Marketing Estratégico
Saiba como aliar a estratégia de marketing ao plano estratégico da empresa para alavancar resultados e promover a marca de forma eficiente.


Modalidade Presencial

O papel do marketing em combinação com o plano estratégico da empresa é fundamental para que os executivos da organização em questão possam alavancar resultados e desenvolver a marca de forma eficiente.
No curso, o executivo assimila uma visão abrangente dos principais métodos de marketing e sua integração, bem como os fatores fundamentais para a adoção de projetos vencedores e bem-sucedidos. O objetivo do programa é capacitar o participante para que ele compreenda o papel do marketing integrado ao plano estratégico das organizações.
O programa se destina a executivos de diversas áreas de negócios, empresários, estrategistas, consultores, profissionais de marketing e comunicação, gestores de projetos e todos os que gostariam de entender como o marketing contribui para o sucesso de uma empresa.
Viva uma experiência transformadora com o Insper!
Investimento
Valor integral R$ 8.505,26
Valor para matrícula antecipada (10% de desconto até 25 dias antes do início do curso)R$ 7.654,73
Valor para Alumni Insper (25% de desconto)R$ 6.378,95
Formas de pagamento
- À vista no boleto ou cartão de crédito
- Ou parcele em até 10X sem juros no cartão de crédito
Por que fazer o curso?

Compreender o papel do marketing integrado ao plano estratégico;

Segmentar os consumidores e identificar o público-alvo;

Analisar e compreender as preferências dos clientes e comportamento de compra;

Desenvolver uma estratégia de marketing e posicionamento com vantagem competitiva sustentável;

Traduzir a estratégia de marketing em táticas aplicáveis aos novos e tradicionais pontos de contato;

Construir e alavancar o valor da marca;

Desenvolver e implementar métricas de acompanhamento e gestão de marketing.
O que você precisa saber
Perfil
Executivos de diversas áreas de negócios, empresários, estrategistas, consultores, profissionais de marketing e comunicação, gestores de projetos e todos os que gostariam de entender como o marketing contribui para o sucesso de uma empresa.
Pré-requisitos
Necessária formação superior completa. Recomendável a compreensão da língua inglesa, principalmente para textos.
O que você vai aprender
Marketing Estratégico
- Marketing Como Disciplina Estratégica Nas Organizações;
- Evolução do Papel e Orientação do Marketing;
- Responsabilidade Social e o Marketing;
- Relações entre a Estratégia Corporativa e Competitiva;
- Relacionamento com os Stakeholders;
- Resultados e Contribuições Únicas de Marketing:
- Aquisição, Relacionamento e Reputação/ Valor de Marca.
Análise Estratégica de Mercado
- Inteligência Competitiva (análise da concorrência);
- Análise de Mercado: Atratividade – 5 forças Competitivas;
- Sistemas e Canais de Distribuição;
- Potencial e Tendências de Mercado;
- Consumidor: o Processo Decisório.
Segmentação e Posicionamento
- Segmentação: Variáveis de Segmentação;
- Marketing de Massa versus Marketing Customizado;
- Targeting: Atratividade e Priorização de Segmentos;
- Posicionamento: Criação de Vantagem Competitiva;
- Diferenciação;
- Proposta de Valor.
Produtos e Marcas
- Gestão de Produtos;
- Análise de Portfólio de Produto;
- Ciclo de Vida e Matriz BCG;
- Inovação: Desenvolvimento de Novos Produtos;
- Estratégia e Arquitetura de Marca;
- Brand Equity e Brand Focused Organizations;
- Decisões em Extensão de Produto e Marca.
Canais e Trade
- Ponto de Venda Como Elemento Estratégico: Go To Market;
- Trade Marketing; Customer Decision Journey;
- Investimento versus Canal e Ferramentas de Análise;
- O Shopper.
Customer Experience
- Experiência e Customer Lifetimevalue;
- Experiência Total: Marca, Interfaces e Inovação;
- Elementos de Marca: produto, design e comunicação;
- Serviços e Interfaces;
- A Importância da Inovação.
Accountable Marketing
- Objetivo, Metas, Estratégias e Medidas (OG SM);
- Marketing Dashboards e Indicadores;
- Ferramentas e Rotinas de Medição.
Corpo Docente
A maioria dos nossos professores é de mestres e doutores oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.

