Predicta e Universal McCann. De 2012 a 2021 atuou nas áreas de marketing, digital e inovação na Tecnisa, uma das maiores e mais importantes empresas de capital aberto do Brasil. É Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e tem especializações em Inovação e Digital pela Stanford University e Harvard Business School.

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Processo Seletivo

Conheça as etapas para ingressar no curso:

01.

Preencha o formulário de inscrição

02.

Análise do seu perfil

03.

Aprovação

04.

Matrícula Digital

Programas específicos da área de Marketing e Vendas, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.