Rodrigo Amantea
Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com ênfase em Estratégias de Marketing. Desenvolve pesquisas na área de Branding, produtos e comportamento do consumidor. Possui vasta experiência na gestão de produtos e marcas e de Business Intelligence, em empresas de serviços de grande porte. Foi sócio de uma agência de planejamento de marketing e branding, especializada em pequenas e médias empresas.

Rodrigo Amantea
Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com ênfase em Estratégias de Marketing. Desenvolve pesquisas na área de Branding, produtos e comportamento do consumidor. Possui vasta experiência na gestão de produtos e marcas e de Business Intelligence, em empresas de serviços de grande porte. Foi sócio de uma agência de planejamento de marketing e branding, especializada em pequenas e médias empresas.

Carla Ramos
Carla Ramos é Ph.D. em Management na área de Marketing pela School of Management da University of Bath (UK) e MSc em Management com especialização em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal). Em 2008, ocupou uma posição de Post-Doctoral Research Fellow em Marketing por um período de três anos em projeto conjunto entre a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e o IMP Group na Manchester Business School (MBS), da University of Manchester (UK). Começou a lecionar em 1997 disciplinas nas áreas de marketing, estratégia de negócios e empreendorismo. Passou por várias instituições como a Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a BEM – Bordeaux Ecole de Management, na França, e a Manchester Business School (MBS), da University of Manchester, onde também lecionou no âmbito do programa do Global MBA na FGV-SP. Atuou junto a incubadoras de start-ups, em apresentações e debates sobre pesquisas desenvolvidas nas áreas de inovação, parques de ciência e tecnologia, clusters nacionais na área da saúde e sistemas públicos de transporte. Dedica-se, principalmente, à pesquisa na área de business-to-business marketing, adaptando uma abordagem de redes interorganizacionais como forma de compreender o funcionamento e a dinâmica de sistemas industriais. Mais especificamente, aborda aspectos relacionados com a percepção dos atores organizacionais, assim como redes de negócios e redes de inovação, criação de valor e emergência de redes organizacionais de serviços. Trabalha também ná area de marketing de serviços e vendas.

Carla Ramos
Carla Ramos é Ph.D. em Management na área de Marketing pela School of Management da University of Bath (UK) e MSc em Management com especialização em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal). Em 2008, ocupou uma posição de Post-Doctoral Research Fellow em Marketing por um período de três anos em projeto conjunto entre a Faculdade de Economia da Universidade do Porto e o IMP Group na Manchester Business School (MBS), da University of Manchester (UK). Começou a lecionar em 1997 disciplinas nas áreas de marketing, estratégia de negócios e empreendorismo. Passou por várias instituições como a Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a BEM – Bordeaux Ecole de Management, na França, e a Manchester Business School (MBS), da University of Manchester, onde também lecionou no âmbito do programa do Global MBA na FGV-SP. Atuou junto a incubadoras de start-ups, em apresentações e debates sobre pesquisas desenvolvidas nas áreas de inovação, parques de ciência e tecnologia, clusters nacionais na área da saúde e sistemas públicos de transporte. Dedica-se, principalmente, à pesquisa na área de business-to-business marketing, adaptando uma abordagem de redes interorganizacionais como forma de compreender o funcionamento e a dinâmica de sistemas industriais. Mais especificamente, aborda aspectos relacionados com a percepção dos atores organizacionais, assim como redes de negócios e redes de inovação, criação de valor e emergência de redes organizacionais de serviços. Trabalha também ná area de marketing de serviços e vendas.

Celso Henrique Sartori
Possui MBA em Marketing pela Thunderbird School of Global Management e é graduado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela PUC/RJ. Tem certificado em Professional Master Coaching pela Sociedade Latinoamericana de Coaching. Seus mais de 20 anos de experiência na área de marketing e vendas incluem 7 anos em gerencia de produtos de consumo e institucional na SC Johnson; 3 anos no gerenciamento de marcas da The Coca-Cola Company; 2 anos como Diretor de Marketing Regional na The Coca-Cola Company; 1 ano como Diretor de Marketing e Vendas da ISL do Brasil (marketing esportivo) , 4 anos como Diretor de Marketing da Nike do Brasil, 1 ano como Diretor de Marketing da Allied Domecq Brasil, 8 anos com Diretor Presidente da Aspen’s Comunicação e Marketing e 2 anos como Diretor de Desenvolvimento de Negócios da OTM Logistics . Atualmente é Consultor Chefe da C&S Marketing and Management Consulting, Mentor na TOP2YOU, Investidor e conselheiro da start-up Proper Jack, professor de marketing na Educação Executiva do Insper, ESPM, PUC-PR, HSM Educação. Atua como professor conselheiro para start-ups no IBMEC Hub.

Celso Henrique Sartori
Possui MBA em Marketing pela Thunderbird School of Global Management e é graduado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela PUC/RJ. Tem certificado em Professional Master Coaching pela Sociedade Latinoamericana de Coaching. Seus mais de 20 anos de experiência na área de marketing e vendas incluem 7 anos em gerencia de produtos de consumo e institucional na SC Johnson; 3 anos no gerenciamento de marcas da The Coca-Cola Company; 2 anos como Diretor de Marketing Regional na The Coca-Cola Company; 1 ano como Diretor de Marketing e Vendas da ISL do Brasil (marketing esportivo) , 4 anos como Diretor de Marketing da Nike do Brasil, 1 ano como Diretor de Marketing da Allied Domecq Brasil, 8 anos com Diretor Presidente da Aspen’s Comunicação e Marketing e 2 anos como Diretor de Desenvolvimento de Negócios da OTM Logistics . Atualmente é Consultor Chefe da C&S Marketing and Management Consulting, Mentor na TOP2YOU, Investidor e conselheiro da start-up Proper Jack, professor de marketing na Educação Executiva do Insper, ESPM, PUC-PR, HSM Educação. Atua como professor conselheiro para start-ups no IBMEC Hub.

Alex Manduca
É mestre em Administração pelo INSPER, MBA executivo em Marketing pelo IBMEC, especialização em alta gestão executiva pelo IESE e Graduado em administração pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Atua há 25 anos na gestão de empresas nas áreas de marketing e comercial, com amplo conhecimento em gestão de cliente e equipes nos mercados B2B e B2B2C. Liderou times em empresas multinacionais e nacionais como Coca Cola Femsa, Arcor Alimentos e São José Aviamentos. Professor do INSPER atuando nas disciplinas de marketing estratégico, gestão estratégica de canais e omnichannel, customer experience, customer centricity, gestão estratégica de vendas, gestão comercial e Trade marketing. Sócio da empresa de consultoria Manduca Consulting e KC&D Consultoria e Fundador e Conselheiro do Minas Trade Marketing.

Alex Manduca
É mestre em Administração pelo INSPER, MBA executivo em Marketing pelo IBMEC, especialização em alta gestão executiva pelo IESE e Graduado em administração pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Atua há 25 anos na gestão de empresas nas áreas de marketing e comercial, com amplo conhecimento em gestão de cliente e equipes nos mercados B2B e B2B2C. Liderou times em empresas multinacionais e nacionais como Coca Cola Femsa, Arcor Alimentos e São José Aviamentos. Professor do INSPER atuando nas disciplinas de marketing estratégico, gestão estratégica de canais e omnichannel, customer experience, customer centricity, gestão estratégica de vendas, gestão comercial e Trade marketing. Sócio da empresa de consultoria Manduca Consulting e KC&D Consultoria e Fundador e Conselheiro do Minas Trade Marketing.

Gustavo Reis
Diretor de Marketing e Growth na Clickbus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil e professor de Digital e Data-driven. Possui +20 anos de experiência em marketing digital, com passagens por iG, Predicta e Universal McCann. De 2012 a 2021 atuou nas áreas de marketing, digital e inovação na Tecnisa, uma das maiores e mais importantes empresas de capital aberto do Brasil. É Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e tem especializações em Inovação e Digital pela Stanford University e Harvard Business School.

Gustavo Reis
Diretor de Marketing e Growth na Clickbus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil e professor de Digital e Data-driven. Possui +20 anos de experiência em marketing digital, com passagens por iG, Predicta e Universal McCann. De 2012 a 2021 atuou nas áreas de marketing, digital e inovação na Tecnisa, uma das maiores e mais importantes empresas de capital aberto do Brasil. É Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM e tem especializações em Inovação e Digital pela Stanford University e Harvard Business School.
Processo Seletivo
Conheça as etapas para ingressar no curso:
01.
Preencha o formulário de inscrição
02.
Análise do seu perfil
03.
Aprovação
04.
Matrícula Digital
Programas específicos da área de Marketing e Vendas, passam pela etapa da entrevista anterior a aprovação.